sábado, 28 de julho de 2018

Governador Rui Costa mais uma vez no aniversário de Itabuna


(O governador que se tornou um grande amigos do Prefeito Fernando Gomes, além do apoio politico foi à atração principal de hoje, sempre cordial e solicito, com o povo de Itabuna).

Com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional na Catedral de São José, às 8 horas da manhã deste sábado, dia 28, foi à aberta oficialmente a programação especial do aniversario de emancipação politico de Itabuna que está completando 108 anos. A grande presença foi do Governador Rui Costa que mais uma vez veio a esta cidade, atendendo convite do Prefeito Fernando Gomes e acompanhado do Deputado Federal Paulo Magalhães.

Ainda com as presenças de diversos segmento da sociedade local e regional, dos vereadores: Edson Guinho, Ronaldo Geraldo (Ronaldão) e Antônio Cavalcante, foi celebrada a Missa de Ação de Graça pelo Bispo Carlos Alberto dos Santos, que, na oportunidade, foi homenageado pela Câmara Municipal, recebendo o Título de Cidadão Itabunense, através do vereador Guinho.

Terminada a celebração onde a homilia foi à separação do joio e do trigo (Divisão do Pão) a comitiva do Prefeito e do Governador se dirigiram a AABB, local onde o Governador Rui Costa foi recebido por grandes lideranças politicas, entre elas, os deputados Ângelo Coronel, Alice Portugal, Davidson Magalhães, além da senadora Lídice da Mata, que falou da importância da região para a economia do Estado, defendendo a industrialização do cacau.  

sexta-feira, 27 de julho de 2018

#Itabuna108Anos – Itabuna tem programação especial neste sábado dia de seu aniversário

  
O hasteamento das bandeiras com a execução do Hino Nacional na Catedral de São José, às 8 horas da manhã deste sábado, dia 28, abre oficialmente a programação especial para comemorar o aniversario de Itabuna que completa 108 anos de emancipação política. Na sequência, será celebrada uma missa solene pelo Bispo Carlos Alberto dos Santos, com a presença de autoridades, a exemplo do Prefeito Fernando Gomes, secretários, diretores e funcionários municipais, da comunidade e demais convidados.

Inaugurações também marcam as festividades alusivas ao aniversário do município. A primeira delas é a Escola/creche Lúcia Oliveira, no centro da cidade. O evento será às 15 horas e contará ainda com a apresentação de duas fanfarras, em frente ao prédio da escola, na Praça da Bandeira.

Já às 17 horas, será inaugurado o Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM), na Avenida Fernando Gomes, nas imediações do Hospital São Lucas, no bairro Santo Antônio. A programação será encerrada com a entrega da Comenda Firmino Alves, no Auditório da Faculdade Santo Agostinho, com a presença do prefeito Fernando Gomes, em solenidade programada para as 20 horas.   Veja também INFORME da SESTTRAN.

#Itabuna108Anos: Emasa leva água tratada ao loteamento Guedes de Pinho

 A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) melhorou a qualidade de vida dos moradores do  loteamento  Guedes de Pinho, que fica entre o Novo São Caetano e o Vila Anália, levando, após 10 anos de espera, água tratada para o local. Na tarde desta quinta-feira (27), o presidente da Emasa, Jader Guedes esteve no local para realizar a entrega dessa importante obra à população.

Segundo o presidente da Emasa, Jader Guedes, “essa obra atende a uma determinação do Prefeito Fernando Gomes, que tem como meta ampliar e melhorar as redes de abastecimento de água e de saneamento básico do município, levando qualidade de vida às comunidades”, comenta.

Para realizar a intervenção, homens e máquinas da Emasa trabalharam diariamente na implantação da rede que possui tubulação de 150 milímetros e contemplará mais de mil e quinhentos moradores das mais de quatrocentas residências da localidade.
Foto: Waldyr Gomes

Escola Pio XII com prosa e verso homenageia os 108 anos de Itabuna


 (Neste dia 28 de Julho Itabuna completa 108 anos de emancipação)


“Itabuna em Prosa e Verso”, um projeto criado pela Escola Pia XII, através de seus diretores: Eliabe Isabel e Wilson Caetano, além dos professores: Rafaela Leal, Sérgio Machadi, alunos e poetas realizaram um grande evento na manhã de hoje 27, aos 108 anos de emancipação politico administrativo de Itabuna.

