sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Especialista em aviação acha improvável ‘engano’ na derrubada de avião no Irã

Antes de decolar, avião recebe série de autorizações e é acompanhado por vários órgãos de controle


Especialista em controle de aéreo acha improvável um “engano” no caso da derrubada do avião ucraniano abatido no Irã. É que antes de o avião decolar, o código do transponder é relacionado ao prefixo da aeronave ou número do voo, tudo fica visível pelo radar. Não há margem para “enganos”. E o avião havia decolado e se distanciava de Teerã, enquanto eventual míssil hostil teria trajetória de aproximação. O avião seguia para deixar o espaço aéreo iraniano quando foi abatido. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Antes de decolar, o avião recebe várias autorizações incluindo centros de controle, que no Brasil, por exemplo, estão sob comando militar.
“Em princípio, não há como confundir um avião com um míssil”, disse um especialista que não quis se identificar.
O especialista não descarta, apesar de remota, a possibilidade do erro. “É necessário avaliar o funcionamento do sistema de defesa iraniano”.
Compartilhe:

Itabuna contrata médicos e amplia atendimento nas Unidades de Saúde

  Para ampliar e reforçar o atendimento médico nas Unidades de Saúde do município, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde contratou oito médicos. Os novos profissionais que irão trabalhar quarenta horas por semana iniciaram os atendimentos na última segunda-feira (06) nas Unidades Básicas dos bairros Mangabinha, Lomanto,  Nova Ferradas, Califórnia,  Rua de Palha, Urbis IV e na Fundação José Maria Magallhães Neto, o antigo  Sesp, localizado na  avenida Inácio Tosta Filho.

Na última terça-feira (07), os médicos foram apresentados pelo secretário Municipal de Saúde, Uildson Nascimento, ao prefeito Fernando Gomes. Na oportunidade, o prefeito desejou boas-vindas aos profissionais e destacou que esta medida marca o início de um novo momento na saúde de Itabuna, que será mais eficiente com o pleno funcionamento das unidades básicas. Segundo o prefeito Fernando Gomes, o objetivo das novas contratações é melhorar os serviços prestados à população que busca atendimento médico nos postos.

O secretário Uildson Nascimento comentou que, com a chegada dos novos profissionais de saúde, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão atendimento mais eficaz. Para o secretário, a carga horária ampliada vai melhorar significativamente o acesso da população ao serviço de saúde. Leia também... Departamento de Comunicação traça Plano de Trabalho 2020.

Pauta de extraordinária da Câmara de Itabuna

A gestão compartilhada com a Polícia Militar, formando escolas cívico-militares na rede municipal de Itabuna, será um dos temas para apreciação dos vereadores na próxima segunda-feira (13), a partir das 14 horas. Encaminhado pelo Executivo, o anteprojeto do chamado “vetor disciplinar” já vinha sendo alvo de discussões na Câmara.

Para concluir a matéria, a Casa funcionará em atendimento a convocação extraordinária referendada pelo presidente Ricardo Xavier (Cidadania). Ainda entre as pendências do exercício de 2019, estará em discussão e votação o anteprojeto que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico. O instrumento, há tempos reivindicado pela comunidade, abarca a Política e o Fundo do setor.

A convocação desta segunda-feira, como exposto no edital publicado no último dia 26 de dezembro, prevê um período de sessões plenárias e reuniões de comissões, só encerradas com a votação dos referidos anteprojetos. Ascom

Itacaré terá Plantão da Biometria nos próximos finais de semana


O Tribunal Regional Eleitoral(TRE), em parceria com a Prefeitura de Itacaré, estará realizando nos próximos finais de semana, dias 11 e 12 de janeiro, e também nos dias 18 e 19, na sede do município e também no distrito de Taboquinhas, o Plantão da Biometria para atender os eleitores do município que ainda não fizeram o recadastramento eleitoral. O atendimento será das 8 às 14 horas, no Posto do Tribunal Regional Eleitoral, situado na Rua Rui Barbosa, ao lado da Câmara de Vereadores, em Itacaré, e na subsecretaria de Educação, em Taboquinhas.

