sábado, 24 de setembro de 2022

ACM NETO ARREPIOU EM ILHEUS

 


"A BAHIA JÁ DECIDIU, ACM NETO GOVERNADOR”, DIZ VALDERICO JUNIOR APÓS CARREATA DESTE SÁBADO 

A emoção tomou conta de Ilhéus neste sábado (24), quando as principais ruas da cidade receberam a carretada do candidato a governador da Bahia, ACM Neto (44), acompanhado pelo postulante à Câmara dos Deputados, Valderico Junior (4466).


“O sentimento tá nas ruas, no sorriso das pessoas. A Bahia já decidiu: é ACM Neto governador”, disse Valderico Junior após o encerramento da carreata, que começou no Teotônio Vilela e terminou no Nelson Costa.

Também marcaram presença o candidato ao Senado, Cacá Leão (111); a candidata a vice-governadora Ana Coelho; e o deputado estadual Pedro Tavares (44000), que tenta a reeleição.

ACM NETO: “EU AMO ESSA TERRA”

Líder em todas as pesquisas eleitorais, ACM Neto agradeceu à população ilheense pela receptividade. “É uma festa, viu? Gente, obrigado de coração. Estou indo para Alagoinhas, depois Paulo Afonso, depois Jeremoabo, tudo somente hoje. Ou seja, é uma caminhada longa, mas a alegria toma conta da Bahia, porque a vitória é certa”, declarou.

Neto também falou de seu sentimento em relação a Ilhéus. “Eu amo essa terra. Eu amo essa cidade. Eu quero dizer a vocês: tenham certeza, nós vamos mudar a Bahia. Vamos construir um futuro diferente para a Bahia”, concluiu.

ASCOM-VJ

ADILSON SILVA NA PREFERÉNCIA POPULAR

UMA EPERANÇA DA REGIAO DO CACAU QUE PASSA POR UMA GRAVE CRISE HÁ ALGUNS ANOS !


Só vota em branco, nulo e se abstém de votar, quem não conhece Adilson Silva!

Especial - Val Cabral - Este período eleitoral faz milagres inimagináveis, com políticos que ficaram desaparecidos, ressurgirem como nunca estivessem ausentes por 4 anos; candidatos doentes prometendo saúde para todos, parasitas dizendo que trabalhará por mais emprego e renda para o povo, corruptos garantindo que lutará contra a roubalheira do dinheiro público e por vão, vão e nem sempre voltam. Mas nem todos são assim e Adilson Silva é uma daquelas exceções, que nos fazem acreditar, que nem todos são calhordas, inúteis e 'invotáveis"!

Adilson Vicente da Silva em sua versatilidade e familiaridade com o sul da Bahia e sob função de radialista, apresentou programa na Rádio Jornal de Itabuna, como “disque jóquei!”, com grande audiência e desde aquela época acumulou muitos bons amigos em Itabuna e Ilhéus, que fizeram ele obter mais de 600 votos nas eleições de 2018, quando se candidato a deputado federal.

Adilson Silva, hoje reside em Salvador, onde atua na área empresarial e se dedica também ao bonito ativismo social e humanitário de cuidar de gente, através de assistência a enfermos, famintos e desalojados. E ainda assim encontra tempo para zelar por suas origens, sempre visitando seus amigos em Itabuna, Ilhéus e região.

Adilson Silva, é um ser humano de excelente caráter e prestativo. Persistente, resiliente e abnegado no que acredita, ele é primeiro suplente da bancada federal do União Brasil na Bahia, disputando a eleição pela terceira vez. Desta vez, com a certeza, de que ocupará uma cadeira no Congresso, pelo Partido Progressista (PP), com o número 11.77.

Adilson Silva conhece os problemas e as demandas do povo baiano, como nenhum outro político na Bahia, porque conhece quase todas as cidades e as especificidades de cada comunidade por onde já andou. Tanto, que tem seu nome em rua em Pau-Brasil.

Na região, além de Itabuna, Adilson, também prestou seus serviços em Ilhéus, no setor de  comunicação. Já em Canavieiras, postou seus serviços na indústria de Suco de Maracujá Porongaba (primeira indústria daquela cidade).

Filho de Alagoinhas, nascido em 1951, com apenas dois anos, chegou a cidade de Cachoeira, pois seu pai era funcionário da Rede Ferroviária. Adilson Silva, cresceu, estudou e conquistou seus espaços, percorrendo caminhos, que o fizeram chegar ao sucesso empresarial, familiar e de ativista social.

