sábado, 27 de maio de 2023

Milhões de brasileiros têm dificuldades de pagar suas dívidas

Bandeira com propaganda oferece empréstimo em rua movimentada, no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Do - jornaldamidia.com.brA mercadoria que garante o ganha-pão de Guilherme Nogueira fica todos os dias, de segunda a sexta-feira, espalhada pelo chão de uma calçada na rua Uruguaiana, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O jovem, de 28 anos, tinha um emprego formal, com carteira assinada até 2020.

Com a chegada da pandemia de covid-19, ele foi demitido e, desde então, tem que se virar como pode, para garantir o seu sustento e o de seu filho. Atualmente, vende mochilas que ficam expostas em uma lona para pessoas que transitam pela movimentada rua carioca.

“Tem dia que vende, tem dia que não vende. Tem dia que vende cinco, oito mochilas. Em outros, vende duas. É difícil, os guardas [municipais] querem pegar [apreender] as mochilas”, lamenta Guilherme.

A perda do emprego também o envolveu em uma situação que atinge hoje 66 milhões de brasileiros, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL): o jovem não consegue pagar suas contas.

Sem uma fonte de renda estável, Guilherme não consegue saldar suas dívidas com o cartão de crédito. “Eu não tinha condições de pagar o banco. Fiz um cartão de crédito e não tinha dinheiro na hora pra pagar. Tenho dívidas com cartão de dois bancos”, conta. “Não tenho nenhum plano para conseguir pagar isso. Está difícil”.

A inadimplência, ou seja, as contas ou dívidas em atraso, atinge, segundo o CNDL, quatro entre dez brasileiros adultos.

O número de dívidas em atraso no Brasil, em abril deste ano, cresceu 18,42% em relação ao mesmo período do ano passado. A dívida com os bancos é, segundo o CNDL, o principal motivo da inadimplência: 63,8% do total.

E, assim como Guilherme, em média os brasileiros inadimplentes devem a duas empresas. Quase metade dos brasileiros na faixa etária a qual pertence o vendedor ambulante (25 a 29 anos) estão na inadimplência.

Rio de Janeiro (RJ), 23/05/2023 – O engraxate José Raimundo em seu ponto de trabalho, na Rua Uruguaiana, no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 23/05/2023 – O engraxate José Raimundo em seu ponto de trabalho, na Rua Uruguaiana, no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Mas não são apenas os jovens que enfrentam o problema, nem os bancos são a única fonte das dívidas difíceis de pagar. Seu José Raimundo, de 67 anos, também é autônomo. Trabalha há anos como engraxate, a poucos metros de onde Guilherme vende suas mochilas.

E assim como o colega vendedor, foi muito impactado pela pandemia. Ainda sem conseguir contar com uma aposentadoria – ele deu entrada no Benefício Assistencial ao Idoso, mas ainda não recebeu o aval da Previdência Social para receber o dinheiro – ele perdeu grande parte da clientela que usava seus serviços antes da covid-19.

“Só por causa da pandemia, fiquei quase dois anos em casa. Depois fiquei doente, sem poder fazer nada. Fiquei três anos e pouco sem trabalhar. E aí foi atrasando tudo. Minha mulher sozinha pagando tudo: água, luz, telefone. O que eu mais atrasei foi a conta de água. Na hora que sair o benefício [da Previdência], eu vou conversar com a concessionária e parcelar. Não quero ficar devendo nada a ninguém. Não tenho essa índole de mau pagador”, conta o engraxate que retomou recentemente seu ofício.

Três em quatro idosos com 65 a 84 anos estão com dívidas em atraso no país. Água e luz respondem por 11,1% das inadimplências, percentual parecido com o do comércio, que representa 11,6% das dívidas não pagas.

E a inadimplência não poupa nem quem tem emprego formal. Alessandro Gonçalves tem 30 anos e trabalha como porteiro em um prédio comercial no centro da cidade do Rio.

Todo mês, ele precisa fazer malabarismos para garantir que seu dinheiro supra suas necessidades diárias. E isso envolve atrasar o pagamento de algumas contas. “É aquela dificuldade rotineira. Você tem uma conta pra pagar e não consegue. Chega no final do mês, pega o dinheiro pra pagar a conta e não consegue. O salário nosso, a gente faz uma conta e, quando chega no final do mês, não dá pra pagar. E aí a gente tem que atrasar as contas”.

