sábado, 16 de maio de 2020

Neste sábado a Bahia tem 8.314 casos confirmados de Covid-19 e 286 óbitos

Além do Toque de Recolher em Itabuna,
as barrerias sanitárias  foram intensificadas.
Itabuna é hoje o segundo município,
do Estado  com mais casos do covid- 19, em alta. 
 A Bahia registra 8.314 casos confirmados de Covid-19. Considerando o número de 2.151 pacientes recuperados e 286 óbitos, 5.887 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Reitera-se que estas são as recomendações informadas por evidências disponíveis até a presente data e estão sujeitas a revisão mediante novas publicações e estudos científicos, durante a vigência da pandemia.​
A partir de agora todos os casos lançados nos sistemas ministeriais serão integrados pelo sistema desenvolvido na Bahia, incluindo as notificações de síndromes gripais. O resultado será uma mudança para cima no patamar de casos notificados, que refletirão não mais apenas os casos confirmados laboratorialmente, mas também todos os casos confirmados por critério clínicos, testes rápidos e testes realizados em unidades privadas.​ Veja também os números deste sábado em Itabuna. Atualizado às 22h20.

O direito de ser pedra e o direito de ser vidraça em tempos de pandemia

Fabricio Posocco
Opinião: ______________________

*Por Fabricio Posocco_______________________________________________

O pior nessa história toda, desse período de pandemia da Covid-19, tem sido a guerra violenta de versões apresentadas sobre o problema. Argumentos tão profundos quanto a preferência de um determinado time de futebol para sua torcida são aplicados à saúde, à politica e à economia. O clima nas redes sociais, na rede mundial de computadores e na mídia parece uma verdadeira batalha campal. As discussões têm despertado um grande número de “especialistas generalistas”, narcisistas apaixonados por seus discursos.

A você cabe escolher, unicamente, de que lado está: é FLA ou é FLU, é Direita ou é Esquerda, é Bolsonaro ou é Doria, é situação ou é oposição… Ninguém se dá conta de que pessoas estão morrendo enquanto os vivos se ofendem entre postagens. Opiniões, muitas vezes, tão absurdas e sem nexo quanto a ideia de uma Terra plana simplesmente pelo “direito de ser pedra” e o outro o “direito de ser vidraça”.

Em meio a tudo isso, pessoas me perguntam: o que eu penso sobre essa pandemia? O que eu acho que deve ser feito nesse período?

Em uma opinião simplista e fazendo um comparativo despretensioso, acho que são tolos todos aqueles especialistas “de ouvi dizer” ou pós-graduados “no Google” que, não conhecendo o Direito, dizem (absurdamente) que as pessoas devem fazer isso ou aquilo diante de determinados problemas jurídicos. Então, não quero ser o tolo que, não conhecendo profundamente de Medicina, diz o que as pessoas devem fazer nesse período. Confio em Deus e nos profissionais da área da Saúde, simples assim.

Sei também que se todos fizerem a sua parte, com responsabilidade, ainda que não consigamos a solução de todos os problemas ou a cura da doença, com certeza faremos com que as dificuldades do confinamento sejam menos cruéis. Assim, quem puder ficar em casa, em isolamento, fique.

Quem precisar sair de casa ou trabalhar fora (e acredito que muitos – assim como eu – precisam) obedeça as regras do Poder Público quanto ao uso de máscara, álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, respeitar distâncias regulamentares entre os usuários do transporte público e consumidores, respeitar a limitação do número de pessoas em ambientes fechados, realizar atendimentos com hora marcada, entre outros.

Dê a sua contribuição da melhor forma possível. Não aplique a Lei de Gérson para levar vantagem em tudo. Respeite, principalmente, o próximo, pois você não conhece a realidade de todos com quem convive. E, se o seu coração ainda permitir, promova solidariedade com os mais necessitados.

Definitivamente, o disparo da nossa metralhadora cheia de mágoas e ressentimentos em relação aos que possuem opinião contrária não parece ser a melhor solução. Obrigatoriamente não precisamos ser pedra ou vidraça, pois temos não somente o DIREITO mas, principalmente, o DEVER de sermos algo diferente em tempos de pandemia. A escolha, cabe a cada um de nós.

