O Acelera Itabuna prevê a execução de projetos de requalificação de praças públicas no centro e bairros, implantação sete quilômetros de pavimentação asfáltica e duplicação do trecho entre o bairro de Fátima e o condomínio Cidadele na rodovia Ilhéus/Itabuna, reestruturação da feira livre do São Caetano, dentre outras ações.
Uma das ações é o projeto Praça Viva que prevê requalificação de 14 praças, no centro e bairros, ao longo desse ano, estando incluídas as praças Otávio Mangabeira (Camacan), José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), rotatória do São Caetano e praças do Califórnia, Pedro Jerônimo, Santo Antônio, José Bastos, Olinto Leoni, Sarinha Alcântara, Mangabinha, Pontalzinho, Nova Ferradas, Nova Califónia, Jardim Primavera e Fátima.
O prefeito citou a limpeza e a canalização do esgoto do canal do bairro Santo Antônio, onde a Prefeitura e Emasa estão trabalhando dia e noite, com recursos próprios para retirar o esgoto de dentro do canal, melhorar o fluxo de águas naturais e pluviais. “Vamos trabalhar para criar uma cidade mais humana. Para isso é preciso que a Prefeitura crie alternativas que favoreçam a população que é destinatária dos nossos esforços”, afirmou.
Augusto disse que “está se vivendo um novo normal e há um esforço concentrado nessa crise que aumentou a nossa responsabilidade com relação ao enfrentamento da pandemia. É preciso ter preocupação com a gestão como um todo. Precisamos que a economia volte a ser mais forte. Sabemos o grau de desemprego. Há na Bahia quase 20% dos baianos desempregados. Precisamos da união de todos”, conclamou.
No Projeto Esporte a Sério, o prefeito falou dos projetos da requalificação da quadra de areia na praça do Cacau (próxima ao shopping) , quadras de futebol da ponte do São Caetano e da Beira-rio. Citou a luta para a conclusão do campo do futebol amador no Caic e para a reforma do Estádio Luís Viana Filho.
No Viver Melhor disse que trabalha num programa habitacional que fará reforma de 200 casas com limite de R$ 6 mil por família, conforme projeto de arquitetura feito com o dono do imóvel. Mas, realçou, para isso vamos buscar recursos no Governo Federal, por meio dos ministérios das Cidades e do Desenvolvimento Regional.
O prefeito anunciou que dentro de 30 dias, terá início às obras de requalificação da extensão da avenida Manoel Chaves na ligação com a avenida Roberto Santos, no Pedro Jerônimo. Serão 800 metros de pavimentação, substituição de meio-fio, sinalização e iluminação em LED, indicando um novo vetor de crescimento para a zona sul da cidade.
Novos investimentos para a Saúde
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, anunciou mais investimentos na Saúde de Itabuna durante a cerimônia de comemoração dos 100 dias governo, realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea. O prefeito falou do projeto de construção do Hospital Materno-Infantil de Itabuna em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). “É um sonho que veio desde início, quando ganhei a eleição”, declarou.
Segundo Augusto, “esse equipamento, que solicitei ao governador Rui Costa e que conta com o apoio do secretário Fábio Vilas-Boas, vai cuidar das nossas mães e das crianças e humanizar a atenção materno-infantil”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e imprensa.
Na cerimônia, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assinaram o termo de adesão do município ao Consórcio Interfederativo de Saúde, órgão responsável pela gestão da Policlínica Regional. Desde sua inauguração que a Prefeitura de Itabuna não havia cumprido essa formalidade, apesar de os pacientes e cidadãos serem atendidos com exames de média e alta complexidade na unidade.
Hospital de Base e Unidades de Saúde
No Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, ele anunciou a ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem; implantação da Ressonância Magnética, oito leitos de UTI no Pronto-Socorro, seis leitos na Ala de Psiquiatria e de seis leitos de enfermaria para ampliação e modernização da Urgência e Emergência
O prefeito também disse que serão requalificadas oito Unidades Básicas e de Saúde da Família: Roberto Santos, no Santo Antônio; Amália Lessa, no Novo São Caetano; Lavínia Magalhães, no Conceição; Manoel Rodrigues, em Ferradas; Möise Hage, no Lomanto; Baldoíno Azevedo, no Fátima; Ubaldo Dantas, em Nova Ferradas; Corbiniano Freire, no Santa Inês; e Jorge Amado, no Maria Matos (Rua de Palha). Ele informou que a Rede de Atenção Básica será integralmente informatizada.
Augusto falou sobre os projetos de reforma do Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), de novas sedes para o Samu-192 e Policlínica Municipal 2 de Julho. “Atualmente, a Policlínica está sem estrutura e sem conforto para usuários dos seus serviços. Com a nova sede terá eficiência, tecnologia e com a resposta que a população carece” sintetizou.
Augusto Castro anuncia Hospital Materno-
infantil
O titular da Sesab também visitou o Hospital de Campanha, inaugurado há um mês pela Prefeitura de Itabuna, em terreno anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. “A questão materno-infantil precisa ser solucionada. A proposta de Augusto Castro de construir uma nova maternidade para Itabuna me convenceu”, disse Vilas-Boas.
O secretário afirmou também que o governador Rui Costa já está ciente do projeto e garantiu integral apoio na construção da unidade hospitalar, cujo projeto ainda não tem data para ser iniciado.
