sábado, 7 de agosto de 2021

Pedro Ribeiro lança projeto esportivo no CISO

(A solenidade contou com as presenças dos vereadores Cosme Resolve e Marcelo Souza)

Vereadores Cosme, Marcelo; Dr. Alberto e Prof. Pedro

Um apaixonado pelo o esporte em Itabuna e toda a região, sempre promovendo as modalidades, o professor Pedro Ribeiro (Mestre Pedrinho do Karatê), lançou na manhã deste sábado 7, na quadra de esporte do CISO, Bairro de Fátima, o “Projeto Fala”, em parceria com a Associação Filantrópica Fala Alberto (Dr. Alberto). O projeto tem o objetivo de atrair os jovens e pessoas interessadas para várias modalidades esportivas – entre elas – natação, karatê, capoeira, vôlei, basquete, Futsal etc.

O projeto que conta com a coordenação geral do Professor Pedro e supervisão do médico Alberto, vai contar também com o apoio dos vereadores: Cosme (Resolve) Oliveira, Marcelo Souza, além do apoio logístico dos diretores do CISO, Marcos Brandão e Junior Brandão.  Os vereadores que debateram o assunto no local, focaram bastante satisfeitos com a iniciativa e prontamente asseguraram o apoio, ao seu coordenador o Mestre Pedro Ribeiro.

Todas as modalidades serão ministradas na quadra do colégio CISO, que é motivo de debate na Câmara de Vereadores, visando a sua reabertura, numa iniciativa 

do vereador Cosme Resolve, que já abraçou a bandeira e levando com ele seus colegas do Legislativa, que já deram, o sim. Numa Sessão Especial, realizada na manhã, desta sexta-feira 6, neste sentido, foi elaborado um documento que será entregue  ao prefeito Augusto Castro.  É uma justa causa, afinal de contas o CISO é um patrimonio histórico de Itabuna.       

Bolsonaro defende contagem pública de votos, em Floripa

Presidente afirma: 'Quem não quer eleições limpas e contagem pública de votos não é democrata'

Do - diário do poder - O presidente Jair Bolsonaro participou de passeio de moto em Florianópolis na manhã deste sábado (7). Em um dos vídeos do passeio divulgados por Bolsonaro nas suas redes sociais, o presidente defendeu a contagem pública de votos e disse que, eleições fora desses padrões, sem o voto impresso que ele defende, não é eleição.

“Faremos tudo pela nossa liberdade. Faremos tudo por eleições limpas, democráticas, e contagem pública de votos. Eleição, fora disso que eu falei, não é eleição. Há mais de um ano que venho advertindo que temos que ter eleições limpas no Brasil. Quem não quer eleições limpas e contagem pública de votos pode ser tudo, mas não é democrata. E quem não é democrata não tem espaço”, disse o presidente, ao discursar em cima de um mini-trio-elétrico.

Sem nominar ministros Judiciário com quem trava um embate sobre a segurança das urnas eletrônicas, Bolsonaro advertiu que ele tem limite, ao afirmar que segue jogando dentro das quatro linhas da Constituição, embora, segundo ele outro lado, não raramente, teria saído dessas quatro linhas para atingi-lo.

“Eu tenho limites. Alguns outros poucos acham que são donos do mundo. Vão quebrar a cara. Dou, não o recado, advertência ou ultimato: ‘Respeitem nossa constituição, a vontade popular’. Nós queremos, exigimos nada mais além disso. Não continuem nos provocando, não queiram nos ameaçar, impor a sua vontade. Porque quem está com Deus e com o povo tem realmente o poder. Tudo faremos para que o Brasil seja de fato uma grande nação”, completou Bolsonaro.

O presidente ainda agradeceu pelo “apoio indescritível” da multidão reunida, que em sua maioria não usava máscaras, descumprindo decreto estadual contra a proliferação da covid-19. “Sem o apoio de vocês, a gente não vence essa guerra”, disse Bolsonaro, em outro vídeo divulgado em suas redes.

A motociata começou na Via Expressa Sul da capital de Santa Catarina, e seguiu pelas vias da cidade, em alguns pontos sendo seguida por jet-skis que navegavam ao lado do percurso.

Amanhã (8), Bolsonaro participará de novo passeio de moto, em Brasília, em homenagem ao Dia dos Pais.

  Vídeos Relacionados


Bahia registra menor número de casos ativos da covid-19 em 15 meses

Nessa sexta-feira (6), a Bahia registrou 4.002 casos ativos, esse é o menor número alcançado desde o dia 10 de maio de 2020, quando havia 3.965 casos ativos. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.267 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.314 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, edição número 500 da publicação, também registra 26 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.200.275 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.170.366 já são considerados recuperados e 25.907 tiveram óbito confirmado.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.451.596 casos descartados e 231.930 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.507 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 6.648.143 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.780.998 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.318 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17h horas desta sexta-feira, a Bahia já vacinou 62,2% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

http://www.saude.ba.gov.br/2021/08/06/bahia-registra-menor-numero-de-casos-ativos-em-15-meses/

Brasil também é ouro no futebol


Ouro no futebol masculino nas Olimpíadas! Brasil vence a Espanha e é bicampeão olímpico

Por 2 a 1, o Brasil venceu a Espanha e conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, neste sábado (7). A vitória dramática da seleção brasileira de futebol masculino ainda teve um pênalti desperdiçado. 

