sábado, 17 de abril de 2021

Princípe Philip é sepultado em jazigo da família real

Príncipe Philip é sepultado em jazigo da família real depois de cerimônia restrita


Caixão foi carregado em jipe adaptado de acordo com ideias do príncipe, que planejou o próprio funeral

Do - Diário do Poder - Um antigo jipe modificado pelo próprio príncipe Philip foi responsável por carregar hoje o caixão do marido da rainha Elizabeth II na cerimônia fúnebre no palácio de Windsor, com apenas 30 convidados devido às restrições da pandemia da covid-19.

O veículo, um Land Rover Defender, foi pintado de verde militar e adaptado de forma a funcionar como um carro funerário, de acordo com as ideias e desejos do duque de Edimburgo, que planejou meticulosamente seu próprio funeral, ao longo de 18 anos.

Em vez de um cortejo de 40 quilômetros aberto ao público do centro de Londres até ao palácio de Windsor, a necessidade de evitar aglomerações levou à decisão de conter os preparativos dentro dos muros da propriedade real, onde o príncipe consorte morreu aos 99 anos em 9 de abril.

Os quatro filhos, príncipes Charles, Andrew, Edward e Anne, bem como os netos William e Harry, acompanharam o veículo a pé até à Capela de São Jorge, também no castelo. A rainha Elizabeth fará o trajeto de carro.

O príncipe Philip cumpriu serviço na Marinha Real britânica e combateu na Segunda Guerra Mundial, tendo chegado à patente de comandante, mas abandonou a carreira quando Elizabeth II subiu ao trono.

Um toque militar usado nos navios da Marinha para colocar as tripulações em posição de combate, chamado Action Stations, foi especialmente solicitado, tal como The Last Post, normalmente tocado em funerais de soldados.

Evandro faz 89 anos de muita dedicação e história por Itabuna

Aqui, abraçado por seus filhos: Rosana e Robson Barreto
No último dia 15 de Abril, fez mais um aniversário, entre muitos, que virão por ai, o Sr. José EVANDRO, um verdadeiro cavalheiro, um gentleman itabunense. Sr. Evandro, como é mais conhecido, pelos amigos, completou 89 anos, de muita história e luta por nossa querida Itabuna. Merecia, em vida, uma grande homenagem.

foi por muitos anos funcionário da agencia bancária de Nicodemos Barreto e Moisés Materiais de Construção, conforme cita uma parte da história, aqui republicada. Veja:    

Nicodemos Barreto


Como proprietário da Fazenda Progresso, uma fazenda modelo para a época, toda ornamentada e com uma grande cachoeira do rio do mesmo nome, tendo outras interligadas, formava um conjunto. ao sul do município de Itabuna – entre elas - a “Progressinha”, “Santa Terezinha”, “São Bento”, “Duas Barras” “Buerarema”, “São Roque” e mais algumas que faziam divisa com o município de Buerarema. Nestas fazendas de cacau, ele colhia cerca de 40 mil arrobas do produto, quando o cacau era considerado o fruto de ouro e Itabuna a Capital do Cacau.

Mais tarde em parte dessas terras foram criados os bairros: São Judas Tadeu, Pedro Jerônimo (bairro que leva o nome do cidadão que adquiriu a Fazenda Progresso em mãos dos seus filhos) e São Pedro.

Na Fazendo Progresso, o empresário e agricultor Nicodemos Barreto recebia os seus amigos, para coquetéis, festas, levados a bebidas e churrascos e, também, para um bate-papo, tudo voltado para as questões e desenvolvimento regional, principalmente Itabuna.

Na fazenda também recebeu altas personalidades políticas da época, como o presidente da Nicarágua, Anastácio Somoza, Ademar de Barros, governador de São Paulo, Lomanto Junior, governador da Bahia, e outros.

Nicodemos mantinha na fazenda, para divertimento seu e dos familiares e amigos, um campo de futebol, local muitas vezes requisitado pelos desportistas, e até mesmo pelo time profissional do Bahia, que quando vinha a região gostava de treinar no campo da Fazenda que oferecia toda a segurança e conforto.