*Fabricio Posocco é professor universitário e advogado na Posocco & Advogados Associados

Opções de Bolsonaro para Saúde vão de médica pró-cloroquina ao Centrão

Presidente pode escolher entre militares, médicos ou até selar aliança com o parlamentares.

Bolsonaro anuncia crédito de R$40 bilhões para salários de pequenas e médias empresas
Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro tem dificuldades para definir o novo ministro da Saúde, mas não por falta de opções. Ele novamente tentou levar ao cargo a médica Nise Yamaguchi, defensora do uso da hidroxicloroquina, mas dispõe de opções que tem sobre a mesa. Como o almirante Luiz Fróes, diretor de Saúde da Marinha, ou ainda Osmar Terra, ex-ministro, médico e deputado pelo MDB-RS. E ainda “corre por fora” o “Centrão”, grupo majoritário no Congresso cujo apoio Bolsonaro tenta sacramentar. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Claudio Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que gerencia o hospital, é cotado.

Cinco políticos baianos já foram infectados com coronavírus

O caso mais grave de Covid com político baiano aconteceu com o ex-deputado estadual Augusto Castro
Do - trbn.com.br - (Por: Rodrigo Daniel Silva) -  Cinco políticos baianos já foram infectados com o novo coronavírus. O caso mais grave aconteceu com o ex-deputado estadual Augusto Castro (PSD), que chegou a ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, no sul do estado. A esposa do ex-parlamentar também precisou ser internada por causa da doença.
Pré-candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro deixou o hospital após ficar 45 dias internado. Outro ex-deputado diagnosticado com a covid-19 foi Bebeto Galvão (PSB). Suplente do senador Jaques Wagner (PT), o socialista afirmou depois de ficar recuperado que a doença “não é uma gripezinha, mas um vírus que pode ser letal”. A expressão “gripezinha” foi usada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para defender o fim do isolamento social no país.

Sesab desenvolve sistema que integra bases de dados epidemiológicos do país

Barreiras Sanitárias em Itabuna

A partir de hoje (16), entra em operação um sistema desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que integra bases de dados epidemiológicos e laboratoriais dos governos federal, estadual e municipais. Este é mais um esforço do Governo para apresentar dados confiáveis e precisos no monitoramento dos casos suspeitos e positivos de coronavírus (Covid-19) na Bahia.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas “Desde 27 de março, o antigo sistema denominado RedCap desenvolvido pelo Ministério da Saúde para notificações foi substituído pelo novo e-SUS, no entanto, os estados não conseguiam acessar as informações nominais notificadas no novo sistema, resultando no acúmulo de casos que ninguém conseguia visualizar”, afirma o secretário. Ainda de acordo com o titular da pasta da Saúde, esse problema do sistema está sendo experimentado por todos os estados do país e apenas a Bahia e mais três outros estados conseguiram desenvolver uma solução tecnológica que permitisse consolidar as bases.

Anteriormente, os boletins epidemiológicos divulgados contabilizavam apenas os dados recebidos pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais, sem que isso, necessariamente, representasse a totalidade das notificações. “A partir de agora será possível baixar e integrar as diferentes bases de dados do Ministério da Saúde e consolidá-las com as bases do estado e dos municípios de forma confiável”, explica Vilas-Boas.

Sesttran intensifica implantação de barreiras sanitárias para o combate ao novo coronavirus

 Barreiras intensivas no centro da cidade de Itabuna fiscaliza uso de mascara e mede temperatura


Diante do crescimento dos casos confirmados de COVID-19 em Itabuna, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, vem intensificando a implantação de barreiras sanitárias fixas, nas entradas da cidade e móveis, espalhadas pelo município. Na Av. Juracy Magalhães, (saída para Ilhéus) desde a última segunda–feira (11), agentes de trânsito e fiscalização de transportes e guardas civis municipais da Sesttran, juntamente com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, estão realizando abordagens aos veículos, seguindo um protocolo com perguntas aos seus ocupantes, para ossível identificação sintomática da doença, além da aferição da temperatura corporal por meio de termômetros digitais. A ação também conta com o auxílio de um profissional bombeiro civil socorrista.

