sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

FICC tem avaliação positiva do Itabuna Folia

FICC tem avaliação positiva do Itabuna Folia e define calendário de eventos para esporte e turismo


A implementação do calendário de eventos para 2020, que inclui a antecipação do Campeonato Interbairros, a montagem da Paixão de Cristo na Semana Santa e a realização do Forró do Povo, com grandes atrações numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado,  são temas que constaram a agenda da uma reunião do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão com técnicos e assessores da instituição. O encontro também serviu para uma avaliação positiva sobre o Carnaval Antecipado – o Itabuna Folia 2020, que gerou emprego, renda e mobilizou mais de 200 mil foliões durante os quatro dias de festa.

Para Daniel Leão, o Itabuna Folia foi uma experiência exitosa e que teve o apoio integral do prefeito Fernando Gomes, idealizador há décadas do Carnaval Antecipado e do governo do Estado, o que permitiu a contratação de grandes bandas. Em quatro dias de folia iniciados com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, a cidade recebeu 37 bandas como Ilê Ayê, Chiclete com Banana, Trio da Huanna e Ricardo Chaves, além de seis trios elétricos e blocos, numa festa marcada pela participação popular.

Ele destacou ainda com responsável pelo sucesso do evento, a ação integrada da FICC  em conjunto com  as secretarias municipais de Sustentabilidade Econômica e Desenvolvimento Econômico, de Segurança, Transporte e Trânsito, de Saúde, Governo e Administração, que cuidaram da infraestrutura, incluindo iluminação, decoração, palanques e camarotes. Vale salientar que a iniciativa privada também montou camarotes no circuito da festa, que contou também com um forte esquema de segurança com a participação do 15º Batalhão da Polícia Militar, 6ª Coordenadoria de Polícia Civil, 4º Grupamento de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, mobilizandlo mais de 500 policiais por dia  e ainda unidades do Samu.

O presidente da FICC salientou ainda, que além de atrair milhares de foliões, o carnaval antecipado Itabuna Folia 2020 também gerou oportunidades de negócios, emprego e renda para artistas, músicos, camarotes, equipes de produção, motoristas, empresários e centenas de vendedores ambulantes dinamizando a economia e o turismo locais. Ele destaca que visando facilitar o trabalho dos vendedores ambulantes, a prefeitura os isentou do pagamento de taxas.

Ainda em termos econômicos, a  festa movimentou os setores de alimentos, que inclui bares, restaurantes e mais de 400 barracas e vendedores ambulantes espalhados ao longo das avenidas Mário Padre e Aziz Maron; além de beneficiar o segmento de hotelaria e pousadas, que teve a sua ocupação em quase 100% nos principais hotéis da cidade e de transporte rodoviário, com reflexos para o comércio e prestadores de serviços das mais diversas áreas.

Daniel Leão ressalta ainda, que o Itabuna Folia além de beneficiar o turismo, serviu como uma vitrine e uma pré-estreia do Carnaval baiano, atraindo grandes bandas, valorizando artistas locais como Ely Marques, Lordão e banda Vera Cruz, possibilitando ao mesmo tempo apresentações como Heloísa e sua banda, que veio de Minas Gerais e participou com sucesso da lavagem do Beco do Fuxico, onde se apresentou no mesmo trio do Ilê Ayiê e do guitarrista Sine Calmon, que foram as grandes atrações da abertura do carnaval antecipado, um dos primeiros do Brasil. Veja outras notícias de Itabuna

Ivete Sangalo, Anitta, Léo Santana, Bell Marques e Saulo integram a grade do governo para o Carnaval

O governado Rui Costa fez o anúncio das contratações do governo para o Carnaval 2020 durante entrevista coletiva, que reuniu diversos artistas.
Ivete Sangalo, Anitta, Léo Santana, Bell Marques, Saulo, Daniela Mercury, BaianaSystem, Parangolé e Psirico. Esses são alguns dos nomes que fazem parte da grade com mais de 200 atrações que o Governo do Estado preparou para o Carnaval 2020. A programação foi apresentada à imprensa e convidados na tarde desta quinta-feira (13), no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Na capital, as atrações vão se apresentar em trios e palcos, de 20 a 25 de fevereiro, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande – Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). No interior, o governo está apoiando o Carnaval em 32 cidades de diferentes regiões. A programação pode ser conferida neste link.

