sexta-feira, 16 de abril de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro recebe relatório final do recadastramento de servidores

Prefeito Augusto Castro recebe

relatório final do recadastramento

de servidores

A Secretaria de Gestão e Inovação entregou hoje, dia 16, ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o relatório final do recadastramento de servidores municipais efetivos, ativos e inativos, e pensionistas. O procedimento online aconteceu entre os dias 22 de fevereiro a 26 de março mobilizando todas as repartições públicas municipais.

Atualmente, a Prefeitura de Itabuna tem um total de 3.941 funcionários efetivos, ativos e inativos, e pensionistas, 203 são considerados ausentes e 29 estão com o cadastramento incompleto.

As secretarias municipais de Educação e Saúde, com 1740 e 1286 pessoas, respectivamente, concentram o maior número de servidores. A Secretaria de Gestão e Inovação conta com 792, enquanto a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza conta com 123 funcionários públicos.

No relatório, a Comissão de Recadastramento, criada pelo secretário José Alberto Lima Filho, destaca que o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos teve o objetivo de identificar todos os servidores efetivos, inativos e pensionistas e sua lotação atual, usando o ambiente digital para evitar contato físico entre os servidores diante da pandemia do Covid-19.

Neste trabalho os sindicatos dos servidores públicos (Sindserv) e dos professores (Simpi) foram convidados para difundir a necessidade do processo, bem como auxiliar aqueles que possuíam dificuldades com o ambiente digital.

Ao final do processo, que incluía informações básicas, envio de foto e digitalização de documentos através de smartphone, o servidor recebia um comprovante que deveria ser impresso e assinado na presença do seu chefe imediato, comprovando a finalização do processo” diz o documento

O prazo para o cadastramento dos servidores inativos e pensionistas foi prorrogado até o dia 9 de abril, de acordo com o secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Filho, abrangendo também, servidores efetivos que não o fizeram dentro do prazo e que, por conta do atraso, teriam que justificar o motivo para posterior avaliação.

Os dados coletados agora serão remetidos para a empresa gestora da folha de pagamento para atualização ao mesmo tempo em que será desenvolvido um sistema para a pesquisa de informações digitalizadas no auxílio das atividades do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão e Inovação.

Programa Casa Verde e Amarela



O município de Itabuna cumpriu mais uma etapa para aderir ao Programa de Financiamento Habitacional Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Nesta sexta-feira, dia 16, os secretários de Governo, Josué Brandão Júnior, e de Planejamento, Sônia Fontes, discutiram sobre a última atualização da Lei de nº 2.099, de 05/09/2008, ocorrida no ano de 2017, que institui o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.

A atualização desta lei configura-se como um dos pré-requisitos importantes para que o município possa pleitear novas unidades habitacionais”, explica Júnior Brandão. Ele ressalta que a meta do prefeito Augusto Castro (PSD) é reduzir o déficit habitacional no município, facilitando o acesso das famílias de baixa renda à moradia digna ou mesmo a melhorias habitacionais, como reforma e ampliação de imóveis.

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, lembra que outra exigência importante passa pela atualização do Plano de Habitação e Interesse Social (PHIS). “Estamos nos preparando com ações conjuntas com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Itabuna (Comdus), com o objetivo de ativar a comissão que vai gerir o Fundo, que será responsável pela gestão do programa habitacional”, informa.

A secretária, que estava acompanhada da técnica do Núcleo de Planejamento, Eliane Batista, também falou sobre o panorama atual do setor habitacional e das dificuldades enfrentadas pelo poder público municipal para a regularização de loteamentos irregulares e sem infraestrutura.

Nossas equipes estão em campo fazendo levantamentos sobre as áreas que necessitam de regularização fundiária e identificação de terrenos que podem ser contemplados com projetos habitacionais”, informa a secretária Sônia Fontes.

Segundo Eliane Batista, nos últimos anos, Itabuna foi beneficiada com projetos habitacionais: como Itabuna Park, São José, Gabriela, Jubiabá e Itapoan. Levando em consideração dados coletados nesses últimos cinco anos, o atual déficit habitacional do município gira em torno de sete mil unidades.