Na propriedade também havia um cinema onde muita gente da área rural, e até mesmo do centro de Itabuna ia assistir os filmes, percorrendo os dez quilômetros até lá, apesar de Itabuna contar, na época, com cinco cinemas: Catalunha, Marabá, Itabuna, Plaza e Oásis.

No inicio de sua carreira tinha também atividades políticas e era bastante solicito, atencioso e querido.

O comerciante e empresário ativo em Itabuna nos anos 50 e 60, Nicodemos Barreto, além de manter várias casas no comércio de Itabuna, também contava com uma agencia bancária de sua propriedade na Avenida Adolfo Maron, onde trabalharam figuras das mais conhecidas, como os senhores Antonio Nery, residente na Rua São Pedro, bairro de Fátima, Sebastião Machado, residente na 13 de Maio, centro de Itabuna, José Evandro, residente no bairro do Pontalzinho e Etevaldo Santana, que por muito tempo foi tesoureiro da Prefeitura de Itabuna, e que continuam residindo em nossa cidade, vivos e com muita saúde, apesar da idade avançada, para contar esses fatos

Após sua morte, sua fortuna entrou em decadência, pois seus filhos, apesar de terem contribuído com a comunidade, participando ativamente da vida social e política, não conseguiram mantê-la e seguir os passos progressistas do pai na área econômica.

Como exemplo, basta lembrar que Carlito comprou a então Rádio Clube de Itabuna (hoje Nacional) e a doou aos frades capuchichos e Fernando Barreto que foi vereador, vice-prefeito, prefeito por 6 (seis) meses e secretário de governo. Além desses, também foram importantes para a comunidade outros dois filhos: Alberto e Walter Barreto. Apenas um filho de Nicodemos ainda vive e reside na região: o jornalista José Walter Barreto, funcionário público federal.

Informações: José Evandro
Texto; Joselito dos Reis
Revisão: Gonzalez Pereira
Visite também: http://expressaounica.blogspot.com/http/www.historiadeitabuna.com.br/

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Emasa e Bombeiros vão ampliar em 150% número de hidrantes em Itabuna

Veja onde serão instalados equipamentos, fundamentais no combate a incêndios


Do - Diário Bahia - Águas e Saneamento (Emasa) e o 4º Grupamento de Bombeiros Militares está possibilitando a instalação de novos hidrantes em Itabuna para auxiliar o socorro a incêndios. Foram adquiridas 15 unidades que serão colocadas em pontos estratégicos pré-definidos.

Segundo o diretor técnico da Emasa, Bruno Mendonça, além da aquisição dos novos equipamentos, passaram por manutenção aqueles já existentes. “Os dez hidrantes que haviam na cidade passaram por uma minuciosa vistoria e serviço de manutenção. Dentro da programação estabelecida com o comando do Corpo de Bombeiros, a cada mês vamos instalar dois novos hidrantes em pontos que foram definidos”, informa Mendonça.

A aquisição dos novos equipamentos de segurança significa um aumento de 150% na rede de hidrantes de Itabuna. “Nos últimos anos não houve cidade na Bahia que tenha viabilizado uma ampliação desse tamanho em sua rede de hidrantes”, afirma o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente-coronel Manfredo Silva Santana.

Plenas condições de uso

O comandante destaca que Itabuna é uma cidade extremamente verticalizada e uma rede de hidrantes bem planejada e bem instalada, com distribuição de água em sua maior parte do tempo, ajuda o trabalho dos bombeiros. “Uma boa rede minimiza a propagação maior e mais rápida do sinistro fazendo com que o tempo resposta em um eventual incêndio seja facilitado”, salienta Santana.

O tenente-coronel Manfredo cita como exemplos a rede hospitalar e o bairro Jardim Vitória que praticamente é verticalizado e outros mais periféricos como Califórnia e São Caetano, que contam com grandes comércios e fluxo de pessoas.

