quarta-feira, 4 de agosto de 2021

ITABUNA EM FOCO: Itabuna terá novas medidas restritivas a partir de dez de Agosto

Prefeitura prorroga medidas restritivas de circulação noturna na cidade 

A Prefeitura de Itabuna publicou novo decreto em que restringe até 10 de agosto a locomoção noturna, vedando a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. De acordo com o Decreto de nº 14.558, publicado na edição eletrônica do Diário Oficial de ontem, dia 3, a medida vale da meia-noite às 5 h até o próximo dia 10.

Por isso, permanece proibida a comercialização de bebida alcoólica a partir das 23h30, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), a prática de atividades esportivas coletivas amadoras e que promovam contato físico, a realização de eventos e atividades com público superior a 200 pessoas, bem como shows, festas públicas e privadas (aniversários, confraternizações e recepções festivas), independente do número de participantes.

Cada segmento comercial deverá seguir os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos, sendo respeitado o horário estipulado. Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação ficam liberados até meia-noite.

Já o transporte coletivo municipal funcionará até às 22h30

A comercialização de bebida alcoólica fica proibida em quaisquer estabelecimentos, das 22h30min às 5 h, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Está permitida a execução de som ao vivo nos bares, restaurantes e similares, com estrutura de som ambiente, mantendo o devido distanciamento bem como o cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança estabelecidas no protocolo de prevenção.

Proprietários dos estabelecimentos e músicos que estiverem se apresentando possuem a responsabilidade de controlar e coibir todo e qualquer ato que venha causar descumprimento do protocolo, especialmente o distanciamento e aglomerações, sendo proibidas quaisquer atividades interativas que gerem contato ou proximidade entre os clientes, a exemplo de dança, entre outras.

Conforme Termo de Compromisso formalizado entre os representantes musicais e dos estabelecimentos do segmento de bares, restaurantes e similares, nos casos de descumprimento de quaisquer medidas dos protocolos de saúde e segurança, os infratores estarão sujeitos às penalidades cabíveis, em especial, a aplicação de multas e o fechamento do estabelecimento por tempo determinado, através dos órgãos municipais de fiscalização.
___________________________________

Nesta quinta-feira cadastramento de vendedores ambulantes 

A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) da Prefeitura de Itabuna iniciará o cadastramento dos vendedores ambulantes da área central da cidade. O processo será dividido em duas etapas, sendo que a primeira nesta quinta-feira, dia 5, nos principais locais de concentração: Avenida do Cinquentenário e praças Adami e Otávio Mangabeira (Camacan).


A outra, na próxima terça-feira, dia 10, com a participação de outras secretarias municipais. Nos dois dias, o trio de prepostos ou fiscais da Sicer estará munido de crachás. Eles vão atuar sempre entre as 8 e 10 horas.  

A proposta da Prefeitura é traçar o perfil dos cerca de 130 ambulantes e o tipo de produto que comercializam ao longo da Avenida do Cinquentenário e suas transversais, e, principalmente,  promover a reorganização do comércio informal de modo que atenda aos anseios tanto dos ambulantes quanto dos comerciantes, conforme o plano de ação da atual gestão municipal.

O titular da Sicer, Ricardo Xavier, lembra que essa proposta já foi amplamente discutida durante reuniões ao longo de dois meses promovidas por uma comissão formada por representantes das secretarias municipais de Planejamento, Transporte e Trânsito (Settran), Saúde, Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) e Segurança e Ordem Pública (Sesop). Representantes do comércio formal e informal também participaram para apresentar suas demandas.

Ricardo disse que o diálogo foi importante, porque o poder público, a classe empresarial e os ambulantes chegaram a um consenso após as discussões em vários momentos. Cada segmento foi ouvido individualmente e de forma coletiva sobre o tema na busca pelo reordenamento do comércio na área central, abrindo calçadas e passeios para os transeuntes.  

“Acreditamos que com as mudanças que deverão ocorrer, a partir da conclusão do cadastramento, todos os segmentos devem ser beneficiados e a cidade como um todo”, concluiu o titular da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.
___________________________________
Melhorias nas ruas do Parque Santa Clara

Até  hoje, dia 4,  dez das 12 ruas do Parque Santa Clara já receberam melhorias que estão sendo executadas nesta semana pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna. Os serviços incluem patrolamento, encascalhamento e compactação do solo com rolo para maior durabilidade e devem ser finalizados até sexta-feira.


O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, explica que por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) os equipamentos da Prefeitura têm atuado na manutenção das ruas, avenidas, praças e outros logradouros públicos. “A ação tem acontecido em toda a cidade, já que foi definido um programa para atender às necessidades da população, principalmente em relação às vias públicas”, afirmou.

Segundo Sousa, as ruas Cariacica, Aracaju, Anchieta, Leopoldina, Guarapari, Colatina, Itaguaçu, Itararana, Vitória, Muniz Ferreira e São Mateus e a extensão da Avenida Manoel Chaves, estão sendo beneficiadas pelos serviços executados pelas equipes da Superintendência de Serviços Públicos.


“Além da zona urbana, a exemplo do bairro Santa Clara, também temos feito a manutenção de estradas rurais e alcançado distritos”, afirmou.
_____________________________

  Boletim Covid-19 – 04.08.2021



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.315 de pacientes curados, 34.223 confirmados, sendo 286 casos ativos; internados em UTI  34; leitos de UTI disponíveis 15;  internados em leitos clínicos, 07 leitos clínicos disponíveis, 39; e 622 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...