quinta-feira, 5 de agosto de 2021

ITABUNA EM FOCO: Hospital de Base melhora o fluxo no Pronto-Socorro com a reativação de enfermaria A

Hospital de Base melhora o fluxo no Pronto-Socorro com a reativação de enfermaria A

Nas últimas 24 horas, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães conseguiu melhorar o fluxo de pacientes internados na emergência, depois da reativação de mais uma enfermaria. A diretora-presidente da Fundação de Atenção à Saúde (Fasi), Fernanda Cândida Ludgero, lembra que o hospital passou um longo período com uma média de 60 pacientes internados no Pronto-Socorro, à espera de um leito na unidade hospitalar.


A nova presidente, que assumiu o cargo na segunda-feira passada, dia 2, comemora a reativação da enfermaria A, antes destinada a pacientes clínicos com a Covid-19. “A unidade estava desativada devido à redução dos internamentos de pacientes clínicos acometidos pela doença. Por isso, decidimos devolver a enfermaria para pacientes que são perfil de um hospital de traumas”, explica.

A enfermaria A conta com 38 leitos, sendo que neste primeiro momento, 15 foram reativados e os demais serão disponibilizados, gradativamente.

Por ser um hospital ‘portas abertas’, atendendo pacientes de 22 municípios do Sul do Estado, de acordo com a presidente da Fasi, o Hospital de Base atende além da sua capacidade. Por isso, todo o sistema fica estrangulado.


“São 200 leitos lotados e cerca de 60 pacientes rotineiramente internados na emergência, o que estava levando ao Hospital de Base a trabalhar com 130% de sua capacidade instalada para funcionamento”, acrescenta Fernanda Ludgero.

Ela lembra que a unidade tem perfil para urgência e emergência, mas termina atendendo pacientes com outros perfis, o que reflete diretamente na superlotação. “Continuaremos tendo como foco uma gestão humanizada, mas será implantado um sistema de acolhimento com classificação de risco para identificar pacientes que sejam realmente perfil do hospital, na tentativa de agilizar o atendimento e organizar o Pronto-Socorro”, ressalta.


A necessidade de fortalecer a parceria com as Secretarias e Diretorias de Saúde dos municípios que encaminham pacientes para o Hospital de Base também foi sinalizada pela presidente da Fasi.

“Destes 22 municípios, pelo menos 15 contam com hospitais que podem atender pacientes classificados como casos leves e moderados. Além disso, têm condições de aceitar pacientes estáveis que estiverem no Hospital de Base para dar continuidade ao tratamento”, finaliza.
_____________________________

 Campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento

O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar no próximo dia 12, às 14 horas, um evento para incentivar  a Campanha Agosto Dourado nos bairros São Pedro, Zizo e Conceição. Em Itabuna, a exemplo dos demais municípios brasileiros, o mês é dedicado à conscientização de gestantes e  puérperas sobre a importância do aleitamento materno.

O evento que vai orientar mulheres acompanhadas pelas equipes médica e de enfermagem das unidades Lavínia Magalhães, no Conceição, Simão Fitterman, no São Pedro, e John Leahy, no Bairro de Zizo, será  realizado no  Espaço  Social da Igreja Batista Boas Novas , localizado no São Pedro   A ação também será voltada  às gestantes que fazem o pré-natal na  rede privada.

Os agentes Comunitários de Saúde orientam as mulheres a levar a acompanhante do parto, pois entendem que a família precisa estar envolvida no processo de aleitamento.
 
 Para a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, amamentar promove a intimidade mãe-filho. “Além desse contato, o leite é o alimento mais completo para que o bebê se desenvolva com saúde durante os seis primeiros meses de vida", orienta.

