sábado, 23 de janeiro de 2021

Ilhéus e Porto Seguro vão ser interligados pela orla

canavieiras/Belmonete, foto: arquivo
 

Nova ponte em Ilhéus, um grande elo do projeto 
Ilhéus e Porto Seguro vão ser interligados também via BA-001. O anuncio foi feito, neste sábado 23, pelo prefeito de Ilhéus, o reeleito Mário Alexandre (Marão), quando
entrevistado nesta manhã, através dos microfones da Rádio Difusora Sul da Bahia, Itabuna,

Disse que o projeto está se concretizando e que em breve os dois municípios estarão diretamente ligados pela orla do Atlântico; “uma das regiões mais bonitas do Brasil”, destacou.

O projeto que é de custos muito alto,  envolve a construção de pontes, beneficiando vários municípios, entre eles, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Canavieiras, Una e Ilhéus. “Valorizando assim empreendimentos, dessas localidades”, destaca o prefeito.

O prefeito de Ilhéus, expôs ainda sobre uma grande parceria com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, para a  duplicação do trecho Ilhéus/Itabuna, “já com a licitação realizada” e outros projetos, das duas cidades.  

“Essa duplicação” como é do conhecimento de todos os grapiúna,  já vem sendo discutido há mais de 50 anos, passando pelos governos de ACM, César Borges, Wagner e outros.

Arthur Lira assume favoritismo na disputa para presidir a Câmara

 Bloco de apoio a Arthur Lira soma 242 votos contra 203 do candidato de Rodrigo Maia



A disputa pela presidência da Câmara, afinal, não está tão acirrada como parecia. Apesar de o atual presidente Rodrigo Maia colocar toda máquina a serviço do preposto Baleia Rossi (MDB-SP), o favoritismo está com o rival.

O bloco de partidos que apoia o deputado Arthur Lira (PP-AL) soma 242 votos, cerca de 47% do total. Já o bloco de Rossi chega apenas a 203, mas só se contar com improváveis 100% dos deputados do MDB, DEM, PT, PSB, PDT, PV, PCdoB, Cidadania, Rede e Solidariedade. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Analistas experientes observam que a campanha de Lira é “para dentro” da Câmara, enquanto Rossi parece disputar o voto popular.

Reduzem as chances de Baleia Rossi outras cinco candidaturas que lhe tiram votos: no seu MDB e também no Novo, Psol, Avante e PL.

A candidatura de Fábio Ramalho (MDB-MG), deputado muito querido na Câmara, tira votos preciosos de Rossi entre os 33 membros da bancada.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Itabuna em foco: Prefeitura de Itabuna vai incentivar a prática de ciclismo e criar calendário

Itabuna vai incentivar a prática de ciclismo e criar calendário


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, vai elaborar um calendário de atividades relacionado ao ciclismo, com a realização de eventos e competições desta modalidade. O assunto foi tema de um encontro, na quarta-feira, 20, entre o secretário Enderson Guinho, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Thales Silva, além de representantes de grupos de ciclismo.

Nesse primeiro encontro, além de discutir a organização, a melhoria da prática do ciclismo e os tipos de eventos para os participantes, já ficou definida a realização do "Pedala Itabuna”, 1º Passeio Ciclístico da cidade, programado para fevereiro. “Esta é uma das formas que temos de fortalecer e incentivar a população a participar dessa atividade tão benéfica à saúde", disse o secretário de Esporte e Lazer.

Guinho destacou alguns benefícios para quem pratica esse tipo de esporte, a exemplo da melhoria dos condicionamentos físico e de resistência muscular, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular. “O ciclismo também é importante porque ajuda na eliminação de gorduras localizadas; uma vez que é possível gastar até 600 calorias por hora durante as pedaladas, sem contar que ainda ajuda a reduzir o estresse cotidiano”, ressaltou. 

