sábado, 6 de dezembro de 2025

Deputado quer extraditar Lulinha por ligação ao Careca

Evair de Melo (PP-ES) enviou ofício ao ministro Edson Fachin

Foto: Reprodução/Redes Sociais).

Do -Diário do Poder - O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) protocolou um ofício direcionado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, solicitando que a Corte analise a adoção de medidas de cooperação internacional e a possibilidade de extradição de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A iniciativa do congressista ocorre em conjunto com as investigações conduzidas pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre fraudes no INSS. Segundo apurações da CPMI, Lulinha teria recebido um mensalão ou pagamentos mensais de R$300 mil e transferências que atingiriam um total de 25 milhões, a comissão não especificou a moeda, pagos de Antônio Carlos Camilo Antunes, também conhecido como “Careca do INSS”.

Atualmente, Lulinha reside em Madri, na Espanha, para onde se mudou em julho, mês em que as investigações já alcançavam grande repercussão nacional. Já o Careca está detido desde 12 de setembro por suposto envolvimento no esquema que causou prejuízos aos beneficiários da Previdência Social.

No documento remetido ao STF, Melo argumenta que a situação atual “vem gerando crescente inquietação institucional quanto à necessidade de preservação da efetividade da persecução penal e da integridade das investigações em curso”, conforme noticiado pelo portal Metrópoles.

O parlamentar requer que a Suprema Corte avalie a comunicação formal dos fatos à PGR (Procuradoria Geral da República), a necessidade de medidas cautelares e o acionamento de mecanismos de cooperação jurídica internacional com a Espanha.

Em sua solicitação, o deputado ressaltou que, apesar de não haver, no momento, “juízo definitivo de culpa”, ele considera que há “indícios relevantes, formalizados em procedimentos oficiais” que justificariam o aprofundamento das investigações.

Contudo, a PF (Polícia Federal) tem mantido, até o momento, o entendimento de que o filho do presidente da República não está “diretamente envolvido nas condutas relativas aos descontos associativos fraudulentos.”

Hospital Materno-Infantil de Ilhéus completa quatro anos sendo referência no Sul da Bahia

Até 2021, a realidade da saúde neonatal em Ilhéus, uma das cidades mais antigas e importantes do Brasil, era crítica: não havia disponível um único leito de UTI Neonatal. Recém-nascidos em estado grave precisavam ser transferidos para unidades em outras cidades do interior ou para a capital.

Essa situação histórica mudou radicalmente com a inauguração do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, obra do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) inaugurada em 6 de dezembro e administrada desde então pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Desde o seu primeiro dia de funcionamento, a unidade garante atendimento para a população de Ilhéus e de mais 20 municípios da região de Valença, no Baixo Sul do estado. O hospital não apenas oferece Terapia Intensiva para bebês, mas também assegura assistência completa para gestantes da região.

Os números revelam a importância desta unidade hospitalar, que é a única maternidade 100% SUS da região: mais de 12 mil crianças nasceram no HMIJS. O Materno-Infantil ainda apresenta outros indicadores que reforçam seu significado para a saúde pública da Bahia: são mais de 28 mil internações e 78 mil atendimentos, 247 mil exames realizados, mais de seis mil cirurgias e mais de 39 mil testes do olhinho, orelhinha, coraçãozinho e linguinha.


Cuidado e humanização

Os recém-nascidos são vacinados beira-leito, ou seja, ainda durante a permanência na unidade, com quase 23 mil doses aplicadas. Quase 900 pequenos pacientes passaram pela Unidade Canguru, um modelo de assistência humanizada pensada especialmente para prematuros ou de baixo peso, oferecendo cuidados de transição para o bebê e sua família.

Único hospital na Bahia habilitado para atendimento aos povos indígenas, o Materno-Infantil de Ilhéus também abrigou o nascimento de mais de 450 bebês indígenas das etnias Tupinambá, Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe, além de ter realizado mais de 5.700 atendimentos a crianças e mulheres das aldeias da região.

Acolhimento e inclusão

“Mais do que um hospital materno-infantil, esta unidade se tornou referência de acolhimento, ciência e inclusão”, destaca a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. “Hoje, a unidade representa um marco no interior do estado e no fortalecimento do SUS baiano, uma rede que cuida, ensina e inova. É também polo de ensino e pesquisa, formando profissionais e produzindo conhecimento para o futuro da saúde. Cada dado, cada rosto e cada história reafirmam a missão da Secretaria da Saúde da Bahia: fazer da vida o centro de todas as decisões”, completa a secretária.

O diretor-geral da FESF-SUS, Bruno Guimarães, lembra que, desde que assumiu a gestão, a FESF-SUS tem fortalecido essa vocação, unindo ensino, pesquisa e assistência em uma mesma missão: formar profissionais comprometidos com a vida e com o futuro do país. “O hospital tornou-se campo de prática, de inovação e de aprendizado para estudantes de graduação, residentes, técnicos e profissionais que encontram aqui um espaço de formação integral, onde a teoria se encontra com a realidade da saúde pública”, destaca, lembrando ainda que mais de 1.300 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Biomedicina e áreas técnicas já passaram pela unidade, que possui perfil de Hospital-Escola.

Diretora-geral da unidade desde dezembro de 2022, Domilene Borges lembra que o hospital nasceu com a missão de cuidar de mães, bebês e famílias. “Somos uma unidade ainda jovem, mas que já se tornou um pilar da saúde pública em nossa região”, afirma. “O HMIJS é uma criança forte, que cresce guiada pela dedicação de muitas mulheres e pelo compromisso coletivo de fazer da saúde pública um orgulho para a nossa região”, completa.

Referência

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados intensivos e clínicos infantis. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde.- Ascom.

Nota de Esclarecimento sobre estacionamento irregular próximo à Catedral de São Sebastião

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), esclarece que a proibição de estacionar ao lado de canteiros centrais é estabelecida diretamente pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não dependendo da instalação de placas específicas de “Proibido Estacionar”.

O CTB determina, no Artigo 181, Inciso VIII, que é infração grave estacionar “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público”.

Nesses casos, além da multa prevista, a legislação estabelece como medida administrativa a remoção do veículo. A norma tem como objetivo garantir a segurança viária, preservar a visibilidade dos condutores e contribuir para a fluidez do trânsito.