“Nesses locais não havia previsão de instalação de hidrantes públicos. Mas, agora passarão a contar com esses equipamentos de segurança”, garante o comandante do 4º GBM. Outro ponto importante é que o município conta com uma rede de hidrantes com plenas condições de uso.

Atrativo para empresas

A presença de um grupamento do Corpo de Bombeiros serve como atrativo para instalação de empresas. Uma vez que existe a redução no valor da apólice cobrada pelas companhias seguradoras, quando a cidade conta com esses recursos logísticos.

Os novos hidrantes de auxílio no combate a incêndio serão instalados nos seguintes locais: Avenida Juracy Magalhães (próximo ao colégio Ciso), no Fátima; cruzamento das ruas São José com a Benigno Alves (Califórnia); Avenida Félix Mendonça, esquina da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Conceição.

Na Rua Antônio Muniz, no Pontalzinho; cruzamento das ruas Campo Santo com União Operária, no Jardim Italamar; Avenida Amélia Amado, em frente ao Terminal Rodoviário e entre o Hospital de Base e a Maternidade Ester Gomes; cruzamento das ruas Amazonas com Pernambuco, no Jardim Vitória; e Avenida José Soares Pinheiro (próximo à Unime). O primeiro foi instalado no calçadão da Rui Barbosa, no centro.


ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro recebe relatório final do recadastramento de servidores

Prefeito Augusto Castro recebe

relatório final do recadastramento

de servidores

A Secretaria de Gestão e Inovação entregou hoje, dia 16, ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o relatório final do recadastramento de servidores municipais efetivos, ativos e inativos, e pensionistas. O procedimento online aconteceu entre os dias 22 de fevereiro a 26 de março mobilizando todas as repartições públicas municipais.

Atualmente, a Prefeitura de Itabuna tem um total de 3.941 funcionários efetivos, ativos e inativos, e pensionistas, 203 são considerados ausentes e 29 estão com o cadastramento incompleto.

As secretarias municipais de Educação e Saúde, com 1740 e 1286 pessoas, respectivamente, concentram o maior número de servidores. A Secretaria de Gestão e Inovação conta com 792, enquanto a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza conta com 123 funcionários públicos.

No relatório, a Comissão de Recadastramento, criada pelo secretário José Alberto Lima Filho, destaca que o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos teve o objetivo de identificar todos os servidores efetivos, inativos e pensionistas e sua lotação atual, usando o ambiente digital para evitar contato físico entre os servidores diante da pandemia do Covid-19.

Neste trabalho os sindicatos dos servidores públicos (Sindserv) e dos professores (Simpi) foram convidados para difundir a necessidade do processo, bem como auxiliar aqueles que possuíam dificuldades com o ambiente digital.

Ao final do processo, que incluía informações básicas, envio de foto e digitalização de documentos através de smartphone, o servidor recebia um comprovante que deveria ser impresso e assinado na presença do seu chefe imediato, comprovando a finalização do processo” diz o documento

O prazo para o cadastramento dos servidores inativos e pensionistas foi prorrogado até o dia 9 de abril, de acordo com o secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Filho, abrangendo também, servidores efetivos que não o fizeram dentro do prazo e que, por conta do atraso, teriam que justificar o motivo para posterior avaliação.

Os dados coletados agora serão remetidos para a empresa gestora da folha de pagamento para atualização ao mesmo tempo em que será desenvolvido um sistema para a pesquisa de informações digitalizadas no auxílio das atividades do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão e Inovação.

Programa Casa Verde e Amarela



O município de Itabuna cumpriu mais uma etapa para aderir ao Programa de Financiamento Habitacional Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Nesta sexta-feira, dia 16, os secretários de Governo, Josué Brandão Júnior, e de Planejamento, Sônia Fontes, discutiram sobre a última atualização da Lei de nº 2.099, de 05/09/2008, ocorrida no ano de 2017, que institui o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.