Hoje, quando também se comemora o Dia da Poesia neste município, um projeto do então vereador Joilson Rosa, os poetas: Joselito dos Reis, Romilton Telles dos Santos, Adeildo Marques, Glória Brandão, Antônio Baracho, Donaciano Macedo e Clovisnaldo Argôlo foram homenageados por alunos e professores da Escola.    

Para Wilson Caetano, a presença dos poetas do “Clube do Poeta Sul da Bahia” na escola, apresentando um recital de poesia e musica é muito importante para que os alunos aprendam a amar a sua terra. O tema  que foi “Itabuna”, a maioria  dos trabalhos recitados foram direcionados à história da cidade e ao Rio Cachoeira.

O presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques agradeceu  o convite da escola, e, aproveitou a oportunidade para  elogiar a iniciativa da Escola Pio XII. Estabelecimento de ensino  que já está se tornando uma grande parceiro do Clube do Poeta Sul da Bahia, que está completando 27 anos de existência.


REGULAMENTAÇÕES: Cármen Lúcia regulamenta regras de acessibilidade em prédios

O decreto proíbe construtoras e incorporadoras de cobrar valores adicionais pelo serviço de adaptação das moradias

Do  Diário do Poder  - Todos os novos empreendimentos residenciais no país deverão incorporar recursos de acessibilidade em todas as áreas de uso comum. Já as unidades habitacionais devem ser adaptadas de acordo com a demanda do comprador. Os condomínios terão prazo de 18 meses para se adaptar às novas regras, previstas em decreto assinado hoje (26) pela presidente em exercício, Cármen Lúcia. O texto regulamenta a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
A Agência Brasil apurou que o decreto será publicado amanhã no Diário Oficial da União. O texto descreve as recomendações técnicas para garantia da acessibilidade, de acordo com parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

quinta-feira, 26 de julho de 2018

#Itabuna108Anos: Prefeito Fernando Gomes apresenta obras do Teatro Municipal a imprensa e secretários


    
Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes participou de um encontro com profissionais da imprensa e representantes dos meios de comunicação da cidade. Na oportunidade, o prefeito e os profissionais se deslocaram em visita as obras de conclusão do Teatro Municipal, que seguem ritmo acelerado.

Ao apresentar detalhes da obra, o prefeito Fernando Gomes destacou que o empreendimento será um moderno equipamento de fomento à cultura, a partir da possibilidade de realização de grandes espetáculos artísticos no município. Para Fernando Gomes, a inauguração do Teatro Municipal preza pela valorização das manifestações artísticas culturais numa cidade que é berço de talentos.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, João Zulato, explicou que o projeto precisou passar por adequações técnicas para atender às normas ambientais, de segurança e de acessibilidade. “O projeto atual prevê que o equipamento tenha capacidade para aproximadamente 600 pessoas, com uma estrutura que inclui tudo o que há de mais moderno em iluminação, sonorização, mecânica cênica, normas de segurança e combate a incêndio, projeto de acústica, além de um amplo foyer que servirá de espaço para exposições, consolidando este como um projeto arrojado, que é mais um ícone da administração Fernando Gomes”, ressalta o secretário.

Sesttran solicita ao DNIT intervenções viárias na BR 415

         Com o objetivo de atender algumas reivindicações das Associações de Moradores do Condomínio São José e dos Horteiros de Nova Ferradas, o titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, Secretário Gilberto Santana e o Assessor da Divisão de Transportes Especiais do órgão, Pedro Miguel K. Júnior, participaram de uma reunião, na manhã desta quarta-feira (25), na sede do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes – DNIT, onde também estavam presentes: o Diretor do DNIT/Itabuna, Engenheiro Bruno Alberico de Souza, o Supervisor de Obras, Caio Cerqueira, além do Presidente da Associação dos Horteiros de Nova Ferradas, Ednaldo Carvalho.