O objetivo é cadastrar um grande número de eleitores com a biometria já para as eleições de 2020. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, existem ainda eleitores de Itacaré que ainda não fizeram o recadastramento eleitoral. E além do Mutirão da Biometria, os eleitores ainda podem agendar o atendimento previamente, evitando pegar filas. O agendamento pode ser feito através do telefone 0800 071 6505, pelo WhatsApp 71 3373-7223, ou no site agendamento.tre-ba.jus.

Proibidas captura e comercialização do caranguejo a partir deste sábado (11)

Começa neste sábado (11), o primeiro período de proibição de captura e comercialização do caranguejo de 2020, voltado à espécie do caranguejo-uçá nos manguezais de Ilhéus e região, no Sul da Bahia. O primeiro período vai até o dia 16 de janeiro. A medida proíbe captura, cativeiro, transporte, comercialização das partes isoladas ou beneficiadas e comercialização, para proteger seu período reprodutivo durante os dias de “andada” destes crustáceos nos manguezais.

A andada é o período que os caranguejos-uçá realizam com mais intensidade os seus rituais de acasalamento para reprodução, que coincidem com as fases de lua cheia e lua nova. Machos e fêmeas andam pelo manguezal para a liberação de ovos, onde se tornam vulneráveis à captura. Segundo o calendário estabelecido pela Prefeitura de Ilhéus, ainda haverá mais três períodos até o mês de abril.

PUXADA DO MASTRO COMEÇA HOJE EM ILHÉUS


Tradição cultural: Festa da Puxada do Mastro movimenta Ilhéus neste fim de semana

inicia hoje em Ilhéus a tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, até o dia 12. deste, no distrito de Olivença, com realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com Associação dos Machadeiros de Olivença (AMO).  A programação da festa dos “Caboclos de Olivença”, como também é conhecida, reúne cultura e atrações com shows de bandas locais para os ilheenses, visitantes e turistas. Os três dias de evento contarão com as presenças das 68ª e 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) da Bahia.
Integrada ao calendário turístico da cidade, a Puxada do Mastro, começa na sexta-feira (10), com desfile cultural às 16h. Logo após, segue-se a exposição da 5ª Mostra Literária “Nos Resistimos e Existimos”, seguida de apresentações. Às 19h30 será realizada a missa na Igreja Nossa Senhora da Escada e a partir das 20h30 shows das bandas Vai dar Samba e Realce, no palco montado na Praça de Olivença.
No sábado (11), a programação se inicia às 17h com apresentações culturais de grupos e convidados, seguida da procissão e missa de São Sebastião às 19h30. A partir das 21h, show de Batuque Bom, Kauã Araújo e Alan Diniz. Já no domingo (12), os festejos começam com a alvorada às 5h na praça com caminhada e cânticos, missa matinal, rituais indígenas na mata de Ipanema e com participação por puxadores do mastro. A partir das 16h, as atrações como Top Gan, Lê Bandê, PagoFunk se apresentam no terceiro dia do festejo.

Hospital da Mulher completa três anos com 650 mil atendimentos


Cerca de 650 mil atendimentos e 27 mil cirurgias já foram realizados pelo Hospital da Mulher (HM), que completa três anos no próximo dia 9. Localizado no Largo de Roma, em Salvador, a unidade é referência na promoção de serviços à saúde da mulher e primeiro hospital 100% SUS do Estado da Bahia a receber o prêmio nacional Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação foi concedida pela Câmara dos Deputados no ano passado.

Mulheres dos 417 municípios da Bahia já foram atendidas na unidade. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “o Hospital da Mulher passou a atender, em todo o estado, uma demanda que antes não era atendida, ou seja, o problema das doenças ginecológicas cirúrgicas das mulheres. Essas pacientes iam para emergências com sangramentos, hemorragias genitais, miomas, com câncer de mama que demorava muito tempo para ser diagnosticado e tratado, além de problemas de infertilidade, queda de bexiga e incontinência urinária. Todas essas situações passaram a ser tratados, adequadamente, nesse hospital”, enfatiza o secretário.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade mínima para mudança de sexo

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade mínima para mudança de sexo

Reposição hormonal só será permitida após os 16 anos

Do - Diário do Poder - O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou hoje (9) no Diário Oficial da União resolução que altera regras para procedimentos em pessoas trânsgenero.
As novas regras reduzem de 21 para 18 anos a idade mínima para a realização de procedimento cirúrgico de adequação sexual e estabelecem que a realização de hormonioterapia cruzada só será permitida a partir dos 16 anos de idade.
Na avaliação do conselho, as mudanças favorecem o acompanhamento integrado e proporcionam condições para a formação de profissionais que atendem o segmento.