A atualização desta lei configura-se como um dos pré-requisitos importantes para que o município possa pleitear novas unidades habitacionais”, explica Júnior Brandão. Ele ressalta que a meta do prefeito Augusto Castro (PSD) é reduzir o déficit habitacional no município, facilitando o acesso das famílias de baixa renda à moradia digna ou mesmo a melhorias habitacionais, como reforma e ampliação de imóveis.

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, lembra que outra exigência importante passa pela atualização do Plano de Habitação e Interesse Social (PHIS). “Estamos nos preparando com ações conjuntas com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Itabuna (Comdus), com o objetivo de ativar a comissão que vai gerir o Fundo, que será responsável pela gestão do programa habitacional”, informa.

A secretária, que estava acompanhada da técnica do Núcleo de Planejamento, Eliane Batista, também falou sobre o panorama atual do setor habitacional e das dificuldades enfrentadas pelo poder público municipal para a regularização de loteamentos irregulares e sem infraestrutura.

Nossas equipes estão em campo fazendo levantamentos sobre as áreas que necessitam de regularização fundiária e identificação de terrenos que podem ser contemplados com projetos habitacionais”, informa a secretária Sônia Fontes.

Segundo Eliane Batista, nos últimos anos, Itabuna foi beneficiada com projetos habitacionais: como Itabuna Park, São José, Gabriela, Jubiabá e Itapoan. Levando em consideração dados coletados nesses últimos cinco anos, o atual déficit habitacional do município gira em torno de sete mil unidades.

Os secretários Josué Brandão Júnior e Sônia Fontes ressaltaram que todo trabalho na busca de recursos federais para minimizar a carência de habitações envolve as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo e Promoção Social e Combate à Pobreza. “Há todo um esforço integrado da atual gestão municipal para encontrar soluções para a questão”, afirma o secretário de Governo.

VIVER MELHOR

Nesta semana, durante as celebrações dos 100 dias da atual Administração, o prefeito Augusto Castro fez o lançamento do Programa Viver Melhor, que integra o Projeto Acelera Itabuna, que virá se somar às ações que visam reduzir o déficit habitacional no município. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento.

Esta é uma possibilidade de ajudar famílias que já construíram suas casas com recursos e esforços próprios, ajudando a melhorar e ampliar essas moradias no que ainda está pendente”, comenta a secretária Sônia Fontes.

O Viver Melhor tem como proposta melhorar os imóveis com limite de R$ 6 mil por família, conforme projeto de arquitetura elaborado em conjunto com o dono do imóvel. A meta do prefeito Augusto Castro é reformar 200 casas por ano.

Sesop promove curso e treinamento

de tiro 

Quatorze mulheres que integram a Guarda Civil Municipal de Itabuna participaram nesta sexta-feira, dia 16, de um curso básico de tiro com o objetivo de oferecer segurança, confiança e preparo técnico. Além disso, receberam orientação sobre os fundamentos do tiro e manuseio de armas.

A secretária municipal de Ordem e Segurança Pública, Mariana Alcântara, explica que o treinamento permite às GCMfem adquirir maior familiaridade com o uso e as circunstâncias relacionadas às armas de fogo. “Essa é uma das principais etapas no processo de fortalecimento da Guarda Civil de Itabuna, que segue todos os trâmites legais”, afirma.

A titular da Secretaria Municipal de Ordem e Segurança Pública (Sesop) explica que 14 agentes integram o quadro feminino da Guarda Civil Municipal, desde 2013. Contudo, jamais tiveram a oportunidade de participar de curso e treinamento desta natureza.

A meta é estender esse treinamento para todos os integrantes da GCM, para fortalecer as ações da instituição. Começamos pelas mulheres, porque temos uma comandante na Guarda Civil de Itabuna e nada mais justo do que dar oportunidade a essas pessoas”, lembra Maria Alcântara. A GCMfem Roseane Santos Silva é a primeira mulher a comandar a Guarda Civil Municipal.