Adilson Silva é gente da gente, que merece a confiança de quem cansou de políticos hipócritas, cínicos e corruptos. Adilson nos faz deixar de pensar em nos abster de votar, ou votar em branco e nulo e por isso é que irei à urna e manifestarei minha convicção de que nem tudo está perdido e que encontrei em Adilson a expectativa de que dias melhores virão!

Do - BlogValCabral

VALDERICO JUNIOR AGRADECE CARINHO DE MORADORES DA PRINCESA ISABEL


 O candidato a deputado federal Valderico Junior (4466) recebeu manifestações de apoio de moradores da Avenida Princesa Isabel, em Ilhéus, durante caminhada no início da noite desta sexta-feira (23). “Só tenho a agradecer por tanto carinho e garanto que vou retribuir com muito trabalho”, disse.

O ato começou por volta das 17h50min, na Avenida Itabuna, onde Valderico participou da concentração com apoiadores. Na caminhada, o candidato conversou com eleitores e pediu uma oportunidade de representar o sul da Bahia na Câmara dos Deputados.

“Nossa campanha tá na rua. O ritmo é de reta final. Chegou a hora de dar aquele gás na corrida, para consolidar nossa vitória”, declarou.

ACM NETO CHEGA A ILHÉUS NESTE SÁBADO (24)

Neste sábado (24), às 9h, Valderico Junior receberá o candidato a governador ACM Neto (44) para uma carreata, que sairá do Teotônio Vilela, percorrerá a região central de Ilhéus e chegará à zona sul da cidade.

 “Também vamos receber a próxima vice-governadora da Bahia, Ana Coelho; o nosso senador Cacá Leão e o deputado estadual Pedro Tavares. Convido todo mundo que desejar renovar a política do nosso estado a fazer parte desse momento importantíssimo. Tamo junto”, concluiu Valderico.

ASCOM-VJ

Projeto beneficia mais de 3.500 alunos da rede municipal de ensino em Gandu

Formação de professores visa melhoria na aprendizagem e integra o Programa Compromisso com a Educação Pública, promovido pela ADR Sul da Bahia


Um projeto de formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Gandu, no sul da Bahia, foi iniciado neste mês de setembro e vai atender a 34 escolas, tanto da educação infantil quanto dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, somando 3.787 estudantes. Entre as metas, estão a melhoria da aprendizagem em língua portuguesa e matemática, além do combate à evasão escolar. Para isso, haverá formações focadas na melhoria das práticas pedagógicas e oferta de suporte técnico em gestão educacional para as equipes da Secretaria de Educação, gestores escolares e professores, atendendo a 252 profissionais no total. O ponto de partida foram os encontros realizados nos últimos dias 9 e 10 de setembro no município, quando foi feito um diagnóstico da situação atual. A coleta de dados quantitativos e qualitativos foi feita por meio de diálogo com os educadores e comunidade local, aplicando-se a metodologia de grupos focais para levantar informações que servirão como base para a estruturação dos próximos passos do projeto.


A iniciativa integra o Programa Compromisso com a Educação Pública, idealizado pelo Instituto Arapyaú e promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional Sul da Bahia (ADR Sul da Bahia) com a Secretaria de Educação de Gandu, contando com cofinanciamento da Mondelez Internacional, por meio do programa de sustentabilidade do cacau, o Cocoa Life, além da parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), da Versus Editora e da consultora Cleuza Repulho, ex-secretária de Educação dos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo, em São Paulo, sendo por três vezes presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Os principais objetivos do programa são contribuir para a qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, a mobilização social e o fortalecimento da política da formação continuada em contexto profissional para alavancar a qualidade da educação pública nos municípios. Atualmente, a ADR Sul da Bahia e o Icep atuam no desenvolvimento da educação nos municípios de Una e Uruçuca.

"Após um período tão crítico para a educação brasileira, em que estudantes ficaram com acesso restrito às escolas, implementar um programa a partir de uma escuta ativa e construção coletiva para a melhoria da aprendizagem se torna fundamental. Ficamos felizes que o município de Gandu abraçou essa iniciativa e em contar com o Icep, um parceiro que conhece a realidade da nossa região”, enfatiza a Secretária Executiva da ADR, Mariana Sales. A coordenadora Pedagógica Territorial do Icep, Ana Falcão explica a importância do encontro em Gandu: “Nessa troca entre pares, o Icep adquire mais informações sobre o histórico de formação da rede, a concepção de ensino e aprendizagem que permeia as práticas pedagógicas, a visão da comunidade sobre o ensino público do município e as expectativas desses vários atores em relação à aprendizagem dos estudantes


Por -Lívia Cabral

Roma diz que comércio baiano sofre com elevada cobrança de impostos pelo Estado

 

 João Roma e dra Raissa no meio do povo

candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), apontou nesta sexta-feira (23), em Livramento de Nossa Senhora, a 770m Km de Salvador, que o setor do comércio na Bahia sofre com a cobrança elevada de impostos e, por isso, perde competitividade para outros estados.