A Prefeitura reforça a importância de que a população consulte sempre a legislação vigente e agradece a colaboração de todos no respeito às normas que regem o trânsito em nosso país, sobretudo em compromisso com o cuidado e a segurança dos pedestres.

Ilhéus-BA, 06 de dezembro de 2025

Prefeitura de Ilhéus

Capitão Azevedo se aproxima do PL e pode integrar grupo político de ACM Neto

Capitão Azevedo, ainda sem definição partidária 
Itabuna – BA — As recentes conversas políticas do ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, com lideranças estaduais e nacionais têm movimentado os bastidores da política regional. Tudo indica que o ex-gestor caminha para uma possível filiação ao Partido Liberal (PL), legenda que, na Bahia, integra o grupo político liderado por ACM Neto.
Avenida Amélia Amafo.
uma das grandes obras ee 
Azevedo

Mesmo fora de mandatos há alguns anos, Capitão Azevedo continua sendo um nome de peso no cenário político itabunense. Ele ainda reúne centenas de eleitores fiéis, fruto do trabalho que desenvolveu tanto como diretor do Detran quanto, principalmente, durante sua gestão como prefeito de Itabuna.

Gestão marcada por obras estruturantes

Durante seu mandato, Azevedo foi responsável por importantes avanços na infraestrutura do município. Entre os principais feitos estão:

  • Ampliação significativa da rede de esgoto, beneficiando diversos bairros;
  • Expansão da rede de abastecimento de água, melhorando o acesso da população;
  • Urbanização completa da Avenida Amélia Amado, hoje reconhecida como a principal via de escoamento do tráfego urbano de Itabuna.

Outro ponto frequentemente lembrado por aliados e observadores políticos é que Azevedo foi o prefeito que mais trouxe recursos federais para Itabuna, mesmo estando na época em posição de oposição política, demonstrando forte capacidade de articulação em Brasília.

Reconhecimento popular e força eleitoral

Capitão Azevedo também entrou para a história política local como o segundo prefeito mais votado de todos os tempos em Itabuna, fato que reforça sua relevância eleitoral até os dias atuais. Mesmo fora do Executivo, ele segue contando com respeito e reconhecimento de grande parte da população itabunense.

Novo cenário político à vista

A possível entrada de Azevedo no PL pode reconfigurar alianças políticas em Itabuna e no sul da Bahia, principalmente com vistas às próximas eleições. A aproximação com o grupo de ACM Neto reforça a estratégia de fortalecimento da oposição no estado e pode abrir novos caminhos para o ex-prefeito dentro do cenário estadual.

Até o momento, não houve anúncio oficial de filiação, mas as movimentações nos bastidores indicam que a definição pode ocorrer a qualquer momento.

Obs: O nome político continua "Capitão Azevedo". Mas a sua patente, mudou,  agora é: Major José Nilton Azevedo Keal. 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Senado votará nova Lei do Impeachment na quarta-feira

Alcolumbre quer aprovar projeto de Pacheco antes do recesso

Senadores durante reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) | Foto: Andressa Anholete / Agência Senado

Do - DIario do Poder - O Senado Federal deve votar na próxima quarta-feira (10), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto que reformula a Lei do Impeachment, em vigor desde 1950.

A proposta, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está parada desde agosto de 2023 e teve participação direta do atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que atuou na redação após deixar o STF e antes de assumir o cargo no governo. O texto foi debatido em ao menos dez audiências públicas.

O relator, Otto Alencar (PSD-BA), decidiu avançar após ouvir o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que pressiona para votar o projeto em plenário ainda antes do recesso, no dia 17. A movimentação ocorre no contexto da crise instalada pela liminar do decano Gilmar Mendes, que restringiu à Procuradoria-Geral da República a iniciativa de pedidos de impeachment contra ministros do STF.

Apesar do embate institucional, Otto nega querer “dar recado” ao Judiciário e afirma que outras propostas sensíveis ao Supremo — como mandato e nova sabatina para ministros — não devem prosperar. Caso seja aprovado na CCJ, o projeto pode ser levado ao plenário já na semana seguinte.

IDOSOS SÃO OBRIGADOS A PAGAR PASSAGEM NO SUL DA BAHIA E DENUNCIAM HUMILHAÇÕES NO TRANSPORTE

A identidade não serve mais! Nao tendo o 
Cartão Eletrônico tem que pagar!
No Sul da Bahia, principalmente nas cidades de Itabuna e Ilhéus, uma situação grave vem causando revolta, tristeza e constrangimento a centenas de idosos: aqueles que não possuem o chamado “cartão eletrônico” estão sendo obrigados a pagar passagem no transporte coletivo, mesmo tendo o direito constitucional à gratuidade. Além disso, as tradicionais poltronas dianteiras, reservadas por lei para idosos e pessoas com deficiência, simplesmente desapareceram de muitos ônibus.

A cena tem se repetido diariamente. Idosos subindo nos coletivos, apresentando documentos, tentando dialogar, e sendo tratados com frieza, indiferença e, em alguns casos, até com truculência. Muitos saem humilhados. Outros, sem alternativa, acabam pagando do próprio bolso o que a Constituição garante como direito.

“É triste. A gente trabalhou a vida inteira e agora é tratado como peso”, desabafa um aposentado de 72 anos, que prefere não se identificar por medo de represálias.

LEI EXISTE, MAS NÃO É RESPEITADA

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e a própria Constituição Federal garantem:

Gratuidade no transporte público para idosos a partir de 65 anos;

Assentos prioritários devidamente sinalizados;

Tratamento digno e respeitoso.

Na prática, porém, a realidade é outra. Empresas alegam que, sem o cartão eletrônico, o sistema trava a liberação da catraca. Mas a lei é clara: nenhum sistema está acima da dignidade humana.

 HUMILHAÇÃO, CONSTRANGIMENTO E SILÊNCIO

Relatos apontam que muitos idosos são constrangidos na frente de outros passageiros, têm que explicar a mesma situação diversas vezes por dia e, não raramente, são tratados como se estivessem tentando “burlar” o sistema.

“Vergonha. É isso que a gente sente”, resume uma idosa de 68 anos.

ONDE ESTÃO O PODER PÚBLICO E A FISCALIZAÇÃO?

A população questiona:

Onde estão os órgãos fiscalizadores?