Já o secretário Thales Silva, afirmou que o compromisso do prefeito Augusto Castro é incentivar outras modalidades esportivas que venham movimentar a cidade, e não apenas o ciclismo. “A população e a juventude, particularmente, podem viver de forma participativa e saudável na medida em que o poder público incentiva a prática de esportes”, concluiu. 

_______________________________

Prefeitura decreta luto pela morte do ex-secretário Geraldo Pedrassolli

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-secretário e agente político Geraldo Pedrassolli, 81 anos. Pedrassoli faleceu nesta sexta-feira, 22, no Hospital Calixto Midlej Filho, em decorrência de complicações da Covid-19.

O ex-secretário se destacou de maneira significativa como um homem público comprometido com Itabuna. Ocupou cargos na Administração Municipal, tendo sido secretário de Finanças, da Fazenda e Planejamento, bem como Diretor-Presidente da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, além de ter sido gerente do Banco do Brasil.


Para Augusto Castro, a homenagem é uma forma de ressaltar a importância de Geraldo Pedrassoli como um homem público que cumpriu integralmente o dever cívico de bem servir à comunidade. Pela manhã, o prefeito de Itabuna publicou Moção de Pesar desejando que Deus conforte filhos e netos de Geraldo Pedrassolli, que era viúvo.

A diretoria da Emasa também emitiu Nota de Pesar solidarizando com familiares e amigos pelo falecimento de Geraldo Pedrasolli, sócio acionista da empresa. Pedrasolli também foi funcionário de carreira do Banco do Brasil e ocupou cargo de secretário municipal nas gestões dos ex-prefeitos Fernando Gomes e José Nilton Azevedo.

_______________________________

Comissão conclui vistoria a cinco unidades básicas de saúde de Itabuna

Relatório preliminar foi apresentado à secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, nesta sexta-feira, dia 22, contendo observações da infraestrutura de cinco unidades básicas de Saúde de Itabuna nesta primeira semana de visitas. Em todas foi possível notar graves problemas na estrutura física com riscos de desabamento, infiltrações, ambientes insalubres, falta de espaço físico adequado, etc.

A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, afirma que as unidades Lavignia Magalhães, no Conceição; Simão Fitterman, no São Pedro; John Leahy, no Zizo; Amália Lessa, no Novo São Caetano; e José Édites dos Santos, no São Caetano, necessitam de intervenções de engenharia para que tenham padrão aceitável de funcionamento. As inspeções são acompanhadas por integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

“O diagnóstico situacional das unidades está em andamento. Projetos de recuperação estrutural só podem ser elaborados depois de concluídas as visitas de inspeção nas 32 unidades da zona urbana e uma da zona rural”,afirma Peixoto. A subsecretária disse que na maioria das unidades inspecionadas há problemas no piso, telhado, forros, instalações elétricas e hidráulicas, dentre outros.

“O que temos visto é a triste realidade da falta de conservação das unidades básicas de saúde e de saúde da família”, comenta. E arremata: “A programação das obras depende de recursos financeiros e de processos licitatórios. Vamos recuperar toda a atenção básica que é compromisso do prefeito Augusto Castro que deseja atendimento de qualidade para a população”, finaliza.

_______________________________

NOTA DE PESAR


Em nome da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, o presidente Raymundo Mendes, diretores e colaboradores se solidarizam com familiares e amigos pelo falecimento do senhor Geraldo Pedrassolli, sócio acionista da empresa. Pedrassolli também foi funcionário de carreira do Banco do Brasil e ocupou cargo de secretário municipal nas gestões dos ex-prefeitos Fernando Gomes e José Nilton Azevedo.

Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que o receba em luz e que conforte sua família para que possa enfrentar esta imensurável perda.

Itabuna, 22 de janeiro de 2021.

Diretoria da Emasa

_______________________________

Boletim Covid-19 – 22.01.2020



Foi divulgado na tarde de sexta-feira, dia 22, Boletim da Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, informa que Itabuna registra 18.322 casos confirmados, sendo 522 casos ativos; 17.392 casos curados; 27 internados em UTI, 20 em leito clínico e 378 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.