“Quem é do setor de comércio de alimentos, de bebidas, do que for, está perdendo competitividade porque vem empresa de outros estados que cobram menos impostos e, assim, fica difícil para o baiano competir. A pessoa chega numa mercearia e vê produtos que vêm de Goiás, de Minas Gerais, do Espírito Santo; ou seja, são outras empresas ocupando esse espaço e gerando emprego em outros estados”, apontou Roma, ao lado da candidata ao Senado, Dra. Raíssa (PL), em Livramento, nesta sexta-feira (23).

O ex-ministro da Cidadania salientou que é preciso observar toda a cadeia produtiva na Bahia, desde os grandes investimentos como a Ferrovia de Integração Oeste Leste que está sendo concluída pelo governo do presidente Jair Bolsonaro até os pequenos investimentos e negócios. Ele diz que a lógica da atual gestão estadual não é a de auxiliar o produtor, mas armar “pegadinhas”. “É pegadinha na hora de cobrar multa, é pegadinha na hora de prestar um serviço ao cidadão. Se o camarada paga um imposto antecipado e vai querer ver lá um crédito, vira um adversário do estado, é penalizado por causa disso”, exemplificou João Roma.

O candidato a governador apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro disse que essa lógica precisa mudar. “Além de muitos impostos cobrados na Bahia, também tem esses meandros burocráticos muito complicados que dificultam abrir uma linha de transmissão para levar energia, ou com a aplicação de regras ambientais muito complexas e que transferem a responsabilidade para o setor privado solucionar”, comentou Roma.

O ex-ministro da Cidadania ainda criticou a briga infantil do Governo do Estado com a Gestão Bolsonaro, que acaba impedindo a chegada de mais investimentos à Bahia.

“Tem essa lógica de ficar numa queda de braço infantil com o Governo Federal. Quando Bolsonaro rescinde um convênio com o governo para duplicação da estrada de Ilhéus-Itabuna e inicia as obras, ao invés de agradecer que a via está sendo alargada, o governador manda rasgar uma avenida paralela que vai dar no mesmo local”, exemplificou Roma o desperdício de dinheiro pela gestão petista.


Do - JORNAL DA MIDIA

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

ITABUNA EM FOCO

Campeonato Interbairros terá mais seis jogos neste domingo 

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Itabuna confirmou para o próximo domingo, dia 25, mais seis jogos válidos pela 4ª. Rodada do Campeonato Interbairros de Futebol. As partidas têm início às 8h15, com as equipes Vida Nova x Antique, no campo do Bairro Santa Inês, e Condomínio Gabriela x Santa Inês no Estádio Luís Viana Filho. As seleções do Corbiniano Freire x Daniel Gomes, darão continuidade a partir das 9h30min, no campo do Bairro Daniel Gomes.


Em seguida, às 10 horas, entrarão no campo de Ferradas, as equipes de Ferradas x Roça do Povo. Já no campo do Bairro Santa Inês disputarão a partir das 10h15, as equipes do Monte Cristo x Santa Inês e Jardim Primavera x Novo Horizonte, este último no Estádio Luís Viana Filho.


A competição foi aberta oficialmente no dia 4 de setembro e se estenderá até o dia 11 de dezembro, quando serão premiadas as equipes vencedoras do primeiro, segundo e terceiro lugares, como adianta o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pelegrini.


 “O esporte amador é uma das grandes paixões do brasileiro e com o Campeonato Interbairros não é diferente, já que atrai um grande público em cada partida realizada”, comemora o titular da Secretaria de Esportes e Lazer de Itabuna. Os jogos acontecem todas as manhãs de domingo, nos campos de bairros previamente definidos pela comissão organizadora.


Vila Olímpica será entregue dia 26

 


A Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano, será entregue a comunidade desportista na manhã de segunda-feira (26), às 9 horas, durante ato que contará com a presença do Secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre-BA), Davidson Magalhães, e do prefeito Augusto Castro.