Lava Jato pede R$ 157 milhões em ação contra 14 réus por esquema na Econorte

Réus são servidores públicos e gestores de empresas concessionárias de rodovias federais no Paraná

Do - Diário do Poder - A força-tarefa Operação Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná ofereceu ontem (7) as alegações finais na ação em que pede a reparação de R$ 157 milhões e a condenação de 14 réus, entre servidores públicos e gestores de empresas, pelo esquema criminoso na gestão das concessões rodoviárias federais no Paraná. A manifestação ocorre no âmbito da denúncia oferecida em 02 de abril de 2018, sobre desvios na Econorte.
As alegações finais são oferecidas contra os seguintes réus: Adir Assad, Antônio José Monteiro da Fonseca Queiroz, Helio Ogama, Ivan Humberto Carratu, Leonardo Guerra, Marcello José Abbud, Marcelo Montans Zamarian, Nelson Leal Júnior, Oscar Alberto Da Silva Gayer, Oscar Alberto Da Silva Gayer Júnior, Paulo Beckert, Sandro Antônio De Lima, Sérgio Antônio Cardozo Lapa e Valdomiro Rodacki.

“A TVE vai moralizar a família itabunense”, dispara o prefeito Fernando Gomes


Com um discurso voltado para a valorização da família, o prefeito Fernando Gomes afirmou durante a inauguração da TV Educativa da Bahia (TVE), em Itabuna, que a emissora trará não só conteúdo de qualidade, mas também a moralização para a família itabunense. “Este é mais um bom presente que Itabuna recebe do governador Rui Costa, nós só temos a agradecer”, frisou o prefeito.

A solenidade de inauguração que contou com a presença do Secretário Estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, e do Diretor Geral da TVE e do Instituto de Radiodifusão Educativo da Bahia (Irderb), Flávio Gonçalves, também contou com a presença de toda equipe de Secretários da Administração Municipal, Chefes de Divisões/Departamentos, servidores públicos, além dos vereadores Antônio Cavalcante, Júnior Brandão, Chico Reis e Ronaldão.

Também estiveram presentes o professor e Reitor da Uesc, Alessandro Santana; a professora e diretora do Núcleo Territorial de Educação, Josefina Castro; e o presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Lelo Cunha. Na oportunidade, além de ressaltar a importância da ampliação do alcance da TVE no interior da Bahia, o Secretário Estadual da Educação convidou o legislativo municipal para debater a comunicação na cidade, falou sobre os indicadores da educação e ressaltou a competência dos professores da rede.

Já o Diretor Flávio Gonçalves fez uma breve explanação sobre a programação da emissora neste mês de janeiro, entre os destaques: Festival de Música e Artes Olodum (Fermadum), cobertura da Lavagem do Senhor do Bonfim, Maratona de Shows, Nova Temporada do “Perfil & Opinião”, Hora do Enem, Novo Telecurso e Desenhos Infantis.

A TV
A TV Educativa da Bahia está no ar há 34 anos, exibindo conteúdo de qualidade que passa pelo jornalismo, esportes, artes, programas infantis, cultura, entre outros. Nos últimos tempos começou a firmar parcerias com universidades estaduais e federais, visando exibir conteúdos produzidos por essas universidades, e agora, amplia sua rede de transmissão alcançando o interior da Bahia. Leia também FICC lança edital para credenciamento de camarotes no carnaval antecipado 2020, Prefeitura chega ao Mangabinha melhorando a qualidade de vida dos moradores e Vigilância Sanitária apreende produtos impróprios para consumo.


Governo encaminha projeto de lei de reforma da previdência dos servidores públicos estaduais

O Governo do Estado da Bahia encaminhou à Assembleia nesta quarta-feira (8) um projeto de lei de reforma da previdência dos servidores públicos estaduais. O PL traz questões complementares à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) baiana já encaminhada à Casa legislativa no último dia 17, como pensão para filho estudante universitário, alíquota de contribuição e abono de permanência.   