Além da Av. Juracy Magalhães, mais três barreiras fixas passaram a funcionar diariamente nas emais entradas da cidade, a partir desta sexta-feira (15) e foram implantadas nas avenidas: J.S. Pinheiro  (Próximo ao antigo Derba), Manoel Chaves (São Caetano/saída para a BR - 101) e Amélia Amado (próximo ao Atacadão Mascarenhas). A Sesttran, também vem fazendo a interdição de algumas vias. As avenidas do Cinquentenário e Firmino Alves (Beira-Rio), entre outras, se encontram interditadas para o tráfego de veículos, bem como algumas praças da cidade. Na Av. Itajuípe foi instalada uma barreira de concreto (nas proximidades do Chame Guincho) e no Semi-Anel Rodoviário, para que os veículos que cheguem possam ser destinados às quatro barreiras fixas existentes hoje, que permitem o acesso à cidade de Itabuna e passem pelo devido protocolo de segurança.

Sesab desenvolve sistema que integra bases de dados epidemiológicos do país​

A partir de hoje (16), entra em operação um sistema desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que integra bases de dados epidemiológicos e laboratoriais dos governos federal, estadual e municipais. Este é mais um esforço do Governo para apresentar dados confiáveis e precisos no monitoramento dos casos suspeitos e positivos de coronavírus (Covid-19) na Bahia.​
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas “Desde 27 de março, o antigo sistema denominado RedCap, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para notificações, foi substituído pelo novo e-SUS, no entanto, os estados não conseguiam acessar as informações nominais notificadas no novo sistema, resultando no acúmulo de casos que ninguém conseguia visualizar”, afirma o secretário. Ainda de acordo com o titular da pasta da Saúde, esse problema do sistema está sendo experimentado por todos os estados do país e apenas a Bahia e mais três outros estados conseguiram desenvolver uma solução tecnológica que permitisse consolidar as bases. ​

Perfis oficiais do Governo recebem denúncias de fake news

Visualização da imagem
André Curvello
Isso, durante  a pandemia e fortalecem transparência

O enfrentamento ao flagelo das fake news ganhou um reforço na Bahia. O Governo do Estado colocou à disposição da população todos os seus canais de comunicação, a fim de que as pessoas possam tirar dúvidas sobre informações ou mesmo denunciar notícias falsas disseminadas nas redes sociais e até na imprensa. As fake news também podem ser denunciadas através do Whatsapp (71) 9 9646-4095 ou pelo site www.bahiacontraofake.com.br.

A medida é parte do esforço do Governo de garantir à população o acesso à informação, com qualidade e segurança. De acordo com o secretário estadual de Comunicação, André Curvello, a medida foi adotada após reunião com os demais secretários de Comunicação do Nordeste, uma vez que a região tem sido alvo constante de falseadores da verdade.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Bahia registra mais de mil casos de coronavírus em 24h; Mortos já chegam a 281.

Itabuna ultrapassa os 500 casos confirmados do covid 19

Dos 1.225 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 587 possuem pacientes internados.
Do - jornaldamidia.com.br - A Bahia registrou 1.173 casos de pacientes com coronavírus e 19 mortes nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta sexta-feira (15), o estado totaliza 8.128 pessoas contaminadas com a Covid-19, com 281 mortes, 19 a mais do que os números apresentados no boletim última quinta (14).
Segundo informações da Sesab, o acréscimo de mais de mil casos em 24 horas aconteceu por causa da integração do banco de dados com o Ministério da Saúde.
Ao comparar os boletins divulgados pela Sesab às 17h da quinta (14) e o desta sexta, é possível perceber que houve 19 mortes e 1.173 casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. O órgão informou que não vai mais divulgar boletins parciais às 12h.
De acordo com a Sesab, na Bahia, dos 1.225 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 587 possuem pacientes internados. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 509 leitos exclusivos para o coronavírus, 292 possuem pacientes internados. Cabe ressaltar que novos leitos serão abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
Dos 8.128 casos confirmados, 2.085 já encontram-se recuperados e 5.762 casos encontram-se ativos.
_______________________________________________________
Itabuna só aumenta...