Itabuna sempre foi um celeiro de bons atletas e por esse motivo, a conclusão das obras estava sendo aguardada com muita expectativa. Os espaços já existentes foram totalmente recuperados, a exemplo, da piscina, quadra poliesportiva, vestiários e arquibancadas. Mas a grande novidade foi a instalação de equipamentos que possibilitarão a prática de novas modalidades esportivas, a exemplo de pista de atletismo, campo society com grama sintética e quadra de areia.


Também foram instalados sistemas de acessibilidade e de combate a incêndio, que garantirão mais segurança e conforto para os frequentadores da nova Vila Olímpica de Itabuna. A obra tem um investimento de R$ 3,6 milhões. Ela foi executada por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE) e a Prefeitura de Itabuna.

Ascom/prefeitura

VI Fórum de Saúde 360ª traz a importância do cuidado com a saúde sistêmica do colaborador nas empresas

Evento é promovido pela ABRH-BA  e tem participação da Amcham Salvador 

Ana Ferrão 

Marcelo

Transtornos psiquiátricos são a principal causa de suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No ambiente corporativo, a saúde mental é fator de grande preocupação das empresas. Colaboradores com problemas relacionados ao tema podem ter grande insatisfação profissional, ocasionando queda de produtividade, além de desenvolver doenças como depressão e ansiedade. Para discutir sobre o assunto, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil regional Bahia e a Rede Mater Dei de Saúde se uniram e vão apresentar o painel ‘Life Design: ações para construir propósito, saúde e bem-estar organizacional’, no VI Fórum de Saúde 360º, na próxima terça-feira, 27, das 15h às 16h, no Senai Cimatec, em Piatã

A palestra será conduzida pela médica do Departamento de Saúde Corporativa e membro do corpo clínico do Hospital Mater Dei Salvador, Ana Carolina Ferrão, e pelo Diretor Regional Bahia da Rede, Marcelo Sonneborn. Os interessados podem se inscrever através do link: https://www.sympla.com.br/6-forum-de-saude-360__1678327. O evento é voltado para profissionais da área de gestão de pessoas e RH. Associados da Amcham têm desconto especial. 

Com o tema Setembro Amarelo, o painel com foco na saúde mental, tem como objetivo compartilhar conteúdos relevantes de aprendizado e prática, na construção de relacionamentos sustentáveis e geração de bons negócios dentro das áreas da saúde e gestão de pessoas. De acordo com a head da Amcham Salvador, Lilian Marins, a Câmara Americana enfatiza a importância de um ambiente de trabalho seguro para a construção de processos e soluções. “Temos nos destacado na importância da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), através do estímulo aos colaboradores a mudarem seu estilo de vida, garantindo  e promovendo um bem estar na saúde de todos”, afirma a executiva.

Ascom/fotos divulgação 

 

FABIO LIMA ABRE MÃO DO FUNDO PARTIDÁRIO

O Fundo Eleitoral Partidàrio, dinheiro do povo brasileiro, num total de 5.7bi, para a campanha  política, o candidato a deputado estadual, Fábio Lima (Patriota/51888), radicalmente contra abriu mão, oficialmente, do mesmo.

Para isso, se dirigiu ao Cartório Eleitoral de Itabuna, Rua Rio Almada, 100, bairro Góis Calmon, onde protocolou a sua decisão, que deverá ser inédita no Estado e talvez no  país. 

"Tem muitos candidatos fazendo "mau uso" desse dinheiro, que é do povo. Aqui em Itabuna, o candidato do Prefeito, além de ser beneficiado com o alto valor desse Fundo, ainda recebe ajuda do gestor Augusto Castro, caracterizando Abuso Econômico" denuncia,  chamando à atenção do Ministério Público.

Daqui, esse blog parabeniza a atitude do candidato, e que outros que receberam milhões de reais, tomem como exemplo Fabio Lima.

Essa é uma ótima decisão a ser seguida. Que esse recurso, seja revertido às casas filantrópicas, em forma de cestas básicas.

Veja o video: Esse merece seu voto!



Paulo Carqueija solicita reparação da estrada que liga Ilhéus a Buerarema

O vereador Paulo Carqueija (PSD) solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, que fosse realizado o patrolamento, drenagem, limpeza lateral e aplicação de asfalto Fresado na BA 251. Esta rodovia é um trecho que liga Ilhéus a Buerarema, extensão compreendida entre o bairro Nossa Senhora da Vitória e os distritos de Couto, Santo Antônio e Repartimento.