A pensão para filho estudante universitário é um benefício que havia sido excluído desde 2002 e que está de volta agora com o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa. A proposta é que seja assegurada pensão para o filho maior estudante universitário até os 24 anos de idade, desde que comprovada a sua matrícula e frequência no curso. Antes, o filho só poderia receber pensão até a maioridade civil (18 anos). Nenhum outro estado brasileiro propôs mudança nesta regra em sua reforma da previdência.

CLIENTES DO ITÃO RECEBEM VEÍCULOS DA CAMPANHA PROMOCIONAL DE 2019


Com a entrega de mais dois veículos Hyundai HB-20 zero km para seus clientes, na quarta-feira (8), a Rede de Hipermercados Itão encerrou a Campanha Promocional “Mais Prêmios, Mais Sorte!”. Os consumidores Cristiano Peres Pryl, de Ilhéus; e Raimundo Santos Jouguet, de Santa Luzia, receberam os seus carros durante cerimônia na loja do Centro Comercial de Itabuna. Durante o evento, os sortudos destacaram a transparência da campanha promocional da rede de hipermercados, que no ano passado sorteou três carros HB-20 zero, além de 100 vales-compras, cada um no valor de R$ 600. 

Os sortudos da campanha promocional de 2019 são moradores de municípios do sul da Bahia, principalmente de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Almadina, Buerarema, Santa Luzia e Uruçuca. Um dos sortudos de 2019, o economista Cristiano Pryl, que há anos é cliente do Itão, contou que demorou muito tempo até decidir participar da campanha promocional, porque entendia que não tinha sorte suficiente para ser contemplado. “São milhares de consumidores e eu achava muito difícil ser um dos ganhadores. Até que um dia comecei a colocar os cupons e não parei mais. Agora, a sorte bateu à minha porta”. O economista estava em Ituberá, no baixo-sul da Bahia, quando foi informado, por um amigo, que tinha sido um dos ganhadores do veículo zero do Itão. “Foi uma grande surpresa quando recebi a informação e demorou um tempo para cair a ficha. O carro será de grande utilidade para a família. 

Tradição cultural: Festa da Puxada do Mastro movimenta Ilhéus neste fim de semana


Acontecerá a tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, neste final de semana em Ilhéus, de 10 a 12 de janeiro, no distrito de Olivença, com realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com Associação dos Machadeiros de Olivença (AMO).  A programação da festa dos “Caboclos de Olivença”, como também é conhecida, reúne cultura e atrações com shows de bandas locais para os ilheenses, visitantes e turistas. Os três dias de evento contarão com as presenças das 68ª e 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) da Bahia.
Integrada ao calendário turístico da cidade, a Puxada do Mastro, começa na sexta-feira (10), com desfile cultural às 16h. Logo após, segue-se a exposição da 5ª Mostra Literária “Nos Resistimos e Existimos”, seguida de apresentações. Às 19h30 será realizada a missa na Igreja Nossa Senhora da Escada e a partir das 20h30 shows das bandas Vai dar Samba e Realce, no palco montado na Praça de Olivença.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

EMASA MANTÉM EQUIPES TRABALHANDO NO BAIRRO VILA ANÁLIA


A EMASA mantem o serviço de recuperação de toda a rede de Saneamento Básico do bairro Vila Anália. Muitas redes vinham apresentando problemas de entupimento nos ramais e caixas de passagem, devido ao tamanho dos pontos de visita  (PV), que já não atendiam satisfatoriamente a demanda.  Implantado há mais de trinta anos o sistema de esgoto ficou defasado, haja visto o crescente número de residências que utilizam a rede.

Na rua Roma no Vila Anália, que dá acesso a rua G, no Loteamento Guedes de Pinho, está sendo implantada a rede de esgoto com tubulação de 150 mm, em  104 metros de extensão.  Naquele bairro a EMASA colocou duas equipes trabalhando paralelamente, uma para atender a área esgotamento sanitário e outra do abastecimento de água, nas ruas citadas  não existia rede de abastecimento, as famílias estavam sendo atendidas através dos  ramais, nestes locais está sendo implantada uma rede de 110 mm, uma mudança completa na capacidade de abastecimento.