A BAHIA É OURO NO ESPORTE

Isaquias Queiroz traz ouro para o Brasil na canoagem de velocidade

Ouro foi obtido na prova do C1 1000 metros da canoagem de velocidade

Do - diário do poder - Isaquias Queiroz fez história na noite desta sexta-feira (6) no Canal Sea Forest em Tóquio, no Japão.  

O baiano faturou a medalha de ouro na prova do C1 1000 metros (m) da canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos

Correndo na raia 4, o atleta cravou a marca de 4min04s408. O chinês Hao Liu ficou com a medalha de prata com 4min05s724. O bronze foi para Serghei Tarnovschi, da República da Moldavia, com o tempo de 4min06s069.

Essa é a 4ª medalha do atleta baiano na história das Olimpíadas.

Nos Jogos de 2016 (Rio de Janeiro), ele já havia faturado duas pratas, no C1 1000 m e no C2 1000 m, e o bronze no C1 200 m. Agora o baiano se iguala ao líbero Serginho e ao nadador Gustavo Borges, dupla que também tem quatro medalhas olímpicas na carreira.

Hebert Conceição é ouro em Tóquio, nocauteando campeão mundial

Baiano ganha primeiro ouro do boxe no Japão; neste domingo, Bia Ferreira busca o título



Do - diário do poder - A final olímpica da categoria até 75kg prometia ser um combate difícil para o baiano Hebert Conceição contra o campeão mundial de 2017 Oleksandr Khyzhniak. E o que se viu foi exatamente isso. O combate estava complicado para o brasileiro, com o ucraniano sendo mais agressivo desde o começo e conseguindo vencer os dois primeiros rounds. A 1 minuto e meio do fim, no entanto, Hebert acertou um soco espetacular e derrubou o adversário, conquistando a medalha de ouro e repetindo o feito de Robson Conceição nos Jogos Rio 2016.

A luta foi disputada na Arena Kokugikan, icônico local onde são disputadas lutas de sumô na capital japonesa.

“Difícil falar a sensação, é incrível, uma emoção muito grande, senti e energia de todo mundo que estava torcendo. Eu pensei durante os rounds que tinha muita gente mandando energia por esse nocaute. Eu acreditei que eu podia e que bom que aconteceu, eu fui premiado e a gente merece”, afirmou o boxeador.

Para chegar ao ouro olímpico, Hebert passou nas oitavas de final pelo chinês Tuohetaerbieke Tanglatihan, por 3 a 2, em decisão dividida dos árbitros. Nas quartas, enfrentou o cazaque Abilkhan Amankul, prata no Campeonato Mundial de 2017 e vice-campeão asiático, e passou por 3 a 2. Na semifinal, o adversário foi o russo Gleb Bakshi, campeão mundial de 2019, e novo triunfo verde-amarelo, dessa vez por 4 a 1.

O ucraniano começou mais agressivo na luta, mas Hebert conseguiu encaixar dois bons golpes no primeiro minuto. Oleksandr dava mais socos, enquanto o brasileiro, quando tentava os golpes, acertava bem o rival. No fim, os cinco árbitros deram vitória para o ucraniano, que realmente foi mais agressivo.

Na segunda parcial, o ucraniano seguiu melhor apesar de, novamente, o brasileiro ter conseguido encaixar dois bons golpes. O combate seguiu bem truncado, mas com o volume apresentado no começo do round, o ucraniano venceu de novo na opinião dos cinco árbitros.

Já atrás na decisão -todos os juízes já davam 20 a 18 para o ucraniano-, a única opção de Hebert era ir para cima e tentar ou o nocaute ou uma vitória tão convincente que os juízes dessem 10 a 8 para ele no placar no último assalto. E foi o que o brasileiro fez, conseguiu um lindo golpe que levou o ucraniano ao chão.

“O atleta que eu enfrentei tem um jogo difícil de trabalhar, é um cara muito forte, intenso, é espetacular a forma física com que ele sempre se apresenta nas lutas. É um lutador incrível, respeito muito. Mas eu sabia da minha capacidade também. Treinei muito, levei muito a sério todo o trabalho que foi passado durante o ciclo, durante toda minha iniciativa desde que comecei no boxe. Eu tinha perdido dois rounds, tinha mais um. Apesar de a pontuação ser adversa, eu sabia que em 3 minutos dava para reverter com um nocaute. Se vocês perceberam no começo do round eu já fui para uma luta franca e falei ‘se tomar nocaute aqui não interessa, estou perdido, agora eu vou buscar o meu’. E sabia que na trocação era loteria. Consegui conectar um bom cruzado, que eu treino muito também quando estou simulando situações de trocação. Essa medalha de ouro é para o Brasil”, comentou o campeão olímpico.