Máquina de cartão crédito e débito
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Renda

Segundo Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, a perda de renda é um dos motivos que levam as pessoas à inadimplência.

“Na pesquisa, quando as pessoas foram perguntadas sobre o motivo de elas terem entrado na inadimplência, elas disseram que tiveram perda de renda ou de si próprios, ou de alguém da família”, afirma Merula. “Isso é natural já que, quando a renda é menor, o espaço que os itens básicos ocupam no orçamento familiar é maior e as pessoas têm menos possibilidade de lidar com algum imprevisto que aconteça”.

Segundo a especialista, quem tem renda menor também precisa de mais disciplina financeira para evitar a inadimplência.

“Existe, sim, uma possibilidade de as pessoas se manterem adimplentes, apesar da renda mais baixa, mas é muito mais difícil. Então, o foco daquele que tem uma renda menor precisa ser em melhorar a qualificação, procurar cursos gratuitos, possibilidades de melhorar a própria renda para entrar em uma situação um pouco mais confortável”.

Merula diz que são necessárias políticas públicas que ajudem os brasileiros a saírem dessa situação de inadimplência. O governo federal prepara um programa, chamado Desenrola, que pretende renegociar até R$ 50 bilhões em dívidas de 37 milhões de pessoas físicas.

A política está sendo preparada pelo Ministério da Fazenda, que, em resposta à Agência Brasil, afirmou que “não se manifesta sobre medidas em elaboração”.

🔥🦊 ESCALAÇÃO do CRUZEIRO contra o FLAMENGO!

Partida as 18h, no Maracanâ


A RAZAO QUEBRADA TRAZ A REVOLTA

 Roberto Jefferson presta depoimento no Rio de Janeiro

Além do ex-deputado, seu assistente técnico Jeferson Evangelista Corrêa também será ouvido hoje, mas através de videoconferência na Justiça Federal em Petrópolis (RJ). Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O ex-deputado está preso desde outubro do ano passado

Do -Diario do Poder - O ex-deputado federal Roberto Jefferson foi levado para a sede da Justiça Federal em Três Rios, no Rio de Janeiro, para ser interrogado em um processo que é acusado de tentar matar quatro policiais federais.

O ex-parlamentar está preso desde outubro de 2022, quando atirou de fuzil e lançou uma granada contra agentes da Polícia Federal (PF) que cumpriam mandados em sua casa em Levy Gasparian (RJ), ferindo dois policiais com estilhaços.

Os mandados foram determinados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, devido ao descumprimento de medidas cautelares por parte de Jefferson. Isso aconteceu depois que ele xingou a ministra Cármen Lúcia (STF) em uma publicação na internet, comparando-a com “prostitutas”, “vagabundas” e “arrombadas”. Ele estava proibido de usar as redes sociais por outra ordem de Moraes.

Hoje é o último dia da audiência de instrução, que começou na quarta-feira (24) e é liderada pela juíza federal Abby Ilharco Magalhães da 1ª Vara Federal de Três Rios. Além do ex-deputado, seu assistente técnico Jeferson Evangelista Corrêa também será ouvido hoje, mas através de videoconferência na Justiça Federal em Petrópolis (RJ).


O ÚLTIMO ADEUS DE MUNIZ DO LOMANTO

Que a Santa Dulce lhe receba 
na Luz, amigo
Uma pessoa impor, religiosa, devoto do "Anjo Bom da Bahia" Santa Dulce dos Pobres, frequentador da Missa da Misericórdia, Catedral de São José, flamenguista ferrenho, amigo/irmão e assessor do ex-vereador e, novamente futuro legislador, Joilson Rosas, faleceu na madrugada deste sabado 27, precocimente, o grande ser humano, Jerisnal Muniz, conhecido carinhosamente como  "Muniz do Lomanto".


Miniz do Lomanto, enfermo, há alguns anos, lutava pela vida, mas como um homem de fé, sempre com resignação enfrentava a doença com serenidade e otimismo de uma cura,  até que não resistiu. Amigo dos seus amigos, ótimo  papo,  educado e servidor de fino trato, deixa um legado de amizade nesta  cidade. Daqui, os nossos mais profundos sentimentos, a todos os que o conheciam e, em especial, aos seus familiares,  e ao amigo inseparável, pre-candidato a vereador Joilson Rosas.