De acordo com a secretária, o treinamento está sendo ministrado pelo Núcleo Educacional da Guarda Civil Municipal, que é vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública. A coordenação está sob a responsabilidade do guarda-civil Valdir Francisco enquanto a instrução está a cargo de Menades Mercês e Fábio Pinheiro.

ARMAS

A aula teórica aconteceu no período da manhã hoje nas dependências da Sesop, na estação de passageiros do antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto. A prática de tiro foi no período da tarde no Clube de Tiro numa pedreira na rodovia BR-101.

Outra novidade anunciada pela secretária Mariana Alcântara se refere à chegada de novas armas adquiridas pela Prefeitura de Itabuna para a Guarda Civil Municipal. Um total de 45 pistolas e nove carabinas chegarão em três etapas. A primeira está agendada para este mês.

“Esse armamento vem fortalecer as ações da Guarda Civil de Itabuna. Para isso, estamos buscando capacitar nossos profissionais num trabalho planejado que conta com o apoio do prefeito Augusto Castro”, conclui a titular da Sesop.

Site oficial o Anuário Estatístico

2020

O Anuário Estatístico de Itabuna – 2020 já está disponível no site oficial da Prefeitura. O documento foi produzido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, com o suporte da

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Contém informações socioeconômicas do município e sobre diversas áreas: Finanças, Saúde, Educação, Infraestrutura, etc.

A publicação tem 250 páginas e pode ser baixada por qualquer pessoa interessada. O Anuário teve a colaboração da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), dos departamentos de Tecnologia da Informação e de Recursos Humanos, da Secretaria de Gestão e Inovação, e das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Transporte e Trânsito e da Fazenda e Orçamento. 

O material traz um recorte da história de Itabuna e abordagens como a revitalização da Beira-Rio e sobre o surgimento do Shopping Jequitibá.

Retirada de animais soltos nas ruas


A Prefeitura de Itabuna, através da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) do Departamento de Vigilância da Saúde, prossegue recolhendo animais soltos nas ruas, a exemplo de porcos, cavalos e gado. O serviço é executado por uma empresa terceirizada, cujo contrato foi normalizado depois de um aditivo.

A maior incidência de animais nas ruas têm sido nos bairros São Caetano e Jaçanã, que vão merecer atenção especial pelo risco que isso representa para os condutores de veículos automotores. Contudo, ainda não há um balanço da quantidade de suínos, equinos, bovinos e muares que já foram retirados das vias públicas neste ano.

A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que quando o animal é retirado das vias públicas é levado para o pasto de uma fazenda em Ferradas de onde o dono tem três dias para fazer o resgate. A ação tem como base a Lei Municipal nº Lei de 2.030 de 2007.

Mas para isso, é necessário que vá até o DCZ para que seja emitido Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente a multa no valor de R$ 120,00 referentes a uma Unidade Fiscal Municipal (UFM)”, cita Maristela. Ela alerta ainda, para os casos de reincidência ou de abandono. “Em caso de três apreensões, o dono perde a guarda do animal”, disse.

A coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos, ressalta que os problemas podem ser ainda maiores se o animal ficar na fazenda por mais de três meses.

Passado esse período, o animal pode ir a leilão e o valor arrecadado será dividido em 50% para DCZ e 50% para uma entidade filantrópica da cidade. Por isso, é importante observar os prazos”, alerta.

A população pode colaborar com o recolhimento de animais das ruas, através de denúncias ao telefone (73) 99124-6405.

vacina para acamados contra a

covid


Neste sábado, 17, a partir das 9 horas, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai dar continuidade à vacinação de idosos acamados.

As doses serão aplicadas em domicílio por equipes das Unidades Básicas de Saúde, Simão Fitermann, no São Pedro, e Roberto Santos, que atualmente fica no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Seps), mas que atende a moradores do Santo Antônio.

De acordo com a supervisora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, a expectativa é de que sejam vacinados 60 idosos. “Esse grupo foi cadastrado nas Unidades Básicas e vão receber a primeira dose da Coronavac”, disse.