Esta é a oitava medalha do boxe na história olímpica e a terceira nos Jogos de Tóquio. Agora a torcida é pela final da Bia Ferreira (até 60kg) no domingo, 8, às 14h do Japão (2h do Brasil) na busca pelo segundo ouro brasileiro no boxe em Tóquio 2020. Abner Teixeira já conquistou o bronze na categoria até 91kg. O boxe brasileiro deixará Tóquio com sua melhor campanha na história olímpica. (Com informações do COB)

Vídeos Relacionados


sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Desembargador quer intervenção federal na Bahia

Desembargador encaminha para o Ministério Público pedido de intervenção federal na BA
Foto: André Carvalho / Ag. Haack / Bahia Notícias

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva, em decisão proferida nesta sexta-feira (6), encaminhou ao Ministério Público, para emissão de parecer, um pedido de intervenção federal no governo da Bahia. O requerimento foi feito no âmbito do mandado de segurança movido pelo oficial da Polícia Militar (PM-BA) Roberto Fiuza da Silva, onde foi deferida a promoção do autor ao cargo de coronel.

 

A decisão, notificada ao comando-geral da PM-BA no dia 27 de fevereiro de 2020 e ao governador Rui Costa (PT) no dia 3 de março de 2020, não foi cumprida. Mais de um ano depois, na quinta-feira (5), Roberto Fiuza foi conduzido pelo governo à reserva remunerada, um ato em sentido contrário à promoção de coronel.

 

Com base no descumprimento da determinação judicial, o militar pediu intervenção federal na gestão executiva do estado.

 

Diante da complexidade da matéria, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, relator do processo, solicitou ao Ministério Público que se manifestasse sobre o tema, antes que o processo seja encaminhado para a deliberação do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

 

“O Poder Judiciário deve zelar pela garantia do Estado de Direito, cuja pauta principal é o estrito cumprimento das leis e das decisões judiciais, conforme precedentes do próprio Supremo Tribunal Federal e demais tribunais superiores, o que não justifica a desobediência, por parte do Poder Executivo, em dar cumprimento à decisão judicial que determinou a promoção do Impetrante ao posto de Coronel da Polícia Militar do Estado da Bahia”, avaliou o desembargador.

 

Caso decida dar prosseguimento ao pedido de intervenção federal na Bahia, o presidente do TJ-BA, Lourival Almeida Trindade, deverá encaminhar o processo para avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

OUTRO PEDIDO

Um outro pedido de intervenção federal contra o governo baiano já foi encaminhado para avaliação do presidente do TJ-BA. Como impetrados, o governador Rui Costa e o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

 

Treze professores aposentados impetraram um mandado de segurança, argumentando que com a reestruturação da carreira, toda a categoria foi enquadrada na classe “A”, sendo que os critérios de progressão horizontal aplicados aos servidores da ativa não poderiam ser aproveitados em favor dos inativos para efeito igualdade remuneratória, pois restariam segregados na mesma posição funcional.

 

A desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira, relatora do processo em que os professores aposentados conseguiram decisão favorável, já havia decidido por multa diária de R$ 2 mil para cada um dos impetrados em caso de descumprimento. Como o governo persistiu em não acatar a determinação judicial, o pedido de intervenção judicial foi enviado à presidência do TJ-BA.

Encerramento da Festa de Bom Jesus da Lapa

BOM JESUS NOS PROTEJA! COM UM FESTEJO DIFERENCIADO PARA OBDECER  O PROTOCOLO DA OMS. MUITOS ROMEIROS AINDA COMPARECERAM ESTE ANO AOS FESTEJOS  DE BOM JESUS DA LAPA, QUE JÁ OCORRE HÁ CERCA DE 300 ANOS. ESTE ANO, O NUMERO DE PARTICIPANTES QUE EM TEMPOS NORMAIS CHEGAVAM  A MAIS DE 20 MIL PESSOAS, NA ESPLANADA, ESTE ANO, FOI REDUZIDO PARA 100 PESOSAS CREDENCIADAS. "NO PRÓXIMO ANO, COM FÉ EM DEUS E EM BOM JESUS, TODOS PODERÃO ESTAR  PRESENTES. COM ESSA PANDEMIA BEM LONGE DE NÓS" DIZ O ROMEIRO SANDOVAL BENEVIDES QUE ESTÁ COMPLETANDO MEIO SECULO DE DEVOÇÃO AO BOM JESUS.   
      

Arthur Lira anuncia que plenário da Câmara decidirá sobre PEC do voto impresso

Segundo presidente da Câmara, não há nada mais amplo e "só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema"



Do - diário do poder - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta sexta-feira (6) que a decisão sobre a proposta de emenda constitucional que torna obrigatório o voto impresso será tomada pelo Plenário da Casa. Segundo Lira, a proposta é polêmica e tem dividido o País, e, por essa razão, é preciso da análise dos 513 deputados para uma definição. Para ele, “a disputa já foi longe demais”.

Ontem, o presidente já havia explicado que, pelo Regimento Interno, as comissões especiais têm caráter opinativo e não terminativo e, portanto, o relatório é apenas uma sugestão a ser analisada pelo Plenário.

“Não há nada mais amplo e representativo do que o Plenário se manifestar, só assim teremos uma decisão inquestionável. O Plenário é a expressão da nossa democracia e vamos deixá-lo decidir”, afirmou.

Segundo Lira, a decisão de levar a PEC do voto impresso para o Plenário da Câmara  garante a tranquilidade para as próximas eleições. “Para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar o voto impresso para o Plenário para que todos os parlamentares possam decidir, estes que foram eleitos pelo voto eletrônico, diga-se de passagem”, disse.

Lira disse para não contar com sua participação em qualquer tipo de ação que rompa com a independência e harmonia entre os poderes. Ele reafirmou que vai continuar no caminho da institucionalidade e da defesa da democracia.