Onde está a prefeitura?

Onde está o Ministério Público?

Onde está o respeito?

Enquanto isso, cresce a sensação de abandono. Para muitos, é como se o Código do Idoso estivesse sendo rasgado diante dos próprios olhos.

“Parece que o certo virou errado, e o errado virou normal. Salve os bandidos… e dane-se o cidadão de bem”, lamenta outro passageiro.

RESPEITO NÃO É FAVOR, É DIREITO

O transporte público deve servir à população, especialmente a quem mais precisa. O idoso não pede favor — ele exige o que a lei garante.

O que acontece hoje no Sul da Bahia é um retrocesso social, uma violação clara da dignidade humana e um capítulo triste na história de quem ajudou a construir esta região com suor, trabalho e esperança.

Por que então o governo federal não expede esse documento?!,

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Limpeza do antigo atracadouro da Sapetinga, conhecido como Ponte do Gás

Local receberá temporariamente as embarcações durante a reforma da Bahia Pesca


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizou uma ação de limpeza e organização no antigo atracadouro da Sapetinga, conhecido como Ponte do Gás, localizado na baía da Sapetinga, no bairro Pontal. O espaço passará a receber temporariamente as embarcações durante a reforma da Bahia Pesca, situada na Avenida Dois de Julho, garantindo que a atividade pesqueira siga funcionando sem interrupções.

Apesar de ser uma área privada, o local foi cedido para atender as operações de desembarque de camarões, peixes e demais produtos, oferecendo condições adequadas para que pescadores e marisqueiros mantenham sua rotina de trabalho.

A intervenção da Prefeitura incluiu serviços de roçagem, poda, retirada de entulhos e limpeza completa do ambiente, preparando a área para uso imediato e seguro.

“Com o trabalho da nossa equipe, preparamos o espaço para garantir que Ilhéus continue com sua atividade pesqueira em andamento. Esse é o compromisso do nosso prefeito Valderico Junior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon”, destacou o secretário de Serviços Urbanos, Cacá Colchões.

A atuação reforça o empenho da gestão municipal com pescadores e comerciantes locais.!- Fotos: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

Casamento Comunitário “União que Transforma” celebra a oficialização de 35 casais em Ilhéus

Ação da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza promove direitos, reconhecimento legal e concretização de sonhos

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realiza na segunda-feira (08) o Casamento Comunitário “União que Transforma”, cerimônia que marcará a oficialização da união civil de 35 casais assistidos pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) do município. O evento começa a partir das 16h, no Centro de Convenções de Ilhéus.

A iniciativa tem como objetivo garantir acesso gratuito à regularização civil para casais em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo vínculos afetivos, assegurando direitos e promovendo cidadania.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Valderico Junior, demais autoridades municipais, equipes da Secretaria de Promoção Social e familiares dos noivos. A gestão municipal destaca que o Casamento Comunitário representa a concretização de um sonho e do reconhecimento legal.

O “União que Transforma” integra o conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura para ampliar o atendimento social e assegurar proteção às famílias ilheenses

Novos radares em Ilhéus reforçam segurança no trânsito e seguem padrões nacionais

Equipamentos visam reduzir acidentes e preservar vidas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), está finalizando a instalação de novos radares em pontos estratégicos da cidade. Os locais foram definidos após estudos técnicos que apontaram maior ocorrência de acidentes, principalmente por excesso de velocidade. O objetivo é ampliar a segurança viária e reduzir comportamentos de risco, protegendo pedestres, motoristas e todos que circulam pelas vias.

Os equipamentos vão monitorar velocidade, limitada a 40 km/h. Alguns também irão coibir paradas sobre faixas de pedestres e avanço de sinal. Para garantir mais segurança no período noturno, a fiscalização de avanço no semáforo ficará desativada entre 23h e 5h59.

A iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que propõe a diminuição de 50% dos acidentes graves até 2030. Também se alinha ao conceito internacional da Visão Zero, que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável e incentiva limites mais baixos de velocidade para preservar vidas.

Em dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes. Medidas preventivas, como os radares, podem aliviar a pressão sobre o sistema de saúde e evitar tragédias marcadas pelo excesso de velocidade e pela desatenção.

Para o diretor da Sutram, Cláudio Cardoso, o foco da ação é salvar vidas. “A instalação dos radares não tem caráter punitivo. Nosso compromisso é com a proteção de cada cidadão. Reduzir acidentes significa menos sofrimento, menos perdas e um trânsito mais humano”, afirmou.

A Sutram tem realizado ao longo do ano uma série de ações educativas, como o Maio Amarelo, que promoveu atividades nas escolas e nas ruas, e a Semana de Trânsito, em setembro, que teve como tema "Desacelere - Seu bem maior é a vida!".

Com a implantação dos equipamentos e o trabalho de conscientização, a Prefeitura reforça o compromisso com um trânsito mais seguro e responsável para toda a população. - Foto: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

Ilhéus articula ações com Programa Acessuas para ampliar qualificação e inclusão produtiva

Reunião pautou iniciativas para o fortalecimento de políticas públicas sociais

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou uma reunião com o Programa Acessuas para reforçar a integração das políticas de qualificação profissional e geração de oportunidades no município.

O encontro contou com a presença do superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jurandir Hendler, e teve como objetivo alinhar propostas, fortalecer parcerias institucionais e avançar na organização das oficinas que serão implementadas em Ilhéus. As ações visam ampliar a oferta de capacitação, promover a empregabilidade e apoiar a inclusão produtiva de cidadãos que buscam oportunidades no mercado de trabalho.

Durante a reunião, foram apresentados esclarecimentos e diretrizes sobre as iniciativas já desenvolvidas e as que estão em fase de planejamento. A cooperação entre os setores fortalece a capacidade do município de oferecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. 

Ilhéus inicia Consultório na Rua para ampliar atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes multiprofissionais percorreram o bairro do Malhado reforçando ações de saúde, assistência social e acolhimento

O município de Ilhéus deu início, nesta sexta-feira (05), às ações do Consultório na Rua, programa do Ministério da Saúde voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A primeira atividade ocorreu no bairro do Malhado, com a presença de equipes multiprofissionais das secretarias de Saúde, Promoção Social e outras áreas parceiras.