Carnaval de Itacaré terá grandes atrações, tradição e muita paz


A alegria vai tomar conta de Itacaré no período de 22 a 25 de fevereiro, com a realização de um dos maiores carnavais de todos os tempos, com direito a grandes atrações nacionais e regionais, a tradição dos blocos, a magia dos caretas, o Carrossel Elétrico, além de bailes, trios elétricos e muita descontração e irreverência. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e com o apoio do Governo da Bahia, que está anunciando mais atrações que vão comandar a folia durante os quatro dias de muita festa.

Pela manhã a alegria será comandada pelos trios elétricos que estarão circulando pela orla da cidade. À tarde será a vez dos blocos de trios e dos fantasiados e mascarados, que já fazem parte da tradição de Itacaré. E à noite a alegria será no palco que já está sendo montado na orla, que terá atrações como as bandas Unha Pintada, Tayrone, Guig Gueto, Ponto de Equilíbrio, Kaelzinho Ferraz, Bandana, Saiddy Bamba, Sinho Ferrari, Patrulha do Samba, Ademário Coelho (Carrossel Elétrico), Vinny Nogueira, Papazonni, Afrodisíaco, Furacão Love, Pagodeira, Levi Alvim, Bonde do Andrezão, JP do Caprixxo e muito mais.

Governo do Estado anuncia investimentos no Carnaval 2020


Ivete Sangalo, Anitta, Léo Santana, Bell Marques, Saulo, Daniela Mercury, BaianaSystem, Parangolé e Psirico. Esses são alguns dos nomes que fazem parte da grade com mais de 200 atrações que o Governo do Estado preparou para o Carnaval 2020. A programação foi apresentada à imprensa e convidados na tarde desta quinta-feira (13), no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

Na capital, as atrações vão se apresentar em trios e palcos, de 20 a 25 de fevereiro, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande – Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). No interior, o governo está apoiando o Carnaval em 32 cidades de diferentes regiões.

Além das atrações musicais, o Governo do Estado é responsável por outras ações que garantem a infraestrutura da festa. “Estamos investindo em torno de R$ 73 milhões no Carnaval, garantindo segurança pública, saúde e, evidentemente, garantindo a alegria com o patrocínio dos blocos e dos artistas em trios independentes”, afirmou o governador Rui Costa, que defende a inclusão social e o acesso democrático dos foliões.

A apresentação das ações de Carnaval incluiu um pocket show de Armandinho, Dodô e Osmar, com participação da cantora Daniela Mercury. Na ocasião, alguns artistas e entidades foram homenageados pelos serviços prestados ao Carnaval, dentre eles os Irmãos Macêdo, Bloco Alvorada, o cantor Nelson Rufino, Bloco Olodum e Bloco Cheiro de Amor.

Este ano, os 70 anos do trio elétrico foi o tema escolhido para a folia estadual. “O Carnaval da Cultura está cada vez mais qualificado e diversificado”, declarou a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, sobre a grade de atrações que garante o espaço de grandes e pequenos artistas, assim como dos blocos e entidades de matrizes africanas por meio do Carnaval Ouro Negro.

Segurança

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Serviço de poda, roçagem e operação tapa buraco garante manutenção de ruas em Itabuna

  
Técnicos e jardineiros do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Itabuna trabalham durante esta semana para concluir o serviço de roçagem e poda de árvores em toda a extensão do canal do bairro São Caetano. O serviço começou na segunda-feira e inclui também operação tapa buracos e deverá seguir em toda a área de acesso ao bairro Sarinha Alcântara, conforme adiantou o diretor do departamento, Marcos Estrela.

Segundo ele, o serviço de manutenção de ruas, avenidas e áreas verdes vem sendo intensificado permanentemente como rotina do departamento, por orientação do prefeito Fernando Gomes e do secretário de Administração, Dinailson Oliveira, e realizado simultaneamente no centro e em vários bairros de Itabuna como destaca o diretor.
Na avenida Fernando Cordier, centro da cidade, os operários trabalham também para a revitalização da área, com poda de árvores, limpeza das margens do Rio Cachoeira, ampliando a  extensão da ciclovia e ainda o fazendo o alargamento do passeio para permitir maior mobilidade dos usam aquele espaço para as caminhadas  rotineiras.