O parlamentar também propôs uma indicação à Prefeitura de Ilhéus para que realizasse a reutilização e destinasse os resíduos gerados na retirada e fresagem do asfalto velho nos pontos mais críticos da estrada - trechos entre Couto e Santo Antônio.  

De acordo com Carqueija, a requalificação da BA 251 evita que os moradores “sejam colocados em isolamento total”, pois a “manutenção traz mobilidade, segurança e facilidade no tráfego de veículos, como ambulâncias, transporte escolar e viaturas”, afirmou o edil.

Ascom

Fred Gedeon faz parceria com líder de caminhoneiros


Fred Gedeon faz parceria com líder de caminhoneiros Eliseu Rosário e se prepara para debate eleitoral

Depois de uma reunião com o candidato a deputado federal pelo PTB, Eliseu Rosário, considerado uma grande liderança dos caminhoneiros na Bahia  e presidente do diretório do partido em Luís Eduardo Magalhães visando fortalecer uma parceria de campanha para a reta final das eleições , o candidato a deputado estadual Fred Gedeon III se reúne na tarde de hoje com assessores para discutir a sua participação em um debate com candidatos da região. O evento promovido pelas Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís  está programado para a tarde de amanhã, em Ilhéus. com a participação de políticos, estudantes e representantes da sociedade civil organizada.

A participação do candidato do PTB para a assembleia legislativa será em três etapas. Na primeira, Fred Gedeon fará uma apresentação do seu currículo e da sua candidatura numa região sem representação política. Como neto e filho de cacauicultores, ele falará da sua formação como administrador e advogado, da sua experiência como ex-vereador em Ilhéus e como  administrador de Olivença, onde implementou mudanças voltadas para o fortalecimento do turismo, a principal vocação daquela estância hidromineral. Deve destacar ainda que sua candidatura  não lhe pertence e é resultado de uma mobilização de amigos, em função da falta de representantes do Sul da Bahia na Assembleia e nem na Câmara dos Deputados.

No segundo momento do debate, o candidato apresenta sua plataforma de campanha com foco no resgate do agronegócio, em especial a cacauicultura  com ênfase para o fortalecimento dos produtores, melhoria da assistência técnica , estimulo ao cacau cabruca, bem como o fim do sistema de drawback para importação de cacau, que pode por em risco a introdução de novas pragas e doenças para a agricultura brasileira. Fred Gedeon também defende a retomada de crédito para o setor agrícola e políticas públicas para manter as famílias no campo.

Na área ambiental, o candidato Fred Gedeon vai manifestar sua preocupação com a questão da preservação do meio ambiente, o que passa pelo cacau cabruca e obtenção de créditos de carbono para preservação da Mata Atlântica. No campo da infraestrutura,  ele defenderá o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste, o que significa o aporte de um investimento de R$ 2,5 bilhões e investimentos estruturantes na melhoria da malha viária e logística. Na área econômica a prioridade são as políticas de geração de emprego e renda. Na agenda também estão turismo, educação, saúde pública e cultura.

No campo cultural Fred Gedeon abordará os contatos com artistas e intelectuais, sua participação  como ator do filme Sandpits generals (Capitães de Areia), dirigido por Hall Barlett, que foi proibido no Brasil e foi assistido por 53 milhões de espectadores na Rússia. Ele também atuou num musical quando estudava nos Estados Unidos e fez o papel no Auto do Descobrimento, um texto do escritor Jorge Araújo e música de Jonga Fialho,  que foi produzido pela UESC, nos 500 anos do descobrimento do Brasil. No final ele abordará a expectativa da campanha marcada pela superação de dificuldades e que foi assumida como um grande desafio.

Da assessoria 

Superávit positivo do governo desde 2013

Governo deverá fechar o ano com primeiro superávit primário desde 2013

Relatório estima resultado positivo de R$ 13,548 bi neste ano.

O superávit primário representa a economia de recursos para o pagamento dos juros da dívida pública. Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Do - Diario do Poder - Pela primeira vez em nove anos, as contas públicas deverão fechar no azul. Em 2022, o Governo Central, Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, deverá obter superávit primário de R$ 13,548 bilhões. Isso ocorrerá porque, além de as despesas caírem, o governo aumentou as projeções de receitas.

A estimativa consta no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, enviado hoje (22) ao Congresso Nacional. A versão anterior do documento, divulgada em julho, previa que o Governo Central fecharia o ano com déficit primário de R$ 59,534 bilhões.