         Uma das intervenções solicitadas pela Sesttran ao DNIT é a instalação de um redutor de velocidade, em frente ao Condomínio São José, uma vez que a Sesttran deseja remanejar o ponto de ônibus existente no local, do lado oposto da pista, para a entrada do Condomínio. A medida visa atender a uma reivindicação antiga dos moradores locais, uma vez que ao atravessar a pista, ficam expostos ao risco de atropelamentos. O Diretor do DNIT, Engenheiro Bruno Alberico informou que o órgão já está aguardando a chegada de radares que serão instalados no local, visando à redução da velocidade em frente ao Condomínio para 40 km/h, atenuando assim o risco de acidentes. 

COMBATE À CORRUPÇÃO: Moro adverte que processo eleitoral trazem risco aos avanços da Lava Jato

Ele diz que são necessárias ainda mudanças na legislação

Do - Diário do Poder - O juiz federal Sérgio Moro afirmou que existe sempre um risco de retrocesso no cenário eleitoral em relação aos avanços da Operação Lava Jato. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o magistrado defendeu “lideranças honestas” e “reformas de políticas mais gerais para diminuir os incentivos e oportunidades à corrupção”.


“A dúvida é o que vai acontecer daqui para a frente. Vamos retomar aquela tradição de impunidade ou isso representou uma quebra significativa? Nessa perspectiva existe sempre um risco de retrocesso em relação a esses avanços. E há um risco, ainda, que nós não avancemos mais”, afirmou.
O magistrado destacou que para que as ações contra a corrupção tenham efetividade no país, além da punição, são necessárias mudanças na legislação.

Prefeitura empossa presidente da Associação dos Moradores do Bairro Novo Mangabinha

         A nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Novo Mangabinha/Bananeira foi empossada na tarde desta quarta-feira (25), em solenidade nas dependências da Secretaria de Governo de Itabuna (Sala de Apoio às Associações de Moradores dos bairros), no Centro Administrativo Firmino Alves, sob o comando da advogada Veneranda Andrade.
         Na eleição, que ocorreu no último dia 8, foi eleito o representante da chapa “Continuidade”, o presidente João Carmo de Araújo (João Baixinho), que assume a Associação do Novo Mangabinha pela quarta vez. A nova diretoria ficou assim constituída: Presidente: João Carmo de Araújo; vice-presidente: Nailton Moreira de Jesus; 1º Secretário: Nonato Conceição Rosário; 2º Secretário: Gilvan Rodrigues Nascimento; 1º Tesoureiro: Vera Lúcia e 2ª Tesoureiro: Maicon Rodrigues.
         “O meu maior sonho é o de ver meu bairro todo asfaltado. Vou trabalhar em parceria com o prefeito Fernando Gomes para que isso aconteça”, disse João Baixinho, acrescentando que muito antes de ser novamente presidente conseguiu a instalação de redes de água e esgoto, através da Emasa. “Agora já estamos dando inicio a obra da rodovia que liga o Bairro Mangabinha ao Bairro Lomanto, uma obra muito importante, e um sonho de toda nossa comunidade”, finalizou.  

Fotos: Waldyr Gomes

#Itabuna108Anos: Emasa se moderniza e implanta moderno parque de informática



A Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna – Emasa acaba de ganhar um moderno equipamento que vai permitir maior celeridade nas ações desenvolvidas pela empresa. Trata-se do Parque de Informática e do novo Sistema Integrado de Informática que funcionará na sede central da própria empresa, na rua São Vicente de Paulo, Centro. A inauguração, na tarde desta quarta-feira (25), contou com a presença do prefeito Fernando Gomes, dos servidores, secretários e diretores da administração municipal e fez parte da programação dos 108 anos de Itabuna. Além do Parque de Informática, a empresa adquiriu três motos e um carro tipo “Doblô”, zero quilômetro, para agilizar o atendimento na cidade. 
         
Os técnicos da Emasa explicaram que o sistema integrado vai garantir a interligação de todos os departamentos e processos da empresa, o que possibilitará unificar grande parte das ações. A expectativa da direção da empresa é de que, com o novo equipamento, haja uma maior redução de perdas, o aumento da produtividade e, consequentemente, mais lucros que serão revertidos em beneficio à população.

