terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Itabuna em foco: largada da vacinação contra a covid-19

Prefeito Augusto Castro comemora início da vacinação e fala de esperança

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), comemorou a chegada do primeiro lote da vacina Coronavac do Instituto Butantan nesta terça-feira, dia 19. “É uma esperança para o nosso povo. Se vive um momento difícil com a perda de muitas vidas, entes queridos que não puderam se beneficiar com a vacina”, disse.

Nesta fase, o município recebeu da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) cerca de 2.200 doses, muito aquém de suas necessidades. “Itabuna se organizou, elaborou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 e começa a executá-lo vacinando os profissionais de Saúde da linha de frente do combate a doença”, comentou o prefeito.

Pelo cronograma da Secretaria Municipal de Saúde serão vacinados os profissionais da UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo; Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães; Samu-192, unidades básicas de saúde e de saúde da família. A Prefeitura, a Sesab e o Ministério da Saúde se organizam para segunda fase.


Augusto lembra que também estão sendo vacinados pessoas acima de 75 anos, principalmente aqueles que vivem em asilos e Instituições de Longa Permanência para Idosos (abrigos, asilos, casa de acolhimento, etc.). Na fase seguinte, serão imunizados idosos entre 60 e 74 anos de idade em qualquer situação.

Na Fase 3, indivíduos em condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19 de acordo com o Plano Municipal de Vacinação.

Vamos avançar para proteger os grupos de risco. Com a chegada da vacina, essa notícia maravilhosa, vai dar tranquilidade”, falou o prefeito. Ele pediu à população que tenha calma, que não se dirija ainda aos postos de vacinação, porque a quantidade de doses recebida é pequena e a imunização será gradual.

________________________________

Profissionais do SAMU-192, primeiros a receber a dose 


Em momento histórico, marcado por muita emoção, quatro profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) receberam no final da manhã desta terça-feira, 19, a primeira dose da vacina Coronavac em Itabuna. O ato simbólico foi realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Coordenação da Rede de Frio.

O condutor socorrista Rogério Araújo de Oliveira, 48 anos, tem histórico de comorbidade, mas não se afastou do trabalho durante esses 10 meses de pandemia do Covid-19 . “Sinto-me muito emocionado, porque vivemos momentos difíceis, mas agora o sentimento é de tranquilidade”, destacou.

Pela natureza do seu trabalho, Rogério está na linha de frente da prestação de serviços de urgência e emergência às pessoasmas não escondeu a emoção de ser o primeiro entre os quatro profissionais de saúde vacinados. Suas lágrimas contagiaram a maioria do presentes. 

Além de Rogério, outras três profissionais do Samu-192 receberam a dose da Coronavac. A médica socorrista Laís Anita da Rocha Lima Santana, 31 anos; a enfermeira Rayane Silva Brito, 28 anos, e a técnica em enfermagem Deila Cintia Lima Souza, 37 anos.

A médica Laís Anita Santana fez questão de ressaltar que, mesmo com a chegada da vacina, o momento é de persistência com as medidas de segurança e prevenção. “A palavra que define este momento é esperança. Não podemos relaxar. Tomamos a primeira dose, sendo que mesmo após a segunda dose é preciso aguardar 30 dias para obter o efeito desejado”, alerta.

Já a enfermeira Rayane Brito lembra que o principal temor que sentia era levar a doença para algum familiar. “Agora o sentimento é de tranquilidade. Continuaremos fazendo o nosso trabalho, agora com uma proteção a mais”, realçou.


LOGÍSTICA


A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que o município recebeu cerca de 2.200 doses neste momento para serem aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente, principalmente aqueles que se dedicam a cuidar de pacientes com sintomas da Covid-19.

Segundo a secretária, na tarde desta terça-feira serão vacinados os profissionais da UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, que estão de plantão. Mas a equipe destacada para vacinação visitará todos os profissionais nos seus postos de trabalho na rede de unidades básicas de saúde e de saúde da família.

