sexta-feira, 14 de abril de 2017

O retorno da Operação “Patrulha do Som” em Itabuna

Prefeitura de Itabuna retoma a Operação “Patrulha do Som”

Uma das fiscalizações mais solicitadas pelos itabunenses, a Patrulha do Som, foi retomada pela Prefeitura Municipal de Itabuna com resultados altamente positivos para a sociedade. A operação é realizada através de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.

Mãe Carmozina completa 100 anos em Ilhéus

Líder religiosa, Dona Carmozina completa 100 anos em Ilhéus  

Especial, por Zé Carlinhos - A umbandista Carmosina Mota de Souza Santos, uma das lideranças religiosas da cidade de Ilhéus, residente na Rua Severino Vieira, 475, bairro do Malhado, completa, no próximo domingo, 16, um século de vida.  Ela chega aos 100 anos com muito vigor, voz possante e com uma memória invejável, relata fatos com riqueza de detalhes e conversa com muita clareza sobre lugares que compõem a sua história de vida.

Na sua rotina diária, levanta-se às cinco da manhã e, logo depois, toma um chazinho de ervas naturais e ingere um comprimido para a pressão alta. Em seguida, lá para às 10 horas, bebe um cafezinho com leite, sempre acompanhado de farofa de carne-seca com banana da terra ou aipim. O charque é condição para comer o feijão todos os dias, deixando claro que na sua alimentação, pimenta, pimentão e jiló não entram.

A sua casa é perfumada com incenso duas vezes ao dia e na sua sala estão expostos seus retratos em festas culturais, com as vestes religiosas e também ao lado de diversos políticos. Conta que ACM era “amigão” e que sempre ia recebê-lo no Aeroporto quando vinha a Ilhéus. Há uma foto ao lado do babalorixá Pedro Farias, que foi uma referência do candomblé em Ilhéus, e de outros companheiros de trabalho espírita.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

O SIGNIFICADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

O SIGNIFICADO DA SEXTA-FEIRA SANTA QUE HOJE ESTÁ MUITO DIFERENTE. ESTÁ FALTANDO FÉ!
PDFImprimirE-mail
Do - catolicismoromano.com.br - A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. 

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

Citações da Odebrecht contra FHC, Lula e Dilma vão para primeira instância

DO -JORNALDAMIDIA.COM.BR

André Richter
Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou que as citações de ex-executivos da Odebrecht aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff sejam enviadas para a primeira instância da Justiça. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo fato de os acusados não terem mais foro privilegiado no STF.
Os três últimos ocupantes do Palácio do Planalto — Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso — foram delatados por envolvimento em irregularidades da empreiteira Odebrecht.
Os três últimos ocupantes do Palácio do Planalto — Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso — foram delatados por envolvimento em irregularidades da empreiteira Odebrecht.
De acordo com delação premiada de Emílio Odebrecht, um dos proprietários da empreiteira, a empresa teria feito o pagamento de “vantagens indevidas e não contabilizadas” para as campanhas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1993 e 1997. Com a decisão do STF, FHC deverá responder às acusações na Justiça Federal em São Paulo.

ATAQUE DOS EUA CONTRA O TERROR

'GUERRA CONTRA O TERROR'
EUA LANÇAM MOAB, A 'MÃE DE TODAS AS BOMBAS', NO LESTE DO AFEGANISTÃO
TRUMP SOLTA BOMBA DO TAMANHO DE UM ÔNIBUS NO AFEGANISTÃO
Publicado: 13 de abril de 2017 às 15:19 - Atualizado às 17:32
A MOAB FOI CRIADA DURANTE A GUERRA DO IRAQUE FOTO: FORÇA AÉREA DOS EUA
Do - Diário do Poer - Nesta quinta-feira (13) os Estados Unidos lançaram a mais potente bomba não nuclear do arsenal norte americano, a MOAB GBU-43, segundo o Pentágono apelidada de "mãe de todas as bombas' no leste do Afeganistão, na província de Nangarhar. 
O artefato foi lançado de uma aeronave MC-130, às 19h no horário loca, por volta das 11h30, pelo horário de Brasília.
Segundo o porta-voz do Pentágono, Adam Stump, ela pesa 11 toneladas. Especialistas brasileiros dizem que ela tem tem o comprimento de um ônibus.
O dispositivo foi lançado sobre um complexo de túneis e cavernas do grupo terrorista que atua na região, perto da fronteira do Paquistão.
A MOAB foi criada durante a Guerra do Iraque, seu primeiro teste ocorreu em 2003.