A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, disse que a promoção do aleitamento materno também traz o incentivo sobre a doação do leite para que mais crianças tenham acesso a esse alimento, que é fonte de vida”, destaca. A Campanha Agosto Dourado está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que atende a vários municípios.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Baleeiro, a campanha é fundamental para esclarecer as mães, doulas e acompanhantes sobre a amamentação. “Temos o papel de apoiar, assegurar e promover o aleitamento materno.  Também orientamos as mães de bebês que estão na UTI para que não deixem de amamentar, caso haja liberação médica.
_____________________________


Moradores satisfeitos com melhoria das vias públicas do Parque Santa Clara


Moradores do Parque Santa Clara, na zona oeste da cidade, estão satisfeitos com as intervenções realizadas pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) da Prefeitura de Itabuna. Todas as ruas do bairro foram beneficiadas com serviços de patrolamento, encascalhamento e compactação do solo.

Moradora da Rua Guarapari há cinco anos, Rute Magalhães Santos, comenta que nunca viu a Administração municipal realizar tantas melhorias no bairro em tão pouco tempo. Ela conta que a população do Parque Santa Clara sofreu muito com a má conservação das ruas em anos anteriores.

“Esta é a primeira vez que a gente tem o benefício. Agradeço a atenção do governo Augusto Castro que trabalhou na melhoria das ruas em todo o bairro e não apenas em uma das ruas. Estou muito feliz e acredito que ele fará melhorias em toda a cidade”, comentou Rute Santos.

Já Carlos Santana, morador do bairro há 25 anos, diz que agora os moradores não têm mais dificuldades para circular. “Estava horrível, pela quantidade de buracos, mas agora ficou bem melhor”, afirma. O patrolamento também removeu a vegetação que nasceu em algumas ruas pelo baixo fluxo de veículos e pelo longo tempo sem manutenção.

 De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, os serviços de patrolamento, encascalhamento e compactação do solo em ruas ainda sem pavimentação vão continuar. “Esta era uma reivindicação antiga da população do Parque Santa Clara. Agora, estão todos felizes com os serviços que executamos”, declarou.

Ele disse que contemplar todas as ruas foi determinação do prefeito Augusto Castro que tem atuado firmemente na captação de recursos, via emendas parlamentares, para executar o maior programa de saneamento e urbanização da cidade.  Sousa lembrou que o canal de macrodrenagem também está passando por completa limpeza, através de uma intervenção da Emasa que tem atuado conjuntamente com a Prefeitura.
_____________________________

Proposta de transformar lixões em áreas verdes ganha mais adesões 

O Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos trabalha diariamente para transformar Itabuna numa cidade referência em organização, limpeza e  melhor visual urbanístico. Para isso, tem contado com a adesão de moradores que abraçaram a proposta de transformar pontos viciados de lixo em áreas verdes.

Graças a este empenho dos profissionais da limpeza pública, a Prefeitura tem conseguido a cada dia mais participação das comunidades. Até agora 46 bairros  já adotaram a ideia, que surgiu no início da atual gestão quando foram detectados 116 pontos viciados de lixo e entulhos, problema urbano que preocupa a Administração municipal.  

Pelos menos em dois locais onde havia terrenos baldios que eram depósito irregular de lixo e entulhos, agora existem plantas ornamentais que dão vida à paisagem.

“É ainda preocupante, o acúmulo de descartes de entulhos em áreas como praças ou terrenos baldios, pois, motiva alguns moradores a também jogar lixo e outros resíduos junto àqueles materiais descartados incorretamente”, diz o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Souza Lino Filho.

“Que bom que essa realidade que está mudando aos poucos, graças à ação permanente de profissionais dos diversos Departamentos, a exemplo de limpeza e iluminação pública e de manutenção que trabalham de forma sincronizada na conscientização da comunidade”, acrescenta.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, confirma que dezenas de moradores abraçaram a proposta do poder público em garantir uma cidade limpa, organizada e bonita. “Esse bom exemplo deve ser seguido por todos”, sugere.