Minas Gerais tem a maior base florestal plantada do país

Minas Gerais tem a maior base florestal plantada do país e se consolida como o maior produtor de carvão vegetal do mundo
Resultado de imagem para floresta plantada em Minas gerais
Área já ultrapassa 2 mi de hectares; Nessa sexta-feira, 14, o setor se reúne para discutir principais desafios e tendências da indústria florestal para os próximos anos
A base florestal plantada de Minas Gerais ultrapassou a marca de dois milhões de hectares, de acordo com a Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), reforçando a posição do Estado como maior detentor do plantio de florestas do país e enfatizando o compromisso da indústria regional com a preservação ambiental e o autossustento.  Outro dado importante coloca a indústria mineira de árvores plantadas em destaque no cenário global: Minas Gerais é líder mundial de produção e consumo de carvão vegetal proveniente dessas florestas. “Nosso estado tem um enorme potencial para o plantio de árvores. Contamos com clima e solo extremamente favoráveis, além de uma localização estratégica e privilegiada. Tudo isso sem falar na extensão territorial. Minas é maior que muitos países. Todos esses fatores, juntos, nos colocam em vantagem frente aos outros estados brasileiros”, explica Adriana Maugeri, presidente da AMIF, que, nessa sexta-feira, 14, promoverá um grande encontro com líderes do Governo Estadual, do setor e da agroindústria para debater as principais tendências e perspectivas da indústria florestal para os próximos anos.
Por meio do cultivo de florestas plantadas, siderúrgicas e ferroligas, empreendimentos do segmento de celulose, papel, lápis, painéis e outros produtos sólidos da madeira conseguem produzir matéria-prima e insumos utilizados nos processos produtivos, como a celulose, carvão vegetal e a própria madeira. “Apesar de representarem pouco menos de 1% do território nacional, as florestas plantadas são responsáveis por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais e 6,1% do PIB Industrial do país”, explica Maugeri. A madeira de Minas Gerais abastece empresas de outros estados, como Bahia e Espírito Santo, e até de outros países. As empresas instaladas no Estado possuem certificação internacional, como o FSC - Forest Stewardship Counci, que garante a sustentabilidade do manejo e origem da madeira através da exigência de parâmetros rigorosos.

Procissão e festa em louvor à Nossa Senhora de Lourdes reúne comunidade do Outeiro


Realizada no dia 11 de fevereiro, a festa à Nossa Senhora de Lourdes reuniu a comunidade do Outeiro de São Sebastião, em Ilhéus, nesta última terça-feira. A procissão de homenagem à padroeira do bairro, teve início às 18h30, que após percorrer a localidade, retornou à Capela, onde foi celebrada uma missa pelo bispo Dom Mauro Montagnoli. O prefeito Mário Alexandre, junto à comunidade, prestigiou a procissão e celebração eucarística.
O bairro, que faz parte da formação e história de Ilhéus, guarda uma paisagem deslumbrante com vista para o mar, sendo o local da capela o principal ponto de contemplação. Construída pelos próprios moradores em 1949, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes em Ilhéus foi erguida com pedras provenientes de uma pedreira próxima ao local, é o que relatam as moradoras veteranas. Na homilia, o bispo lembrou as aparições de Nossa Senhora na cidade de Lourdes, na França, em meados do século XIX, na pequena Gruta de Massabielle, local que hoje acolhe o Santuário da protetora dos enfermos.
Durante a celebração, a comunidade presente agradeceu a atuação positiva do município no bairro. “O prefeito Mário Alexandre sempre atende às nossas solicitações, promovendo a revitalização da capela, da escadaria e do mirante”, comentou o morador Élder Junior dos Anjos, que declarou como a comunidade está satisfeita com as intervenções realizadas pela Prefeitura com as obras de melhorias, inclusive com requalificação de ruas e passeios.