Receba Jerisnal, em Sua Glória 

O seu corpo estar sendo velado no SAF, rua Juca Leão, centro, e o sepultamento acontecerá às 15horas, em Itabuna, no cemitério do Campo Santo, na rua Antônio Muniz. "Mesmo  que ande pelo vale  da morte, terei vida"

Nota do  Face-book de Joilson Rosas

"A Bíblia nos ensina que quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. Eu encontrei um amigo.  Um amigo constante e fiel, o meu tesouro. Hoje Deus o chamou e com grande tristeza e dor, eu o entrego a Deus. Vai em paz meu amigo, meu irmão. A saudade é infinita. Sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Jamais irei esquecer a nossa amizade sincera. @jerisnalmuniz".

sexta-feira, 26 de maio de 2023

ITABUNA EM FOCO: definido fluxo do Mega Mutirão de Saúde

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, realizará dos dias 13 a 17 de junho, o Mega Mutirão de Saúde, o maior evento em larga escala para assistência à saúde de pacientes do município em fila de espera na Central de Regulação e na Rede da Atenção Primária. A expectativa é para cerca de 20 mil atendimentos em 20 tipos de especialidades.

Serão oferecidos na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso procedimentos médicos consultas com angiologista, endocrinologista, oftalmologista, cardiologista, e exames como Ultrassonografias, Ecocardiogramas, Eletrocardiogramas, além das cirurgias que constituem a última etapa  devem acontecer agosto.

Desde ontem a noite que o fluxo da primeira etapa já foi iniciado pela equipe da Central de Regulação e prossegue pelas equipes da Atenção Primária, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Está em execução a busca ativa de pacientes em demanda reprimida de procedimentos no município, ou seja, pacientes que se encontram na fila de espera e cadastrados em seus respectivos postos de saúde.

Finalizada a busca ativa, os pacientes confirmados deverão comparecer ao posto de saúde mais perto de casa para cadastro e agendamento para o Mega Mutirão de Saúde. Nos atendimentos, serão solicitados exames que também acontecem no mutirão na segunda etapa.

Pacientes que necessitarem de cirurgia sairão do Mutirão já encaminhados e agendados para as cirurgias eletivas definidas pelos médicos, concluindo o ciclo de assistência à saúde do paciente com a terceira etapa.

O horário de agendamento dos pacientes no mutirão será sempre às 7h ou às 13h de segunda a sexta-feira.  A documentação necessária é  RG, CPF e cartão de agendamento concedido no posto de saúde.

Para consulta em algumas especialidades, será necessário levar resultado de exames de laboratório já viabilizados anteriormente pela Atenção Primária e Central de Regulação aos pacientes confirmados.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou que o Mega Mutirão de Saúde será um grande feito da gestão do prefeito Augusto Castro, pois o atendimento será em grande escala, oferecendo o ciclo completo de assistência à saúde, desde o agendamento à cirurgia. Além disso, também será oferecido tratamento de varizes para mulheres triadas, previamente, pela Atenção Primária

DECLARAÇÃO  MEI 

Secretaria de Indústria e Comércio alerta para prazo de entrega da Declaração Anual do MEI

 

José Raimundo - secretário 

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), alerta aos microempreendedores sobre o prazo de entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI) que se encerra dia 31 de maio. A declaração é obrigatória e deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha faturado durante o ano.

Em Itabuna, são 15.584 MEIs que precisam fazer a Declaração Anual. Para isso, o MEI pode enviar a Declaração gratuitamente, através da Sala do Empreendedor, no site do Portal do Empreendedor pelo link http://www.gov.br/mei ou através do número 0800 570 0800.

O microempreendedor individual que entregar a declaração fora do prazo, ficará sujeito a multa de 2% limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados. Além disso, também fica impossibilitado de gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), além de ter os benefícios previdenciários bloqueados e tornando-se inadimplente com a Receita Federal.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, afirma que o microempreendedor deve ficar atento para não perder o prazo final de entrega da Declaração Anual. “É necessário que todos os microempreendedores individuais efetuem a Declaração Anual do MEI para que sejam evitados multas e transtornos”, afirmou.