Já em Itabuna a situação viral, sempre na ordem crescente já está trazendo o pânico à população, principalmente, para obedecer tantas medidas, de um povo que sempre  foi livre e amante da liberdade, agora sem o direito de ir e vir, conforme determina a Carta Magna deste País. Lei é muito difícil ser entendida porque a interpretação nunca condiz com a causa, em todos os sentidos.  Mesmo com todos os decretos e medidas duras  o numero de infectados na cidade, só aumenta e já passa dos 500  casos confirmados. Muito alto para um só caso que foi confirmado no dia 19 de Março.

 Veja os números desta sexta-feira 15, registra 510 casos confirmados; 2.403 casos notificados; 1.304 em monitoramento; 1.580 descartados; 285 aguardando resultado; 113 casos curados; 638 aguardando coleta; 10 internados em UTI; 21 internados em leito clínico e 15 óbitos. 


Morte de Dom Ceslau Stanula trouxe profunda tristeza em Itabuna

Prefeito Fernando Gomes decretara luta oficial de três dias em Itabuna pelo falecimento em Salvador do Bispo emérito Dom Ceslau Stanula 
Uma Missa em Ação de Graças celebrada na Catedral Diocesana de São José, na manhã da última sexta-feira (28), iniciou às comemorações oficiais pelos 107 Anos de Emancipação Política e Administrativa de Itabuna, com  a presença do Governador Rui Costa.
 O prefeito de Fernando Gomes assim que soube da notícia decretou logo luto oficial de três dias no município, pelo falecimento do seu amigo Bispo Emérito Dom Ceslau Stanula, Veja o que o prefeito como um grande amigo de Dom Ceslau, publicou em seu instagam; "Lamento profundamente o falecimento do bispo Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna. Não falo como prefeito, mas como cidadão cristão, homem de fé, que perdeu mais que um amigo, perdeu uma referência ética, um exemplo de amor ao próximo. Durante 20 anos em Itabuna, Dom Ceslau repetiu a trajetória marcante que teve por outras cidades, promovendo a formação cristã dos cidadãos, contribuindo com o bem estar das pessoas e com o desenvolvimento social do nosso município".

Nota de Pesar – Dom Ceslau Stanula

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, lamenta profundamente o falecimento do bispo Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna (BA), ocorrido às 23h desta quinta-feira, 14 de maio, aos 80 anos de idade, no Hospital Jorge Valente, Salvador (BA), onde se encontrava internado, desde o dia 06 de maio. O velório e sepultamento de forma restrita acontece hoje, 15, às 15h no Cemitério Jardim da Saudade, localizado no Bairro de Brotas, Salvador.
O prefeito Fernando Gomes decretou luto oficial de três dias no município. “Não falo como prefeito, mas como cidadão cristão, homem de fé, que perdeu mais que um amigo, perdeu uma referência ética, um exemplo de amor ao próximo”, declarou, consternado, Fernando Gomes.
Após anos atuação destacada em cidades da Bahia e de Pernambuco, Dom Ceslau foi transferido pelo Papa João Paulo II para a diocese de Itabuna (BA), tomando pose no dia 26 de outubro de 1997. Aqui, exerceu seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito ano de 2017, quando se aposentou. Em Itabuna, Dom Ceslau repetiu a trajetória marcante que teve por outras cidades, promovendo a formação cristã dos cidadãos, contribuindo com o bem estar das pessoas e com o desenvolvimento social do nosso município.

Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Governo - 15/05/2020 | Assessoria de Comunicação
NOTA DE PESAR 
A Câmara de Vereadores compartilha o pesar pela perda de Dom Ceslau
Stanula, bispo emérito da Diocese de Itabuna. Homem de posições firmes, ele fazia
questão de externar todos os temas e problemas que estivessem inquietando a
população e sempre será assim lembrado.

Aos 80 anos, Dom Ceslau faleceu às 23 horas de quinta-feira (14), no Hospital
Jorge Valente, em Salvador. Será sepultado às 15 horas de hoje, no Cemitério Jardim
da Saudade, também na capital baiana.

O município de Itabuna estará por três dias de luto, em reverência à memória do
religioso, que tantos admiradores deixa na nossa comunidade.