Homenagem a ialorixás e ato contra intolerância marcam comemorações aos 42 anos da Cidade da Luz

Ao som dos pontos dos orixás tocados por atabaques, um grupo de curimba, formado por mulheres da umbanda, anunciou a subida das ialorixás mães Carmen de Oxalá, Nice de Iansã, e Jaciara de Oxum

Tribuna da Bahia, Salvador
12/02/2020 23:55 | Atualizado há 10 horas e 4 minutos
    
Foto: Divulgação / Virginia Oliveira

Ao som dos pontos dos orixás tocados por atabaques, um grupo de curimba, formado por mulheres da umbanda, anunciou a subida das ialorixás mães Carmen de Oxalá, Nice de Iansã, e  Jaciara de Oxum,  a um lugar de destaque no palco da Cidade da Luz, na última terça-feira (11). As três representantes do Candomblé foram homenageadas por José Medrado, espírita, médium e fundador do complexo socioassistencial, diante de uma plateia composta por mais de duas mil pessoas e, ao lado de lideranças de outras entidades religiosas. A homenagem foi uma forma de reparação pelos atos de violência, perseguição e intolerância sofridas por integrantes de religiões de matrizes africanas, disse José Medrado emocionado, durante a celebração em comemoração dos 42 anos da Cidade da Luz. Essas mesmas lideranças saudaram o amor e a paz, durante ato inter-religioso, realizado ao longo do evento.
De acordo com José Medrado, a união entre as religiões, é indispensável para promoção da paz. Por isso, ao longo da história, a Cidade da Luz, apesar de ter como base o espiritismo, sempre se mostrou aberta para acolher pessoas, de credos distintos. “Aqui, não impomos religião, pregamos o amor! Não o amor piegas, mas, sim, o amor energia, o amor dedicação e luta. Prova disso, é que um dos internos que acolhemos em nosso antigo abrigo, hoje, é  um dos líderes da igreja Assembleia de Deus”, afirmou José Medrado, se referindo ao pastor Antônio Lazaro, presente ao culto, e que foi recebido em condição de abandono, aos 4 anos de idade, no antigo Abrigo Lar Luz do Amanhã, que  era mantido pela Cidade da Luz.

Encontro Pedagógico de Itacaré 2020 promove arte, capacitação e reflexão


 
Um momento único de ampliar e compartilhar os conhecimentos e saberes, além de vivenciar a arte, a história, a cultura e o dia a dia na escola, num ambiente de muita alegria, descontração e confraternização. Assim foi a abertura do Encontro Pedagógico de Itacaré 2020, realizado nesta quarta-feira pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e que contou com a presença de diretores, vices, coordenadores, orientadores, professores, secretários escolares, auxiliares de secretarias, porteiros, merendeiros e auxiliares de serviços gerais.

Esse ano, na parte da manhã, o evento foi realizado em dois momentos de debates e reflexões, com temas específicos de cada categoria. E à tarde os grupos se reuniram num grande momento de festa e de confraternização. Os secretários escolares, auxiliares de secretarias, porteiros, merendeiros e auxiliares de serviços gerais participaram dos debates no auditório do Ecoporan Hotel, contando com recepção, atividades culturais, mostras de vídeo, dinâmicas e palestras com renomados especialistas. Já o encontro com diretores, vices, coordenadores, orientadores e professores aconteceu no Centro Cultural Porto de Trás, também com direito a muita arte, cultura, vídeos sobre a história da cidade e palestras com grandes especialistas em educação.

A proposta, segundo explicou a secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, foi promover a integração e a capacitação entre cada uma das categorias, discutindo temas específicos, onde cada um teve a oportunidade de compartilhar suas experiências e ampliar seus conhecimentos. Já na parte da tarde a alegria continuou com toda a família educação unida participando das palestras e dinâmicas. E o enceramento foi em alto estilo com um grito de carnaval com o cantor Ítalo Carloni.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

‘Impulsionamento ilegal’ se voltou contra o PT na CPI das Fake News

Hans River disse que não trabalhou para Bolsonaro, mas sim para Fernando Haddad


Hans River, um homem negro, cabelos “black power”, parecia vestido do modelito certo para que políticos do PT reforçassem o envolvimento do presidente Jair Bolsonaro com notícias falsas ou “impulsionamento” ilegal de mensagens. Mas na CPMI das Fake News Hans virou “tiro pela culatra”. Ele disse que não trabalhou para Bolsonaro e sim para os então candidatos Fernando Haddad (PT) e Henrique Meirelles (MDB). A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O depoimento de Hans River representou um presente para os opositores do PT, no dia em que o partido de Lula completou 40 anos.