Desde 2014, o Governo Central registrava déficit primário ano a ano. A melhora do resultado fiscal deve-se tanto à queda das despesas como ao crescimento das receitas

Mesmo com as desonerações concedidas sobre combustíveis e produtos industrializados, as previsões de receitas brutas saltaram R$ 82,197 bilhões em relação ao relatório anterior, divulgado em julho. Ao descontar as transferências para os estados e os municípios, a estimativa das receitas líquidas aumentou em R$ 69,948 bilhões.

Em relação aos gastos, a projeção para as despesas primárias em 2022 caiu R$ 2,954 bilhões, devendo fechar o ano em R$ 1,831 trilhão. A estimativa para os gastos obrigatórios caiu para R$ 1,678 trilhão, valor R$ 1,944 bilhão menor que o projetado em julho. A previsão de gastos discricionários (não obrigatórios) do Poder Executivo foi reduzida em R$ 1,01 bilhão, para R$ 153,236 bilhões.

Campo de Marte

A previsão de superávit primário só não será maior por causa do acordo que extinguiu a dívida de cerca de R$ 24 bilhões da Prefeitura de São Paulo com a União em troca da extinção da ação judicial que questiona o controle do aeroporto de Campo de Marte, na capital paulista. Não fosse o acordo, o Governo Central obteria superávit primário de R$ 37,5 bilhões neste ano.

O superávit primário representa a economia de recursos para o pagamento dos juros da dívida pública. A projeção, informou o Ministério da Economia, incorpora a aprovação da emenda constitucional que aumenta benefícios sociais e cria auxílio para taxistas e caminhoneiros. A mudanças tem impacto de R$ 41,25 bilhões até o fim do ano, mas esses gastos não foram afetados pelo contingenciamento porque estão fora do teto de gastos.

A estimativa também inclui as desonerações de R$ 71,56 bilhões que entraram em vigor em 2022. Desde o início do ano, o governo concedeu diversas desonerações para estimular a economia. As medidas com maior impacto são a redução em 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que fará a União deixar de arrecadar R$ 23,6 bilhões neste ano. Em segundo lugar, vem a desoneração sobre os combustíveis, com impacto de R$ 16,51 bilhões nas receitas do governo.

Bloqueios totais

No fim de março, o governo havia contingenciado R$ 1,722 bilhão em emendas de relator. Em maio, a equipe econômica inicialmente divulgou um bloqueio de R$ 8,239 bilhões, mas o valor foi posteriormente reduzido para R$ 6,965 bilhões.

Em julho, o governo fez um novo bloqueio de R$ 6,739 bilhões. De lá para cá, haveria a necessidade de um novo bloqueio de R$ 10,5 bilhões, mas como existem R$ 7,865 bilhões em emendas de relator e em emendas de bancada bloqueados, só foi necessário bloquear R$ 2,635 bilhões.

A cada dois meses, o Ministério da Economia divulga o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento. Com base nas previsões de crescimento da economia, de inflação e do comportamento das receitas e das despesas, a equipe econômica determina o bloqueio necessário para cumprir as metas de déficit primário (resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública) e o teto de gastos.(ABr)



quinta-feira, 22 de setembro de 2022

JORGE AMADO VIVE ABANDONADO E ÀS ESCURAS

Avenida Fernando Gomes,
 via hospital de Base.
  Era toda asfaltada, com passeio
onde moradores do Jorge Amado
 e Campos Formoso faziam caminhada,
agora acabou!

Parte da população do Jorge Amado está  revoltada pelo abandono daquele bairro na atual gestão do Prefeito Augusto Castro. As ruas e avenidas que existiam asfalto, hoje acabou, por falta de manutenção. Com isso, o mato está tomando conta.

Praça faltam postes e iluminacão

Outra queixa da comunidade do Jorge Amado é a  falta de iluminação pública, provocando uma grande escuridão, levando perigo a quem sai de casa à noite, principalmente, aos estudantes, que temem ser assaltados, nas ruas e praças faltam postes e lâmpadas.

Esgoto estourado


Escrituras da propriedade

Outra parte da população do Jorge Amsda, cerca  de 30% dos seus moradores se queixam que ainda não receberam, por parte do município, as suas escrituras as quais têm direito. Foram à prefeitura, e ficaram sabendo que as referidas escrituras estão prontas em mãos do prefeito, mas ainda nao foram entregues por questões políticas.