A proposta de emenda constitucional (PEC 135/19) que torna o voto impresso obrigatório foi rejeitada por 23 votos a 11 nesta quinta-feira pela comissão especial encarregada de analisar a proposta. (Câmara)

Confira abaixo a íntegra do pronunciamento do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)

Novo decreto suspende toque de recolher na Bahia

O novo decreto não estabelece mais a restrição de locomoção noturna, conhecida como toque de recolher

Do - jornaldamidia.com.br - O Governo do Estado publica nesta sexta-feira (6) um novo decreto que estabelece medidas relacionadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, flexibilizando algumas atividades, de acordo com a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid. O novo decreto não estabelece mais a restrição de locomoção noturna, conhecida como toque de recolher.

De acordo com o decreto n° 20.623, que passa a vigorar a partir desta sexta, ficam autorizados, até 17 de agosto de 2021, os eventos e atividades com a presença de público de até 300 pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. Esta liberação não inclui a realização de shows e festas.

Nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 60%, eventos e atividades poderão acontecer com público de até 100 pessoas. Eventos esportivos em todo o estado continuam a acontecer, porém sem a presença de público.

Os espaços culturais como cinemas e teatros devem funcionar obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Já a lotação permitida em estabelecimentos comerciais, de serviços e financeiro, como mercados e afins, deverá ser definida em ato editado por cada município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações.

O decreto manteve a orientação em relação às aulas. As atividades letivas, nas unidades de ensino, públicas e particulares, poderão ocorrer de forma semipresencial nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%, obedecendo a ocupação de 50% da capacidade das salas de aula.

Carreata marcou a abertura do Agosto Lilás em Itacaré

Um mês inteiro de conscientização e luta para combater a violência contra a

mulher. Assim será a campanha Agosto Lilás em Itacaré, uma iniciativa que

vai contar live, palestras educativas, panfletagens, além da campanha de

divulgação dos canais de denúncias dos casos de violência contra a mulher.

E a campanha foi aberta nesta quinta-feira com uma carreata pelas ruas de

Itacaré. Realizada pela Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de

Desenvolvimento Social, Comunicação e Esportes, Mulher e Juventude, o

Agosto Lilás tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da

prevenção, enfrentamento e o combate à violência contra a mulher,

E as atividades continuam. 


De acordo com a programação, nesta sexta-feira,

às 18 horas, será a vez da live com o tema “Agosto Lilás - Campanha de

conscientização à violência contra a mulher”, tendo como palestrantes a juíza

de direito da comarca de Itacaré, Diva Maria Maciel Rocha Monteiro de

Castro, a psicóloga Ana Paula Laranjeiras e a advogada Luamar Sepúlveda.

A transmissão será pelo Youtube, canal ITACAREBAHIAOFICIAL. Neste

sábado, dia 07 de agosto, as atividades continuam com a panfletagem no

distrito de Taboquinhas, a partir das 10 horas da manhã.


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, falou da importância do Agosto Lilás,

como forma de orientar e envolver a todos para que denunciem e ajudem a

combater a violência contra a mulher. A secretária de Desenvolvimento

Social, Juliana Novaes, explica que a denúncia de violência contra a mulher

pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura

amparo e proteção. Já o Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona

24 horas por dia, é gratuito e confidencial.


A Campanha Agosto Lilás foi criada em alusão à Lei Maria da Penha,

sancionada em 07 de agosto de 2006, quando surgiu a necessidade de inibir

os casos de violência doméstica no Brasil. A campanha nasceu com o objetivo

de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento

à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que

podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais. ascom

ITABUNA EM FOCO: Boletim da Uesc aponta queda dos casos ativos da covid-19 em Itabuna há quatro semanas

Boletim da Uesc aponta queda dos casos ativos da covid-19 em Itabuna há quatro semanas

Há quatro semanas o Boletim Informativo Epidemiológico Macrorregião Sul de Saúde produzido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) tem apontado queda dos casos ativos e dos óbitos relativos à Covid-19 em Itabuna. Os dados levantados, a partir de fontes oficiais, avaliam o cenário regional da pandemia da Covid-19 em razão desta doença.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforça que a mais recente publicação do Boletim, na quarta-feira, dia 4, mostra clara tendência de queda do número de  novos casos por dia, atualmente em 57,3%, o que representa 170 casos ativos e um total de 33.608 casos, de acordo com gráfico produzido com base em dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Na média dos últimos sete dias em referência aos óbitos houve queda de 62,5%.

“Essa tendência decrescente vem sendo registrada nas últimas quatro semanas. Semana passada, o decréscimo em relação aos sete dias anteriores foi de 78,3%, o que mostra que estamos chegando num nível mais confortável da infecção”, afirma a secretária.
 
Ela diz ainda  que Itabuna está  num patamar bem abaixo dos altos índices que vivemos em maio. “Isso nos deixa mais tranquilos, mas é óbvio que não podemos relaxar com as medidas preventivas, como o uso de máscara facial e a higienização das mãos”, afirma Lívia.
_____________________________
 “Lei Mestre Sabará” sancionada por Augusto Castro
Mestre Sabará

Nesta sexta-feira, dia 6, foi sancionada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a Lei Mestre Sabará que tem como objetivo instituir auxílio financeiro aos profissionais da cultura.