Governadores sinalizam trégua com Bolsonaro

Segundo os governadores presentes no Fórum, houve consenso de que não há como os estados abrirem mão das receitas do ICMS de forma imediata
Tribuna da Bahia, Salvador
12/02/2020 10:20 | Atualizado há 3 horas e 48 minutos
     
Foto: Carlos Prates / GOVBA

Governadores reunidos ontem em Brasília sinalizaram uma trégua com o presidente Jair Bolsonaro após ele ter proposto, na semana passada, um desafio público para que os estados baixassem o ICMS dos combustíveis. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que tem acumulado divergências com o presidente, mostrou disposição em apaziguar a situação e elogiou o fato de o ministro Paulo Guedes (Economia) ter ido pessoalmente conversar com os governadores. “Não é momento para sobressaltos. Está claro [o distencionamento]. Estamos consertando aqui”, disse Wilson Witzel, governador do RJ.
Segundo os governadores presentes no Fórum, houve consenso de que não há como os estados abrirem mão das receitas do ICMS de forma imediata. Uma fala curta do presidente deflagrou em uma parcela da população uma compreensão equivocada que há a possibilidade de zerar o ICMS, mas só no Rio Grande do Sul temos R$ 6 bilhões em arrecadação com o tributo. Não tem como se falar em zerar o ICMS do combustível Eduardo Leite, governador do RS.

Irmão de Eduardo Campos relata ameaças e pede proteção a Moro, após depor sobre o PSB

Antônio Campos teme pela vida e por sua família, após testemunhar em inquérito do MPF

Do - Diário do Poder - Após prestar depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, na última sexta-feira (7), em inquérito sigiloso que investigaria o PSB, o irmão do ex-governador Eduardo Campos, Antônio Campos, relatou ter recebido ameaças contra sua vida e integridade física, ao pedir nesta terça-feira (11) proteção à Polícia Federal (PF) e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
“Estão tentando me intimidar como testemunha”, disse o advogado, escritor e presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ao revelar ter recebido “mensagens estranhas”, em entrevista ao Blog de Jamildo.
Conhecido como Tonca em Pernambuco, o irmão de Eduardo Campos trava uma guerra familiar contra seu sobrinho, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Recife (PE) João Campos (PSB-PE). E relatou nos requerimentos que as ameaças surgiram, após atender à convocação da Procuradoria da República em Pernambuco, e depor durante mais de duas horas, como testemunha no inquérito.

Itabuna inicia processo de Regularização Fundiária no bairro Jorge Amado


Leila Lessa
A Prefeitura Municipal de Itabuna retomou o processo de Regularização Fundiária no bairro Jorge Amado, que tem o objetivo de legalizar, sob os diversos aspectos. Para o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, esta ação é de fundamental importância por possibilitar legalizar aspectos jurídicos, urbanísticos, ambientais e sociais visando a regularização e à titulação dos ocupantes dos imóveis.

Uma equipe formada por 16 pessoas, sob o comando da arquiteta Leila Lessa, estará durante todo o mês de fevereiro no Jorge Amado, instalada no Posto de Saúde Mário Peixoto, para receber os moradores com os respectivos documentos necessários – que foram previamente informados -, e assim dar início ao processo de regularização. O atendimento está sendo feito das 08 às 12 horas. Ascom

Governador Rui Costa inaugura obras em Pau Brasil, nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (13), amanhã, o governador Rui Costa viaja até Pau Brasil, no sul da Bahia, para inaugurar, a partir das 9h40, diversos trechos de ruas e rodovias que passaram por obras de pavimentação. São eles: Rodovia BA-270 no trecho entre BR-101 e Camacã, Rua João Café, Travessa Elias Alves e Travessa Gilson Oliveira. 

Ainda na cidade, na Praça Santa Luzia, Rui entrega kits de inclusão digital aos agentes de combate a endemias, autoriza licitar a pavimentação da rodovia BA-251/BA-120 e realiza visita ao Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, onde finaliza a agenda. Secom  

Grupo Brasileiro lança projeto Viver Bem com foco na saúde de seus colaboradores




  
Preocupado com a satisfação e o bem-estar dos seus colaboradores, o Grupo Brasileiro desenvolveu o projeto Viver Bem com o objetivo de conscientizá-los, assim como os seus representantes, sobre a importância do cuidado com a saúde. As primeiras atividades do projeto foram lançadas na sede da Rota Transportes, em Itabuna, e na Viação Cidade Sol, em Salvador, com o envolvimento intenso dos participantes.