Com a voz embargada, a secretária não escondeu a emoção em participar diretamente deste momento tão importante para Itabuna. “O sentimento é de gratidão. A ciência está de parabéns, desenvolveu uma vacina em tempo recorde”, assinalou.

A Primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Simas Castro, também ficou emocionada. Ela lembrou que as pessoas idosas também estão ansiosas com a chegada da imunização. “Este é apenas o começo. Com fé em Deus e com muita alegria e satisfação Itabuna inicia o seu Programa de Vacinação contra à COVID-19”, afirmou.

__________________________


Segurança e Ordem Pública promove curso de atualização 


Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itabuna participam do curso “Padronização para Instrutores em Armamento e Tiro” oferecido Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Com a capacitação se atende às novas exigências da matriz de formação de tiro da Policia Federal.

A secretária Mariana Alcântara destacou o compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) com a qualificação dos guardas civis municipais e dos demais servidores públicos. “Estou feliz e satisfeita com a realização deste curso, o primeiro de muitos. Nosso projeto é criar um calendário de treinamentos”, afirmou.

A titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública enfatiza que “a qualificação profissional da GCM passa por treinamentos contínuos de pequena parcela do efetivo para que se torne multiplicador. Desejamos que a instituição ofereça um serviço humanizado e de qualidade à nossa população”, declarou.

O curso está sendo ministrado pelo Inspetor Valdir Santos, coordenador pedagógico do Núcleo Educacional da Secretaria. A capacitação será encerrada na sexta-feira, dia 22.

TEMÁTICA

Iniciado na segunda feira, na sede da Escola Municipal de Trânsito, no saguão do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no Bairro Lomanto, o curso tem duração de cinco dias e carga horária de 50 horas. “Essa requalificação servirá para formar novos guardas civis. Além disso, há treinamentos anualmente para esses profissionais”, destaca o coordenador.

Dentre os principais temas abordados estão perfil do instrutor, planejamento, fundamento do tiro, noção de balística, manuseio com pistola, revólver e espingarda, além de noções de APH, regras de segurança, legislação, manutenção de 1° escalão, mentalidade de combate em baixa luminosidade e exercícios dinâmicos de tiro.

Também serão debatidos outros temas como solução de panes, recarga emergencial, ante emboscada, transição arma longa x arma curta e saque velado.

O inspetor Valdir Santos explicou que esse último tema vai trabalhar o comportamento de quem deseja portar uma arma de fogo, desde a escolha dos acessórios até as técnicas específicas para o comportamento civil, o combate armado propriamente dito. Ele destaca ainda que outra novidade nesse curso é a adesão de duas guardas civis femininas no quadro de instrutores da Guarda Civil Municipal.

________________


Abastecimento de água é normalizado 


A Municipal de Águas e Saneamento Ambiental (Emasa) trabalha para normalizar integralmente até as 19 horas desta terça-feira, dia 19, o abastecimento do Bairro Pedro Jerônimo e outros adjacentes, como Fonseca, Maria Pinheiro, Daniel Gomes e Vale dos Sol.

O rompimento de uma adutora de 300 milímetros na Rua Senhor do Bonfim ontem interrompeu o abastecimento de água nesta área geográfica da cidade. Uma equipe de técnicos da Emasa foi deslocada para o local, tendo iniciado os serviços de recuperação da tubulação.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bittencourt, o rompimento foi causado devido a pressão da água. Boa parte das casas dos bairros afetados com a interrupção no abastecimento logo, logo já estarão com água nas torneiras.

“Houve um emprenho da equipe em solucionar o problema o mais rápido possível, para que a população do Pedro Jerônimo e bairros vizinhos não ficassem sem água. Nas casas onde a água ainda não chegou, estamos abastecendo com carros-pipas”, disse Bittencourt.

com informações Ascom - Emasa

______________________

Boletim Covid-19 – 19.01.2020

Na tarde desta terça-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde divulgou Boletim da Covid-19Itabuna registra 17.924 casos confirmados, sendo 585 casos ativos; 16.985 casos curados; 27 internados em UTI, 14 em leito clínico e 375 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.


Departamento de Comunicação Social 

da PMI

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...