terça-feira, 24 de julho de 2018

Ittaju do Colônia, Pau Brasil e Aurelino Leal recebem o rastreamento do câncer de mama

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que está na região de Itabuna, chega esta semana aos municípios de Itaju do Colônia, Pau Brasil e Aurelino Leal para atender às mulheres de 50 a 69 anos. Neste atendimento, elas poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. A faixa etária é determinada pelo Ministério da Saúde, por ser a mais propensa ao aparecimento da doença.

No total, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pretende atender a 1.785 mulheres nos três municípios. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e encerra às 18h.

Em Itaju do Colônia, o atendimento começou nesta segunda (23), prosseguindo até o dia 25, com a unidade móvel estacionada na Avenida Lomanto Júnior, (em frente ao hospital). Em Pau Brasil, ficará estacionada na Praça Juracy Magalhães, no período de 25 a 28 de julho. Já em Aurelino Leal, o atendimento será feito na Praça 2 de Julho, de 26 a 31 de julho.
Integralidade no atendimento

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que faz o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, ofertando exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Por - Daniel Thame


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

"INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAL" FOI O ASSUNTO MAIS DISCUTIDO PELOS COMUNICADORESX

Aplaudido, o curso Profissional e a Inovação encerrado hoje na UESC Flagrante do ultimo dia de aula, ao centro, o professor Alberto Farias A...