quinta-feira, 13 de abril de 2017

Coordenadores e diretores da Saúde destacam importância do Prosi/Hiperdia em Itabuna

A busca pela união e uma participação mais efetiva dos profissionais da saúde pública em Itabuna, visando o fortalecimento da rede de cuidado aos portadores de diabetes, hipertensão e pacientes idosos assistidos pelo município, levou as coordenações dos programas Prosi/Hiperdia a se reunirem na última terça-feira (11), num encontro considerado muito proveitoso pelos organizadores.

O evento durante todo o dia, aconteceu no auditório da Asdita, anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Zildolândia com a participação dos médicos e enfermeiros dos quatro módulos, as diretorias da Atenção Básica e da Média e Alta Complexidade e do Núcleo de Educação Permanente (NEP)  e serviu para destacar a importância do Centro de Referência à Saúde do Idoso, do portador de hipertensão e diabetes (Prosi/Hiperdia)  na rotina de cada paciente, e mostrar  também como funciona cada programa.


“Estamos em fase de construção do Protocolo do Hiperdia em Itabuna e é fundamental a participação de todos no processo para garantir uma ampla e melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde”, frisou a coordenadora do Hiperdia, Poliana Del Pomo Góis.

         Ela informou que o município conta com mais de 2.100 pacientes cadastrados, (sendo 1500 no Programas Hiperdia e 600 no Prosi), atendidos regularmente por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, cardiologista, endocrinologista, farmacêutico, fisioterapêutico, nutricionista, psicólogo, enfermeiros e técnicos.

Perfil do paciente
Poliana aproveitou para falar sobre os benefícios do Hiperdia, que inclusive distribui medicamentos gratuitos aos cadastrados.  “Além disso, o programa executado em nível municipal permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população de Itabuna”.

Já a coordenadora do Centro de Referência Municipal de Atenção a Saúde do Idoso (Prosi), Larissa Morgana Carvalho, falou sobre o programa que atende pacientes com doença de parkinson, alzheimer e osteoporose, com serviço especializado na saúde do idoso. “O programa tem a missão de atender o paciente que necessita de atenção na área de geriatria por uma equipe interdisciplinar, visando garantir a manutenção e recuperação da sua saúde física, mental e funcional, mantendo-o socialmente ativo e dentro do contexto familiar”.

Os programas funcionam na sede da Asdita, anexa à UBS Izolina Guimarães, no Zildolândia e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 16:30horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...