______________________

Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações institucionais e Comunicação

22.01.2021

__________________________________


Controladoria Geral do Município faz balanço do patrimonial de Itabuna




A Prefeitura de Itabuna, através da Controladoria Geral, está executando o balanço dos bens patrimoniais do município, em razão da finalização do Relatório de Transição de Governo 2020-2021. Esta ação se dá por conta da necessidade de registrar o estado em que se encontram os bens móveis e imóveis de todas as repartições do Poder Executivo.


O controlador-geral Nadilson Esteves baixou Portaria designando os servidores efetivos Helionardo Santana da Conceição, presidente; Emerson Oliveira da Silva e Leandro Canceglieri Bregensk, membros, como representantes da CGM, como responsáveis pela coleta de informações da Comissão Interna de Conferência dos Bens Patrimoniais do Município de Itabuna.

Vacinas da Índia chegau agora ao Brasil


Fonte  - UOL - O avião da Emirates com os dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindo da Índia, pousou no aeroporto de Guarulhos (SP) por volta das 17h27. As vacinas foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. 

A carga foi recebida pelo general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Augusto Castro assina contrato com nova empresa de transporte coletivo para Itabuna

 O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, oficializou na manhã desta sexta-feira, dia 22, o contrato emergencial com a Empresa Atlântico Transportes para que o transporte coletivo volte a operar pelo sistema integrado no município. A assinatura ocorreu durante entrevista coletiva de imprensa no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves. A empresa foi representada pelo gerente operacional do Grupo Atlântico, Adenilson Batista.

O retorno do transporte público por ônibus na cidade acontece após 10 meses de interrupção do serviço em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Itabuna foi a única cidade da Bahia a suspender o serviço integralmente, o que gerou problemas aos usuários, com reflexos negativos na atividade econômica, uma vez que o comércio e o setor de serviços também parou.

“A cidade precisa voltar à sua normalidade. Itabuna estava vivendo triste realidade em ser a única cidade da Bahia que teve 100% da sua frota paralisada durante a pandemia”, comentou Augusto Castro. Ele disse que foram feitas cotações com três empresas para a volta dos ônibus às ruas.

“Precisávamos começar e conseguimos fazer isso agora”, reforçou o prefeito, que realçou o fato de a população aguardar com serenidade pelo desfecho das tratativas com os empresários. O prefeito afirmou que a tarifa continua a mesma R$ 3,70.

O gerente operacional do Grupo Atlântico, Adenilson Batista, informa que a empresa está em fase de instalação de sua sede e organização dos veículos. O próximo passo será se reunir com o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna para a contratação da mão-de-obra local, o que inclui motoristas, cobradores e pessoal administrativo e de suporte.

Neste primeiro momento 50 veículos, com acessibilidade, vão operar no sistema integrado nos próximos dias. De acordo com o Secretário de Transporte e Trânsito, Thales Rodrigues da Silva, a expectativa é de que sejam recontratados cerca de 50% dos cobradores e motoristas das duas empresas operavam o transporte público. “A tendência é ampliar à medida que a demanda for aumentando”, frisou.

Com a proposta de implantar um sistema moderno e de qualidade não somente dos veículos, mas também em todo processo operacional, o secretário anuncia que o aplicativo para celular Sitis (Sistema Integrado de Transporte de Itabuna) estará à disposição dos usuários do transporte coletivo a partir do primeiro dia de retorno do serviço.