Autor de denúncias que originaram Lava Jato vive escondido no exterior e teme represália

Autor de denúncias que originaram Lava Jato vive escondido no exterior e teme represália
Foto: Reprodução / TV Globo
Do - Bahia Notícias - Hermes Magnus, empresário que fez as primeiras revelações à Justiça que levaram à Operação Lava Jato, atualmente vive escondido no exterior e com medo de sofrer alguma represália por ter sido o responsável pelo início das investigações contra alguns dos principais políticos do Brasil. Em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, ele relatou que já sofreu ameaças, como no episódio em que teve uma casa incendiada, em Santa Catarina. "Temo pela vingança, talvez nem diretamente dos políticos, mas desse baixo clero, de toda essa máfia que que tem, que está aí morrendo, que vai morrer de inanição por falta do dinheiro da corrupção", disse Magnus. 

Semana Santa ou Feriadão?

Semana Santa ou Feriadão?


Posso afirmar com segurança que não sou saudosista fanático e, muito menos, barata de sacristia! Sou sim, um observador de hábitos e costumes, tradições e comemorações!
Depois que você vivencia por quase um século os eventos ligados as religiosidade e feriados nacionais, é claro e óbvio que perceba suas manifestações e mudanças comportamentais, inclusive os valores que passam a ter, ou passaram ter, com o passar do tempo!

Não sei se podemos considerar essas mudanças radicais ao progresso, desleixos, egoísmos, ou falta de consciência religiosa, patriotismo, ou até mesmo “cagando e andando como a cavalaria de sete de setembro nas paradas”, pouco ligando para os acontecimentos!

Vou procurar sintetizar ao máximo as razões das minhas observações, pois, são tão claras e evidentes, que não se fazem necessárias muitas explicações, ou maiores detalhes. Uma vez que, tudo foi, com o tempo, transformado, simplesmente, para “feriadão”. O evento que “foda-se”, pois, o importante é que não haverá trabalho, pode-se ir para praia, viajar para visitar parentes, fazer turismo, farras homéricas, festas profanas e afrodisíacas!

Quer sejam dias religiosos como a Semana Santa, Natal, S. João, S. Pedro, Padroeira ou padroeiro da cidade, Independência do Brasil, Proclamação da República, Tiradentes e outros, todos esses foram completamente beneficiados e batizados com o lindo e apreciado nome de “Feriadão”. E são tantos, que até o dia do “descobrimento do Brasil” passou a ser fichinha, já que nem se comemora nada e o povo nem se lembra! Então...não sendo feriado, nem ligam para uma data tão importante, que passou a ser um dia comum! 

A triste verdade é que, tudo passou a ser completamente folgas trabalhistas, mais para comemorar os eventos, apenas curtir nas baladas, praias e shows suntuosos com muitas músicas, bebidas e requebrados de bundas!

Será que essa transformação é mundial, ou mais um privilégio tupiniquim, que em breve estaremos exportando?


*Escritor –Membro da academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com

Coordenadores e diretores da Saúde destacam importância do Prosi/Hiperdia em Itabuna

A busca pela união e uma participação mais efetiva dos profissionais da saúde pública em Itabuna, visando o fortalecimento da rede de cuidado aos portadores de diabetes, hipertensão e pacientes idosos assistidos pelo município, levou as coordenações dos programas Prosi/Hiperdia a se reunirem na última terça-feira (11), num encontro considerado muito proveitoso pelos organizadores.

O evento durante todo o dia, aconteceu no auditório da Asdita, anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Zildolândia com a participação dos médicos e enfermeiros dos quatro módulos, as diretorias da Atenção Básica e da Média e Alta Complexidade e do Núcleo de Educação Permanente (NEP)  e serviu para destacar a importância do Centro de Referência à Saúde do Idoso, do portador de hipertensão e diabetes (Prosi/Hiperdia)  na rotina de cada paciente, e mostrar  também como funciona cada programa.

Governo discute gestão da captação de recursos e projetos para Itabuna

Ao presidir uma reunião do primeiro escalão de governo sobre a avaliação da gestão para captação de recursos e projetos para Itabuna, o prefeito Fernando Gomes lembrou as dificuldades enfrentadas nos primeiros 100 dias de gestão, com a cidade abandonada, somando mais de R$ 600 milhões em dívidas e com poucos recursos num momento de recessão econômica. Ele destacou que veio para consertar e por isso “dependo dos senhores e da sua capacidade de trabalho, pois vamos ter um governo duro e que vai consertar Itabuna doa a quem doer”.