Nesses 100 dias de gestão, o prefeito Augusto Castro realizou diversas melhorias na cidade, entre elas na área da saúde. Itabuna recebeu novos leitos de UTI Covid, que foram instalados no Hospital de Base, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital de Campanha.
“Na minha avaliação, Augusto é um gestor que apresenta evidências de que chegou para trabalhar e está no caminho certo”, parabenizou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Ele lembrou que no enfrentamento a esta pandemia, que considera a maior do século, a Prefeitura de Itabuna concretizou ações importantes.
“A primeira de grande impacto foi a criação do Hospital de Campanha. E, em breve, haverá a solução dos problemas no atendimento materno-infantil”, frisou Vilas-Boas.
O secretário estadual da Saúde também afirmou que em maio será inaugurado um Hospital Materno-Infantil de Ilhéus, com dez de UTIs neonatal, 15 semi-intensivas neonatal, cirurgias ginecológicas e pediátricas. “Teremos um dos maiores complexos materno infantil da Bahia. Haverá um novo cenário da assistência obstétrica do Estado”, disse.
Paulo Magalhães parabeniza Augusto Castro
O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), parabenizou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, pela celebração dos 100 dias de governo nesta quarta-feira, dia 14, em cerimônia no Teatro Municipal Candinha Dórea.“Mesmo durante a pandemia, a esperança começa a brotar nesta terra. Isso é fruto da eficiência de Augusto e do povo de Itabuna que vê no prefeito seriedade e honradez”, discursou o parlamentar.
A celebração também teve a presença do secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas, que recebeu os cumprimentos do deputado. “Temos um gigante a serviço do povo da Bahia, e que vai confirmar uma maternidade para Itabuna e região. Será uma maternidade modelo. Fiquem certos que o governador Rui Costa não vai faltar com o povo desta terra”, afirmou o deputado.
Magalhães fez questão de destacar que o governador Rui Costa reconhece a seriedade do prefeito Augusto Castro e jamais será omisso com a cidade. “Exemplos desse reconhecimento éa abertura de leitos nos hospitais da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital de Campanha e, brevemente, do Hospital São Lucas, onde colocamos à disposição R$ 2 milhões em emendas”, lembrou.
O deputado Paulo Magalhães também falou da satisfação em ajudar e trazer recursos para a região Sul da Bahia. “ O sentimento é de gratidão, quando vemos um prefeito como Augusto Castro realizando obras como na Avenida Manoel Chaves. É assim que vamos trabalhar para uma grande administração”, comemorou.
____________________________________________________________________________
Visitas domiciliares para elaborar LIRAa
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quinta-feira, dia 15, nos bairros e centro da cidade, a visitação domiciliar para a execução do Levantamento Rápido de Índices de Infestação Predial do Aedes aegypti (LIRAa). Há um ano, a coleta de larvas que permite a análise amostral estava suspensa em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Nesta semana, pelo menos 100 Agentes de Combate às Endemias visitarão os domicílios para o trabalho, cujo resultado amostral deverá ser divulgado na próxima segunda-feira, dia 19. Com base nas conclusões, as autoridades sanitárias da cidade vão preparar ações mais efetivas para a eliminação de focos do mosquito causador de arboviroses como dengue, chikungunya e zika.
Segundo o gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Emerson Oliveira, os profissionais da saúde seguirão todos os protocolos de segurança contra o convid-19 determinados pelo Ministério da Saúde, a exemplo do uso de máscara e de álcool em gel. Por isso, ele orienta os moradores a fazerem o mesmo, mas mantendo uma distância de pelo menos dois metros de cada agente no momento da visitação.
Emerson pede a compreensão das famílias para que recebam os profissionais de saúde em suas casas, pela importância do trabalho que realizam em benefício da coletividade. Segundo informou, o último LIRAa foi feito em fevereiro do ano passado, tendo registrado 6,8% de infestação predial, número considerado alto e muito acima do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.
O gerente disse ainda que de janeiro a março deste ano foram registrados 110 casos de dengue no município. “Um índice alto que coloca em risco a saúde da população que pode contrair dengue, chikungunya ou zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, afirmou.
Émerson diz que as famílias podem colaborar com o trabalho da Prefeitura contra a proliferação do inseto. Por isso, tanques ou caixas d 'água devem ser cobertos e água parada em qualquer vasilhame por menor que seja, eliminada. “Precisamos que os criadouros sejam eliminados para evitar que os ovos sejam depositados pela fêmea do mosquito e se transformem em larvas. Porque, se isso acontecer, estará dando origem a um novo ciclo das arboviroses”.
Para concluir, o gerente da Vigilância lembra que o município tem feito sua parte e cabe à população ajudar na prevenção e nos cuidados básicos que devem ser adotados para evitar uma epidemia como a realizada há cerca de quatro anos. À época, o município registrou mais de 20% no índice de infestação predial.
______________________________________________________________________
Boletim Covid-19 – 14.04.2021
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 27.013 casos de pacientes curados, 27.902casos confirmados, sendo 393 casos ativos; 44 internados em UTI, 5 leitos disponíveis; 37 em leitos clínicos, 29 leitos disponíveis; e 496 óbitos.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você







Nenhum comentário:
Postar um comentário