Câmara de Vereadores de Itabuna
 – Vereador Ricardo Xavier -
             Presidente
________________________________________________________________________
NOTA DE PESAR
Clube do Poeta Sul da Bahia
O Clube do Poeta Sul da Bahia, em nome de toda sua diretoria e poetas-sócios da  entidade vêm com profundo sentimento de perda, se juntar ao pesar do passamento  do Bispo Emérito da Diocese de Itabuna, DOM CESLAU STANULA, ocorrido na madrugada desta sexta-feria, 15 de Maio, na cidade de Salvador. Além de sua fé católica, DOM CESLAU, era escritor e Acadêmico da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL.  
Na Diocese de Itabuna, entre os anos de 1997 e 2017 o BISPO EMÉRITO deixou um legado grandes serviços prestados a sociedade itabunense e regional.  Neste momento de consternação, O Clube do Poeta Sul da Bahia deseja muita paz e luz aos seus familiares, amigos e ao nosso Clero.   
Sônia Amorim
Presidente
_____________________________________________________

NOTA DE PESAR
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, Sérgio Velanes, em nome de toda a diretoria da entidade, manifesta profundo pesar pelo falecimento do Bispo Emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, ocorrido nesta quinta-feira, 14, em Salvador.
A frente da Diocese de Itabuna, entre os anos de 1997 e 2017, Dom Ceslau deixou um legado importante de serviços prestados a sociedade itabunense.  
Neste momento de grande tristeza, desejo muita paz e luz aos familiares e amigos. 


NOTA DE PESAR
 A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, em nome do presidente Aurelino Cunha, manifesta profundo pesar pelo falecimento do Bispo Emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, ocorrido nesta quinta-feira, 14.
O Bispo esteve à frente da Diocese de Itabuna entre os anos de 1997 e 2017, quando deixou um legado importante a Igreja Católica.
Neste momento de dor, rogamos a Deus que conforte a família e os amigos por esta perda inestimável.


Vereadores defendem CEI para apurar repasses superiores a R$ 25 milhões durante pandemia

Atualizado às 10h30, de hoje
Com autoria de Júnior Brandão, o requerimento foi até então subscrito por Chicão da Saúde, Charliane Sousa, Babá Cearense, Enderson Guinho e Jairo Araújo
Vereadores de Itabuna querem instalação de CEI para apuração dos recursos da pandemia 

O vereador Júnior Brandão (Rede) é autor de requerimento apresentado à Secretaria Parlamentar, para instalação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara de Itabuna. Inicialmente subscrito pelos edis Alexandro Santos-Chicão (Democracia Cristã); Babá Cearense (PSL); Charliane Sousa (MDB); Enderson Guinho (Cidadania) e Jairo Araújo (PCdoB), o pedido tem como intuito a apuração de “possíveis irregularidades para com as liberações de emendas parlamentares de
deputados federais e emendas de bancada para a cidade de Itabuna”.

A justificativa para a Câmara de Vereadores instaurar a investigação é a divergência entre a Prefeitura Municipal de Itabuna e a Santa Casa de Misericórdia, quanto ao direito a aplicar os referidos recursos. Em termos de valores, estão em discussão mais de R$ 25 milhões, que a Santa Casa se considera apta a receber devido a ofícios que recebeu dos deputados e a consultas ao Fundo Nacional de Saúde.  Leia também - AGENDA DA SEMANA

Governo divulga calendário da segunda parcela do auxílio emergencial

Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União

Publicado em 15/05/2020 - 10:54 Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Cidadania divulgou, hoje (15), o calendário de pagamento e saques da segunda parcela de R$ 600 do auxílio emergencial, pago em três parcelas, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados que perderam renda por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A portaria com as datas foi publicada no Diário Oficial da União.
A segunda parcela começará a ser creditada na segunda-feira (18), conforme adiantou o presidente da Caixa Econômica federal, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, no início da noite de ontem (14).
Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.