#Itabuna108Anos: Prefeito Fernando Gomes entrega certificados a alunos de curso profissionalizante promovido pela SAS



Na noite desta quarta-feira (25), o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, participou da entrega de certificados aos alunos que concluíram o curso profissionalizante de Eletricista Instalador Residencial de Baixa tensão, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna (SAS). O curso, destinado aos beneficiários do programa Bolsa Família, foi ministrado pelo Senai, empresa contratada pela SAS para realizar as formações técnicas.

Ao parabenizar a turma pela formação, o prefeito Fernando Gomes elogiou o trabalho da SAS que vem promovendo cursos e projetos para empoderar a população que mais precisa. Para Fernando Gomes, o verdadeiro objetivo dos programas sociais deve ser pautado no sentido de capacitar o cidadão, oportunizando uma transformação socioeconômica nas comunidades. 

Feliz por mais uma formação e pelo resultado das ações, a secretária Sandra Neilma ressaltou o empenho e trabalho da equipe técnica da SAS. Sandra Neilma comentou que essa foi a terceira turma formada através desse projeto que já desenvolveu os cursos de Customização em Sandálias e de Confecção de Bolsas em Couro e Material Sintético. A secretária aproveitou para informar que “em breve serão iniciados outros cursos como o de Confecção de Lingerie e Moda Praia, que é mais uma oportunidade para os beneficiários do Bolsa Família”.

Sérgio Gomes articula investimento de empresários de Santa Catarina no Sul da Bahia

Nesta quarta-feira (25), o pré-candidato a deputado estadual Sérgio Gomes (PR) esteve em Buerarema articulando a visita de empresários de Santa Catarina para investirem no Sul da Bahia. “Uma das minhas grandes preocupações nesta pré-campanha a deputado estadual é fomentar e geração de emprego e renda. Temos que fazer esta troca de experiências e investimentos com parceiros de outras regiões do país. Este é um dos caminhos. Pois noto que muitos jovens, inclusive formados, estão sem perspectiva de empregos”, frisou Sérgio Gomes. 

Participou da reunião com Sérgio Gomes o vereador Jean Pirola (PP), da cidade de Brusque (SC).  Na ocasião, Sérgio Gomes compareceu também à missa de Nossa Senhora de Santana e visitou a Seleção de Futebol de Buerarema.
Por - Pedro Castro

​Funcionários públicos e professores têm desconto no Festival de Inverno Bahia

O Festival de Inverno Bahia preparou mais uma surpresa para esta edição. Servidores públicos e professores têm 45% de desconto nos ingressos individuais de pista, que saem por R$ 60,00 cada um, ou passaporte de pista, no valor de R$ 148,00. A promoção é válida para professores e funcionários federais, estaduais e municipais. Além disso, os profissionais poderão dividir em até 6 vezes o valor do ingresso no cartão de crédito (exceto Hipercard). A venda com desconto é feita exclusivamente na Loja Oficial noShopping Boulevard, em Vitória da Conquista. A limitação é de dois ingressos por dia por pessoa e é necessário apresentar crachá ou contracheque e documento original com foto.

E a promoção para os clientes Caixa continua. O ingresso de pista poderá ser adquirido com 50% de desconto sobre o valor da inteira. Neste caso, será liberada a compra de um ingresso por dia por cartão. Na hora da compra é preciso apresentar qualquer documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Habilitação etc.) e o cartão da Caixa.

Legislativo realiza hoje sessão solene para entrega de honrarias na AABB

AABB no bairro São Judas Tadeu
O salão de festas da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) será palco, na noite desta quinta-feira (26), de sessão solene da Câmara de Vereadores de Itabuna. No evento, que integra as comemorações pelos 108 anos de emancipação política da cidade, serão concedidos títulos de cidadania itabunense e diplomas de honra ao mérito. 

Ao todo 43 honrarias serão entregues na solenidade. O deputado federal Jutahy Magalhães foi contemplado em 2014 com a honraria, mas somente agora houve a possibilidade de receber. 