Ilhéus sedia "Sebrae Moda Trend"

 

Ilhéus sedia "Sebrae Moda Trend" e reúne grandes nomes da indústria; veja como se inscrever

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, o Sebrae promove a 1ª edição do Moda Trend, iniciativa voltada ao mercado de moda e varejo. O evento acontece na próxima terça-feira (30), das 18h às 22h, no Hotel Praia do Sol, e contará com a participação de palestrantes renomados. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Sympla. Clique aqui.

Nesta quinta-feira (25), a superintendente de Relações Institucionais, Carla Serafim, recebeu a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, para alinhamento das ações. O evento recebe nomes importantes do setor, como Phaedra Brasil, especialista em Imagem e Styling da Moda no Senac; Eduardo Bahiana, empresário, creator e sócio-fundador da Soul Dila; e Aline Monaretto, influencer, empresária na Agência Socialmed, conclave e co-fundadora do WMM.

O Sebrae Moda Trend abordará temas e estratégias ligadas ao setor e à importância de impulsionar os negócios. “Uma parceria importante entre a Prefeitura de Ilhéus e o Sebrae, que incentiva o empreendedorismo e fomenta o comércio e a indústria da moda no município. Com essa união de esforços podemos potencializar o crescimento econômico da nossa região”, destacou Carla Serafim.

A ideia é compartilhar experiências e técnicas com empreendedores locais, bem como impulsionar o desenvolvimento do comércio e varejo da moda, proporcionando aos empresários a oportunidade de conhecer as tendências e novidades do setor, com foco na criação de uma rede de contatos e parcerias.

O quê? Sebrae Moda Trend

Quando? 30 de maio de 2023 (terça-feira), das 18h às 22h

Onde? Hotel Praia do Sol

Ascom

Entidades ampliam parcerias com a UNEX

ENTIDADES EMPRESARIAIS VISITAM CAMPUS DE MEDICINA DA UNEX PARA AMPLIAR PARCERIA

Na noite de 24 de maio, quarta-feira, o campus de Medicina da Unex Itabuna recebeu uma reunião conjunta entre os presidentes e associados da ACI, CDL e Sindicom de Itabuna e ACI, CDL e Sicomércio Ilhéus. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do novo curso de Medicina, as estruturas tecnológicas da Faculdade de Excelência, bem como renovar e ampliar a parceria já existente através de convênios entre as entidades empresariais e a instituição. O intuito é conceder descontos para os empresários e funcionários que são associados das entidades, a fim de proporcionar aos interessados o ingresso nos cursos de ensino superior.

O encontro foi promovido pelo diretor geral da Unex Prof. Dr. Kaminsky Mello Cholodovskis, e contou com a participação on-line do diretor de Expansão da Rede e vice-presidente de Operações Cristiano Lobo. “Durante o período em que convivi com esta comunidade, sempre mantivemos uma relação cordial em prol do desenvolvimento regional.

A região sempre recebeu muito bem os estudantes da Unex e queremos dar continuidade a esta parceria com a classe empresarial, que poderá oportunizar os empresários e seus funcionários e ceder especiais descontos a fim de realizarem sua formação. Desejo boas-vindas a todos”, declarou Lobo.

O coordenador do curso, Dr. Ettinger Júnior fez uma visita guiada apresentando aos presentes todas as salas e laboratórios do campus, exemplificando como o aluno pode fazer uso da tecnologia disponibilizada pela Unex para que seu aprendizado ocorra com maior eficácia. Os presidentes da ACI Itabuna Mauro Ribeiro, do Sindicom Itabuna José Adauto Vieira, CDL Itabuna Carlos Leahy, Sicomércio Ilhéus Antonio Costa, ACI Ilhéus Paulo Ceu e CDL Ilhéus Anselmo Clement agradeceram a receptividade da Unex e se surpreenderam com toda a estrutura abarcada no curso de medicina. O recém empossado presidente da ACI Ilhéus Paulo Ceu saiu encantado com todas as inovações que só irão qualificar melhor os futuros médicos.