Campanha do TSE explica como funciona a arrecadação de recursos nas eleições por meio de financiamento coletivo

Conteúdos informativos sobre o crowdfunding serão compartilhados nos perfis oficiais da Corte nas redes sociais
Tribunal Superior EleitoralOs perfis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas redes sociais começam a divulgar, nesta sexta-feira (15), uma série de conteúdos informativos sobre a arrecadação de recursos para campanha por meio do financiamento coletivo (crowdfunding). A reforma eleitoral de 2017 incluiu o financiamento coletivo como mais uma modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais.
De acordo com a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), entidades que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo por meio de sites, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares podem oferecer esse serviço, desde que observadas as instruções da Justiça Eleitoral.
A campanha foi criada e desenvolvida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE, que procurou abordar o assunto de maneira didática e acessível aos diversos públicos. “O TSE busca, por meio dos seus canais de comunicação, em especial as redes sociais, traduzir, de forma objetiva e clara, as informações de aspecto técnico e jurídico sobre essa modalidade de arrecadação de recursos nas eleições”, esclarece a assessora-chefe de Comunicação do Tribunal, Ana Cristina Rosa.

Bahia recebe doação de 1008 cadeiras para hospitais e centros de acolhimento



A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia recebeu a doação de 1008 cadeiras da Grosfillex do Brasil, voltadas para hospitais e Centros de Acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o diretor comercial internacional Bruno Lemoine e o gerente Jandir Neto, "escolhemos o estado da Bahia pela diversidade do povo e por entender que é um dos estados mais acolhedores do País, sem distinção de raça, credo e sexo de nosso país. Nos orgulhamos muito desse acolhimento de grande estado", afirmam.

Na avaliação da subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, a solidariedade do empresariado brasileiro e internacional é fundamental neste momento. “A rede de relacionamento, logística e recursos financeiros do setor privado auxilia estados e prefeituras de sobremaneira. Esta doação será muito útil nas unidades estaduais, em especial nos Centros de Acolhimento", ressalta a subsecretária. Veja também: Laboratório estadual em Jequié inicia testes moleculares para Covid-19

URUÇUCA: DECRETO ESTABELECE MULTA PARA QUEM DESRESPEITAR MEDIDAS DE SAÚDE

A Prefeitura de Uruçuca publicou no Diário Oficial do Município, decreto 589 que estabelece multa para quem desrespeitar as medidas de saúde publicadas pelo Município. 

De acordo com o Decreto, o valor da multa por infração grave é de R$ 100,00 para pessoas físicas e de R$ 1 mil para pessoas jurídicas. Já a multa por infração gravíssima o valor é de R$ 1 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Os valores serão aplicados em dobro em caso de reincidência. Ascom

Coronavírus: UniFTC de Itabuna faz colação de grau no método ‘drive thru’


A medida assegura a emissão de certificações visando o mercado de trabalho sem descuidar do distanciamento social

  

Em tempos de pandemia por conta do novo Coronavírius (Covid-19) e, consequentemente, de isolamento social e restriçcões à realização de eventos de toda a natureza, a expectativa dos estudantes que aguardavam participar da solenidade de colação de grau e festejar a concretização do sonho da graduação superior teve que ser adiada. Porém, para os concluintes 2019.2 da Faculdade UniFTC de Itabuna - que também esperavam colar grau para comprovação e inserção no mercado de trabalho ou pleitear vagas em cursos de mestrados oferecidos em Instituições de Ensino da Rede Pública - o certificado de conclusão superior está garantido graças a decisão da Faculdade de realizar colações de grau individuais no método ‘drive thru’, ou seja, de dentro do carro.
iniciativa, que vem sendo adotada por diversas IES em várias regiões do País, começou no último dia 7 e teve sequência nesta quinta-feira (14) no Campus 1 da Faculdade, com a colação de grau para os concluintes dos cursos da área de Exatas – Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Sistemas de Informação - e da Saúde – Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Para participar do rito, além de estar de dentro do carro, o graduando deve cumprir algumas regras de segurança para evitar o risco de transmissão da Covid-19, como utilizar máscara facial e portar sua própria caneta esferográfica para assinatura da Ata.

Teich se demite após 28 dias no cargo e Nise Yamaguchi pode ser ministra da Saúde

Teich se demite após 28 dias no cargo e Nise Yamaguchi pode ser ministra da Saúde

Imunologista favorita para o cargo defende o uso da cloroquina no tratamento da covid-19

Do - Diário do Poder - O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu demissão do cargo na manhã desta sexta-feira, segundo informou o próprio ministério, e a médica Nise Yamaguchi é um dos nomes favoritos para o cargo.
Yamaguchi participava de um evento no Palácio do Planalto quando, ao final, foi convidada pelo presidente a subir com ele para seu gabinete, no terceiro andar. Eles estão reunidos neste momento Teich assumiu no lugar de Luiz Henrique Mandetta há 28 dias, em 17 de abril. Ele apresentou seu pedido de demissão um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro exteriorizar seu desagrado com o auxiliar ao se referir a ele pela pronúncia aportuguesada do seu sobrenome.