A iniciativa é da Prefeitura, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, cujo presidente Aldo Rebouças, destaca “o olhar sensível do prefeito voltado para os agentes culturais da cidade”. O Projeto de Lei foi aprovado de forma rápida, através do empenho e participação direta do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila.

O efeito da pandemia atingiu em cheio o setor criativo, principalmente segmentos relacionados ao domínio de atividades culturais. Em Itabuna, mediante análise prévia do banco de dados da plataforma cadastral de Cultura e Turismo – CADCULTI registrou-se que 78% dos agentes culturais hoje têm renda per capita abaixo de um salário-mínimo.

Na oportunidade, foi ressaltado a importância de homenagear o músico Adalmiro Leôncio da Silva, mais conhecido como Mestre Sabará, um cidadão que representa um legado artístico e um patrimônio cultural para Itabuna.

A partir de segunda-feira, dia 9, já serão sendo realizadas inscrições para solicitar o auxílio, através de um Edital de Chamamento que será publicado no Diário Oficial da FICC e no site auxílio.ficc.com.br, ou presencialmente na Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural Josué Brandão, no Bairro Conceição, das 8 às 18 h.

Cerca de 340 agentes culturais estão aptos a receber o auxílio, mas precisam residir em Itabuna, comprovar atuação artística/cultural há mais de três anos na cidade, ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa e estar com o cadastro atualizado e devidamente homologado no CADCULTI.

Não poderá ter acesso ao auxílio, o agente cultural que possua situação empregatícia atual diferente de autônomo e/ou possua outra fonte de renda formal com registro na CLT.

O prefeito Augusto Castro já destinou o recurso para conta da Fundação, com objetivo de custear as despesas decorrentes da Lei sancionada, o que atesta seu compromisso e capacidade de gestão e planejamento financeiro. Para mais informações, consultem a plataforma oficial do auxílio ou acompanhem as redes sociais oficiais da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC @ficcoficial.
_____________________________
Tratamento no DCZ para animais do antigo lixão

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Diretoria do Centro de Zoonoses  (DCZ) da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega de 125 quilos de ração para os animais que se encontram no antigo lixão de Itabuna na tarde desta sexta-feira, dia 6. Semanalmente, são entregues 250 quilos de ração divididos em duas ações.


Toda semana, a equipe do DCZ faz visita técnica para a entrega da alimentação e de água e também, para avaliar a situação. Atualmente, a unidade encontra-se sem espaço para abrigar mais animais, pois, alguns já se encontram em tratamento de doenças e em recuperação de cirurgias de castração no local. Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde tem um planejamento para a manutenção de mais espaço, e consequentemente, o acolhimento de mais animais de forma gradativa.

A coordenadora da Diretoria do Centro de Zoonoses, Ellen Gleicer dos Santos, afirma que gradativamente os animais serão trazidos,  a exemplo dos cães que já se encontram em tratamento, para que possam se recuperar e liberar espaço para novos animais.

“Estamos fazendo as ações de forma gradual para que possamos atender as demandas dos animais do lixão, bem como, realizar o tratamento daqueles que estão doentes. A prioridade é trazer as fêmeas prenhas no período de reprodução. Nesse sentido, faremos uma ação viável e compatível com as condições atuais do Zoonoses,” afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes.

Segundo ela, depois que os animais em tratamento fiquem curados e da castração, haverá proposta de feira para adoção em comunhão com a ONG. “O processo necessita de todo um planejamento progressivo. Já estamos mantendo os animais com alimentação e água no local, tratando alguns deles no DCZ”, afirma.


A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, visitou a Diretoria  do Centro de Zoonoses hoje pela manhã para avaliação. “A unidade é grande, mas precisa de manutenção para comportar mais animais. Nesse sentido, providências mais urgentes serão adotadas para que possamos acolher quantidade maior de animais do lixão., Após o tratamento acontecerá ação para adoção,” pontuou.

Além da entrega pela Prefeitura da ração e água, empresas privadas têm se mobilizado em prol da causa e ajudado com doações, a exemplo de pet-shops da cidade e da empresa Padim, que na manhã desta sexta-feira, doou 250 quilos de ração ao Centro de Zoonoses para distribuição aos animais.
_____________________________

Cadastramento da população de Itabuna no Programa Previne Brasil avança

Itabuna tem avançado no cadastramento da população no Programa Previne Brasil (PPB), o que permitirá seguir o novo modelo de financiamento pelo Ministério da Saúde no repasse das transferências para os municípios. Além disso, garantirá maior acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Primária à Saúde.  

A informação é da apoiadora institucional da Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, ao adiantar que o trabalho  para o cadastro permanente, que é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, visa alcançar as metas estabelecidas pelo Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.

Dayse explicou que no ano passado, o PPB começou a ser implantado com a proposta de incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nas unidades de saúde, visando ampliar o vínculo entre os pacientes e as equipes de saúde. Segundo ela,  os indicadores para o sucesso desse programa  dependem da participação dos usuários tanto no cadastramento quanto na busca pelos serviços oferecidos  nas unidades de saúde do município pelo SUS.

