quarta-feira, 5 de abril de 2023

terça-feira, 4 de abril de 2023

A SEMANA SANTA É PARA PEDIR PERDÃO A DEUS E REFLETIR

o amor está cada vez mais dificil e sem sentimentos! 

"Meu PAI, perdoa-os, eles não sabem o que fazem!". Reflitam!

COMUNICADO

DEUS CONOSCO

Jesus ressuscitado!
Amigos (as), com paixão, piedade, vida e amor do Filho de Deus-Pai, comunicamos que nesta quarta-feira, (maior), vamos submeter à uma cirurgia dos olhos.  Afastado do celular e computador, para um retorno mais feliz, com maior intensidade de LUZ em nossa visão, com a mão do Altíssimo, presente!

O Olftalmologista encarregado da retirada da "catarata", será o conceituado, doutor, Fabiano Marujo, do Hospital de Olhos Beira-Rio, acompanhado dos nossos Anjos de Luz.  

Peçam, nesta Semana Santa, com compaixão e piedade a Deus! E ótima Páscoa a todos, porque só retornaremos à ativa, após 7 dias. Impedidos das nossas redes sociais, inclusive, sem poder editarmos este blog: EXPRESSAOUNICA, chegando aos três milhões de acessos. 

Obrigado a todos! Deus conosco. Até lá, contando com as bênçãos do nosso Pai do Altíssimo.

 Semana Santa, morte, paixão e compaixão do FILHO DE DEUS!

A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. Boa reflexão a todos. Que a paz seja uma constante na vida de todos. Que os sentimentos não se acabem com o macanismo. Piedade Senhor!

ATÉ BREVE, COM AS GRAÇAS DIVINAS! 

 

Fique sabendo do significado de cada dia da Semana Santa

 O SIGNIFICADO DE CADA DIA DA SEMANA SANTA

Da - cnbb.org.br

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte. A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.

Segunda-feira Santa

Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Está cada vez mais próximo o desenlace da crise. “Ela guardava este perfume para a minha sepultura” (cf. João 12,7); Jesus já havia anunciado que Sua hora havia chegado. A primeira leitura é a do servo sofredor: “Olha o meu servo, sobre quem pus o meu Espírito”, disse Deus por meio de Isaías. A Igreja vê um paralelismo total entre o servo de Javé cantado pelo profeta Isaías e Cristo. O Salmo é o 26: “Um canto de confiança”.

Terça-feira Santa

A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia. Estamos na hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega, que faz a “glorificação de Deus”, ainda que encontre, no caminho, a covardia e o desamor. No Evangelho, há uma antecipação da Quinta-feira Santa. Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro. “Jesus insiste: ‘Agora é glorificado o Filho do homem e Deus é glorificado nele’”. A primeira leitura é o segundo canto do servo de Javé; nesse canto, descreve-se a missão de Jesus. Deus o destinou a ser “luz das nações, para que, a salvação alcance até os confins da terra”. O Salmo é o 70: “Minha boca cantará Teu auxílio.” É a oração de um abandonado, que mostra grande confiança no Senhor.

Quarta-feira Santa

Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa. Os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Quinta-feira Santa

Santos óleos – Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.

Lava-pés – O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto,  esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

Instituição da Eucaristia – Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

Instituição do sacerdócio – A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’.” (cf. Mt 26,26). Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.

Sexta-feira Santa – A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

Via-sacra  – Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades, são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.

Sábado Santo

O Sábado Santo não é um dia vazio, em que “nada acontece”. Nem uma duplicação da Sexta-feira Santa. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. O próprio Jesus está calado. Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado. Depois de Seu último grito na cruz – “Por que me abandonaste?” –, Ele cala no sepulcro agora. Descanse: “tudo está consumado!”.

Vigília Pascal –  Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, Sua Ressurreição. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, Sua passagem da morte para a vida. A celebração acontece no sábado à noite. É uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (cf. Lc 12,35-36), tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que, os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.