Feirantes de Itabuna podem vender suas mercadorias até domingo

Covid-19: feiras livres de Itabuna estão suspensas a partir desta ...
Como um acordo entre a Prefeitura de Itabuna e a Justiça, feirantes poderão vender seus produtos  até o próximo domingo. A partir dai terão que se enquadrarem às exigências da Vigilância Sanitária    

Com a intervenção do prefeito Fernando Gomes, o bom senso operou e os feirantes vão poder venderem as suas mercadorias até o próximo domingo nas ferias-livres de Itabuna. A partir dai, cumprira-se-á, a determinação de 7 dias, ação essa acatada pela Justiça, atendendo uma reclamação do Ministério Público, alegando que os barraqueiros, não estavam cumprindo às exigências de prevenção ad combate do novo coronavírus, ou seja, o distanciamento social, exigida pela Vigilância Sanitária, obedecendo à OMS.   

A determinação da Justiça que gerou muita polemica entre os feirantes porque já tinham adquirido seus produtos e não teve um comunicado antecipado, caso a decisão fosse acatada agora, eles iriam perder quase totalmente suas mercadoras (hortifrutigranjeiros) e os prejuízos seriam grandes. A respeito, o prefeito Fernando Gomes que já tinha recorrido da ação, conseguiu o acordo, mas mesmo assim, os feriantes terão que adequar às exigências do combate ao covid 19, mesmo que seja revertida a determinação, após o seu cumprimento. O acerto foi feito entre a Prefeitura Municipal e a Justiça. Que cumpram-se as determinações.    

Covid-19: proliferação não para: 


        Essas exigências devem ser cumpridas porque os números de infectados não para de crescer em Itabuna, conforme mostramos aqui os boletins, expedidos pela Assessoria de Comunicação do município. Veja os números desta quinta-feira (14),  registra 484 casos confirmados; 2.323 casos notificados; 1.354 em monitoramento; 1.527 descartados; 283 aguardando resultado; 110 casos curados; 712 aguardando coleta; 9 internados em UTI; 22 internados em leito clínico e 15 óbitos. 


Em meio a Pandemia morre em Salvador Dom Ceslau Stanula

Morre em Salvador, na madrugada de hoje aos 80 anos, Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna

Morreu na madrugada desta sexta-feira (15), Dom Ceslau Stanula, Bispo Emérito da Diocese de Itabuna, aos 80 anos de idade. Dom Czeslaw estava internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador, desde o dia 6 de maio, vítima choque séptico, pneumonia, chikungunya e neoplasia da próstata. 

Transferido pelo Papa João Paulo II para a diocese de Itabuna, tomou posse no dia 26 de outubro de 1997, onde exerceu seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito em 2017, quando se aposentou. O velório e sepultamento, de forma restrita, será nesta sexta-feira, às 15 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, Salvador.

Em Itabuna
Dom Ceslau Stanula realizou um belo trabalho social nesta cidade. Sempre participativa com as nossas questões, não importando a qual. Com isso, ganhou  confiança e o carinho de todos nós. Dom Ceslau, também era escritor, já com vários livros lançados. Este ano pretendia lançar mais uma obra. Soube através da última conversa que tivemos. Era um ser humano formidável. Agora só saudades! É a lei da vida e de Deus.     

Informações: Portal Católico  

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Bahia registra hoje 6.955 casos de Covid-19 e 262 óbitos

A Bahia registra 6.955 casos confirmados de Covid-19, o que representa 32,36% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.963 pacientes recuperados e 262 óbitos, 4.730 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 194 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (68,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.310,73), Utinga (2.144,35), Ilhéus (2.045,25) , Itabuna (1.974,46) e Salvador (1.607,74). Na Bahia, 643 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 21.494 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...