Os moradores estão muito satisfeitos com as obras realizadas pela EMASA e pela Prefeitura em seu bairro, já que são muitos benefícios. O Sr. Givaldo Vieira, se diz um dos fundadores do bairro Vila Anália, porque mora lá a trinta anos, e afirmou que este é um desejo de todos, e  que agora está sendo realizado. Estas obras atendem ao projeto do prefeito Fernando Gomes, que está empenhado e acompanhando de perto  as realizações, no saneamento e  abastecimento de água, a SEDUR está trabalhando na pavimentação asfáltica que está sendo executada em várias ruas  naquela comunidade. Ascom/Emasa

Flamengo se reapresenta com o atacante Pedro Rocha

Em dia de reapresentação do elenco visando à Taça Guanabara, atacante Pedro Rocha visita instalações do CT do Flamengo (Foto: Flamengo/Divulgação)

Do - jornaldamidia.com.br - O Flamengo volta a treinar em tempo integral nesta quarta-feira (8) no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os jogadores que se reapresentaram para esta temporada são da equipe Sub-20, que disputará as primeiras rodadas do Campeonato Carioca, sob o comando de Maurício Souza, enquanto Jorge Jesus e seus titulares ainda estão de férias.
Quem já chegou ao Flamengo como reforço foi o atacante Pedro Rocha. “Prazer enorme estar realizando um sonho. Sem palavras, vamos com tudo pra conquistar mais títulos”, disse o atacante de 25 anos, que veio por empréstimo do Spartak de Moscou
Em conversa com os jornalistas, o vice-presidente de Futebol Marcos Braz afirmou que não se sente enfraquecido politicamente com a demissão de Paulo Pelaipe. O dirigente também rebateu as críticas de Jorge Jesus sobre a venda de Reinier por 30 milhões de Euros para o Real Madrid. Braz disse que não precisa da análise do treinador português para transações financeiras, tarefa que cabe a outros departamentos do clube.
Por Rodrigo Ricardo – Repórter da Rádio Nacional/EBC

Sesttran apresenta um balanço dos quatro meses de ações da atual gestão


A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran apresenta um conjunto de medidas administrativas e ações, que foram adotadas pelo atual gestor, Valci Serpa (empossado na pasta no último dia 02 de setembro), com base em um planejamento estratégico que contempla 20 ações principais para sua gestão.

O Secretário destaca, que “as primeiras ações adotadas visaram à estruturação da área administrativa do órgão, a fim de suprir as necessidades físicas e tecnológicas da Secretaria, bem como o investimento no fator humano, o qual considera prioritário para o sucesso da gestão. A partir de agora, serão intensificadas as ações voltadas à mobilidade urbana, engenharia, patrulhamento preventivo, fiscalização e segurança urbana, além de darmos continuidade à capacitação permanente da equipe e às melhorias das condições de trabalho. O titular, também pontuou o apoio recebido do prefeito Fernando Gomes, que tem atendido prontamente às demandas da Sesttran”, conclui.
Uma importante ação já realizada foi o lançamento da Patrulha Guardiã Maria da Penha (pioneira na Bahia), através da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto tem por objetivo garantir maior efetividade às decisões judiciais, que deferem medidas protetivas, para as mulheres vítimas de violência doméstica, bem como fiscalizar as deferidas pelo Poder Judiciário, em caráter de urgência, no município. Outra ação destacada vem sendo a ênfase nas capacitações para o efetivo da GCM, que recentemente participou do Curso de Patrulhamento Tático Municipal (PATAMU), além da capacitação para a Patrulha Guardiã. Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a GCM e a Superintendência da Polícia Federal-BA, visando estender o porte institucional de arma para todo o território do Estado da Bahia.

Itabuna cadastra vendedores ambulantes para o carnaval antecipado


Os vendedores ambulantes que pretendem trabalhar no Carnaval Antecipado de Itabuna no período de 6 a 9 de fevereiro estão sendo convocados para o cadastramento na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 8h, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), no bairro São Caetano. É necessário a apresentação de comprovante de residência, carteira de identidade, CPF e titulo de eleitor.

