segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

 I Copa Distrital de Ilhéus tem classificados para as semifinais

Quatro equipes seguem na competição que amplia o acesso ao esporte

Estádio Mário Pessoa 

A I Copa Distrital de Ilhéus avançou para mais uma fase decisiva após os jogos das quartas de final, realizados neste domingo (30), no Estádio Mário Pessoa. A competição é promovida pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Ilheense de Futebol (LIF) e a Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Em uma rodada marcada pelo caráter eliminatório, as equipes que se sobressaíram garantiram em campo a classificação para a semifinal. No primeiro confronto do dia, São José venceu Carobeira por 3 a 1 e avançou com segurança. Na sequência, Repartimento teve uma vitória expressiva por 6 a 1 sobre Castelo Novo, garantindo sua classificação. O terceiro confronto terminou com Salobrinho superando Cachoeira por 4 a 1. Fechando a rodada, Sambaituba e Inema empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar do jogo, com Inema garantindo sua vaga nos pênaltis.

Com os resultados, estão definidos os confrontos da semifinal da I Copa Distrital de Ilhéus: São José x Inema e Repartimento x Salobrinho.

Com a realização da Copa Distrital, a Prefeitura de Ilhéus segue comprometida em promover ações que ampliam o acesso ao esporte e reforçam a integração entre os distritos.

Revitalização dos espaços esportivos da Litorânea Norte

Ação é um investimento direto na qualidade de vida da comunidade

A Prefeitura de Ilhéus deu início, nesta semana, à revitalização dos espaços esportivos localizados na Avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte), no bairro Malhado. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil e com a Secretaria de Serviços Urbanos, tendo como objetivo a recuperação de áreas públicas voltadas à prática esportiva.

A ação tem como objetivo entregar espaços totalmente requalificados, seguros e adequados para atividades físicas. A Litorânea Norte é uma das avenidas mais frequentadas para este fim, o que torna o serviço um investimento direto na qualidade de vida da comunidade.

“Estamos trabalhando para devolver à população espaços renovados e mais adequados. É uma vontade do prefeito Valderico Junior: garantir que cada pessoa tenha um lugar digno para praticar esportes, cuidar da saúde e se sentir acolhida pela cidade”, afirmou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vinícius Mendonça.

A Prefeitura de Ilhéus reforça que a revitalização dos espaços esportivos faz parte de um conjunto de ações permanentes que visam a melhoria da infraestrutura urbana e o bem-estar da população.- 

Prefeitura de Ilhéus participa da segunda audiência pública da LOA 2026

Discussão realizada na Câmara de Vereadores segue agora para votação

A Prefeitura de Ilhéus participou, na manhã desta segunda-feira, (01), da segunda audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, realizada pela Câmara de Vereadores. Após a etapa de debates e esclarecimentos, o projeto segue agora para votação no Legislativo municipal.

Estiveram presentes representantes de diversas pastas, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem; a secretária de Educação, Evani Cavalcante; o presidente da Maramata, Thiago Martins; o secretário de Ordem Pública, Igor Erdens; o secretário da Fazenda, Fernando Fernandes; o secretário de Agricultura e Pesca, Milton Andrade; e a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Sayonara Machado.

A LOA é um dos principais instrumentos de planejamento público, pois define como o município irá arrecadar e investir seus recursos ao longo do ano. A LOA 2026 orienta a execução das políticas públicas, garantindo a distribuição adequada do orçamento para áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento econômico.

A participação da Prefeitura e o diálogo com o Legislativo reforçam a importância do planejamento transparente e da responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, assegurando que Ilhéus avance com equilíbrio e comprometimento com as necessidades da população.

Ilhéus realiza evento direcionado aos homens pelo fim da violência contra as mulheres

O encontro é referente ao Dia do Laço Branco, que reforça o compromisso dos homens com o respeito e contra qualquer forma de agressão à mulher

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, realiza, nesta sexta-feira (05), uma ação referente ao Dia do Laço Branco — Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contras as Mulheres. A data busca chamar a atenção para a responsabilidade masculina na construção de relações mais justas e seguras, incentivando atitudes que promovam respeito e prevenção.

O encontro tem como proposta promover reflexão e consciência sobre o impacto da violência de gênero, além de incentivar posicionamentos firmes contra qualquer forma de agressão. A participação dos homens é essencial para romper ciclos de silêncio, fortalecer o diálogo e reafirmar o compromisso com uma mudança real no cotidiano familiar e social.

A atividade será no Teatro Municipal de Ilhéus, às 08h, reunindo representantes da comunidade, gestores e cidadãos dispostos a contribuir para uma cidade mais igualitária. A iniciativa reforça a importância de que cada homem reconheça seu papel na sociedade, contribuindo para prevenir a violência e proteger a vida das mulheres. - Sucom. 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bahia supera mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos em mutirão nacional do SUS

Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do Sist...