O Grupo Brasileiro atua no setor de transporte de passageiros urbano, intermunicipal e interestadual, serviços de fretamento, turismo e o envio de encomendas na Bahia e em outros estados. Nesse contexto, o projeto Viver Bem foi elaborado com o suporte dos setores de Recursos Humanos (RHs) das empresas que integram o grupo, com o apoio de nutricionistas e preparadores físicos do Sest/Senat.

Destinado a todos os colaboradores em estado de alerta para sua saúde corporal e mental, o projeto terá duração de dois meses. As próximas etapas incluem palestras, pesagens e avaliações individuais e contínuas visando o acompanhamento e evolução dos participantes, com a verificação dos resultados atingidos.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Brasileiro, Jaciara Santos, “esperamos, ao final do projeto, obter a satisfação dos participantes, a motivação para continuarem mantendo a forma física e uma alimentação adequada, inspirando os demais colegas a adquirirem estes bons hábitos no seu dia a dia, pois uma vida saudável é importante para todos.” Ascom

Prefeitura intensifica serviços de poda de árvores no São Caetano


   
A Prefeitura de Itabuna intensificou os serviços de poda de arvores, capinagem e roçagem em canteiros, praças e jardins do centro e dos bairros. Esta semana, o trabalho executado pelo Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Administração está sendo realizado no bairro São Caetano – uma rotina de manutenção que é exigida com muito rigor pelo prefeito Fernando Gomes.

Vale ressaltar que a coleta pesada e varrição de ruas são feitas pela empresa Biosanear, e cabe ao Departamento de Limpeza da Prefeitura, acompanhar e fiscalizar o trabalho, bem como complementar o serviço que não está incluído em contrato, como, por exemplo, a poda de árvore. “Precisamos oferecer uma cidade limpa para o  itabunense e também, é claro, para os nossos visitantes”, comentou o prefeito. Ascom. Leia também...Abastecimento de água na zona sul da cidade deve ser restabelecido hoje

Secti e Ufba se unem em projeto “Meninas na Ciência de Dados”

Programa luta pela diversidade de gênero no cenário científico

Em busca de ampliar o projeto desenvolvido por professores e alunos do Grupo de Pesquisa Gamma, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) passou a acompanhar e realizar articulações estratégicas para fomentar o trabalho de educar meninas no mundo dos dados desde a educação básica. O intuito é estimular e promover a presença das mulheres no mundo acadêmico e diminuir a disparidade de gênero no mercado de trabalho relacionado à área de exatas, especialmente nos campos de ciência, tecnologia e inovação.

A base do “Meninas na Ciência de Dados” se concentra em atividades desenvolvidas para as estudantes aprenderem por meio do pensamento analítico, estatístico e computacional que, nos dias de hoje, estão presentes não só nas matérias exatas, mas em diversas disciplinas. Entre as articulações capitaneadas pela Secti, se destacam as parcerias com a Secretaria de Educação (SEC) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O projeto é desenvolvido desde o início do ano letivo de 2019, o qual atendeu aproximadamente 500 meninas, matriculadas do 6º ao 9º ano de cinco escolas públicas de Salvador. Mas a novidade é que em 2020 o desafio é expandir o projeto para trabalhar com cerca de 1000 estudantes, do ensino fundamental II até o primeiro ano do ensino médio, abrangendo o programa também para meninos. Os conteúdos serão reproduzidos para os novos estudantes e aprofundados para as estudantes que participaram das atividades em 2019. Vale ressaltar que, atualmente, cinco meninas são bolsistas contempladas pelo projeto. Número que vai dobrar esse ano, garantindo as atividades para além dos muros das escolas. 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Jornada Pedagógica vai reunir 1500 docentes da rede municipal de Ilhéus




Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), a Jornada Pedagógica estima reunir durante o evento, que segue até o dia 14 de fevereiro, 1.800 servidores, entre docentes da Educação Infantil, Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e não docentes, profissionais que compõe a organização e a gestão da atividade nos estabelecimentos de educação, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. ‘Por uma educação das sensibilidades’ é o tema da Jornada Pedagógica deste ano.
A abertura foi marcada por diversão e muita música ao som da Banda Nego Lú, na segunda-feira (10), em uma estrutura montada no estacionamento do Centro de Convenções. Para a professora Karen Sotero, o espaço promove de debates pertinentes ao processo socioeducativo, mas também é um momento de descontração. “A nossa expectativa aumenta com a valorização que o prefeito Mário Alexandre tem trazido para a educação em nossa cidade, por meio do reconhecimento do trabalho desenvolvido dentro da rede municipal de ensino”, enfatizou.
No período matutino, os docentes participaram da acolhida e planejamento da agenda anual nas unidades escolares. “Nunca tivemos em gestões anteriores um evento dessa grandeza. Eu agradeço a Deus, à secretária Eliane e ao prefeito Mário Alexandre por oferecer uma recepção tão calorosa, mas principalmente por valorizar o trabalho realizado em sala de aula. Vamos começar o ano letivo com muita energia”, contou a professora Lidiane Silva.
“O prefeito Mário Alexandre faz a diferença na educação em parceria com a secretária Eliane. Uma gestão acessível que procura oferecer o melhor a todos, sem distinção de função. Sem dúvidas a acolhida é muito especial, não apenas na jornada, mas em diversos eventos promovidos”, destacou Lucineide Oliveira, diretora da Escola Municipal da Princesa Isabel.

Colônia de férias para crianças em Itabuna


Secretaria de Assistência Social realiza colônia de férias para crianças do serviço de convivência

        
Teve início nesta segunda-feira (11), a tradicional Colônia de Férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna. O evento destinado às crianças e adolescentes das famílias beneficiárias dos programas sociais executados pelo município acontece Usemi, sempre das 8 às 12h, e vai até a próxima quarta-feira (13), reunindo aproximadamente 1.000 participantes.

Contando com uma equipe multidisciplinar que compreende desde assistentes sociais a orientadores e monitores especializados, a Colônia de Férias tem o intuito de proporcionar uma série de atividades recreativas e educacionais para os participantes. Com uma programação diversificada, incluindo brincadeiras, oficina de dança, jogos, além de banho de piscina e brinquedos montados especialmente para a criançada, o evento ainda oferece alimentação com café da manhã e lanche.

Em visita ao evento, a secretária Sandra Neilma destacou a importância deste momento recreativo como mais uma ação voltada ao fortalecimento do direito das crianças ao lazer, à cidadania. Segundo Sandra, o objetivo principal da Colônia de Férias é promover o bem estar das crianças, elevando a autoestima e oportunizando um dia alegre e divertido. Ascom

Vestibular para Medicina da Unesulbahia

Vestibular para Medicina da Unesulbahia está com inscrições abertas até quinta-feira (13)

Processo seletivo acontece em 16 de fevereiro em Itabuna e mais três cidades da Bahia
Medicina Eunápolis.jpeg

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Medicina da Unesulbahia. Os interessados em concorrer a uma das vagas têm até 13 de fevereiro para preencher a ficha de inscrição disponível no 
portal da Instituição. As provas acontecerão no dia 16 de fevereiro em quatro cidades da Bahia - Eunápolis, Vitória da Conquista, Salvador e Itabuna. Mais informações podem ser conferidas no edital.

O vestibular de Medicina da Unesulbahia será composto por 55 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, além de uma Redação. O resultado será divulgado no dia 19 de fevereiro e os candidatos deverão se matricular nos dias 20 e 21 de fevereiro pela internet ou presencialmente na faculdade. O início das aulas está previsto para o dia 2 de março.
Por - Erivaldo Bomfim

MAIS INVESTIMENTOS PARA ILHÉUS

Empresas vão investir R$ 19,5 milhões em Riachão do Jacuípe, Ilhéus e Feira de Santana

Os municípios de Riachão do Jacuípe, Ilhéus e Feira de Santana serão beneficiados com a implantação de novos negócios que, juntos, vão investir R$ 19,5 milhões e gerar um total de 486 empregos. Os protocolos de intenções foram assinados com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na segunda-feira (10).

“Assinamos protocolos com três segmentos diferentes: calçadista, informática e têxtil. O primeiro será responsável por 74% das novas vagas geradas. O segundo vai ajudar a adensar a cadeia produtiva de eletroeletrônico e o terceiro mostra a tendência de crescimento da economia, já que o setor de embalagens é um excelente termômetro do consumo. Essa modelagem de assinatura contribui ainda para a troca de experiência e a oportunidade de novos negócios entre as empresas”, afirma Luiz Gugé, chefe de Gabinete da SDE.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...