O diretor do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Edvaldo Alves dos Santos disse que a expectativa é de que, pelo menos mil vendedores, com barracas de capeta, de lanches, cervejas e refrigerantes, além de isopores devem ser inscritos. Edvaldo informou que após o cadastramento dos vendedores itabunenses, a prefeitura abrirá espaço para os ambulantes de outros municípios que sempre prestigiaram o carnaval de Itabuna.

Para o diretor, a festa, uma das mais populares do nordeste, além de ser uma das mais concorridas, por ser fora de época, é também uma importante fonte de geração de emprego e renda para muitas famílias que conseguem faturar um dinheiro extra durante os quatro dias de folia. “Não deixa ser uma grande oportunidade, especialmente para as pessoas que não têm emprego fixo, mas que conseguem equilibrar o orçamento doméstico com a venda de bebidas e alimentos que serão consumidos nesse período”, justificou. Veja também: Prefeitura define últimos detalhes para operação do PAA

Hospital de Base anuncia contratação de médico infectologista


 Ao fazer um balanço das ações implementadas no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem) nos últimos quatro meses, o presidente da Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (Fasi), Juvenal Maynart, anunciou a contratação do médico infectologista Fernando Romero, como parte do Plano de Contingência para um eventual risco de surto de dengue e de outras endemias.

“Estamos nos preparando para um eventual risco de dengue, zica e chikungunya. Já me reunir inclusive com o Secretário de Saúde Uildson Nascimento, para que possamos dar todo suporte tanto no Hospital de Base como nos Postos de Saúde. Esse sistema vai funcionar de forma conjunta entre Secretaria e Hospital de Base, para não corrermos o risco de uma endemia sem o prévio preparo para o tratamento das pessoas”.

Ele aproveitou para frisar que a gestão do prefeito Fernando Gomes tem dado as condições necessárias para a implementação dessa e de outras ações nestes quatro meses em que está à frente da FASI, como por exemplo, para implantação do raio-x digital, melhoria da estrutura física do hospital, preparação de novos leitos de retaguarda, compra de novas poltronas para acolhimento dos acompanhantes, além de compra de poltronas para o PS, e a tentativa contínua de melhoria da humanização e atendimento dos pacientes.

“É bom deixar bem claro que estamos conseguindo avançar porque o prefeito Fernando Gomes tem dado autonomia, mas com o acompanhamento contínuo das ações e avaliação dos resultados”, frisou Juvenal Maynart, lembrando que ele tem como marca o compromisso e a responsabilidade. “Não fazemos tudo porque nem tudo podemos fazer, mas como servidores públicos temos por obrigação o tratamento com qualidade e atenção para o cidadão. Ascom

Mísseis erraram alvos americanos no Iraque, caindo até a 33km de distância

Ataque é retaliação à morte de Qassem Soleimani, acusado terrorismo que virou general no Irã


Do - Diário do Poder - Dez mísseis balísticos foram lançados nesta terça-feira (7) contra duas bases aéreas dos Estados Unidos no Iraque, mas aparentemente erraram o alvo, segundo fontes curtas e iraquianas citadas pelas agências de notícias. Uma caiu no perímetro do aeroporto, mas não explodiu, e outra a 33km de distância, sem fazer vítimas.
Um dos locais alvos é a base aérea Al Asad, na província de Al Anbar, e a outra é uma instalação militar próxima de Irbil. A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelo ataque, que aconteceu horas depois do funeral do general iraniano Qassem Soleimani, iraquiano acusado de ações terroristas que ganhou a parente de general e o comando da Guarda Revolucionária do seu país.
Até agora, não há informações sobre mortes, feridos e os danos causados pelos ataques.

Itacaré é escolhida entre os melhores locais para passar o Carnaval 2020

 
Conhecida como o paraíso baiano por suas belezas naturais e ao mesmo tempo por realizar grandes eventos, Itacaré está sendo apontada pelo site Trivago Magazine como um dos sete destinos da Bahia mais propícios para passar o Carnaval 2020. O site escolheu sete destinos com belezas exuberantes e únicas que podem ser exploradas durante o Carnaval no estado. E Itacaré aparece entre os melhores locais, não somente pela natureza, como também pela tranquilidade, segurança e os eventos que a cidade oferece.

