quinta-feira, 22 de setembro de 2022

ITABUNA EM FOCO

 Contagem regressiva para conclusão das obras da Vila Olímpica 

 



Itabuna está prestes a ganhar mais um moderno equipamento esportivo que foi totalmente requalificado. As obras de recuperação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano, estão na reta final. A inauguração da obra que está sendo executada pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE), em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, deve acontecer muito em breve.


 Além de requalificado, o equipamento esportivo também foi ampliado, passando a contar com espaços para novas modalidades esportivas, a exemplo de pista de atletismo e campo de futebol society com grama sintética. As quadras, por exemplo, foram revestidas com o que há de mais moderno, o piso emborrachado modular.


“A Sudesb mais uma vez nos presenteia com uma quadra que tem tamanho padrão para as modalidades esportivas de basquete, vôlei,  futsal e handebol”, comenta o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alcântara Pelegrini. Também haverá estacionamento com vagas para cadeirantes e idosos, o que promove a inclusão no esporte.


 “A acessibilidade é o marco nessa obra. O cadeirante terá uma entrada especial que dará acesso a todas as áreas da Vila”, reforça Pelegrini. A piscina semiolímpica está recebendo os últimos ajustes com reforma do deck, área que circunda a borda.

 

Outros equipamentos

O secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pelegrini, faz questão de citar que Itabuna têm recebido equipamentos esportivos, por meio de parceria com o Governo da Bahia, que se apresentam como novas alternativas para os jovens praticarem esporte.


“O Colégio Estadual, por exemplo, será reinaugurado com duas quadras cobertas. O Centro Social Urbano (CSU), cujas obras estão na fase final, terá uma piscina semiolímpica. Temos também as Areninhas de Futebol do bairro Conceição e da Avenida Fernando Cordier, sendo que esta última já foi entregue”, assinala.


E finaliza falando da autorização da ordem de serviço para a reforma do campo dos bairros Lomanto Júnior e Nova Califórnia. “Estamos muito felizes com essas obras e vamos trabalhar para que sejam entregues o mais rápido possível”, disse entusiasmado. 

Estabilidade nos casos de dengue deve ser mantido, diz Vigilância

 


De acordo com a coordenação do Programa de Combate às Endemias, do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de dengue em Itabuna continuam estabilizados, diferente do último mês de maio, quando o município registrou estado de epidemia com a explosão de novos casos. Segundo a Diretoria Regional de Saúde do Governo do Estado, (DIRES) Itabuna foi um dos municípios que decretou estado de pandemia este ano, mas também foi o primeiro a sair rapidamente dessa situação.


A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Maristela Antunes, informa que essa estabilidade se deve ao esforço de um trabalho conjunto dos agentes de endemia, da Vigilância Sanitária e dos Departamentos de Atenção Básica e de Limpeza Pública. O trabalho de combate dos agentes de endemia, por exemplo, consiste nas visitas nas residências e em áreas públicas, quando eles aproveitam para fiscalizar e eliminar possíveis criadouros de larvas.


Eles também orientam os moradores sobre as formas de controle e prevenção de focos. Uma das principais orientações é evitar água parada em vasilhames, garrafas, tanques e reservatórios descobertos dentro de casa ou nos quintais. “Temos uma equipe formada por 152 profissionais que trabalham em campo, diariamente, no controle e combate ao mosquito Aedes Aegipty”, ressalta Maristela Antunes.


Ela completa informando que o município conta com outras equipes da área de educação que promovem ações por meio de palestras e apresentações com fantoches nas escolas e nas unidades de saúde, num jogo onde tudo é válido para manter o município livre das arboviroses dengue, chinkungynia e zica vírus.


A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, ressalta que uma das dificuldades encontradas pelos agentes de endemias é o acesso a alguns imóveis durante a semana, o que faz com que eles retornem a essas localidades aos sábados, e a resistência de algumas famílias em permitir o acesso dos agentes aos imóveis. “É lamentável porque a responsabilidade deve ser de todo cidadão. E se cada um fizer sua parte, com certeza não teremos avanços nos índices de infestação em nosso município”, conclui.