Itabuna tem 32 Unidades Básicas de Saúde e a grande maioria já realizou visitas domiciliares para imunização de pessoas acamadas. Segundo a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, até a ontem já tinham sido vacinados na cidade 10.360 idosos.

VACINAÇÃO

Na segunda-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar a primeira dose em pessoas com 65 e 65 anos e a segunda dose naqueles de 70 anos de idade ou mais nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. Amanhã, o município receberá 3.450 doses.

As pessoas só devem se dirigir às UBS e USF depois das 10 horas, já que mais cedo a Rede de Frio vai fazer a distribuição das doses. Mas, a vacinação acontecerá entre 10 e 11 e de 13 às 16 horas.

Na terça-feira, dia 20, será aplicada a primeira dose nas pessoas com 64 e 63 anos e a segunda dose naquelas com 70 anos de idade ou mais. A vacinação será das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas estejam munidas de Carteira de Identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. A recomendação continua sendo manter o distanciamento social, a higiene pessoal lavando as mãos com água e sabão ou álcool 70%, uso de máscara e sair às ruas somente se for estritamente necessário.

Boletim Covid-19 – 16.04.2021



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 27.116 casos de pacientes curados, 28.039casos confirmados, sendo 422 casos ativos; 38 internados em UTI, 11 leitos disponíveis; 33 em leitos clínicos, 33 leitos disponíveis; e 501 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Caixa Econômica antecipará calendário de pagamento do auxílio emergencial

Consulta será feita no site da Dataprev (Foto: Agência Brasil)

Do - jornaldamidia.com.br - O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, detalhou hoje (16) o novo calendário de saques da primeira parcela do auxílio emergencial de 2021. A principal mudança é a antecipação da primeira parcela do benefício.

Assista na íntegra:

Bahia registra 3.413 novos casos de Covid-19 e mais 134 óbitos pela doença


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.413 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.791 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (16) também registra 134 óbitos. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 855.871 casos confirmados desde o início da pandemia, 823.110 já são considerados recuperados, 15.627 encontram-se ativos e 17.134 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.164.908 casos descartados e 192.828 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 46.457 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.134, representando uma letalidade de 2,00%. Dentre os óbitos, 55,46% ocorreram no sexo masculino e 44,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,65% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,89%, preta com 15,30%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,56% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,69%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,75%).

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Situação da regulação de Covid-19

Às 12h desta sexta-feira, 89 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 36 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação
Com 2.010.339 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 573.773 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.


Filmes indígenas são destaques em abril na TVE

Filmes indígenas são destaque na TVE

A partir do dia 19, a TVE apresenta uma série de produções que marcam o mês de luta dos povos indígenas. Os filmes serão exibidos às segundas, terças e sextas-feiras, em diversos horários, para dar visibilidade à diversidade desses povos e valorizar suas contribuições na identidade cultural do país. Os documentários e filmes de ficção e experimentais tiveram produção e curadoria da emissora pública baiana. 


Quem abre a faixa ‘Cinema Indígena da TVE’ é o filme “Kri wai apkrê: Desenhando moradas com território”. O filme de Edgar Kanaykõ Xakriabá foi exibido na exposição ‘Mundos Indígenas’, organizada a partir de conceitos propostos por um conjunto de curadores e curadoras dos povos indígenas Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmũ’ũn (Maxakali) e Pataxoop, para apresentar os modos de viver, de saber e de se cuidar. A exibição acontece na segunda-feira (19), às 11h30.


No mesmo dia 19, às 20h30, vai ao ar o filme “Parente - A esperança do mundo”. A obra dirigida por Graciela Guarani, faz uma reflexão em tempos de incertezas em função da pandemia, e traz a tona a potência da palavra resistência, refletida na força das artes originárias, linguagens, formas e pensamentos das culturas milenares, subvertendo o processo de retaliação com a sabedoria e empoderamento de povos na defesa da vida. 