A cerimônia começa às 19h e prestigiará cidadãos de áreas diversas que contribuem significativamente para a melhoria do Município, Estado e União. A lista completa dos homenageados pode ser conferida aqui: https://goo.gl/ogf7wQ.

Da - Assessoria de Comunicação Social  

Autor de 30 homicídios no Sul da Bahia é localizado pela Cipe Mata Atlântica

Apoio: Edimilson Soares de Oliveira, 21 anos, tinha mandado de prisão em aberto e liderava uma quadrilha que atua em Itabuna.

Um crimonoso autor de pelo menos 30 homicídios, no Sul da Bahia, foi localizado, na manhã desta quinta-feira (26), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, na cidade de Itabela. Edimilson Soares de Oliveira, 21 anos, tinha mandado de prisão em aberto e liderava uma quadrilha que age, no município de Itabuna.

Uma denúncia anônima relatou que 'Missinho', como gostava de ser chamado pelos seus comparsas, estava escondido, no assentamento Gildásio Barbosa, na zona rural de Itabela. Chegando no ponto indicado, Edimilson e outro criminoso reagiram atirando, dando início a um confronto. 

Após término, Missinho ficou ferido, foi socorrido para o hospital Frei Ricardo, mas não resistiu. O outro parceiro de crime fugiu pela mata. Com a dupla os PMs apreenderam uma pistola calibre 9mm (uso restrito), munições, carregador, celulares, porções de drogas, entre outros materiais.

Missinho chefiava a quadrilha responsável por tráfico, homicídios e assaltos, na região Sul do estado. Foragido da Justiça e procurado pela polícia, ele vivia mudando de cidade. Em 2012, durante ataque contra rivais, ele matou uma criança de 2 anos, na localidade Pau Caído, em Itabuna.

Por - Daniel Thame

“Paróquia em ação” supera expectativa dos organizadores em Itabuna


 Um sábado para cuidar da saúde, do bem estar físico e mental, para integração e também para um bom lanche completando assim a boa ação do dia. Foi nesse clima que a turma da terceira idade foi atendida durante o mutirão da saúde, no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Conceição dentro do projeto “Paróquia em ação”.

O evento correspondeu à primeira etapa do mutirão organizado pela igreja católica do Conceição e pelo ex vereador e morador do bairro, Glaby Carvalho de Andrade (Glebão) e beneficiou um grande público formado por pessoas acima de 50 anos com a realização de exames de sangue, eletrocardiograma, glicemia e aferição da pressão arterial.

O atendimento foi feito por uma equipe de enfermeiros, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, nutricionista, professor de educação e outros voluntários. Padre Adriano Oliveira e o ex vereador Glebão acompanharam de perto o trabalho da equipe, na orientação, na recepção e  no cuidado  com o público. Além da assistência médica, os beneficiados também foram inscritos na segunda etapa do projeto que consiste na realização de atividades físicas.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Soluções para redução da violência são debatidas no Legislativo de Itabuna


 
Sessão especial, proposta pelo vereador Robson Sá (Robinho, do PP), debateu na tarde de terça-feira (24) o tema "A escalada da violência, apontando caminhos no Município de Itabuna". A sessão reuniu na Câmara, além do Legislativo, representantes do Executivo, da área de segurança, Justiça e da comunidade. A discussão girou em torno da busca de um norte para a diminuição dos índices e a união entre diversos setores esteve entre as principais sugestões apontadas.


Enquanto proponente da sessão o vereador Robinho destacou que o combate à violência se dá não somente por ação policial. Para ele devem ser tratadas também as questões sociais por meio da Educação que é a ferramenta com a qual o Executivo pode estar mais próximo da comunidade. O vereador estendeu o seu gabinete para ampliar e dar continuidade à discussão, ouvindo diversos setores. "Fiquei encantado, temos solução. A solução é nos juntarmos para tratar o assunto com mais técnica", disse ele.

Sul da Bahia recebe Mutirão de Cirurgias a partir de segunda-feira


Na próxima segunda-feira (30), o Mutirão de Cirurgias vai atender à população de Camacan e municípios vizinhos (Buerarema, Ibicarai, Itaju do Colonia, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória). A unidade móvel ficará estacionada até terça (31), na Praça Rui Barbosa (Pracinha do Bebé), no prédio da Cáritas, antiga Creche, em Camacan, onde pacientes passarão pela triagem das 7h às 17h.