A enfermeira da Atenção Básica do município, Elma Valiense, destaca que este é um momento importante para o município, que recentemente aderiu ao programa com três equipes distribuídas nas zonas Norte, Centro e Sul.

“Estamos dando o pontapé inicial em uma ação fundamental. Hoje é nossa primeira ida a campo para esse contato direto com pessoas em situação de rua, que muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade. Nosso objetivo é melhorar o acesso delas aos serviços de saúde, acolher e enxergar essas pessoas em sua totalidade”, explicou.

As equipes contam com enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. O trabalho envolve acolhimento, escuta qualificada e identificação de necessidades urgentes. Segundo Elma, quando for constatada a necessidade de consulta médica, os usuários serão encaminhados para unidades de referência.

“Aderimos inicialmente à modalidade 1, mas já estamos estruturando as ações para avançar à modalidade 3, que inclui médico na equipe. Enquanto isso, três unidades de saúde funcionarão como pontos de apoio para garantir atendimento organizado, acolhedor e contínuo”, ressaltou.

A assistente social Soraia Mello, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, explica que a abordagem social é essencial nesse primeiro contato.

“O papel da assistência social é acolher, ouvir e identificar as necessidades de cada pessoa. Buscamos saber se possuem documentos, se precisam de encaminhamento para retirada de RG ou CPF, se necessitam de atendimento médico ou outras demandas urgentes. Todas as pessoas em situação de rua estão em vulnerabilidade — seja por questões familiares, uso de álcool e drogas ou abandono. Estamos aqui para oferecer caminhos de cuidado e reintegração”, afirmou.

A diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Rosany Borges, ressalta que o programa funciona de forma itinerante, levando profissionais diretamente aos locais onde se encontram pessoas em situação de rua.

“O Consultório na Rua é uma estratégia que aproxima o SUS da população mais vulnerável. A equipe vai ao território, identifica esses grupos e garante acesso a consultas médicas, apoio psicológico, orientação nutricional e serviços odontológicos, conforme a necessidade. Também atuamos nas demandas psicossociais, como busca de documentos e reintegração familiar”, destacou.

Rosany reforça que algumas unidades de saúde do município já estão definidas como referência para os encaminhamentos realizados pela equipe do Consultório na Rua, garantindo continuidade do cuidado.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde reafirma o compromisso com políticas públicas integradas e humanizadas, levando saúde, acolhimento e dignidade às pessoas que vivem em situação de rua. - Por ASCOM SESAU

Ilhéus promove Fórum de Lideranças para discutir políticas públicas do Litoral Norte

Encontro reunirá Prefeitura, Câmara Municipal e comunidade para fortalecer ações na região

A Prefeitura de Ilhéus participará, no dia 11 de dezembro, do Fórum de Lideranças para Discutir as Políticas Públicas do Litoral Norte de Ilhéus, um encontro que reunirá gestores, autoridades e representantes comunitários em um diálogo amplo sobre as necessidades e prioridades da região. O evento será às 08h30, no Hotel Mamoan, Km 22 da Rodovia BA-001 (Ilhéus-Itacaré).

O Fórum também contará com a presença de vereadores e lideranças locais, com o objetivo de alinhar estratégias, ouvir demandas e fortalecer a atuação entre poder público e comunidade.

No encontro, a Prefeitura terá papel ativo nas discussões e na apresentação de ações que já vêm sendo implementadas na região. A participação da população também é essencial para construir políticas públicas para a região. - Sucom.

AMURC CELEBRA 41 ANOS COM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE ITABUNA E HOMENAGEIA EX-PRESIDENTES


A Câmara de Vereadores de Itabuna sediou, ontem, uma sessão solene em comemoração aos 41 anos da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC). A cerimônia também foi marcada por homenagens aos ex-presidentes da instituição, reconhecendo o papel de cada gestão na construção de uma entidade que se tornou referência no fortalecimento do municipalismo na região. 

A sessão foi proposta pelo vereador Bruno Bileco, responsável por articular a homenagem no Legislativo itabunense, reunindo autoridades políticas, representantes municipais e convidados ligados à trajetória da associação. O momento reforçou a parceria histórica entre a AMURC e Itabuna, município que há décadas abriga debates estratégicos para o desenvolvimento regional.

A solenidade contou com a presença e condução do atual presidente da AMURC, Elder Fontes, prefeito de Itaju do Colônia, que está à frente da instituição no biênio 2025-2026. Elder tem ressaltado, desde sua eleição, a importância da associação como espaço de integração entre prefeitos e de defesa conjunta das pautas dos municípios, especialmente na Região Cacaueira e entorno. 

Durante o evento, a direção da AMURC lembrou que a entidade completa 41 anos de fundação neste mês de novembro, celebrando mais de quatro décadas de articulação política, cooperação técnica e busca por soluções compartilhadas para desafios comuns das cidades associadas. 

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem aos ex-presidentes da AMURC, destacando o legado de lideranças que ajudaram a consolidar a associação ao longo das últimas décadas. A AMURC é reconhecida por manter uma linha contínua de valorização de sua memória institucional, celebrando gestões anteriores como parte fundamental de sua credibilidade regional. 

A iniciativa buscou não apenas relembrar nomes e períodos, mas também evidenciar conquistas coletivas alcançadas por meio da entidade, como a ampliação de diálogos com governos estadual e federal, participação em agendas de desenvolvimento territorial e apoio técnico a municípios de diferentes portes. 

A AMURC reúne municípios do sul, extremo sul e sudoeste baiano e atua como elo de cooperação entre prefeitos, fortalecendo a voz regional em temas como infraestrutura, saúde, educação, assistência social, meio ambiente e geração de emprego e renda. Ao longo de 41 anos, a entidade se consolidou como um fórum político e técnico, capaz de alinhar prioridades e construir agendas comuns para a região. 

Ao final da solenidade, o clima foi de celebração e de reafirmação do compromisso institucional com a continuidade do trabalho municipalista. A proposta do vereador Bruno Bileco e a presença do presidente Elder Fontes deram o tom de união entre Legislativo, Executivos municipais e sociedade regional, em uma homenagem que marca os 41 anos de história da AMURC e projeta novos desafios para os próximos anos. Ascom.

Expresssounis: Um legado de Fernando Gomes, Armando Uzeda, Jabes Ribeiro e Ubaldo Dantas; Como secretário executivo Antônio Badaró. Parabéns AMURC!