Bênção do fogo – Fora da Igreja, prepara-se a fogueira. Estando o povo reunido em volta dela, o sacerdote abençoa o fogo novo. Em seguida, o Círio Pascal é apresentado ao sacerdote. Com um estilete, o padre faz nele uma cruz, dizendo palavras sobre a eternidade de Cristo. Assim, ele expressa, com gestos e palavras, toda a doutrina do império de Cristo sobre o cosmos, exposta em São Paulo. Nada escapa da Redenção do Senhor, e tudo – homens, coisas e tempo – estão sob Sua potestade.

Procissão do Círio Pascal – As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.

Proclamação da Páscoa – O povo permanece em pé com as velas acesas. O presidente da celebração incensa o Círio Pascal. Em seguida, a Páscoa é proclamada. Esse hino de louvor, em primeiro lugar, anuncia a todos a alegria da Páscoa, a alegria do Céu, da Terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Essa alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas. Terminada a proclamação, apagam-se as velas.

Liturgia da Palavra – Nesta noite, a comunidade cristã se detém mais que o usual na proclamação da Palavra. As leituras da vigília têm uma coerência e um ritmo entre elas. A melhor chave é a que nos deu o próprio Cristo: “E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes (aos discípulos de Emaús) o que dele se achava dito em todas as Escrituras” (Lc 24, 27).

Domingo da Ressurreição

É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.

Com informação dos Jovens Conectados

Ferry-boat tem esquema especial para a Semana Santa

 Internacional diz que Ferry-boat tem esquema especial com 6 embarcações na Semana Santa

Internacional Travessias acredita em movimento 10% maior que no mesmo período do ano passado.

OSistema Ferry-Boat contará com operação especial para o período de Semana Santa, entre os dias 6 e 11 de abril, e também no fim de semana do feriado de Tiradentes, entre 20 e 24/4.

As informações são da ITS (Internacional Travessias Salvador), administradora do serviço, que, a princípio, confirma seis ferries em tráfego: Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Anna Nery, Dorival Caymmi e Maria Bethânia.

No período, além das viagens regulares, horários extras estão previstos nos momentos de maior fluxo, considerando sempre a disponibilidade de barco a cada momento, e prevendo as manutenções corretivas e preventivas. Somando os dois feriados prolongados, é esperado um aumento de 10% no fluxo de pedestres e veículos, em comparação com o ano passado.

De segunda a sábado, as saídas ocorrem de hora em hora, das 5h às 23h30. Domingos e feriados, a operação começa às 6h.

Para agilizar o acesso, equipes de atendimento auxiliam o tráfego nos dois terminais, orientando o fluxo de veículos para os guichês específicos de embarque e desembarque. A administradora informa que o sistema conta com agendamento para veículos de passeio por meio do SAC Digital, disponível no app e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.

Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo ticket da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem. Para o serviço de Hora Marcada, diversas vagas foram disponibilizadas e já estão à venda. A disponibilidade de bilhetes pode ser conferida em www.internacionaltravessias.com.br.

A bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, encerrando o acesso de pedestres ao Salão de Embarque sempre que a capacidade de atendimento do barco é atingida em cada viagem. As bilheterias pausam rapidamente e reabrem logo em seguida para que se inicie a venda para a próxima saída. As informações atualizadas sobre o fluxo de passageiros e tempo de espera pode ser verificado em internacionaltravessias.com.br/filometro.

Embarque de veículos pesados

No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno.
No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte. Veículos pesados transportando alimentos ou pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

Do - jornaldamidia.com.br

Projetos detalhados para crédito de R$ 115 milhões do Banco do Brasil

A secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes detalhou para vereadores e representantes das comunidades de Itabuna, projetos em carteira para áreas de Infraestrutura, Educação, Saúde, Esportes e Lazer e Transportes e Trânsito onde serão empregados os recursos da tomada de crédito no valor de R$ 115 milhões, junto ao Banco do Brasil. Ela participou de Audiência Pública nesta terça-feira, dia 4, na Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo a secre
tária, a carteira de projetos integra o Programa de Integração Urbana – Itabuna 2030 com o qual o prefeito Augusto Castro (PSD) pretende atender à população onde 80% apontam o saneamento básico, com a pavimentação de ruas, como sua principal necessidade. “Fizemos o levantamento de todas as ruas e avenidas da cidade, das quais 900 estão na lama e poeira precisando de urbanização”, relatou.