De 2 a 4 de agosto será a vez de Ubaitaba receber o Mutirão de Cirurgias. A equipe vai atender na Praça Cultural e, além dos moradores de Ubaitaba, serão contemplados os municípios de Itapitanga, Maraú, Itabuna, Itajuipe, Ubatã, Itape, Ubaitaba, Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Coaraci, Floresta Azul, Gongoji e Ibirapitanga.

Secretários elegem comissão da Câmara Técnica de Educação do Litoral Sul

A CTE é composta por secretários municipais com o objetivo de debater e deliberar sobre projetos educacionais para a região

Durante uma Assembleia Extraordinária nesta terça-feira, 24, na sede da Amurc foi eleita uma Comissão Executiva composta por secretários de educação que vai coordenar a Câmara Técnica de Educação, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul. A proposta visa tornar mais eficaz a aplicação das políticas públicas de educação nos municípios do Território.

 A iniciativa é inovadora no Sul da Bahia e vem sendo discutida em encontros realizados pelo Fórum de Secretários Municipais de Educação (Forsec), ligados a Amurc, em parceria com os Institutos Natura, Arapyaú e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A CTE é um braço institucional do CDS-LS e poderá atuar na área de convênios para aportar recursos específicos da educação, que estarão disponíveis através do Consórcio.
De acordo com a coordenadora da Rede de Apoio a Educação (RAE) do Instituto Natura,Thamara Strelec, a Câmara serve tanto para um diálogo técnico a respeito das políticas públicas educacionais que estão sendo implementadas nos municípios, “como também pode ser um espaço de deliberação, para a realização de compras consorciadas, a contratação de uma formação de professores regional, ou mesmo firmar convênios e acordos de cooperação”.
A partir do “princípio da economicidade e da otimização de recursos e serviços que poderão ser compartilhados pelos municípios consorciados”, o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga acredita na força dos Consórcios Intermunicipais, como um instrumento eficaz e estratégico para atender os municípios que estão com dificuldades financeiras em manter os serviços de educação nas suas localidades.

Segunda edição da Flipelô homenageia escritor baiano João Ubaldo Ribeiro



O lançamento da segunda edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) foi realizado na manhã desta terça-feira (24), na Sala do Conselho do Convento do Carmo e contou com a presença de jornalistas, autoridades e escritores. O evento acontece pela segunda vez com apoio do Governo da Bahia entre os dias 8 e 12 de agosto em 14 espaços do Centro Histórico de Salvador. A Flipelô é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, instituição mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio).

“A Flipelô chega a 2018 abordando a temática da amizade. E o Estado da Bahia não poderia deixar de renovar estes laços de amizade com a literatura e participar da Flipelô, que ativa mais ainda o Centro Histórico. Além da Fundação Casa de Jorge Amado, que também é apoiada pela Secretaria de Cultura via edital de Apoio a Instituições Culturais, a Festa ocupa outros casarões, inclusive de unidades vinculadas à Secult. São diversas atividades gratuitas para gostos e públicos variados”, afirmou a secretária da Cultura do Estado, Arany Santana.


A Flipelô 2018 oferecerá mais de 120 atividades gratuitas e são esperados cerca de 50 mil participantes. Para a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, chegar à segunda edição da feira é a demonstração de que a iniciativa já é bem sucedida. “Conseguimos estabelecer uma série de parcerias com restaurantes e lojas do Pelourinho e isso mostra que a comunidade agora abraça nossa proposta de forma mais participativa. Queremos movimentar o Pelourinho por meio de um projeto literário. Estamos mobilizando as pessoas para comemorar a literatura”, conta.

Itacaré inicia campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo



A Prefeitura de Itacaré já iniciou a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo com a imunização de crianças de 1 a 5 anos. A campanha vai até o dia 31 de agosto, mas em Itacaré os pais já podem encaminhar seus filhos para a Unidade Básica de Saúde que fica atrás do Fórum, para o Posto de Saúde do bairro Santo Antônio ou para a unidade de saúde Maria de Lurdes, no distrito de Taboquinhas.