Na matéria o site Trivago destaca Itacaré como um dos melhores lugares para passar o carnaval e cita as potencialidades do local. “Praias deslumbrantes com direto até a banho de rio e noites agitadas na vila: este é o clima da cidade de Itacaré, localizada a 250 km de Salvador, um destino ideal para solteiros e grupo de amigos que querem passar o Carnaval em um lugar badalado na Bahia”, colocou.

E segue apontando outras maravilhas do local. “As praias que ficam na própria cidade e a poucos quilômetros da vila principal guardam visuais paradisíacos, tais como Jeribucaçu, Havaiazinho e Engenhoca. Para quem curte banhos de água doce, também é possível aproveitar a Cachoeira da Usina”. O Trivago Magazine aponta ainda a beleza das praias urbanas, as opções de gastronomia e hospedagem e mostra o que fazer para quem quer curtir a folia, aproveitar a natureza ou mesmo os outros eventos que acontecem na cidade.

Itabuna recebe nesta quinta-feira o sinal digital da TVE


Os moradores de Itabuna passam a acompanhar o sinal digital da TVE no canal 6.1. A solenidade de inauguração acontece nesta quinta-feira (9), às 10h, no pátio da Prefeitura Municipal de Itabuna, e contará com as presenças do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves. O IRDEB faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

As novas estações de retransmissão digital, atualizadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, estão sendo implantadas no interior do Estado e chegarão a mais 5 milhões de baianos. O investimento do Governo do Estado na nova estação retransmissora digital da TVE foi de R$ 208.899,55.

A TV pública da Bahia, há 34 anos no ar, traz um conteúdo qualificado que vai desde o jornalismo, shows e esportes, a programas infantis, educativos e culturais. A emissora vem firmando parcerias importantes e exibe conteúdos produzidos pelas universidades púbicas estaduais e federais da Bahia, além de conteúdos internacionais. Secom

BAHIAGÁS vai levar gás natural para o Hospital Costa do Cacau

A Bahiagás iniciou, no dia 13/12/2019, a construção de um novo duto em aço que vai levar gás natural para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. A obra tem previsão de conclusão para a primeira quinzena de abril e está sendo realizada pela empresa contratada EBRIC Engenharia.

Com 225 leitos, o Hospital Regional Costa do Cacau é a maior obra de saúde pública do sul da Bahia nos últimos 35 anos. A unidade vai atender as demandas da região em urgência e emergência, servindo moradores de 70 municípios da região. O novo equipamento será referência em traumatologia, ortopedia de média e alta complexidade, neurologia e neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de cirurgia de urgência. O Hospital também contará com um Centro de Diagnóstico por Imagem, que contempla os serviços de raio-X, tomografia e ressonância magnética.
A relação da Bahiagás com Itabuna data de 2011, quando a Companhia ligou os primeiros clientes automotivo e industrial na cidade, o Posto Universal e a indústria têxtil Trifil, respectivamente. “A Companhia tem uma relação antiga e muito rica com a região Sul do estado, e que segue a todo vapor. No fim de 2019, iniciamos o fornecimento de gás natural para duas unidades do restaurante Kenko, nos bairros Jardim Vitória e Centro, e estamos realizando a ligação de mais quatro clientes comerciais na cidade”, destacou o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza. Secom

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

IPVA com 10% de desconto pode ser pago até 10 de fevereiro

O IPVA ficará, em média, 3,56% mais barato para os contribuintes baianos em 2020. A frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos.
Do -jornaldamidia.com.br - Os motoristas baianos têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), efetuando o pagamento em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.
Todas as informações podem ser consultadas por meio do site da Sefaz-BA, no Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA, ou do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), pelo 0800 071 0071.

“O Estado também dá a possibilidade de regularizar o pagamento do imposto com o parcelamento em até três vezes. O contribuinte precisa apenas observar a data de vencimento das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa. O pagamento poderá ser efetuado no Banco do Brasil, no Bradesco ou no Bancoob, que são os bancos credenciados mediante a apresentação do número do Renavam. É importante lembrar que o proprietário do veículo precisa andar em dia. É necessário ainda quitar todo o licenciamento para que ele possa circular conforme o código de trânsito”, explica a gerente de IPVA da Sefaz, Aline Lessa.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...