A titular da SIURB disse que depois do saneamento financeiro, o município se tornou adimplente para a assinatura de convênios com governos estaduais e federais, com as ações dos técnicos da Secretaria de Fazenda e Orçamento, que equalizaram dívidas com INSS e FGTS existentes há décadas. Atualmente, a capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (CAPAG) é categoria B, o que demonstra boa saúde financeira.


RECEITA CORRENTE LÍQUIDA


Ela afirmou que durante décadas o município não tinha condições orçamentárias para financiar obras e projetos de desenvolvimento e também enfrentou dificuldades para obter certidões negativas de débitos, o que foi superado na administração do prefeito Augusto Castro. “Por isso, Itabuna tem capacidade de obter financiamento de até 16% de sua receita corrente líquida, que são equivalentes aos R$ 115 milhões que pleiteamos junto ao Banco do Brasil”, acrescentou Sônia Fontes.


Atualmente, o município de Itabuna tem recebido investimentos do Governo do Estado, a exemplo da entrega recente do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeun Hilário Sauer, que representou cerca de R$ 100 milhões, mas tem novos projetos em tramitação. Com o governo federal, a Prefeitura fechou no ano passado, um investimento de R$ 83 milhões para construção de unidades habitacionais, beneficiando moradores de localidades atingidas pela enchente do Rio Cachoeira, no final de dezembro de 2021.


“Precisamos pensar no futuro dessa cidade que precisa se preparar antecipadamente para os efeitos positivos da construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Se a Prefeitura não buscar se financiar, não vai atrair investimentos privados. Aliás, a cidade não teve nenhum novo empreendimento nos últimos cinco, três anos. Sem isso, não se criam empregos. Portanto, a captação de recursos é inadiável”, explicou a titular da SIURB.


FINANCIAMENTO INTERNACIONAL


Além do crédito com o Banco do Brasil, a Prefeitura tem aprovado no COFIEX do Ministério da Fazenda a captação de US$ 30 milhões do FONPLATA (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), do Tratado da Bacia do Prata de apoio técnico e financeiro à realização de projetos, programas, obras e iniciativas para o desenvolvimento e a integração física da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.


Uma missão do banco esteve visitando in loco a cidade em fevereiro passado para analisar a carteira de projetos. Atualmente, está em elaboração projeto da carta de crédito que será submetida à Casa Civil da Presidência da República e ao Senado Federal pela necessidade de aval da União. “Nossa expectativa é de que entre os meses de agosto e outubro haja o início da execução do programa”, declarou Sônia Fontes, destacando que projetos para bairros precários foram migrados para o crédito com o Banco do Brasil.

Ascom

Ilhéus se mantém na categoria A no Mapa do Ministério do Turismo

Ponte ligando o centro a zona-sul

Ilhéus atingiu novamente a categoria máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2023-2024. Apenas cinco cidades do estado da Bahia conseguiram o mesmo conceito. O resultado conferido pelo Ministério do Turismo (MTur) desde 2019, evidencia a importância da cidade para o turismo nacional. A certificação facilita à cidade a viabilização de recursos do Governo Federal, e com isso, é possível desenvolver ações que fomentem a economia do município, e a geração de emprego e renda no setor.

A categorização leva em conta o desempenho da economia no segmento, a partir da quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. A permanência na categoria também reflete o empenho da atual gestão para solicitar recursos direcionados à requalificação de importantes patrimônios, com foco no projeto “Ilhéus Rumo aos 500 Anos”.

