terça-feira, 11 de abril de 2017

Presidente da Emasa fez um balanço da gestão em reunião da ACI

            O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, Jader Guedes apresentou a classe empresarial, na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, nesta segunda-feira, 10, um balanço dos primeiros três meses de gestão. Sobre esse período, ele destacou ações para o saneamento financeiro da empresa e a busca para regularização dos serviços prestados a população.

            De acordo com Jader, a Emasa tem uma perda de 35 % do faturamento, um prejuízo que chega a R$ 15 milhões por ano. Por conta disso, relatou que fez redução no quadro de funcionários para ajustar e reduzir os custos. Colocou em prática um planejamento estratégico assim que assumiu, e de lá para cá tem conseguido gerenciar a dívida que gira em torno de 100 milhões.


Apesar das dificuldades, Jader salientou que a empresa tem regularizado o recolhimento das dívidas com o PIS e Cofins. Revelou que a empresa investe na proposta de zerar todas as dívidas, inclusive encaminhando uma proposta de parcelamento em 300 meses para a Coelba renegociando o fornecimento de energia nos horários de maior demanda de consumo.

Outra preocupação compartilhada com os empresários são as 182 notificações de irregularidades encaminhadas através do Ministério Público do Trabalho, referentes à gestão passada.  A empresa também tem um passivo herdado de 70 ações trabalhistas, e na atual gestão, indenizou dezenas de ex-diretores e comissionados admitidos no governo passado.

Além do foco no corte de custos e na retomada dos investimentos, o gestor destacou que “a empresa ainda não está em uma situação saudável, pois tem dívidas parceladas, mas é viável, e vai ser recuperada”. Ele falou ainda sobre as propostas para a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico e de tratamento dos esgotos drenados para o rio, o que vai possibilitar no futuro o processo de despoluição do Rio Cachoeira.

Avaliação
Os empresários parabenizaram a iniciativa do atual presidente, que tem buscado sanar as despesas da empresa de forma técnica. Para o presidente Ronaldo Abude, “a conduta do atual gestor é um exemplo de que existem pessoas comprometidas com o bem público”. Ele ainda chamou a atenção dos empresários para apoiar o trabalho do gestor, a frente da Emasa.


Para o coordenador do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação - Mesb, Élio Nascimento a empresa está passando por um choque de gestão e quebrando todos os paradigmas da gestão pública. “O passivo da Emasa atrapalha esse processo, mas é possível enxergar um futuro melhor para a empresa”, declarou o empresário.
Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...