PARABÉNS; UESC!

Uesc celebra 34 anos com outorga do título de Doutor Honoris Causa ao governador Jerônimo Rodrigues

Campus Professor Soane Nazaré de Andrade

Universidade reafirma protagonismo institucional ao reconhecer trajetória dedicada ao conhecimento, à inclusão e ao diálogo entre povos

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) comemora, neste dia 5 de dezembro, 34 anos de estadualização com uma sessão especial do Conselho Universitário (Consu), ocasião em que será entregue ao professor e governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues de Souza, o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem, fundamentada na Resolução CONSU 06/2015, reconhece personalidades que se distinguem pelo saber ou por contribuições relevantes às Artes, Ciências, Filosofia, Letras e à promoção do entendimento entre os povos.o

Jerônimo e Alexandro 
A iniciativa reforça o protagonismo da Uesc na valorização de agentes públicos cuja atuação fortalece a educação, o desenvolvimento social e o diálogo intercultural. O reitor Alessandro Fernandes destacou o simbolismo da escolha e o empenho institucional na condução da proposta ao Consu, ressaltando que a trajetória acadêmica e política do homenageado “evidencia compromisso permanente com a inclusão, o conhecimento e o fortalecimento do ensino superior na Bahia”.

A entrega está marcada para as 18 horas, no auditório do Centro de Arte e Cultura da universidade, reunindo diretores de departamentos, pró-reitores, representantes técnico-administrativos e discentes, além da Reitoria, bem parentes, amigos convidados e a sociedade em geral.

Nascido em 1965, em Aiquara, Jerônimo Rodrigues construiu carreira marcada pelo serviço público, pela defesa da educação e pela promoção do diálogo entre diferentes grupos sociais. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, iniciou sua militância no movimento estudantil e tornou-se professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Sua trajetória inclui atuação nos governos federal e estadual em áreas estratégicas, como desenvolvimento rural, planejamento e educação.

Primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil, ele vem se destacando pela adoção de políticas voltadas à inclusão social, ao fortalecimento das comunidades indígenas e quilombolas e ao reconhecimento da diversidade cultural baiana. Entre suas iniciativas, destacam-se ações de diálogo permanente com lideranças tradicionais, investimentos em educação, saúde e infraestrutura e programas voltados à equidade e ao desenvolvimento territorial.

A concessão do título pela Uesc representa, assim, o reconhecimento de uma trajetória dedicada à construção de pontes entre saberes, culturas e distintos segmentos sociais. O gesto consolida a Uesc como instituição comprometida com valores humanísticos, científicos e democráticos, reafirmando seu papel de referência regional e estadual na produção de conhecimento e na promoção do entendimento entre os povos. Ascom.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

ACM Neto relembra que Jerônimo prometeu zerar fila da regulação e acrescenta: ‘O governador sempre procura culpados e desculpas’

ACM Neto

Ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto disse na noite desta quinta-feira (4) que o governador Jerônimo Rodrigues “não tem mais o que falar” depois que uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que o tempo médio de espera na fila de regulação aumentou 213% na atual administração (janeiro a agosto de 2024) em relação ao mesmo período de 2019.

“Como não consegue explicar seu fracasso na saúde, assim como em todas as áreas, Jerônimo Rodrigues joga a culpa para os prefeitos. A realidade é que os prefeitos precisam reagir e ter coragem de responder ao governador. Das duas, uma: ou o governador está mentindo e os prefeitos são vítimas de sua mentira, é o que acho, ou o governador está falando a verdade e os prefeitos não podem ficar em silêncio porque vão transformar em verdade as mentiras do governador”, disse Neto, durante visita à Fenagro.

ACM Neto lembrou que, durante a campanha de 2022, Jerônimo prometeu zerar a fila da regulação, e a situação ficou ainda pior. “Depois, venho sistematicamente denunciando o drama vivido pelas pessoas do interior que têm de esperar nos corredores dos hospitais, que estão esperando em ambulâncias nas portas de hospitais ou estão esperando dentro de suas casas porque não conseguem marcar atendimento hospitalar e o tratamento médico.

“O governador passou esse tempo todo dizendo que eram ataques da oposição, que era uma crítica do adversário, e não reconheceu o problema, não teve a humildade de reconhecer que era um drama vivido por milhões de baianos pobres. Porque ele fala muito em defender o pobre, mas o pobre é quem sofre na regulação, porque o rico tem dinheiro para pagar plano de saúde ou médico particular”, acrescentou o ex-prefeito.

De acordo com ACM Neto, o relatório do TCE que apontou a alta na espera por uma vaga na regulação durante o governo Jerônimo Rodrigues é “contundente e consistente”. “A gente sabe, infelizmente, que o fim desta história é triste para muitas pessoas que acabam morrendo à espera da regulação. Depois do relatório, espero que o governador comece a agir, tome alguma providência. O TCE é altamente isento e independente, ou seja, os dados são inquestionáveis e o governador precisa acordar”.



Projeto aprovado na Câmara prioridade ao adolescentes em abrigos nas seleções de estágio


A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, na sessão desta quarta-feira (03/12), o Projeto de Lei (PL) nº 92/2025, que concede prioridade na oferta de estágios para adolescentes em situação de acolhimento institucional no município. Voltada a jovens entre 16 e 18 anos, a iniciativa contempla as vagas remuneradas, com o objetivo de promover inclusão social e garantir maior autonomia financeira a esse público.

A medida vale para os processos seletivos dos órgãos e entidades da administração pública municipal, direta e indireta, além de empresas privadas que participem de programas de estágio vinculados ao município. As secretarias municipais deverão comunicar periodicamente à Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus sobre a disponibilidade de vagas, possibilitando o encaminhamento dos adolescentes.

O projeto, de autoria do vereador Maurício Galvão (PSB), foi aprovado pelo Plenário. Segundo ele, a iniciativa acolhe jovens privados de um ambiente familiar estruturado, que enfrentam desafios significativos na transição para a vida adulta, buscando impedir a perpetuação do ciclo de vulnerabilidade social e econômica.

“A oferta de estágios é uma ferramenta crucial para a formação profissional e o desenvolvimento de competências. A priorização da oferta de vagas de estágio para esses adolescentes não é apenas um ato de justiça social, mas um investimento no futuro desses indivíduos e da sociedade”, defendeu o parlamentar.