Ele lembra que as pessoas também podem contribuir com o esforço para uma cidade mais limpa  denunciando locais onde existem entulhos ou lixo acumulado. O contato do Departamento de Limpeza Pública é (73) 3612–9825. O atendimento funciona das 8 às 14 horas.
_____________________________
Unidades Básicas  e de Saúda da Família retomam atendimento em Saúde Bucal
Desde o início da gestão, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tem trabalhado pelo restabelecimento da qualidade da saúde pública do município, começando pelas Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF). A odontologia foi uma das primeiras ações contempladas com essa atenção, sendo a primeira adquirir novos equipamentos mediante processo licitatório para viabilizar o  serviço em algumas unidades.

Entre o final do primeiro e início do segundo semestre de gestão, a Odontologia da Atenção Básica trouxe novidades para a saúde bucal do município com a chegada dos equipamentos adquiridos, como autoclaves e micromotores. Além disso, novos aparatos tecnológicos também foram entregues por meio do convênio com a Faculdade Santo Agostinho (FASA), a exemplo dos ultrassons e compressores.

Por isso, foi possível substituir equipamentos odontológicos defasados em pelo menos 10 unidades para a retomada do serviço, como a exemplo da USF Möise Hage, no Lomanto, que foi requalificada e as unidades Fátima I, no Fátima, Renan Moreira, no Parque Boa Vista, e Emanoel Leão, de Nova Ferradas, Manoel Rodrigues, João Monteiro, Simão Fitterman, dentre outras.

Além disso, há mais 10 unidades prestes a retornar com os serviços, restando apenas pequenos ajustes como manutenção e entrega dos equipamentos, a exemplo da unidade Fátima II, Alberto Teixeira Barreto, Nilton Ramos de Almeida e Dilson Cordier.

O diretor de Saúde Bucal, Mário Brum, celebrou a retomada dos serviços odontológicos e os investimentos direcionados à odontologia. “Temos 32 unidades de saúde no município e já conseguimos restabelecer o serviço em 10 unidades que não funcionavam. Vamos trazer o serviço de volta à comunidade e, isso é um avanço gigante”, afirma.

A diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, destaca que são desdobramentos e reflexo da qualidade do serviço que tem sido implantado nos postos de saúde. “A odontologia é um serviço essencial e que precisamos oferecer à população. Não temos poupado esforços em trazer um atendimento digno, humano e de qualidade à todos”, pontua.

A secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, atribui esse progresso ao comprometimento que tem sido dado à Atenção Básica, enquanto ‘porta de entrada’ aos serviços da saúde. “Todos esses avanços, a chegada de novos equipamentos com tecnologia de ponta e manutenção em dias e equipe qualificada são reflexos do investimento da gestão do prefeito Augusto Castro.  Nossa meta é devolver a humanização e o serviço de saúde bucal a todas unidades básicas”, declarou.
_____________________________
Decreto de restrição da locomoção noturna

A Prefeitura de Itabuna fez alterações  na restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Por meio do
Decreto nº 14.561, publicado hoje, dia 5, o horário passa  a ser de 1 às 5h, até o dia 10 no Município.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estipulado no caput deste artigo (1h), de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

Cada segmento comercial deverá seguir os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos, sendo respeitado o horário estipulado.

Ficam permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até 1 hora. Fica permitida a execução de som ao vivo nos bares, restaurantes e similares, com estrutura de som ambiente, mantendo o devido distanciamento bem como o cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança estabelecidas no protocolo de prevenção.

A comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, da meia-noite e meia às 5 h, fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio(delivery).

Os eventos desportivos coletivos e amadores, estão permitidos desde que sem a presença de
público.
________________________________



Boletim Covid-19 – 05.08.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.351 de pacientes curados, 34.271 confirmados, sendo 296 casos ativos; internados em UTI  29; leitos de UTI disponíveis 20;  internados em leitos clínicos, 12 leitos clínicos disponíveis, 34; e 624 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...