Coronel Serpa acompanha corregedoria do Detran


Por 

LULA, LADRA MAS NÃO MORDE

E OS PROCESSOS?
LULA NEGA SER LADRÃO, MAS NÃO PROCESSA DELATORES
ELE CHAMA OS DELATORES DE 'MENTIROSOS', MAS NÃO OS PROCESSA
Publicado: 13 de abril de 2017 às 00:01 - Atualizado às 00:07
EX-PRESIDENTE CHAMA DELATORES DE MENTIROSOS, MAS NÃO OS PROCESSA
A cada denúncia sobre seu papel protagonista no maior escândalo de corrupção da História, o ex-presidente Lula nega ser o ladrão que as delações revelam, reclama de “perseguição” e “vazamentos seletivos”, chama os delatores de “mentirosos” etc, mas nem sequer ameaça processá-los. Marcelo Odebrecht, o mais devastador dos delatores, revelou vários pagamentos de propina a Lula, o “Amigo” da Odebrecht. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A força-tarefa crê que Lula e Dilma não processam Marcelo Odebrecht, por exemplo, porque o empresário guarda ainda de muitos segredos.
Se mentisse ao confessar pagamentos de propina a Lula, Marcelo Odebrecht estaria sujeito a processo por crime de calúnia.
A cada depoimento, a Justiça conhece os detalhes mais sórdidos da relação promíscua de Lula e Dilma com a Odebrecht.
Dilma se diz vítima daqueles que, para se livrar de prisão, “inventam fatos” tentando envolvê-la no caso. Mas não processa os delatores.Diário do Poder

Vídeo denuncia que Lula recebeu dinheiro vivo! 

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Prefeitura e CDL firmam acordo para criar o “Arraiá do Comércio de Itabuna”

  
         O secretário de Administração do Município de Itabuna, Dinailson Oliveira, recebeu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Jorge Braga, e o Diretor Promocional, Carlos Veloso Leahy, para oficializar uma importante parceria para a realização da Campanha Tríplice 2017 “Mãe, Namorados e São João”, visando incrementar as vendas no comércio itabunense.

         Para o secretário Dinailson Oliveira é sempre com muita satisfação que a administração municipal recebe representantes do comércio local, principalmente quando se tem o objetivo de discutir parcerias que fortalecerão a economia do município.

Prefeito promete pacote de obras para mudar fisionomia de Itabuna


Políticos, lideranças comunitárias e moradores dos bairros Corbinano Freire e Novo Horizonte fizeram uma grande festa na reinauguração da Quadra Poliesportiva Gutemberg Assis Costa (Pica Pau), um profissional que se destacou no esporte amador e educação itabunense.  Na oportunidade, o prefeito fez um balanço dos primeiros 100 dias de governo, marcado por muito sacrifício e lamentando o pesado endividamento do município, que é superior a R$ 600 milhões, “por isso não vamos poder distribuir peixe para a população carente na Semana Santa, mas vamos consertar tudo com a ajuda dos vereadores, do povo e  com uma grande mudança marcada pela realização de obras”.

Ele lamentou que até agora não recebeu a prestação das contas do seu antecessor e que isso será notificado ao poder judiciário através do Ministério Público. Destacou, que apesar das dificuldades colocou em funcionamento o Posto de Saúde José Edites, no São Caetano e inaugurou o Ambulatório  Psicossocial, também “vamos recuperar a rede de saúde e escolas, como também todas as quadras poliesportivas e a Vila Olímpica Everealdo Cardoso, que está sucateada e até a placa de inauguração foi roubada.”

Diretoria de Turismo de Itabuna participa de encontros em Salvador


Reunião com superintendente da Bahiatursa


O diretor de Turismo de Itabuna, Ari Rodrigues, esteve em Salvador, na última semana, para participar de reuniões com representantes da área de turismo do Estado. O titular da pasta frisou que o resultado da visita à capital baiana foi positivo. Ari participou de uma audiência com o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, e na oportunidade solicitou apoio do Estado para a realização do São Pedro. Em seguida, ele apresentou o projeto da cidade cenográfica que será montada na praça Rio Cachoeira. O titular da Bahiatursa prometeu liberar recursos para o evento que acontece no período de 29 de junho a 2 de julho. A retomada do festejo junino em Itabuna é um dos compromissos de governo do prefeito Fernando Gomes.