A rua Costa Rica e rua Floresta Azul, o asfalto sumindo. Liga  a 415 até a Trifil.

As escrituras sempre foram entregues no tempo  certo, pelos gestores anteriores: Azevedo, Fernando e Vane, "Agora seguras,  porque o  prefeito quer eleger vereadores da sua base, com esse documentos da nossa terra" denuncia um morador, líder da comunidade, adiantando que vai entrar com uma ação, junto ao Ministério Público. E para isso, já está recolhendo às assinaturas dos moradores prejudicados. Disse, muito chateado com a questão, tanto pela falta das escrituras, como o abandono do bairro; "que nunca esteve assim..." 



Aqui, liga o bairro Jorge Amado à Indústria Trifil. na gestão de Fernando Gomes, era asfaltado,  hoje se encontra assum;  na poeira e lama; "Até passeio para as nossas caminhadas tinha. No momento, tudo acabou, por falta de manuntencão da gestão stual" se queixa um morador, pedindo providências ao Prefeito Augusto Castro.

Avenida Fernando Gomes, nome dado pelos moradores.


ITABUNA EM FOCO

 Contagem regressiva para conclusão das obras da Vila Olímpica 

 



Itabuna está prestes a ganhar mais um moderno equipamento esportivo que foi totalmente requalificado. As obras de recuperação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano, estão na reta final. A inauguração da obra que está sendo executada pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE), em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, deve acontecer muito em breve.


 Além de requalificado, o equipamento esportivo também foi ampliado, passando a contar com espaços para novas modalidades esportivas, a exemplo de pista de atletismo e campo de futebol society com grama sintética. As quadras, por exemplo, foram revestidas com o que há de mais moderno, o piso emborrachado modular.


“A Sudesb mais uma vez nos presenteia com uma quadra que tem tamanho padrão para as modalidades esportivas de basquete, vôlei,  futsal e handebol”, comenta o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alcântara Pelegrini. Também haverá estacionamento com vagas para cadeirantes e idosos, o que promove a inclusão no esporte.


 “A acessibilidade é o marco nessa obra. O cadeirante terá uma entrada especial que dará acesso a todas as áreas da Vila”, reforça Pelegrini. A piscina semiolímpica está recebendo os últimos ajustes com reforma do deck, área que circunda a borda.

 

Outros equipamentos

O secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pelegrini, faz questão de citar que Itabuna têm recebido equipamentos esportivos, por meio de parceria com o Governo da Bahia, que se apresentam como novas alternativas para os jovens praticarem esporte.


“O Colégio Estadual, por exemplo, será reinaugurado com duas quadras cobertas. O Centro Social Urbano (CSU), cujas obras estão na fase final, terá uma piscina semiolímpica. Temos também as Areninhas de Futebol do bairro Conceição e da Avenida Fernando Cordier, sendo que esta última já foi entregue”, assinala.


E finaliza falando da autorização da ordem de serviço para a reforma do campo dos bairros Lomanto Júnior e Nova Califórnia. “Estamos muito felizes com essas obras e vamos trabalhar para que sejam entregues o mais rápido possível”, disse entusiasmado. 

Estabilidade nos casos de dengue deve ser mantido, diz Vigilância

 


De acordo com a coordenação do Programa de Combate às Endemias, do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de dengue em Itabuna continuam estabilizados, diferente do último mês de maio, quando o município registrou estado de epidemia com a explosão de novos casos. Segundo a Diretoria Regional de Saúde do Governo do Estado, (DIRES) Itabuna foi um dos municípios que decretou estado de pandemia este ano, mas também foi o primeiro a sair rapidamente dessa situação.


A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Maristela Antunes, informa que essa estabilidade se deve ao esforço de um trabalho conjunto dos agentes de endemia, da Vigilância Sanitária e dos Departamentos de Atenção Básica e de Limpeza Pública. O trabalho de combate dos agentes de endemia, por exemplo, consiste nas visitas nas residências e em áreas públicas, quando eles aproveitam para fiscalizar e eliminar possíveis criadouros de larvas.


Eles também orientam os moradores sobre as formas de controle e prevenção de focos. Uma das principais orientações é evitar água parada em vasilhames, garrafas, tanques e reservatórios descobertos dentro de casa ou nos quintais. “Temos uma equipe formada por 152 profissionais que trabalham em campo, diariamente, no controle e combate ao mosquito Aedes Aegipty”, ressalta Maristela Antunes.