“Todos os usuários poderão acompanhar, através do aplicativo, os horários de saída e chegada dos veículos, bem como o itinerário na hora da consulta”, explicou o titular da Settran. Ele realça que com a nova operadora do transporte coletivo a população terá vantagens e segurança em utilizar o serviço, que será fiscalizado pelos agentes da Settran para que opere dentro das normas contratuais.
Ascom

Morre o gentleman Geraldo Pedrassolli em Itabuna

 (O seu corpo está sendo velado no SAF e o sepultamento acontecerá às 16h30)


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, ao saber do falecimento de Pedrassolli, com sentimento de dor, logo, expediu nota de solidariedade, comungando com os seus  familiares e amigos do ex-secretário.  Geraldo Pedrassolli, que faleceu aos 81 anos de idade, nesta sexta-feira, dia 22, no Hospital Calixto Midlej Filho, em consequência de sequelas decorrentes da Covid-19, ele, além de ter sido gerente do Banco do Brasil, desempenhou vários cargos e funções públicas na Prefeitura de Itabuna, nas secretarias de Fazenda e Planejamento, nos governos Fernando Gomes e Capitão Azevedo. Na última gestão, antes, de ser infectado, estava ocupado a função de diretor de finanças na Secretaria de Saúde do município,

O prefeito ao mesmo tempo, roga a Deus misericórdia, para que sua alma seja recebida com alegria e conforto espiritual. Pedrassolli, que era viúvo, perdendo sua esposa o ano passado, deixa três filhos e três netos.  O seu sepultamento será às 16h30, saindo o corpo do SAF, onde está sendo velado, para o Cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Expressaounica:

Movidos pelos sentimentos, que Deus, nosso Pai Suprema, lhe conceda a Luz Eterna. 

 

Bolsonaro questiona eficácia de vacinas contra a covid-19

 Apesar de a Anvisa já ter atestado que a CoronaVac e o imunizante da Universidade de Oxford têm mais de 50% de resposta contra o novo coronavírus, presidente contesta e diz que eles são "emergenciais". "Não está nada comprovado cientificamente"

Ainda é questionável por todo o mundo
Do - correiobraziliense.com.br -  O presidente Jair Bolsonaro colocou em dúvida a eficácia das duas vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil contra a covid-19: a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e Covishield, produzida pela farmacêutica Serum, AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nesta sexta-feira (22/1), ao falar com jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, o mandatário disse que elas são emergenciais e que ainda não está comprovado cientificamente que elas podem prevenir a população de contrair o novo coronavírus. Por conta disso, Bolsonaro comentou que não poderia ser "inconsequente" e obrigar todos os brasileiros a tomar as vacinas.

"O que eu tenho observado, ainda... Tem muita gente que tem preocupação com vacina. Deixo bem claro, ela é emergencial. Eu não posso obrigar ninguém a tomar vacina, como um governador falou há um tempo atrás que ia obrigar. Eu não sou inconsequente a esse ponto. Ela tem que ser voluntária. Afinal de contas, não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda", disse Bolsonaro.

Apesar das falas do presidente, a Anvisa atestou, no último domingo (17/1), que as duas têm mais de 50% de eficácia: 50,39% para a CoronaVac e 70,42% para a Covishield. Além disso, o presidente se equivocou ao afirmar que os imunizantes são emergenciais. A emergência está relacionada apenas ao processo que autorizou o uso das vacinas antes do registro final delas junto à Anvisa.

De todo modo, Bolsonaro instruiu a população a ler sobre as particularidades de cada vacina antes de se imunizar. "Peço que o pessoal leia a bula, os contratos com as empresas para tomar pé de onde chegaram as pesquisas, porque não se concluiu ainda dizendo que uma vacina é perfeitamente eficaz", garantiu o presidente.

Após as ponderações, Bolsonaro até reconheceu que a vacina pode proteger as pessoas. Ele afirmou que nunca fez campanha antivacina, e que apenas era "contra a vacina sem passar pela Anvisa". "Passou pela Anvisa, não tenho mais o que discutir. Eu tenho que distribuir a vacina. Pelo que tudo indica, segundo a Anvisa, ela vai ajudar que casos graves não ocorram no Brasil, em quem for vacinado."

Distribuição da vacina de Oxford

Durante a entrevista, Bolsonaro comentou sobre a importação de 2 milhões de doses da Covishield, que devem chegar da Índia ainda nesta sexta-feira. Caso as vacinas estejam em solo brasileiro até o fim do dia, ele disse que o governo federal pode distribuir as doses para os estados já neste sábado (23/1).