“Seguimos colhendo os frutos da parceria com o Governo do Estado e todo o trade turístico da nossa amada Ilhéus. Essa conquista demonstra que os diversos  investimentos na Saúde, Educação e Infraestrutura são reconhecidos tanto pela população quanto pelas entidades e empresários do setor", comemorou o prefeito Mário Alexandre.

O certificado do Ministério do Turismo pode ser conferido clicando aqui.

Ascom/Contato

CARAVANA DO ROTARY CLUB DE ITABUNA NO CERRADO FEZ MAIS DE 300 ATENDIMENTOS

No último sábado, 01 de abril, o Rotary Club de Itabuna promoveu a Caravana do Rotary no Cerrado, comunidade da zona rural da cidade e contou com a participação de cerca de 60 voluntários diretos. A ação social aconteceu durante toda a manhã com o objetivo de levar serviços de cidadania e assistência à população daquela localidade, em especial, às cerca de 80 crianças que ali vivem. Para incentivar o cuidado com o meio ambiente, foram plantadas 30 mudas de árvores na localidade, e este foi apenas o começo. No total foram realizadas 30 ações diretas à população daquela comunidade, somando mais de 300 procedimentos individuais.

A atividade contou com o apoio de algumas instituições e empresas da cidade que, somando forças ao clube de serviço, forneceram materiais e mão de obra a fim de realizar a melhor assistência em prol daqueles que mais precisam. Foram entregues pelos associados do clube 20 colchões, 3 liquidificadores e 50 filtros de barro, além de roupas, brinquedos e também 100 kits de higiene bucal. As crianças participaram de atividades como contação de histórias com apoio da Biblioteca Itinerante, da Secretaria Municipal de Educação, brincadeiras com animadores e receberam, além de 100 kits de material escolar entregue pela Casa da Amizade, deliciosos lanches oferecidos pela Padaria Martins. Pensando na autoestima da comunidade, também foram feitos cortes de cabelos com apoio de membros da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro.

Com a participação das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Saúde, as famílias tiveram respectivamente, orientação sobre programas sociais, cadastramento, orientações em saúde, triagem, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e vacinação de adultos e crianças. O grupo contou ainda com a participação do apadrinhado Rotary Club Itabuna Sul, CERPAT e do GAPA Itabuna, que se uniram à Caravana para realizarem um trabalho de prevenção contra as hepatites virais, IST e HIV/AIDS e também testes rápidos, bem como entrega de preservativos.

Professores e alunos da Unex Itabuna dos cursos de saúde também prestaram atendimento à população local. Os futuros profissionais de Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem contribuíram, entre outros serviços, com orientação nutricional, educação continuada e verificação de tipagem sanguínea. O LAP Laboratórios realizou coletas para exames e o CEEP Biotecnologia e Saúde trazendo orientações de saúde bucal e escovação, com aplicação de flúor, também contribuíram com o projeto, assim como as lojas Pai Mendonça e a empresa de Transporte Atlântico.

De acordo com o presidente 2022-23 do Rotary Club de Itabuna, Cláudio Vitor Santana, a iniciativa do clube só foi possível por contar com pessoas solidárias e parcerias sempre dispostas a fazer o bem. “Agradeço ao empenho e dedicação de cada pessoa na realização desse evento. A Caravana do Rotary para o Cerrado foi um verdadeiro sucesso, tornou-se realidade um pensamento, um sonho, um querer, um desejo que se transformou em um projeto e uma prática do “Dar de si antes de pensar em si”. O Rotary Club de Itabuna sente-se honrado com essas parcerias comprometidas com o bem estar de nossa sociedade”, declarou.

Ascom/Rotary

APAE DESDE 1974 UM GRANDE SERVIÇO SOCIAL

A APAE é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que desde 1974, que tem como objetivo integrar a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Sociedade.  

Em nossa cidade a entidade atua ha mais de 48 anos e,  é mantida por doações, contribuições e convênios que atende mais de 400 pessoas, entre crianças e adultos, prestando atendimentos de diagnósticos, tratamento e inclusão social.