Ela completa informando que o município conta com outras equipes da área de educação que promovem ações por meio de palestras e apresentações com fantoches nas escolas e nas unidades de saúde, num jogo onde tudo é válido para manter o município livre das arboviroses dengue, chinkungynia e zica vírus.


A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, ressalta que uma das dificuldades encontradas pelos agentes de endemias é o acesso a alguns imóveis durante a semana, o que faz com que eles retornem a essas localidades aos sábados, e a resistência de algumas famílias em permitir o acesso dos agentes aos imóveis. “É lamentável porque a responsabilidade deve ser de todo cidadão. E se cada um fizer sua parte, com certeza não teremos avanços nos índices de infestação em nosso município”, conclui.


Prefeitura e 15º BPM discutem

implantação do Vetor Disciplinar 

 


Mais uma escola da Rede Municipal de Ensino de Itabuna deverá contar com o Vetor Disciplinar ainda este ano: o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC – Jorge Amado), no bairro Jardim Primavera. O assunto foi discutido durante reunião na quarta-feira, 21, na sede do Colégio, com a presença do Secretário municipal de Educação, Professor Júnior Brandão, do comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Ferreira Lopes, além de diretores e coordenadores da unidade escolar.


A Secretaria Municipal de Educação tem fortalecido a parceria com a Polícia Militar com o intuito de ampliar a atuação do Vetor Disciplinar em algumas escolas da Rede Municipal. “Esta é uma determinação do prefeito Augusto Castro que nós temos seguido com muito rigor, buscando garantir segurança e conforto aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, comenta o Secretário Júnior Brandão.


Vale ressaltar que os resultados positivos deste modelo de ensino implantado em parceria com a Polícia Militar tem motivado a Prefeitura de Itabuna a decidir pela adoção do Vetor em outras escolas da Rede Municipal de Ensino. Um  Termo de Cooperação Técnica nº. 03/2020 incluiu o Centro de Atenção Integral a Criança Jorge Amado - CAIC entre as escolas atendidas.

 

Itabuna corre contra o tempo para alcançar meta de vacinação contra a paralisia infantil

 

A determinação dos profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabuna em assegurar que o município alcance a meta de cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos contra a Poliomielite (paralisia infantil) vem sendo uma verdadeira corrida contra o tempo. Tendo em vista que a Campanha Nacional, iniciada no dia 8 de agosto e encerrada no último dia 9 de setembro, foi prorrogada em todo o País até o próximo dia 30, devido à baixa procura pela vacinação.


Erradicada no Brasil há quase três décadas, por conta da vacinação em massa da

população infantil, a doença volta ser uma grande ameaça à saúde das crianças devido aos baixos indicadores de imunização registrados nos últimos dois anos. Para ampliar a cobertura vacinal no município, a Secretaria de Saúde de Itabuna está programando para a próxima quarta-feira, 28 de setembro, um Dia de Mobilização Contra a Paralisia Infantil, que acontecerá no saguão da Faculdade UniFTC, localizada na Praça José Bastos, centro da Cidade.


Segundo informou a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, enfermeira Camila Brito, para o Dia de Mobilização está sendo levado em conta o levantamento de dados da busca ativa que os Agentes Comunitários de Saúde estão realizando em todas as microáreas do município. “Na próxima segunda-feira, 26, teremos essas informações consolidadas e, além de intensificar as ações em todas as unidades de saúde, realizaremos este dia de mobilização”, justifica.


Camila ressalta que Itabuna até o momento registra um baixíssimo índice de cobertura vacinal contra a Poliomielite, considerando que do total de 9.909 crianças que já deviam estar imunizadas, somente 40% delas (3.963) foram levadas por seus pais e/ou responsáveis às unidades de saúde para a imunização, que consiste apenas em duas gotinhas derramadas diretamente na boca da criança. Além dos baixos índices da Pólio, o município também precisa elevar os indicadores na multivacinação.


“A nossa preocupação, enquanto profissionais de saúde do município, é a mesma compartilhada por autoridades sanitárias, infectologistas e especialistas de todo o País que temem, nas próximas décadas, pela circulação do vírus e o surgimento de casos de paralisia infantil após 30 anos sem nenhum registro no território nacional”, pontua Camila. Ela voltou a chamar à atenção dos pais e responsáveis pelas crianças para que não neguem aos seus filhos o direito à saúde e à vida, assegurados na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e Adolescente.

 

Ascom/Prefeitura de Itabuna


--


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...