"A logística é feita pelo (ministro da Saúde) Eduardo Pazuello, juntamente com o ministro (da Defesa) Fernando Azevedo, e nós entregamos (as vacinas) tão logo a Anvisa aprovou. Nós distribuímos no prazo programado, um dia antes. Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí pronta para servir o Brasil mais uma vez, e essa vacina amanhã mesmo, se chegar hoje à noite, amanhã mesmo começarão (sic) a chegar aos seus destinos", prometeu.

Prefeitos (as) elegem nova diretoria executiva da Amurc dia 29

Marcone e Vinicius, respectivamente, prefeitos de Itajuípe e Buerarema

Marcone e Vinicius serão os novos 

dirigentes da AMURC

Os prefeitos associados a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc escolhem os seus novos representantes da Diretoria Executiva para o biênio 2021/2022 na próxima sexta-feira, 29, às 9 horas, na sede da entidade. Em virtude da pandemia, o processo eleitoral cumprirá os protocolos do Ministério da Saúde, com medidas sanitárias e de distanciamento social.

A eleição conta com apenas uma chapa inscrita, encabeçada pelos prefeitos, de Itajuípe, Marcone Amaral e de Buerarema, Vinícius Ibrann. O prazo para inscrição de chapa encerrou 19/01/2021, 10 dias antes do pleito, de acordo com o estatuto.

A escolha de representantes dos prefeitos da região representa um passo importante na defesa das causas municipalistas junto às esferas, municipal, estadual e federal. Dentre tantas atuações em defesa dos municípios, a Amurc tem buscado a resolução de demandas relacionadas ao Covid-19, desde o início da pandemia.

O prefeito Marcone, candidato a presidência em chapa única pela Amurc, defende que a união de todos os prefeitos é fundamental para que aconteça o avanço de ações necessárias para a região. “Temos que unir forças para conquistar os nossos objetivos. Estou disposto e motivado em prol do desenvolvimento regional”.

Importante

A chapa contém representantes de 4 Territórios de Identidades, que abarca 5 Consórcios Públicos, objetivando desenvolver ações conjuntas, ganhando escala em pautas comuns a exemplo de resíduos sólidos, infraestruturas e políticas de desenvolvimento sustentável, econômico e social, que exigem planejamento estratégico integrado e força política.

Por- Viviane Cabral

 

 

 

 

Diretora da NRSul alerta municípios para a vacinação do público-alvo

Os municípios que compõem o Núcleo Regional Sul de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Valença receberam no início da semana mais de 20 mil doses da Coronavac para a primeira etapa da primeira fase da vacinação contra o Covid-19. De acordo com a diretora do NRSul, Domilene Borges, até o momento, quase 2 mil doses foram aplicadas em pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha (35% dos profissionais de saúde, idosos institucionalizados, indígenas aldeados, deficientes institucionalizados).

            Para o atendimento eficaz da vacina, Domilene revela que está reforçando as orientações e pedindo que os municípios sigam o que está determinado pelo Ministério da Saúde, garantindo as doses para a população alvo. “É de extrema importância que os municípios sigam as recomendações para garantir a imunização do público-alvo definido para essa 1ª fase. Faço aqui um apelo a toda a população, para que continuem mantendo as medidas de distanciamento, usando máscara e álcool gel. A luta ainda não acabou, e o combate é um trabalho de todos”, destacou.