Entre os indicadores apontados por ela, estão consultas de pré-natal regular e a realização de exames para a detecção de doenças como sífilis e HIV por parte das gestantes, a boa receptividade dos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares, a busca de vacinas contra a poliomielite, indicada para crianças a partir de dois meses até menores de 5 anos de idade, e a aferição de pressão arterial regular de pessoas hipertensas nas unidades de saúde.

O controle do diabetes, com a solicitação de exames e de insulina pelos portadores, saúde na escola e a saúde bucal, serviços gratuitos e de fácil acesso aos usuários também foram destacados pela apoiadora institucional da Educação Permanente da Atenção Primária. “Itabuna tem feito acompanhamento e monitoramento de todo o processo, buscando parcerias institucionais e adquirindo ferramentas de apoio como cursos de capacitação e treinamento para os servidores da saúde pública em Itabuna”

A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, reforçou a importância da atualização cadastral de toda a população itabunense a fim de que o município continue sendo beneficiado pelo Programa Previne Brasil. Ela também ressaltou o importante trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde  das famílias, por meio do acompanhamento domiciliar  e na orientação para acesso ao Sistema Único de Saúde.

 “Os  agentes são responsáveis pelo mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais do município, pois, conhecem as famílias na sua área de atuação, são o elo entre o poder público e a comunidade”, concluiu a diretora, lembrando que, atualmente, o município conta com cerca de 380 Agentes Comunitários de Saúde.
___________________________________

Boletim Covid-19 – 05.08.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.384 de pacientes curados, 34.321 confirmados, sendo 312 casos ativos; internados em UTI  32; leitos de UTI disponíveis 17;  internados em leitos clínicos, 14 leitos clínicos disponíveis, 32; e 625 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você



ACM Neto diz que sua marca é o diálogo

‘Minha marca é o diálogo’ diz ACM Neto ao comentar política itabunense

ACM Neto - pre-candidato a governo do estado


Em resposta ao jornalista Oziel Aragão, Neto reafirmou sua oposição ao Governo do Estado, mas que sua marca é o diálogo, e quer projetar o futuro.

“Em Itabuna, temos o vice-prefeito, Enderson Guinho (DEM), que é uma grande liderança, logo que nos conhecemos fiquei impressionado com sua capacidade política, um exemplo da nova geração de políticos que precisam de espaço.” disse.

Empresário Jorge Som dá adeus a este mundo

(Sua morte causou muita surpresa aos amigos)

QUE DEUS, NOSSO PAI DO ALTÍSSIMO, LHE CONCEDA A  LUZ  ETERNA
 Vitimado de AVC, faleceu na noite desta quarta-feira 4, no Hospital Calixto Midlej Filho em Itabuna, o conhecidíssimo empresário do setor de som automobilístico, Jorge Luís Farias (o nosso querido Jorge Som), com 64 anos de idade.

A sua loja, funcionando por muitos anos, fica localizada na Rua Juca Leão. O seu estabelecimento com cerca de 45 anos de comercio itabunense, era uma das principais lojas de instalação de som automobilístico e venda de peças do gênero de Itabuna. Com muito constrangimento o setor na cidade e centenas de amigos, receberam a notícia com surpresa.

O seu corpo, após ser velado no SAF, na manhã desta quinta-feira, 5, foi sepultado às 14h, no cemitério do Campo Santo da Santa Casa de Misericórdia. Jorge Som, deixa esposa Carmem e três filhos.   “Mesmo que ande pelo vale da morte terei vida! ”.      

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Em dia histórico, Câmara aprova texto-base da privatização dos Correios

Projeto autoriza exploração privada de todos os serviços postais e submete o setor à regulação da Anatel


Do - Diário do Poder - A Câmara dos Deputados aprovou, por 286 votos a 173, o texto-base do projeto que autoriza a exploração pela iniciativa privada de todos os serviços postais e estabelece condições para a privatização dos Correios, além de submeter o setor à regulação da Anatel.

Segundo o substitutivo aprovado, do deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), o monopólio para carta e cartão postal, telegrama e correspondência agrupada continuará com a ECT por mais cinco anos, podendo o contrato de concessão estipular prazo superior.

Atualmente, a iniciativa privada participa da exploração dos serviços postais por meio de franquias, mas os preços seguem tabelas da ECT, que detém o monopólio de vários serviços. Entretanto, já existe concorrência privada para a entrega de encomendas, por exemplo.

Os deputados analisam agora os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar trechos do texto. (Com informações da Agência Câmara)

ITABUNA EM FOCO: Hospital de Base melhora o fluxo no Pronto-Socorro com a reativação de enfermaria A

Hospital de Base melhora o fluxo no Pronto-Socorro com a reativação de enfermaria A

Nas últimas 24 horas, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães conseguiu melhorar o fluxo de pacientes internados na emergência, depois da reativação de mais uma enfermaria. A diretora-presidente da Fundação de Atenção à Saúde (Fasi), Fernanda Cândida Ludgero, lembra que o hospital passou um longo período com uma média de 60 pacientes internados no Pronto-Socorro, à espera de um leito na unidade hospitalar.


A nova presidente, que assumiu o cargo na segunda-feira passada, dia 2, comemora a reativação da enfermaria A, antes destinada a pacientes clínicos com a Covid-19. “A unidade estava desativada devido à redução dos internamentos de pacientes clínicos acometidos pela doença. Por isso, decidimos devolver a enfermaria para pacientes que são perfil de um hospital de traumas”, explica.