Com a aprovação na CMI, o PL nº 92/2025 segue agora para sanção do chefe do Executivo municipal. 

Mais um projeto aprovsdo;


Programa Municipal de Segurança Integrada


 A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, na sessão desta terça-feira (02/12), o Projeto de Lei (PL) nº 110/2025, que institui o Programa Municipal de Segurança Integrada (PMSI). A proposta tem como objetivo fortalecer a segurança pública local por meio de um trabalho de cooperação entre o poder público municipal, as polícias Militar e Civil, Forças Armadas, órgãos de segurança estadual e federal, além da sociedade civil.

A iniciativa prevê a adoção de diversas ações, como a instalação e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras; aumento do patrulhamento policial nas praias, bairros populosos e distritos; instalação de bases móveis de apoio à polícia em áreas estratégicas; criação do programa “Polícia Amiga do Bairro”; apoio psicológico e social às famílias vítimas da violência; ampliação da ronda ostensiva com uso de viaturas, motos, bicicletas e drones; e cooperação com as Forças Armadas em operações especiais, entre outras medidas.

O texto também autoriza a celebração de convênios entre o Executivo municipal e o Governo do Estado, União e setor privado, a fim de garantir recursos financeiros, tecnológicos e humanos para a implementação do PMSI. Além disso, o projeto prevê a realização de campanhas comunitárias de conscientização sobre segurança e cidadania.

A matéria, de autoria do vereador Professor Gurita (PSD), foi aprovada pelo Plenário. Segundo ele, a proposta é mais uma resposta do Legislativo ilheense ao momento crítico que vive a cidade, que tem registrado episódios de violência grave.

“Esses episódios de violência afetam diretamente a vida de mulheres, jovens, crianças e famílias inteiras. Crimes recentes, cometidos de forma brutal e à luz do dia, revelam a necessidade urgente de reforçar políticas preventivas e de combate à criminalidade. O projeto apresenta medidas inovadoras e integradas”, afirmou o parlamentar, na justificativa.

Com a aprovação na CMI, o PL nº 110/2025 segue agora para sanção do chefe do Executivo municipal.- Ascom 

Inauguração do Food Park na Avenida Soares Lopes acontece neste domingo

Espaço revitalizado valoriza a gastronomia, o lazer e o turismo na cidade

A Prefeitura de Ilhéus inaugura neste domingo (07), às 17h, o novo Food Park na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões-postais do município. O espaço, totalmente requalificado, conta com iluminação em LED, parquinho para as crianças, banheiro climatizado e novos contêineres que abrigam diversos empreendimentos gastronômicos.

Com a entrega do Food Park, moradores e visitantes passam a desfrutar de um ambiente mais aconchegante, moderno e acolhedor, um ponto pensado para fortalecer o turismo, ampliar as opções de lazer e incentivar a economia local. A proposta é transformar a Avenida Soares Lopes em um espaço ainda mais vivo e atrativo para toda a cidade.

“Estamos entregando à população um local acolhedor, organizado e cheio de oportunidades para quem vive do próprio trabalho. Esse Food Park representa mais um passo no nosso compromisso de cuidar de Ilhéus, criando ambientes que valorizem nossa gente, nosso turismo e nossa gastronomia", afirmou o Prefeito Valderico Junior.

Com mais essa entrega, a Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com a melhoria dos espaços públicos, a promoção do desenvolvimento local e a construção de uma cidade cada vez mais acolhedora.

Rua Treze de Maio recebe serviço de requalificação viária

Ações seguem em ritmo acelerado para garantir melhorias estruturais em uma das vias mais movimentadas da cidade

Rua 13 ee Maio, Pontal.
As obras na Rua Laudeliano Rezende Mendonça, antiga Treze de Maio, no bairro Pontal, seguem em plena continuidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, em modernizar a mobilidade urbana. As equipes avançam na escavação da via para aprimorar o sistema de drenagem. Além disso, a rua receberá nova pavimentação, demarcações e faixa elevada.

A intervenção integra o conjunto de ações planejadas pela gestão municipal para ampliar a segurança viária e proporcionar mais conforto para quem utiliza diariamente a via. O secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Gabriel Andrade, destacou a importância do andamento das melhorias.

“A antiga Treze de Maio é uma rua estratégica e muito movimentada. Estamos trabalhando para que a obra siga com responsabilidade e eficiência, garantindo mais mobilidade e segurança para todos que transitam pelo local. É mais um compromisso da gestão que avança e se concretiza”, afirmou o secretário.

Com a continuidade da requalificação, a Prefeitura de Ilhéus reafirma sua atuação permanente na melhoria da infraestrutura urbana e no desenvolvimento de ações que atendem às demandas da população.

Espaço das Artes Grapiúnas é inaugurado no Shopping Jequitibá, em Itabuna

Nova loja colaborativa reúne 28 artesãs das associações Praça das Artes e Mulheres da Vila, garantindo ponto fixo de exposição e vendas no maior centro de compras da região.

Foi inaugurado nesta quarta-feira (3) o Espaço das Artes Grapiúnas, no Shopping Jequitibá, em Itabuna. A nova loja colaborativa representa um importante avanço para o fortalecimento do artesanato local, ao oferecer um ponto permanente de comercialização para 28 artesãs do município.

O espaço é resultado de uma parceria entre as associações Praça das Artes e Mulheres da Vila, com o apoio do Shopping Jequitibá. Antes restritas a feiras mensais e ações pontuais, as artesãs passam agora a contar com um local fixo dentro do shopping, situado ao lado do Banco do Brasil.

Apoio, união e diversidade cultural

A presidente da Associação Praça das Artes, Flávia Oliveira, agradeceu o apoio fundamental da direção do Shopping Jequitibá e a articulação do vereador Erasmo Ávila para a concretização do projeto.

Já a presidente da Associação Mulheres da Vila, Simone Gualberto, destacou o espírito de união entre as artesãs:

“Estamos unidas em um só propósito: fortalecer o artesanato.”
Ela também fez um agradecimento emocionado ao vereador, que, segundo ela, “nos tirou da invisibilidade e nos proporcionou um espaço de destaque”.