Para a segunda etapa da vacinação, a diretora disse que não sabe quando vão chegar as doses, tendo em vista que é uma decisão que parte do Governo Federal. Ela disse que tem assegurada a segunda dose, que será 28 dias após a primeira aplicação nos 68 municípios que fazem parte do NRSul. Em Itajuípe, por exemplo, chegaram 108 doses da vacina para atender aos profissionais das unidades hospitalares, técnicos de enfermagem, os vacinadores, seguidos pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Segundo o secretário de saúde e presidente do Fórum Municipal de Saúde (Forsems) junto a Amurc, Renato Ramos, a vacinação acontece de forma tranquila no município de Itajuípe, e explica que ainda serão vacinados os idosos acima de 65 anos com comorbidades. A grande dificuldade, segundo ele, é para atender a quantidade de profissionais de saúde, que somam um total de 300 pessoas. “O quantitativo de doses que chegou é pequeno e estamos tendo que escolher os profissionais que irão receber a vacina”, relata Renato, que ao mesmo tempo agradece a chegada da Coronavac.

Vacina

A vacinação contra a Covid-19 representa um momento histórico para os profissionais que lidam diariamente com as demandas da área da saúde, principalmente nesse período da pandemia. O primeiro lote da vacina na região foi recebido com muita emoção e esperança renovada no Sul da Bahia, após quase 12 meses em busca por uma solução contra a Covid-19. “Uma conquista para a saúde pública da Bahia. Uma nova página na história dos baianos”, concluiu Domilene.

 Da Ascom


PF deflagra ação contra lavagem de dinheiro no Ministério da Infraestrutura

 Servidor da pasta é acusado de fraudar recursos públicos em esquema que teria o envolvimento de parentes

(crédito: Divulgação/PF)
Crédito PF
Do - correiobraziliense.com.br - A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira uma operação contra um suposto esquema de lavagem de dinheiro no Ministério da Infraestrutura. Um servidor da pasta é investigado e teve as contas bloqueadas pela Justiça. Houve apreensão de imóveis e veículos.

Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e no Entorno. A PF também suspeita de corrupção passiva e sonegação fiscal. Os mandados no Entorno estão sendo realizados na Cidade Ocidental. As autorizações foram expedidas pela 12ª Vara de Justiça Federal do DF.

As investigações começaram no ano passado, na Controladoria Geral da União (CGU), a partir de informações da Subsecretaria de Conformidade e Integridade (SCI), ligada ao Ministério. O servidor foi afastado das funções por, pelo menos, 30 dias.

O crescimento patrimonial do investigado chamou a atenção das autoridades. "Os dados e informações já obtidos também apontam para a possível utilização de parentes na lavagem de ativos, bem como a construção de uma casa de luxo e aquisição de veículos com os valores não declarados", informou a PF, em nota.

Expressaounica: 

Esse com certeza não fazia parte do time Bolsonaro

Governo da Bahia publica tabela de pagamento do funcionalismo estadual em 2021

Governador Rui Costa

A tabela de pagamento em 2021 dos servidores ativos, aposentados e pensionistas das administrações direta e indireta, fixando as datas de desembolso dos vencimentos mês a mês, será publicada na edição deste fim de semana (dias 23 e 24) do Diário Oficial do Estado (DOE).


A tabela é uma das principais evidências de equilíbrio fiscal do governo baiano. Em 2020, mesmo no contexto da pandemia de covid-19, a Bahia pagou os salários do funcionalismo rigorosamente em dia, assim como nos anos anteriores, além de ter honrado os compromissos com os fornecedores.

A tabela poderá ser consultada no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Os funcionários baianos irão receber seus vencimentos geralmente no último dia de cada mês, exceto quando este dia cair em um fim de semana. Nesses casos, o valor será depositado na sexta-feira anterior.

A primeira parcela do 13º salário será quitada ao longo do ano, já que a maior parte dos servidores estaduais opta por receber este adiantamento no mês de aniversário ou junto com as férias. Já a segunda parcela será paga no dia 20 de dezembro.

O Governo do Estado desembolsa, por mês, de acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), o valor de R$ 1,57 bilhão com o pagamento da folha. São 276 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas, informa a Secretaria da Administração (Saeb), que coordena a operação mensal de processamento dos dados da folha, realizada por todas as unidades administrativas do Estado.