Ao apoiar a  APAE de sua cidade, além ajudar no desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, você colabora também para a construção de uma sociedade melhor, mais forte e mais sustentável e integrada, fazendo uma diferença real para as gerações futuras, promovendo dessa forma uma melhor inserção de seus assistidos na sociedade.

E aproveitando que estamos na Semana Santa, vamos levar a essas pessoas o espírito de renascimento, de fé, de amor em Cristo e mostrar que elas nao estao esquecidas.  Doe o que puder. Seja alimentos, material de limpeza, material de higiene, ou se achar melhor, doe em dinheiro. *PIX : 14147185000176 - CNPJ ( APAE DE ITABUNA ).* 

Vamos mostrar o verdadeiro sentido da Paixão de Cristo, ajudando o nosso próximo. Talvez R$ 10,00 não seja nada pra você que não precise da instituição, mas é muito pra quem necessita dela. 

De Maria Alice, "A Voz do Povo" - Rádio Difusora Sul da Bahia, das 13 às 14h. Se ligue!

COMUNICADO

DEUS CONOSCO

Jesus ressuscitado!
Amigos (as), com paixão, piedade, vida e amor do Filho de Deus-Pai, comunicamos que nesta quarta-feira, (maior), vamos submeter à uma cirurgia dos olhos.  Afastado do celular e computador, para um retorno mais feliz, com maior intensidade de LUZ em nossa visão, com a mão do Altíssimo, presente!

O Olftalmologista encarregado da retirada da "catarata", será o conceituado, doutor, Fabiano Marujo, do Hospital de Olhos Beira-Rio, acompanhado dos nossos Anjos de Luz.  

Peçam, nesta Semana Santa, com compaixão e piedade a Deus! E ótima Páscoa a todos, porque só retornaremos à ativa, após 7 dias. Impedidos das nossas redes sociais, inclusive, sem poder editarmos este blog: EXPRESSAOUNICA, chegando aos três milhões de acessos. 

Obrigado a todos! Deus conosco. Até lá, contando com as bênçãos do nosso Pai do Altíssimo.

O que é a Semana Santa, morte e paixão de Jesus Cristo?

A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. Boa reflexão a todos. Que a paz seja uma constante na vida de todos. Que os sentimentos não se acabem com o macanismo. Piedade Senhor!

Vereador Erasmo Ávila cobra retorno da Zona Azul em Itabuna

O vereador Erasmo Ávila (PSD) usou a tribuna na sessão desta segunda-feira (03), para exigir do Executivo o início imediato do sistema de estacionamento rotativo. Ele lembrou ter apresentado emenda à proposta no ano passado para preservar os empregos, quando o Legislativo aprovou a volta da tão esperada “Zona Azul”.

“Eu quero falar em nome do comércio; faço um apelo ao prefeito Augusto Castro [PSD], à Secretaria da Fazenda, a gente precisa retornar urgente a Zona Azul. É um apelo que a cidade faz, essa licitação está meio complexa, mas eu preciso de uma resposta para que Itabuna retome a organização do nosso trânsito. A Zona Azul gera emprego, gera receita para o município, não tem por que não fazer o dever de casa”, argumentou.

Pouco antes, ele aproveitou para agradecer ao Executivo pelo apoio com obras em bairros periféricos, a exemplo de macrodrenagem, saneamento e pavimentação, além do projeto para nova praça, campo de futebol e quadra no bairro Califórnia. “O prefeito está atendendo alguns pedidos nossos; claro que não dá para tudo de vez. Tem ruas que não passava máquina há quase 20 anos. Então, a comunidade está muito contente”, pontuou.
Ascom

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Disputa paroquial baiana ameaça ‘melar’ o novo Marco do Saneamento

Rui Costa e ACM Neto. Foto: Raul Golinelli/GovBA

Do - Diário do Poder - Claudio Humberto - Está por trás da movimentação do governo Lula para “melar” o Marco Regulatório do saneamento, ameaçando sua segurança jurídica, a queda de braço entre Rui Costa, hoje ministro-chefe da Casa Civil, e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e adversário. Para valorizar a estatal Embasa, os petistas pressionam a prefeitura da capital a assinar um contrato com a empresa. ACM sempre se recusou a passar o filé mignon aos inimigos.