Conselho Municipal de Turismo

Outra reunião importante aconteceu na Secretaria Estadual de Turismo com o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges. De acordo com Ari Rodrigues, o objetivo da audiência foi a inclusão de Itabuna no Conselho Estadual de Turismo. Para tanto, é necessário que seja implantado o Conselho Municipal de Turismo, conforme explicou Borges. Ele ressaltou que para ser incluído no mapa turístico nacional, o Ministério do Turismo exige critérios mais rigorosos, a partir de categorias especializadas que passam por questões ligadas a empreendimentos, aspectos econômicos, estruturas hoteleiras, destinos turísticos, além de uma garantia de fluxo regional, nacional e internacional. 

Turismo Religioso
Responsável pela área de Turismo Religioso do Estado, Tito Santana, elogiou a iniciativa da FICC, através da diretoria de Turismo, a realização do espetáculo teatral “A Paixão de Cristo”, a ser realizado durante a Semana Santa, no dia 14 de abril, no estádio Luiz Viana Filho. “Nunca havia recebido representantes do Turismo de Itabuna e também não sabia que o município montava um espetáculo religioso desse porte. Fico contente com a iniciativa”, frisou ele. O diretor de Turismo, Ari Rodrigues, comprometeu-se a fazer um projeto que envolve três festividades religiosas de Itabuna: “A Paixão de Cristo”; a festa do padroeiro São José; e o Auto de Natal. Segundo Ari, esses eventos estarão incluídos no calendário turístico do Estado e ainda serão disponibilizados recursos para a realização dos mesmos.

Foto 1. Superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, com o diretor de Turismo de Itabuna, Ari Rodrigues e o diretor-executivo da Caderno 2 Marketing e Produções, Luan Peres, durante reunião pra discutir pautas de eventos turísticos.
Foto 2. O titular do Turismo, Ari Rodrigues com representantes da Secretaria de Turismo do Estado, Divaldo Borges e Tito Santana.


Por - Tamires Santana

A farsa acabou.!

A farsa acabou. O povo que escolha, em urna, quem irá governar o país em futuro breve. Por Paulo Moreira Leite


Publicado no 247.
POR PAULO MOREIRA LEITE
 Num país que desde 2005, data das primeiras denúncias da AP 470, assiste à criminalização da política e dos políticos, a lista de Edson Fachin – 8 ministros, 24 senadores, 39 deputados federais , 3 governadores – confirma aquilo que sempre se soube ou pelo menos sempre se imaginou.
As denúncias de desvios de recursos, abusos e corrupção pura e simples atingem (quase) tudo e (quase) todos, em especial aqueles que assumiram o poder de Estado a partir do impeachment de Dilma Rousseff.
(Não se pode deixar de registrar que até agora nenhuma denúncia criminal chegou a  Dilma, afastada por um condomínio de conspiradores – apanhados em flagrante na lista de Fachin – reunidos para derrubar seu governo entre abril-agosto de 2016).
É uma lição vergonhosa – e um alerta precioso – a todos aqueles que, sem apoio no voto popular, se utilizaram da judicialização como instrumento político e, pela mentira ao povo e pela traição à democracia, ganharam acesso aos gabinetes que operam o poder do Estado brasileiro.
O melancólico destino do mensalão PSDB-MG, que até agora não apurou nem condenou nenhum acusado de boa plumagem, embora seja mais antigo do que a versão do mesmo esquema que levou à prisão o antigo núcleo dirigente do  Partido dos Trabalhadores, sempre será  uma advertência antiga, didática e indispensável. Confirma que, chamada a funcionar em ambiente de grande espetáculo, por trás das cortinas a Justiça costuma ser aplicada  para proteger amigos e perseguir inimigos.
No mesmo caminho, no momento em que aproximava-se do governo Temer, o TSE foi colocado em férias coletivas.
Com oito ministros e uma porção luminosa de sua base parlamentar na lista, inclusive os presidentes da Câmara e do Senado, a permanência de Michel Temer a frente do Estado brasileiro ameaça tornar-se uma impossibilidade prática.
Desde o aliado principal, Eduardo Cunha, poupado até o momento em que cumpriu a tarefa  de encaminhar o impeachment contra Dilma Rousseff, os pilares de sustentação estão desmoronando, um a um.
Incapaz de aceitar o caráter de seu governo, nascido para ser transitório, Temer apenas agrava a própria situação quando multiplica iniciativas destrutivas, do ponto de vista das conquistas da população brasileira, e temerárias, do ponto de vista da democracia, imaginando que irá salvar-se em seminários entre Washington e Nova York.
Numa hora em que as máscaras caem e a farsa se desfaz, a prioridade absoluta é retornar a política,  a partir da da compreensão de que não há saída fora do respeito à soberania popular. Não custa lembrar sempre. Com todos os seus defeitos a democracia é preferível às ditaduras, de qualquer tipo – inclusive um estado de exceção judicial.
Nos próximos dias, a lista de Fachin deve animar o debate em torno de ideias para tirar o país de uma crise cada vez mais grave. Não há muito para inovar nem é preciso distribuir prêmios de originalidade. Basta permitir ao povo escolher, em urna, quem irá governar o país em futuro breve. Os brasileiros e brasileiros manifestam essa vontade com clareza e veemência sempre que são perguntados. É hora de discutir como devem ser atendidos.