Os secretários Josué Brandão Júnior e Sônia Fontes ressaltaram que todo trabalho na busca de recursos federais para minimizar a carência de habitações envolve as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo e Promoção Social e Combate à Pobreza. “Há todo um esforço integrado da atual gestão municipal para encontrar soluções para a questão”, afirma o secretário de Governo.

VIVER MELHOR

Nesta semana, durante as celebrações dos 100 dias da atual Administração, o prefeito Augusto Castro fez o lançamento do Programa Viver Melhor, que integra o Projeto Acelera Itabuna, que virá se somar às ações que visam reduzir o déficit habitacional no município. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento.

Esta é uma possibilidade de ajudar famílias que já construíram suas casas com recursos e esforços próprios, ajudando a melhorar e ampliar essas moradias no que ainda está pendente”, comenta a secretária Sônia Fontes.

O Viver Melhor tem como proposta melhorar os imóveis com limite de R$ 6 mil por família, conforme projeto de arquitetura elaborado em conjunto com o dono do imóvel. A meta do prefeito Augusto Castro é reformar 200 casas por ano.

Sesop promove curso e treinamento

de tiro 

Quatorze mulheres que integram a Guarda Civil Municipal de Itabuna participaram nesta sexta-feira, dia 16, de um curso básico de tiro com o objetivo de oferecer segurança, confiança e preparo técnico. Além disso, receberam orientação sobre os fundamentos do tiro e manuseio de armas.

A secretária municipal de Ordem e Segurança Pública, Mariana Alcântara, explica que o treinamento permite às GCMfem adquirir maior familiaridade com o uso e as circunstâncias relacionadas às armas de fogo. “Essa é uma das principais etapas no processo de fortalecimento da Guarda Civil de Itabuna, que segue todos os trâmites legais”, afirma.

A titular da Secretaria Municipal de Ordem e Segurança Pública (Sesop) explica que 14 agentes integram o quadro feminino da Guarda Civil Municipal, desde 2013. Contudo, jamais tiveram a oportunidade de participar de curso e treinamento desta natureza.

A meta é estender esse treinamento para todos os integrantes da GCM, para fortalecer as ações da instituição. Começamos pelas mulheres, porque temos uma comandante na Guarda Civil de Itabuna e nada mais justo do que dar oportunidade a essas pessoas”, lembra Maria Alcântara. A GCMfem Roseane Santos Silva é a primeira mulher a comandar a Guarda Civil Municipal.

De acordo com a secretária, o treinamento está sendo ministrado pelo Núcleo Educacional da Guarda Civil Municipal, que é vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública. A coordenação está sob a responsabilidade do guarda-civil Valdir Francisco enquanto a instrução está a cargo de Menades Mercês e Fábio Pinheiro.

ARMAS

A aula teórica aconteceu no período da manhã hoje nas dependências da Sesop, na estação de passageiros do antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto. A prática de tiro foi no período da tarde no Clube de Tiro numa pedreira na rodovia BR-101.

Outra novidade anunciada pela secretária Mariana Alcântara se refere à chegada de novas armas adquiridas pela Prefeitura de Itabuna para a Guarda Civil Municipal. Um total de 45 pistolas e nove carabinas chegarão em três etapas. A primeira está agendada para este mês.

“Esse armamento vem fortalecer as ações da Guarda Civil de Itabuna. Para isso, estamos buscando capacitar nossos profissionais num trabalho planejado que conta com o apoio do prefeito Augusto Castro”, conclui a titular da Sesop.

Site oficial o Anuário Estatístico

2020

O Anuário Estatístico de Itabuna – 2020 já está disponível no site oficial da Prefeitura. O documento foi produzido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, com o suporte da

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Contém informações socioeconômicas do município e sobre diversas áreas: Finanças, Saúde, Educação, Infraestrutura, etc.

A publicação tem 250 páginas e pode ser baixada por qualquer pessoa interessada. O Anuário teve a colaboração da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), dos departamentos de Tecnologia da Informação e de Recursos Humanos, da Secretaria de Gestão e Inovação, e das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Transporte e Trânsito e da Fazenda e Orçamento. 