O dia nacional de vacinação será dia 18 de agosto, mas diante da importância da imunização na cidade, a Secretaria de Saúde realizará como estratégia um conjunto de ações em algumas escolas municipais e na zona rural além de promover o Dia D Municipal, que será dia 30 de julho, onde todas as unidades estarão vacinando, inclusive as da zona rural, além de vacinação em pontos extras no município. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, informa que a preocupação o sarampo e grande diante de novos casos devido a migração dos venezuelanos para o Brasil.

De acordo com ele, a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus, bem como vacinar os menores de 5 anos de idade contra o sarampo, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país. A campanha é uma oportunidade para captar indivíduos não vacinados ou aqueles que não obtiveram resposta imunológica satisfatória a vacinação, minimizando o risco de adoecimento e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados, garantindo a manutenção da eliminação da poliomielite e do sarampo no país. (Ascom)

TRE-BA realiza pesquisa com a sociedade visando escolha das metas da Justiça Eleitoral para 2019

Foram selecionadas cinco propostas de metas específicas da Justiça Eleitoral para 2019, dentre as quais uma será escolhida pela sociedade para vigorar a partir de 2019


A Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG) disponibilizou a sociedade consulta pública para escolha das metas da Justiça Eleitoral no ano de 2019. Após pesquisa realizada com servidores e magistrados de todos os Tribunais Eleitorais do País, foram selecionadas cinco propostas de metas específicas da Justiça Eleitoral para 2019, dentre as quais uma será escolhida pela sociedade para vigorar a partir de 2019.

Nesta 2ª etapa, é muito importante a participação de todos os servidores e magistrados do TRE-BA. A pesquisa está sendo realizada mediante questionário eletrônico disponível na internet até 31 de julho, e pode ser acessada na página do TRE-BA e, também, nas redes sociais.

O questionário foi preparado nos termos previstos pela Resolução CNJ nº 221/2016, que institui princípios de Gestão Participativa e Democrática na elaboração das metas nacionais e específicas, por todos os Tribunais do país.

A opinião de todos é muito importante para a consolidação da Gestão Participativa.
Para realizar a pesquisa, o servidor ou magistrado deve acessar o link, até 31 de julho, e preencher o formulário, com apenas cinco questões, que pode ser acessado, inclusive, pelo telefone celular.
As metas constituem um passo indispensável para a oferta de uma prestação jurisdicional efetiva, célere, segura e democrática. Esta é a segunda ação do TRE-BA na implementação da Gestão Participativa 2018.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento Estratégia e Gestão do TRE-BA

terça-feira, 24 de julho de 2018

8º CRESCIMENTO CONSECUTIVO: Arrecadação da União em junho foi de R$ 110,855 bilhões

É o maior valor para o mês desde 2015, quando a arrecadação foi de R$ 113,625 bilhões


Do - Diário do Poder - A União arrecadou R$ 110,855 bilhões em junho deste ano. É o maior valor para o mês desde 2015, quando a arrecadação foi de R$ 113,625 bilhões. O crescimento, quando comparado o montante arrecadado em maio, foi de 2,01%.
A Receita Federal atribui a expansão de arrecadação principalmente à recuperação da atividade e ao aumento do valor arrecadado com programas de regularização tributária.
No primeiro semestre deste ano, a União arrecadou R$ 714,255 bilhões, com expansão de 6,88% em relação a igual período de 2017. Esse é o oitavo mês consecutivo de crescimento real da arrecadação federal. A última queda foi registrada em outubro do ano passado.
A Receita aponta para uma redução da arrecadação do Imposto de Renda Retido na Fonte, que incide sobre rendimentos de capital, por conta da queda na taxa de juros.
Os resultados também foram influenciados negativamente pela greve dos caminhoneiros, deflagrada em maio. A paralisação prejudicou o abastecimento — principalmente de alimento e de combustível — em todo o país, o que reduziu a produção industrial e a venda de bens no setor.

A produção industrial em junho registrou queda de 6,67% em comparação com o mesmo período do ano passado, motivando a retração de 14,28% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). (Com informações da FolhaPress)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...