Investidores na fila

O Marco do Saneamento tem potencial para atrair investimentos privados bilionários, criar milhares de empregos e gerar tributos para o governo.

Fede aos céus

Com metade do Brasil sem saneamento, o Marco resolveria de uma vez um problemão sanitário que fede aos céus e envergonha o País.

Saúde comprometida

A inexistência de saneamento, pela incapacidade de investimentos dos cofres públicos, compromete a saúde de milhões de brasileiros.

Turma barra-pesada

Além da disputa baiana, o Marco do Saneamento é ameaçado por velhos conhecidos da polícia, que tentam “influenciar” nas licitações.

Enteado de Julio Fidelix é o novo presidente do PRTB - Foto: redes sociais.

domingo, 2 de abril de 2023

Bahia ganha seu titulo de número 50

 Bahia vence o Jacuipense na Fonte Nova e conquista o 50° título do Campeonato Baiano

Do - BahiaNotícias - Por Leandro Aragão




Imagem sobre Bahia vence o Jacuipense na Fonte Nova e conquista o 50° título do Campeonato Baiano
Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

O Bahia conquistou o 50° título do Campeonato Baiano da sua história. Na tarde deste domingo (2), o Tricolor venceu o Jacuipense por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, pelo segundo jogo da final. Com gols de Everaldo, Cauly e Jacaré, ambos no segundo tempo, o Esquadrão de Aço fez 4 a 1 no placar agregado.

 

O Bahia agora se prepara para a estreia no Brasileirão. O primeiro desafio do Tricolor na elite nacional será contra o Red Bull Bragantino, como visitante. A CBF ainda vai divulgar a tabela detalhada da competição, assim como a programação do confronto diante do Volta Redonda, pela terceira fase da Copa do Brasil. Também aguardando os detalhes, o Jacuipense vai focar na partida contra o ASA-AL, pela primeira rodada da Série D. 

O JOGO

Dono da casa e com a decisão aberta, onde quem vencer conquista o título, o Bahia começou a partida com uma postura mais ofensiva e sem dar espaços ao Jacuipense. Aos seis minutos, o Tricolor chegou a balançar as redes, mas pelo lado de fora. Jogada pela esquerda, Chávez recebeu de Cauly e finalizou para fora. Aos 10, Jacaré fez a jogada pela direita e cruzou, a bola sobrou com Daniel, que dominou e bateu, mas mandou para lua, bem por cima da meta defendida por Jean.

 

O Leão do Sisal não conseguia armar uma jogada para chegar na defesa adversária. Quando não tinha a bola, o Tricolor pressionava o time de Riachão do Jacuípe sem dar respiro para recuperar a pelota. Aos 16, Jacaré descolou outro cruzamento pela direita buscando Cauly na grande área, mas o meia acabou fazendo falta assinalada pelo árbitro Diego Pombo Lopez.

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

 

O Tricolor carimbou a trave do Leão do Sisal aos 22. Jogada pela direita, Cauly recebeu de Acevedo na área e soltou a bomba que explodiu no poste de Jean. Quatro minutos depois, o Jacupa chegou com perigo. Bola vinda da esquerda, Welder dominou pela direita, deu um belo corte em Biel e cruzou rasteiro para o miolo da área buscando Vinícius Amaral, mas o goleiro Marcos Felipe fez um corte providencial. Aos 29, foi a vez de Jacaré estufar as redes do lado de fora. Jogada do Tricolor pela esquerda, Biel descolou bom cruzamento alto e o camisa 29 emendou de primeira, mas mandou para fora. Pressão do Esquadrão de Aço aos 31, Cauly cruzou de canhota e Jean subiu para agarrar a bola. Aos 35, Biel tentou dar um chapéu e o defensor tirou com o peito. No lance, a torcida do Bahia pediu um pênalti Weverton, mas o VAR mandou o jogo seguir acompanhando a equipe de arbitragem de campoque nada marcou.