O material traz um recorte da história de Itabuna e abordagens como a revitalização da Beira-Rio e sobre o surgimento do Shopping Jequitibá.

Retirada de animais soltos nas ruas


A Prefeitura de Itabuna, através da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) do Departamento de Vigilância da Saúde, prossegue recolhendo animais soltos nas ruas, a exemplo de porcos, cavalos e gado. O serviço é executado por uma empresa terceirizada, cujo contrato foi normalizado depois de um aditivo.

A maior incidência de animais nas ruas têm sido nos bairros São Caetano e Jaçanã, que vão merecer atenção especial pelo risco que isso representa para os condutores de veículos automotores. Contudo, ainda não há um balanço da quantidade de suínos, equinos, bovinos e muares que já foram retirados das vias públicas neste ano.

A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que quando o animal é retirado das vias públicas é levado para o pasto de uma fazenda em Ferradas de onde o dono tem três dias para fazer o resgate. A ação tem como base a Lei Municipal nº Lei de 2.030 de 2007.

Mas para isso, é necessário que vá até o DCZ para que seja emitido Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente a multa no valor de R$ 120,00 referentes a uma Unidade Fiscal Municipal (UFM)”, cita Maristela. Ela alerta ainda, para os casos de reincidência ou de abandono. “Em caso de três apreensões, o dono perde a guarda do animal”, disse.

A coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos, ressalta que os problemas podem ser ainda maiores se o animal ficar na fazenda por mais de três meses.

Passado esse período, o animal pode ir a leilão e o valor arrecadado será dividido em 50% para DCZ e 50% para uma entidade filantrópica da cidade. Por isso, é importante observar os prazos”, alerta.

A população pode colaborar com o recolhimento de animais das ruas, através de denúncias ao telefone (73) 99124-6405.

vacina para acamados contra a

covid


Neste sábado, 17, a partir das 9 horas, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai dar continuidade à vacinação de idosos acamados.

As doses serão aplicadas em domicílio por equipes das Unidades Básicas de Saúde, Simão Fitermann, no São Pedro, e Roberto Santos, que atualmente fica no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Seps), mas que atende a moradores do Santo Antônio.

De acordo com a supervisora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, a expectativa é de que sejam vacinados 60 idosos. “Esse grupo foi cadastrado nas Unidades Básicas e vão receber a primeira dose da Coronavac”, disse.

Itabuna tem 32 Unidades Básicas de Saúde e a grande maioria já realizou visitas domiciliares para imunização de pessoas acamadas. Segundo a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, até a ontem já tinham sido vacinados na cidade 10.360 idosos.

VACINAÇÃO

Na segunda-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar a primeira dose em pessoas com 65 e 65 anos e a segunda dose naqueles de 70 anos de idade ou mais nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. Amanhã, o município receberá 3.450 doses.

As pessoas só devem se dirigir às UBS e USF depois das 10 horas, já que mais cedo a Rede de Frio vai fazer a distribuição das doses. Mas, a vacinação acontecerá entre 10 e 11 e de 13 às 16 horas.

Na terça-feira, dia 20, será aplicada a primeira dose nas pessoas com 64 e 63 anos e a segunda dose naquelas com 70 anos de idade ou mais. A vacinação será das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas estejam munidas de Carteira de Identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. A recomendação continua sendo manter o distanciamento social, a higiene pessoal lavando as mãos com água e sabão ou álcool 70%, uso de máscara e sair às ruas somente se for estritamente necessário.

Boletim Covid-19 – 16.04.2021



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 27.116 casos de pacientes curados, 28.039casos confirmados, sendo 422 casos ativos; 38 internados em UTI, 11 leitos disponíveis; 33 em leitos clínicos, 33 leitos disponíveis; e 501 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula tem 48h para fazer o que fez ontem: apagar vídeo

O petista pediu votos para o pré-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos, em evento do Dia do Trabalhador Do  - Diario do Poder - O Tr...