ACM Neto diz estar 'absolutamente tranquilo'

Neto diz estar 'absolutamente tranquilo' após ser citado por delatores da Odebrecht
Foto: Renata Farias / Bahia Notícias
Do -Bahia Noticias - O prefeito ACM Neto disse estar "absolutamente tranquilo" com relação à citação da Procuradoria-Geral da República nos inquéritos da Operação Lava Jato em que houve acordo de delação premiada com executivos do Grupo Odebrecht. Durante entrega de geomantas na Vila Canária, nesta quarta-feira (12),

Neto disse que aguarda a revelação de todo o conteúdo das delações premiadas da Odebrecht, nas quais foi citado (veja aqui), para que possa se posicionar sobre o assunto. "Ainda não temos conhecimento sobre o conteúdo do que existe ou não existe que envolva o nosso nome. Apenas verificamos uma petição, um despacho do ministro [Edson] Fachin encaminhando para a Justiça Federal.

Eu espero que, o mais rápido possível, possamos ter acesso a tudo. Que todo o conteúdo que eventualmente fui citado e mencionado pela colaboração da Odebrecht venha a público", declarou o prefeito. Neto afirmou que, com a divulgação do teor das delações, não restarão dúvidas da relação que manteve com a construtora. "Que respeita o meu desempenho como homem público, transparente, correto, defendendo o interesse público acima de qualquer outro", acrescentou.

Justiça baiana desabriga agricultores de 340 mil hectares em plena colheita

Justiça baiana desabriga agricultores de 340 mil hectares em plena colheita


Decisão é considerada ilegal, absurda e sem precedentes pelos agricultores.  Justiça passou as terras para as mãos de uma única pessoa física. (Foto: Divulgação)
Decisão é considerada ilegal, absurda e sem precedentes pelos agricultores. Justiça passou as terras para as mãos de uma única pessoa física. (Foto: Divulgação)
O clima é de tensão e revolta entre os agricultores instalados em áreas do Matopiba (região agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) após uma liminar deferida pelo juiz do município de Formosa do Rio Preto (BA), Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, que tenta retirar agricultores de uma área de 340 mil hectares, em plena fase de colheita, passando a área para as mãos de uma única pessoa física.
A decisão de reintegração de posse em favor de José Valter Dias escancara mais um capítulo da instabilidade jurídica em relação à posse das terras na região, mas que desta vez, pode prejudicar terceiros de boa-fé, agricultores que tiram daquelas áreas o seu sustento, atingindo também toda a economia do oeste da Bahia, que depende diretamente do agronegócio.

Amurc atualizará servidores em procedimentos do Siconv

A Amurc estará capacitando, gratuitamente, servidores municipais nos próximos dias 18 e 19, das 8 às 18hs, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), para o processo de execução e pagamento por Ordem Bancária de Transferências Voluntárias (OBTV) do Sistema de Convênios (Siconv). O curso é referente ao segundo módulo de capacitações, oferecidos aos profissionais das prefeituras associadas à entidade.

A qualificação desses profissionais é o foco da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, que segundo o presidente Antônio Damasceno, “tem se empenhado para ofertar cursos na área da gestão pública, visando dar eficiência à administração pública municipal”.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...