 

os acréscimos da arbitragem, o zagueiro Marcos Victor se chocou com o lateral Radar. O defensor do Tricolor levou a pior e pediu substituição. Renato Paiva chamou Gabriel Xavier para entrar campo.

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

 

Segundo tempo

Como as alterações não foram feitas antes do apito de Lopez encerrando a etapa inicial, os dois times voltaram modificados dos vestiários. Gabriel Xavier foi confirmado como substituto de Marcos Victor, enquanto Radar também não conseguiu voltar e deu lugar para Eric.

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias 

 

Everaldo recebeu e cruzou rasteiro procurando Biel, mas Jean salvou o Jacuipense no primeiro minuto. O Tricolor não aliviou a pressão, mas desta vez foi o camisa 11 que fez o cruzamento, mas Jacaré e Everaldo não conseguiram completar aos dois minutos. No quarto minuto, Everaldo criou nova chance, mas acabou finalizando errado longe do alvo.

 

O jogo seguiu aberto para os dois times, no entanto até os 20 minutos nenhum dos ataques conseguiu vencer a marcação patra levar perigo aos goleiros.

 

Everaldo abre o placar para o Tricolor
O Tricolor abriu o placar com Everaldo aos 21 minutos. Daniel tocou para Chávez na esquerda. A bola ainda bateu no marcador antes de chegar no pé do lateral que cruzou na medida para o centroavante estufar as redes. Bahia 1x0 Jacuipense

 

Cauly amplia para o Esquadrão de Aço
Quando a torcida ainda comemorava o primeiro, Cauly fez um golaço ampliando para o Esquadrão de Aço aos 23. Jogada entre Everaldo e o meia, que finalizou com estilo, batendo de primeira para vencer Jean. Bahia 2x0 Jacuipense

 

O tempo fechou aos 32 minutos após Eric dar uma entrada perigosa de carrinho em Jacaré. Os jogadores dos dois times se estranharam e o experiente zagueiro Kanu, do Leão do Sisal, ajudou a acalmar os ânimos.

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

 

O Tricolor ainda chegou bem aos 39 minutos. Jogada pela direita, Jacaré tocou para Mugni, que cruzou e bola desviou na defesa do time de Riachão do Jacuípe, saindo pela linha de fundo.

 

Aos 42, Renato Paiva fez uma troca de goleiros. Ele sacou Marcos Felipe e colocou Mateus Claus. 

 

Jacaré faz o terceiro do Tricolor
O Tricolor marcou o terceiro gol com Jacaré em cobrança de pênalti aos 49. A penalidade foi marcada aos 48 minutos. Biel recebeu lançamento, partiu na frente de Weverton e foi derrubado na grande área.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 3x0 Jacuipense
Campeonato Baiano - Final - 2º jogo

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 02/04/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez 
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen
Quarto árbitro: Eziquiel Sousa Costa
VAR: Rodrigo Nunes de Sá

Cartões amarelos: Jacaré (Bahia) / Vinícius Amaral, Welder, Eric (Jacuipense)

Gols: Everaldo, Cauly, Jacaré (Bahia)

 

Bahia: Marcos Felipe (Mateus Claus); Marcos Victor (Gabriel Xavier), Kanu e Rezende; Jacaré, Acevedo, Daniel (Lucas Mugni), Cauly e Chávez (Matheus Bahia); Biel e Everaldo (Ricardo Goulart). Técnico: Renato Paiva.

 

 

Jacuipense: Jean; Raphinha, Kanu, Weverton e Radar (Eric); Fábio Bahia, Vinícius Amaral (Flávio) e Eudair (Fábio Matos); Thiaguinho (William), Welder (Robinho) e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.

Compartilhar

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...