De Sueli Maxakali, o documentário “Yãy Tu Nunãhã Payexop - Encontro de Pajés”, será exibido na terça-feira (20), às 19h30. O curta retrata a história de mais de cem famílias Tikmũ'ũn (Maxakali) que, em junho de 2020, em meio à pandemia de COVID-19, deixaram a reserva onde viviam e fundaram a Aldeia Nova, numa terra às margens do rio Mucuri do Norte, em Ladainha, Minas Gerais. Temendo a chegada da nova doença, os moradores da nova aldeia decidem reunir os pajés num encontro para transmitir seus conhecimentos dos cantos e rituais yãmĩyxop para os mais jovens.


Logo em seguida, às 20h, a TVE exibe os filmes “Dure Nãt Sarõ: manter aceso - queima tradicional de cerâmica Xakriabá”, de Edgar Kanaykõ Xakriabá, que também foi exibido na exposição ‘Mundos Indígenas’, e “Minha alma não tem cor”, dirigido por Graci Guarani e Alexandre Pankararuàs, às 21h10, que discute temas ligados ao racismo contra populações indígenas. 


Na sexta-feira (23), às 20h30, vai ao ar o filme “O Último Sonho", de Alberto Alvares. Premiado no DocLisboa e exibido em vários festivais no mundo, o filme homenageia o líder espiritual Guarani Wera Mirim (ou João da Silva), da aldeia Sapukai, em Angra dos Reis (RJ), que morreu em 2016.


Encerrando a temporada de filmes indígenas, a emissora vai exibir também na sexta-feira (23), três curtas, partir das 21h. “Kaapora”, filme baiano de Olinda Yawar, mostra a ligação dos povos indígenas com a terra e sua espiritualidade, do ponto de vista da indígena Olinda, que desenvolve projeto de recuperação ambiental nas terras de seu povo. Também baiano, o filme “Equilíbrio” foca na problemática ambiental e como a civilização tem usado o planeta de forma hostil e desarmônica. A obra também tem direção de Olinda Yawar e faz parte do Projeto Um Outro Céu, que premiou 15 artistas indígenas, em uma premiação organizada pela rede de universidades da Bahia (UFBA, UNEB, UFRB), do Pará (UNIFESSPA), Inglaterra (Sussex), com apoio da Fapex e junto do movimento indígena, através da APOINME. O último filme da noite é “O verbo se fez carne”. O curta, dirigido por Ziel Karapotó, ganhou vários prêmios, entre eles, Melhor Curta Experimental - Cine Curumim 2021 e o Prêmio do Júri na última edição do Concurso Curta Ecofalante.


Em maio, com o objetivo de fomentar o acesso do público baiano à temática indígena, outros grandes filmes entrarão na grade de programação da tv pública baiana.


Confira a programação:


Kri Wai Apkrê: Desenhando moradas com território

Dia 19, segunda-feira, às 11h30

Horário alternativo: Dia 23 (10h30) e dia 25 (10h30)


Parente - A esperança do mundo

Dia 19, segunda-feira, às 20h30

Horário alternativo: Dia 23 (21h30)


Yãy Tu Nunãhã Payexop - Encontro de Pajés

Dia 20, terça-feira, às 19h30


Dure Nat Saro - Manter Aceso

Dia 20, terça-feira, às 20h

Horário alternativo: Dia 23 (20h)


Minha alma não tem cor

Dia 20, terça-feira, às 21h10

Horário alternativo: Dia 30 (21h10)


O último Sonho

Dia 23, sexta-feira, às 20h30


Kaapora - Equilíbrio - O verbo se fez carne

Dia 23, sexta-feira, às 21h

Horário alternativo: Dia 30 (22h30)


Acompanhe a TVE nas redes sociais:


facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia


SERVIÇO:

Cinema Indígena da TVE

Quando: A partir do dia 19. Todas as segundas, terças e sextas, em diversos horários

Onde: TVE, Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline

 
 

ASCOM - IRDEB / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...