No Espaço das Artes Grapiúnas, o público encontra uma ampla variedade de produtos artesanais, como bijuterias, bordados, crochês, laços infantis, bolsas, tapetes, canecas, entre outros itens carregados de identidade cultural da região.

O vereador Erasmo Ávila, que também é artesão, reforçou seu compromisso com a causa:

“É um grande prazer fortalecer essa luta.”

A comunidade está convidada a visitar e prestigiar o novo espaço. A Associação Praça das Artes informa que as tradicionais Feiras de Artesanato e Gastronomia na Beira-Rio continuarão sendo realizadas mensalmente. Por Gilvan Rodrigues.

Alcolumbre reage a Gilmar cobrando respeito ao Senado

Presidente do Senado cobra reciprocidade institucional do Supremo

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Do - .Diario do Poder -O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reagiu à decisão monocrática do ministro do STF, Gilmar Mendes, que definiu que apenas a Procuradoria-Geral da República pode solicitar o afastamento de ministros da Suprema Corte. 

Em discurso no plenário, Alcolumbre afirmou que o Supremo deve respeito às prerrogativas do Congresso e que a relação entre os Poderes precisa ser marcada por reciprocidade.

Segundo o senador, a decisão de Gilmar contraria o que estabelece a Lei 1.079/1950, que garante a qualquer cidadão o direito de apresentar denúncia por crime de responsabilidade. Ele destacou que essa norma foi uma escolha do legislador e não pode ser anulada por decisões judiciais, ainda que haja eventuais abusos no uso desse instrumento.

monocráticas, especialmente as que suspendem leis aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente da República. Ele defendeu que essas medidas deveriam passar por decisão colegiada do STF. A PEC 8, já aprovada pelo Senado, caminha nesse sentido.

Alcolumbre concluiu afirmando que o Parlamento está vigilante e empenhado em aprimorar o arcabouço legislativo, destacando que o poder de decidir, ou de não decidir, pertence aos representantes eleitos pelo povo, componente essencial do funcionamento democrático.

ACM Neto destaca violência na Bahia em propaganda partidária: “Foi ficando assim depois de 20 anos de PT"


O ex-prefeito e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, destacou a crítica ao ciclo de governos do PT no estado da Bahia, ao abordar a escalada da violência como tema central em propaganda partidária. “A Bahia não nasceu violenta”, afirmou Neto, afirmando que o quadro atual de criminalidade é fruto de duasbdécadas de gestão petista.

Na peça, populares relataram o cenário. “Antes a gente dormia de portas abertas” agora, “a Bahia está entregue à bandidagem” e “quem está mandando na Bahia é a facção”, protestaram moradores.

Segundo ACM Neto, o estado está entre os campeões estaduais em homicídios e atuação de facções criminosas, mas, para Neto, “dá para mudar essa história e devolver a Bahia aos baianos”.

Mãe de primeira viagem tem bebê com mais de 4 kg em parto natural no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus

Primeiro filho do casal Emili e Melquisedeque, Isaac é o maior bebê nascido de parto natural na história do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade construída pelo Governo da Bahia e gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). O bebê nasceu nesta terça-feira (2), pesando 4,400 kg e medindo 53 centímetros. A gestante vivenciou o trabalho de parto durante dois dias e, nesse período, foi acompanhada pela equipe de enfermeiras obstétricas do Centro de Parto Normal (CPN). Uma equipe médica também acompanhou o pré-parto.

Durante os dois dias, a paciente foi acolhida com métodos humanizados em seu leito de internação: cavalinho, massagem na região dorsal, banho de chuveiro, agachamento, bola e até rebozo — técnica ancestral mexicana que utiliza um pano longo e firme para auxiliar a gestante durante o trabalho de parto. Isaac nasceu na banqueta vertical.


Emoção

“A sensação que tive foi de que eu estava vivendo um sonho. Foi emocionante demais”, afirmou Aloísia dos Santos, irmã de Emili, que a acompanhou durante todo o trabalho de parto. Emili confessa que, inicialmente, não era sua intenção ter um parto normal. “Mas agora estou feliz, meu filho está aqui ao meu lado”, comemora. Única maternidade 100% SUS da região, o Materno-Infantil prioriza o parto normal e humanizado.

A enfermeira obstétrica do CPN, Cileide Conceição, que acompanhou a paciente na maior parte do tempo, diz que todo o trabalho de parto foi baseado em práticas acolhedoras. “Disse a ela: não vou te deixar sozinha. Vou te ajudar. Vumbora? Ela disse: vamos. Isso deu muita tranquilidade para que as coisas pudessem acontecer”, afirmou. A enfermeira lembra que, às vezes, o que aparenta ser humanizado para a profissional de saúde não é percebido dessa forma pela paciente. “Por isso é fundamental esse diálogo sempre, e ela colaborou muito”, completou.

Importância

A enfermeira Danielle Patrocínio, coordenadora do CPN, explica que, entre os benefícios do parto normal para a mãe e o bebê, estão a recuperação mais rápida e o menor risco de infecções. Para o bebê, o parto normal promove o desenvolvimento pulmonar e imunológico, além de facilitar o vínculo afetivo e a amamentação devido à liberação de hormônios.

No próximo sábado (06), o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus comemora seu quarto aniversário, com a marca histórica de mais de 12 mil partos realizados. Nesse período, conquistou também a condição de único hospital da Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde para atendimento aos Povos Indígenas.

Referência

O hospital conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados intensivos e clínicos infantis. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde. É também um hospital-escola, já tendo acolhido mais de 1.300 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Biomedicina e áreas técnicas. Ascom. 

“Dê menos chilique”: ACM Neto reage a vídeo de Jerônimo irritado após denúncia em Dário Meira

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, divulgou um vídeo nas redes sociais em que critica a reação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) após a repercussão de uma denúncia feita por um morador de Dário Meira sobre uma obra prometida pelo Estado e não realizada.

“Calma, Jerônimo. Vocês querem saber por que o governador pegou ar desse jeito?”, iniciou ACM Neto, afirmando que a irritação do chefe do Executivo teria começado após a publicação de um vídeo em que um cidadão cobra o cumprimento do compromisso.