A enfermaria A conta com 38 leitos, sendo que neste primeiro momento, 15 foram reativados e os demais serão disponibilizados, gradativamente.

Por ser um hospital ‘portas abertas’, atendendo pacientes de 22 municípios do Sul do Estado, de acordo com a presidente da Fasi, o Hospital de Base atende além da sua capacidade. Por isso, todo o sistema fica estrangulado.


“São 200 leitos lotados e cerca de 60 pacientes rotineiramente internados na emergência, o que estava levando ao Hospital de Base a trabalhar com 130% de sua capacidade instalada para funcionamento”, acrescenta Fernanda Ludgero.

Ela lembra que a unidade tem perfil para urgência e emergência, mas termina atendendo pacientes com outros perfis, o que reflete diretamente na superlotação. “Continuaremos tendo como foco uma gestão humanizada, mas será implantado um sistema de acolhimento com classificação de risco para identificar pacientes que sejam realmente perfil do hospital, na tentativa de agilizar o atendimento e organizar o Pronto-Socorro”, ressalta.


A necessidade de fortalecer a parceria com as Secretarias e Diretorias de Saúde dos municípios que encaminham pacientes para o Hospital de Base também foi sinalizada pela presidente da Fasi.

“Destes 22 municípios, pelo menos 15 contam com hospitais que podem atender pacientes classificados como casos leves e moderados. Além disso, têm condições de aceitar pacientes estáveis que estiverem no Hospital de Base para dar continuidade ao tratamento”, finaliza.
_____________________________

 Campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento

O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar no próximo dia 12, às 14 horas, um evento para incentivar  a Campanha Agosto Dourado nos bairros São Pedro, Zizo e Conceição. Em Itabuna, a exemplo dos demais municípios brasileiros, o mês é dedicado à conscientização de gestantes e  puérperas sobre a importância do aleitamento materno.

O evento que vai orientar mulheres acompanhadas pelas equipes médica e de enfermagem das unidades Lavínia Magalhães, no Conceição, Simão Fitterman, no São Pedro, e John Leahy, no Bairro de Zizo, será  realizado no  Espaço  Social da Igreja Batista Boas Novas , localizado no São Pedro   A ação também será voltada  às gestantes que fazem o pré-natal na  rede privada.

Os agentes Comunitários de Saúde orientam as mulheres a levar a acompanhante do parto, pois entendem que a família precisa estar envolvida no processo de aleitamento.
 
 Para a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, amamentar promove a intimidade mãe-filho. “Além desse contato, o leite é o alimento mais completo para que o bebê se desenvolva com saúde durante os seis primeiros meses de vida", orienta.

A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, disse que a promoção do aleitamento materno também traz o incentivo sobre a doação do leite para que mais crianças tenham acesso a esse alimento, que é fonte de vida”, destaca. A Campanha Agosto Dourado está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que atende a vários municípios.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Baleeiro, a campanha é fundamental para esclarecer as mães, doulas e acompanhantes sobre a amamentação. “Temos o papel de apoiar, assegurar e promover o aleitamento materno.  Também orientamos as mães de bebês que estão na UTI para que não deixem de amamentar, caso haja liberação médica.
_____________________________


Moradores satisfeitos com melhoria das vias públicas do Parque Santa Clara


Moradores do Parque Santa Clara, na zona oeste da cidade, estão satisfeitos com as intervenções realizadas pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) da Prefeitura de Itabuna. Todas as ruas do bairro foram beneficiadas com serviços de patrolamento, encascalhamento e compactação do solo.

Moradora da Rua Guarapari há cinco anos, Rute Magalhães Santos, comenta que nunca viu a Administração municipal realizar tantas melhorias no bairro em tão pouco tempo. Ela conta que a população do Parque Santa Clara sofreu muito com a má conservação das ruas em anos anteriores.

“Esta é a primeira vez que a gente tem o benefício. Agradeço a atenção do governo Augusto Castro que trabalhou na melhoria das ruas em todo o bairro e não apenas em uma das ruas. Estou muito feliz e acredito que ele fará melhorias em toda a cidade”, comentou Rute Santos.

Já Carlos Santana, morador do bairro há 25 anos, diz que agora os moradores não têm mais dificuldades para circular. “Estava horrível, pela quantidade de buracos, mas agora ficou bem melhor”, afirma. O patrolamento também removeu a vegetação que nasceu em algumas ruas pelo baixo fluxo de veículos e pelo longo tempo sem manutenção.

 De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, os serviços de patrolamento, encascalhamento e compactação do solo em ruas ainda sem pavimentação vão continuar. “Esta era uma reivindicação antiga da população do Parque Santa Clara. Agora, estão todos felizes com os serviços que executamos”, declarou.

Ele disse que contemplar todas as ruas foi determinação do prefeito Augusto Castro que tem atuado firmemente na captação de recursos, via emendas parlamentares, para executar o maior programa de saneamento e urbanização da cidade.  Sousa lembrou que o canal de macrodrenagem também está passando por completa limpeza, através de uma intervenção da Emasa que tem atuado conjuntamente com a Prefeitura.
_____________________________

Proposta de transformar lixões em áreas verdes ganha mais adesões 

O Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos trabalha diariamente para transformar Itabuna numa cidade referência em organização, limpeza e  melhor visual urbanístico. Para isso, tem contado com a adesão de moradores que abraçaram a proposta de transformar pontos viciados de lixo em áreas verdes.