Após a visita, os associados poderão repercutir tudo o que conheceram em seus ambientes de convivência e até mesmo encaminhar novos alunos ao curso. A parceria permitirá ainda a inserção no mercado de trabalho dos alunos que já estão cursando ou concluindo a graduação na área empresarial da região, por meio de estágio ou vaga de emprego. “Estaremos sempre estimulando e incentivando a participação ativa de nossos graduandos na trade empresarial regional”, garantiu o diretor geral Kaminsky Mello aos presidentes. 

A Unex pretende continuar a interação com as entidades representativas da região e já planeja um próximo encontro com os prefeitos associados à Amurc para que possa tratar do mesmo tema, estimulando a inserção dos servidores públicos municipais na formação em nível superior. 

Visão 

Augusto Castro lança nomes dos artistas do Ita-Pedro

Lançamento do Ita Pedro antecipa clima dos festejos juninos que viverá Itabuna


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhado do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, anunciou a grade de atrações do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil na noite desta quinta-feira, dia 25, com atrações nacionais, regionais e locais. Dentre os artistas e bandas estão: Wesley Safadão, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Dilsinho, Tiago Aquino, Daniel Vieira, Estakazero, Lordão, Cacau com Leite, Cris Mel, Sinho Ferrari, dentre outros.

Segundo Augusto Castro, foi motivo de alegria reunir mais de mil pessoas na Praça de Alimentação do Shopping Jequitibá para anunciar a grade de atrações da segunda edição do Ita Pedro 2023. “Prometi na campanha que Itabuna teria um calendário de eventos. Conseguimos planejar, mas sem o apoio do Governo da Bahia seria impossível trazer grandes atrações do cenário nacional e, claro, bandas e artistas regionais”, afirmou.

O prefeito lembrou que a festa junina movimenta o comércio e a economia regional, especialmente os segmentos como hotelaria, pousadas, restaurantes, bares e transportes com a perspectiva de criação de até 2.500 postos de trabalho temporário.“A nossa cidade é comercial e de serviços que têm ganhos consideráveis neste período”, comentou.

“A tradição do Nordeste brasileiro é o São João, mas não teríamos condições de competir. Por isso, a preferência pelo Ita Pedro quando esperamos público de até 120 mil pessoas a cada noite sem falar no aspecto da segurança que vamos ter com o 15º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e Guarda Civil Municipal. Vamos ter um esquema superior ao do ano passado para garantir a segurança das famílias”, resumiu.

O prefeito lembrou que a festa junina acontece sem que haja o comprometimento dos investimentos em infraestrutura urbana, saúde, assistência social e educação programados ou em execução pela Prefeitura. “A cidade também ganha com a economia informal que permite aos vendedores ambulantes a comercialização de comidas e bebidas durante a festa. Há a circulação de dinheiro e a criação de postos de trabalho temporários”, afirmou.

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que a realização do Ita Pedro é um projeto do prefeito Augusto Castro que reconhece a festa como grande propulsora da economia local e regional. “Além de gerar impostos, a festa que nasceu grandiosa gera emprego e renda para a cidade e gira a cadeia econômica por conta dos investimentos da Prefeitura e o Governo do Estado fazem para a sua realização. Nesta segunda edição acredito que vamos superar as expectativas, atrair turistas dos pólos emissores do sudeste e centro-oeste do país”, frisou.

Os cantores Daiana Costa Santana e Abel Alves de Oliveira acompanhados pelo tecladista Denilson Oliveira, da banda Cristal Som, abriram os pockets shows da noite de lançamento do do Ita Pedro que acontece de 29 de junho a 2 de Julho com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR – BA).

Uma dupla de atores do Grupo Teatro Fantasia apresentou esquetes rápidos e dançou ao som de xotes, xaxados e forrós, animando o público trajados de Lampião e Maria Bonita. Quem também deu as caras no palco foi o mascote Zé Cachoeira, que dá nome a arena de shows do Banco Raso. Ele também circulou entre o público para selfies.

Uma quadrilha junina dançou e percorreu os espaços do shopping chamando as pessoas para a festa de lançamento do Ita Pedro.Vários artistas locais, como Ari PB, Banda Atarraxada, Cris Mel, Sinho Ferrary também se apresentaram no shopping, além da Cristal Som.

Ascom

VALDINO CUNHA É O NOVO PRESIDENTE ELEITO DA ACI

De pé: Harresson Nobre, Erivaldo Benevides, Valdino Cunha, Sergio Velanes, Mauro Ribeiro
Sentados: Paulo Lima, Júnior Carqueja, Silvio Roberto e José Adauto.