Segundo o ex-prefeito de Salvador, o governador reagiu de forma desproporcional. “Meu Deus, que deselegante… Essa raiva toda, gente. É porque essa semana a gente postou um vídeo de um cidadão denunciando o descaso do governo do Estado com a população de Dário Meira. O governador prometeu uma obra na cidade, não cumpriu e está nessa revolta toda simplesmente porque foi desmascarado pela população”, disse.

Neto também criticou a resposta do governador ao morador. “Quer dizer… ao invés de se desculpar publicamente com a população da cidade, o governador, de forma arrogante, primeiro diz que não pode ser criticado, ou seja, é intocável, e segundo faz uma acusação grave contra um morador que, com toda razão, se revoltou com mais uma promessa não cumprida do PT. Você ainda tem tempo de pedir desculpas”, afirmou.

O ex-prefeito ironizou outro trecho da fala de Jerônimo. “Agora imagine… O governador admitiu que não fez a obra que prometeu e ficou magoado. Não o morador, ele que ficou magoado. Eu não sei vocês, mas eu estou aqui comovido…”, declarou.

Ao final, ACM Neto disse que o governador precisa se concentrar em governar. “E no fim de tudo, ele está pedindo isso aí: que vocês confiem nele como confiam na sua família. E, por favor, fique menos magoado, dê menos chilique e governe mais o nosso estado.”

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeito Valderico Junior se reúne com o secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, durante a FENAGRO

Encontro em Salvador discutiu demandas para o fortalecimento do setor no município

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, se reuniu nesta terça-feira (02), em Salvador, com o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Pablo Barrozo, para tratar de ações voltadas ao desenvolvimento do setor agrícola no município. O encontro ocorreu durante a FENAGRO 2025, feira onde Ilhéus participa com um stand oficial para divulgar sua produção, atrair investimentos e fortalecer parcerias.

A reunião contou com a presença do deputado estadual Pedro Tavares, além dos secretários municipais Milton Andrade (Agricultura e Pesca) e Fábio Mendonça (Meio Ambiente), que apresentaram um panorama das demandas locais e reforçaram a necessidade de ampliar a parceria com o Governo do Estado.

“Ilhéus vem trabalhando para fortalecer a cadeia produtiva, apoiar os pequenos agricultores e estruturar projetos que gerem oportunidades no campo. O suporte do Estado é fundamental para ampliar as ações”, disse o prefeito Valderico Junior.

A participação da cidade na FENAGRO destaca o potencial no agronegócio e nas experiências rurais, além de posicionar Ilhéus como capital mundial do cacau e do chocolate, evidenciando a produção desde o cultivo cabruca na Mata Atlântica à industrialização.

Prefeitura de Ilhéus localiza família de jovem encontrado na Praia do Sul e garante acolhimento seguro

Desfecho positivo destaca trabalho humanizado e profissional da equipe de abordagem social

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da equipe de abordagem social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, garantiu um desfecho positivo para a situação envolvendo um jovem de 16 anos encontrado em condição de vulnerabilidade na manhã desta quarta-feira (03), na Praia do Sul. Após o atendimento inicial, a mãe do jovem foi localizada e pôde reencontrar o filho com segurança.

A ação teve início após a equipe ser acionada sobre a presença do jovem circulando nas imediações do restaurante No Deck. No local, os profissionais realizaram uma escuta cautelosa, assegurando a proteção do jovem e das pessoas ao redor. Diante da dificuldade de comunicação, a equipe iniciou buscas na região para tentar localizar familiares ou conhecidos, mas sem êxito imediato.

Para preservar a integridade física e emocional do jovem, ele foi conduzido provisoriamente para uma instituição parceira, onde permaneceu acolhido e seguro até que sua mãe fosse identificada.

Com a localização da genitora e o reencontro, a gestão municipal ressalta o trabalho humanizado, acolhedor e profissional da equipe de abordagem e reforça seu compromisso com a população em situação de vulnerabilidade. Sucom/Fotos: Manuela Cavadas

ACI comemora o processo para a criação do Conselho do Contribuinte de Itabuna

O presidente da ACI, Erivaldo Benevides, juntamente com o Presidente da CDL, Carlos Leahy, o presidente do Sindicontasul, Eldon Muniz e demais representantes institucionais participaram de uma reunião nesta quarta-feira, 3, na Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, para alinhar detalhes da criação do Conselho Municipal do Contribuinte. Uma pauta recorrente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, e que tem a expectativa de ser levada para a Câmara de Vereadores, para que aprovem ainda esse ano, e comece a valer a partir de janeiro de 2026.

Durante o encontro, foi feita a leitura do anteprojeto de Lei, que será encaminhado à Câmara ainda esse mês, para ser votado em duas sessões, a criação do Conselho do Contribuinte. “As entidades estarão na Câmara para pedir aos nossos vereadores para que leiam e aprovem ainda esse ano esse Projeto de Lei da criação do Conselho do Contribuinte. Já está tudo formatado, discutido, com todas as entidades de acordo, para que a Câmara, vote, o prefeito sancione e o Conselho entre em vigor em 2026”, declarou Erivaldo.

O presidente do Sindicontasul, Eldon Muniz, destacou que essa representatividade é uma evolução muito grande, não só para a classe contábil, como também para a classe empresarial, onde os representantes vão ter direito de voto em processos perante ao município, pois antes não tinha esse Conselho do Contribuinte. “Isso é um avanço muito grande, para que os contribuintes não sejam julgados somente pelo município, mas passa a existir o Conselho, em segunda instância, que tem acesso aos processos de julgamentos perante aos créditos tributários”.


Atualmente, segundo o Procurador do Município de Itabuna, Genysson Araújo, os julgamentos administrativos dos recursos dos contribuintes são feitos de forma unilateral pela Administração Pública. “Com a criação do Conselho do Contribuinte, vai pluralizar o debate. Vai permitir que entidades do município, Associação Comercial e o Sindicontasul participem do julgamento administrativo, trazendo maior transparência para todos os contribuintes e todos envolvidos no processo”.

Funcionamento

O Conselho Municipal do Contribuinte funcionará como um órgão julgador das demandas tributárias apontadas pelos contribuintes municipais como cobranças arbitrárias. Os casos serão avaliados e julgados por uma comissão formada por representantes da classe empresarial (ACI e Sindicontasul), com conhecimento tributário e do Poder Público Municipal, evitando o ingresso na justiça comum. Ascom.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...