Graças a este empenho dos profissionais da limpeza pública, a Prefeitura tem conseguido a cada dia mais participação das comunidades. Até agora 46 bairros  já adotaram a ideia, que surgiu no início da atual gestão quando foram detectados 116 pontos viciados de lixo e entulhos, problema urbano que preocupa a Administração municipal.  

Pelos menos em dois locais onde havia terrenos baldios que eram depósito irregular de lixo e entulhos, agora existem plantas ornamentais que dão vida à paisagem.

“É ainda preocupante, o acúmulo de descartes de entulhos em áreas como praças ou terrenos baldios, pois, motiva alguns moradores a também jogar lixo e outros resíduos junto àqueles materiais descartados incorretamente”, diz o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Souza Lino Filho.

“Que bom que essa realidade que está mudando aos poucos, graças à ação permanente de profissionais dos diversos Departamentos, a exemplo de limpeza e iluminação pública e de manutenção que trabalham de forma sincronizada na conscientização da comunidade”, acrescenta.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, confirma que dezenas de moradores abraçaram a proposta do poder público em garantir uma cidade limpa, organizada e bonita. “Esse bom exemplo deve ser seguido por todos”, sugere.

Ele lembra que as pessoas também podem contribuir com o esforço para uma cidade mais limpa  denunciando locais onde existem entulhos ou lixo acumulado. O contato do Departamento de Limpeza Pública é (73) 3612–9825. O atendimento funciona das 8 às 14 horas.
_____________________________
Unidades Básicas  e de Saúda da Família retomam atendimento em Saúde Bucal
Desde o início da gestão, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tem trabalhado pelo restabelecimento da qualidade da saúde pública do município, começando pelas Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF). A odontologia foi uma das primeiras ações contempladas com essa atenção, sendo a primeira adquirir novos equipamentos mediante processo licitatório para viabilizar o  serviço em algumas unidades.

Entre o final do primeiro e início do segundo semestre de gestão, a Odontologia da Atenção Básica trouxe novidades para a saúde bucal do município com a chegada dos equipamentos adquiridos, como autoclaves e micromotores. Além disso, novos aparatos tecnológicos também foram entregues por meio do convênio com a Faculdade Santo Agostinho (FASA), a exemplo dos ultrassons e compressores.

Por isso, foi possível substituir equipamentos odontológicos defasados em pelo menos 10 unidades para a retomada do serviço, como a exemplo da USF Möise Hage, no Lomanto, que foi requalificada e as unidades Fátima I, no Fátima, Renan Moreira, no Parque Boa Vista, e Emanoel Leão, de Nova Ferradas, Manoel Rodrigues, João Monteiro, Simão Fitterman, dentre outras.

Além disso, há mais 10 unidades prestes a retornar com os serviços, restando apenas pequenos ajustes como manutenção e entrega dos equipamentos, a exemplo da unidade Fátima II, Alberto Teixeira Barreto, Nilton Ramos de Almeida e Dilson Cordier.

O diretor de Saúde Bucal, Mário Brum, celebrou a retomada dos serviços odontológicos e os investimentos direcionados à odontologia. “Temos 32 unidades de saúde no município e já conseguimos restabelecer o serviço em 10 unidades que não funcionavam. Vamos trazer o serviço de volta à comunidade e, isso é um avanço gigante”, afirma.

A diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, destaca que são desdobramentos e reflexo da qualidade do serviço que tem sido implantado nos postos de saúde. “A odontologia é um serviço essencial e que precisamos oferecer à população. Não temos poupado esforços em trazer um atendimento digno, humano e de qualidade à todos”, pontua.

A secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, atribui esse progresso ao comprometimento que tem sido dado à Atenção Básica, enquanto ‘porta de entrada’ aos serviços da saúde. “Todos esses avanços, a chegada de novos equipamentos com tecnologia de ponta e manutenção em dias e equipe qualificada são reflexos do investimento da gestão do prefeito Augusto Castro.  Nossa meta é devolver a humanização e o serviço de saúde bucal a todas unidades básicas”, declarou.
_____________________________
Decreto de restrição da locomoção noturna

A Prefeitura de Itabuna fez alterações  na restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Por meio do
Decreto nº 14.561, publicado hoje, dia 5, o horário passa  a ser de 1 às 5h, até o dia 10 no Município.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estipulado no caput deste artigo (1h), de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

Cada segmento comercial deverá seguir os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos, sendo respeitado o horário estipulado.

Ficam permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até 1 hora. Fica permitida a execução de som ao vivo nos bares, restaurantes e similares, com estrutura de som ambiente, mantendo o devido distanciamento bem como o cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança estabelecidas no protocolo de prevenção.

A comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, da meia-noite e meia às 5 h, fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio(delivery).

Os eventos desportivos coletivos e amadores, estão permitidos desde que sem a presença de
público.
________________________________



Boletim Covid-19 – 05.08.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.351 de pacientes curados, 34.271 confirmados, sendo 296 casos ativos; internados em UTI  29; leitos de UTI disponíveis 20;  internados em leitos clínicos, 12 leitos clínicos disponíveis, 34; e 624 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna 

 










Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...