O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que, com o processo de pandemia ainda em curso e um longo período de falta de crescimento econômico, é importante que o Estado continue com as contas equilibradas. “A manutenção dos pagamentos em dia depende também da atuação dos servidores públicos, tanto os da Fazenda, no contexto da arrecadação, como os das demais secretarias e órgãos estaduais, com a prática da economia e do zelo com o gasto público”, alerta Vitório.

O secretário da Administração, Edelvino Góes, reforça a importância do equilíbrio fiscal para o Estado. “Uma boa gestão administrativa financeira é essencial para que a Bahia mantenha o patamar alcançado nos últimos anos para com a responsabilidade fiscal do Governo do Estado e consiga, neste período de pandemia, publicar uma tabela com as datas de pagamento dos vencimentos dos servidores ativos e dos benefícios, para os inativos e pensionistas”, pontua.


Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Oficina de capacitação: Fortalece a Agricultura Familiar no sul da Bahia.

 


A Cooperast realizou nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2021, uma oficina de capacitação técnica com a finalidade de orientar os Agentes comunitários Rurais e Ambientais (ACR's e ACA's) do projeto Bahia Produtiva, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR. No Programa Bahia Produtiva, serão financiados (a fundo perdido) subprojetos de inclusão Socioprodutiva e Ambiental a comunidades em vulnerabilidade social rural da Bahia. A oficina de formação dos ACR'S/ACA's, realizada pela prestadora de ATER- COOPERAST, foi um evento online, onde reuniu diversos profissionais, no intuito de trocar experiências a respeito do andamento das atividades, dos empreendimentos atendidos no Litoral Sul da Bahia.

 Entre os participantes estavam presentes: Vinicius Monteiro (Presidente Cooperast), Gil Junior (Coordenador do Escritório Territorial da CAR/Litoral Sul), Baden Bell Pereira Brito (Fiscal de Contrato CAR/BAHIA), Anne Senna (Presidente Unisol Bahia), Bernadino Rocha (Coordenador do Escritório Territorial da Bahiater/ Litoral Sul).

Dra. Brena Santos Oliveira - Coordenadora do projeto ATER-COOPERAST, avalia que a agricultura familiar está no caminho certo, pois temos profissionais capacitados atuando em Campo como agentes multiplicadores, nossa equipe multidisciplinar está pronta para os desafios futuros.

 Para Márcia Lírio - Assistente Social Coordenadora Pedagógica, "A primeira oficina de formação dos ACR’s/ACA’s, é necessária para um melhor acompanhamento aos beneficiários e compreensão das ferramentas utilizadas para as intervenções dos trabalhos e alcance das metas previstas. Vale ressaltar que diante do cenário atual da pandemia do Covid-19, as atividades foram realizadas à distância, por meio de videoconferência".

 Para Alennay Alves (Engenheira Agrônoma) - Responsável Técnica da Assistência Técnica realizada pela Cooperast, oficinas de capacitações como esta, são de grande importância para o desenvolvimento da produção e aumento da renda familiar, tornando agricultores rurais em empresários rurais.

Ascom

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

PSL já integra bloco que apoia Arthur Lira, após virada contra Baleia Rossi

 Oficialização do apoio ao candidato do PP a presidente da Câmara foi deferido hoje

Do - Diário do Poder - A Secretária-geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deferiu nesta quinta-feira (21) a entrada do PSL no bloco partidário que apoia a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa.

O partido estava no bloco de apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), mas foi apresentado requerimento com as assinaturas da maioria dos integrantes da bancada em apoio ao bloco de Lira.

Arthur Lira agora conta com o apoio oficial de 11 partidos, no bloco de apoio à sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados. São eles: PL, PP, PSD, Republicanos, PTB, Pros, Podemos, PSC, Avante, Patriota e PSL.

O deputado do PP de Alagoas disputa o comando da Câmara dos Deputados, no pleito marcado para 1º de fevereiro, contra os deputados Baleia Rossi (MDB-SP), Capitão Augusto (PL-SP), André Janones (Avante-MG), Alexandre Frota (PSDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Luíza Erundina (PSOL-SP).(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...