Prefeitura e 15º BPM discutem

implantação do Vetor Disciplinar 

 


Mais uma escola da Rede Municipal de Ensino de Itabuna deverá contar com o Vetor Disciplinar ainda este ano: o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC – Jorge Amado), no bairro Jardim Primavera. O assunto foi discutido durante reunião na quarta-feira, 21, na sede do Colégio, com a presença do Secretário municipal de Educação, Professor Júnior Brandão, do comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Ferreira Lopes, além de diretores e coordenadores da unidade escolar.


A Secretaria Municipal de Educação tem fortalecido a parceria com a Polícia Militar com o intuito de ampliar a atuação do Vetor Disciplinar em algumas escolas da Rede Municipal. “Esta é uma determinação do prefeito Augusto Castro que nós temos seguido com muito rigor, buscando garantir segurança e conforto aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, comenta o Secretário Júnior Brandão.


Vale ressaltar que os resultados positivos deste modelo de ensino implantado em parceria com a Polícia Militar tem motivado a Prefeitura de Itabuna a decidir pela adoção do Vetor em outras escolas da Rede Municipal de Ensino. Um  Termo de Cooperação Técnica nº. 03/2020 incluiu o Centro de Atenção Integral a Criança Jorge Amado - CAIC entre as escolas atendidas.

 

Itabuna corre contra o tempo para alcançar meta de vacinação contra a paralisia infantil

 

A determinação dos profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabuna em assegurar que o município alcance a meta de cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos contra a Poliomielite (paralisia infantil) vem sendo uma verdadeira corrida contra o tempo. Tendo em vista que a Campanha Nacional, iniciada no dia 8 de agosto e encerrada no último dia 9 de setembro, foi prorrogada em todo o País até o próximo dia 30, devido à baixa procura pela vacinação.


Erradicada no Brasil há quase três décadas, por conta da vacinação em massa da

população infantil, a doença volta ser uma grande ameaça à saúde das crianças devido aos baixos indicadores de imunização registrados nos últimos dois anos. Para ampliar a cobertura vacinal no município, a Secretaria de Saúde de Itabuna está programando para a próxima quarta-feira, 28 de setembro, um Dia de Mobilização Contra a Paralisia Infantil, que acontecerá no saguão da Faculdade UniFTC, localizada na Praça José Bastos, centro da Cidade.


Segundo informou a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, enfermeira Camila Brito, para o Dia de Mobilização está sendo levado em conta o levantamento de dados da busca ativa que os Agentes Comunitários de Saúde estão realizando em todas as microáreas do município. “Na próxima segunda-feira, 26, teremos essas informações consolidadas e, além de intensificar as ações em todas as unidades de saúde, realizaremos este dia de mobilização”, justifica.


Camila ressalta que Itabuna até o momento registra um baixíssimo índice de cobertura vacinal contra a Poliomielite, considerando que do total de 9.909 crianças que já deviam estar imunizadas, somente 40% delas (3.963) foram levadas por seus pais e/ou responsáveis às unidades de saúde para a imunização, que consiste apenas em duas gotinhas derramadas diretamente na boca da criança. Além dos baixos índices da Pólio, o município também precisa elevar os indicadores na multivacinação.


“A nossa preocupação, enquanto profissionais de saúde do município, é a mesma compartilhada por autoridades sanitárias, infectologistas e especialistas de todo o País que temem, nas próximas décadas, pela circulação do vírus e o surgimento de casos de paralisia infantil após 30 anos sem nenhum registro no território nacional”, pontua Camila. Ela voltou a chamar à atenção dos pais e responsáveis pelas crianças para que não neguem aos seus filhos o direito à saúde e à vida, assegurados na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e Adolescente.

 

Ascom/Prefeitura de Itabuna


--


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

APURAÇÃO DOS VOTOS: ELEIÇÕES AMERICANAS | DIA 1 | 05/11/24