Nesta quinta-feira 25 de msio, durante todo o dia, a centenária Associação Comercial e Empresarial de Itabuna(ACI), concorrenfo uma única chapa, elegeu o seu novo presidente e nova diretoria para o Biênio 2023/25.  Com 33 votos computados, o empresário Valdino Cunha, foi eleito e tomara posse em 14 de Julho, quando a entidade, completará 125 anos de existência.

No pleito a Assembléia Geral foi  presidida  pelo atual presidente, Mauro Luiz Silva  Ribeiro e o diretor conselheiro Luiz Sérgio  Neto Velanes.

O novo presidente eleito presidirá a entidade, tendo ao seu lado os CONSELHOS DE COMÉRCIO, formado por:
Ludimila Vieira
Jandson Nunes
Luis Carlos Mendonça  Neto
José  Dantas 
André  Nogueira.

CONSELHO DE INDÚSTRIA: 
 Arthur Animais 
 Jéssica  Jatobá 
  Harrison Nobre
  Erivaldo  Benevides
  Lourival Kruschewsky Badaró  Neto 


E o CONSELHO  DE  PRESTAÇÃO  DE SERVIÇOS:
Franklin  Bastos
Viviane Fernandes

RESUMO HISTÓRICO

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI, que nasceu com o nome de União Comercal, para combater os altos impostos do Estado e participar da emancipação de Itabuna, de Ilhéus, é a terceira, do gênero, mais antiga do Brasil. A entidade de Itabuna, só perde para a de Salvador e São Paulo.

SEMINÁRIO DE MARKETING
Um dos maiores projetos da ACI, foi a realização  do Seminário de Markentig do Sul da Bahia. Projeto do então presidente Rainundo Galvão Ribeiro, hoje morando na cidade de Arapiraca/Al, e do saudoso, diretor, professor Gvaldo Sobrinho. Ininterrupto por 25 anos, torcemos que essa nova diretoria reviste o projeto que foi útil a toda região do cacau.


quinta-feira, 25 de maio de 2023

Tarcísio Freitas sanciona novo salário mínimo de R$1.550 em SP

O salário é 230 reais maior que o salário mínimo nacional


Do- Diario do Poder - O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), sancionou a lei que estabelece o novo salário mínimo paulista de R$ 1.550. O texto aprovado pela Assembleia Legislativa será publicado no Diário Oficial do Estado.

O valor passa a valer em São Paulo a partir de junho.

“Nós não vamos passar nenhum ano em São Paulo sem aumento real de salário mínimo acima da inflação”, declarou Tarcísio.

O salário é R$230 maior que o salário mínimo nacional aplicado pelo presidente Lula (PT), que no dia primeiro de maio aumentou apenas R$18 reais.


Sorteio de maio da Nota Premiada contempla moradores de 22 cidades

O prêmio de R$ 100 mil foi para uma participante que reside no bairro de Águas Claras, em Salvador. Os demais 90 sorteados vão receber R$ 10 mil cada.

O resultado do sorteio de maio da Nota Premiada Bahia saiu nesta quinta-feira (25), contemplando 91 participantes residentes em 22 municípios do estado. O prêmio de R$ 100 mil foi para uma moradora da capital, do bairro de Águas Claras. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 53 foram para Salvador e 37 para o interior. Ao todo, as premiações somaram R$ 1 milhão. A relação completa dos sortudos do mês está disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e também no Instagram da campanha (@notapremiadabahia) e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba): @sefazbahia no Instagram, @sefaz.govba no Facebook e @sefazbahia no Twitter.

No sorteio de maio, entre os municípios do interior da Bahia que tiveram participantes premiados são destaques Feira de Santana, com sete pessoas sorteadas e Simões Filho, Lauro de Freitas e Valença, com três contemplados cada. Na sequência estão Camaçari (2), Ipiaú (2), Irecê (2) e Luís Eduardo Magalhães (2). A lista é completada por 13 municípios com um sorteado cada: Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Vitória da Conquista, Mucuri, Pojuca, Nazaré das Farinhas, Teixeira de Freitas, Muritiba, Mata de São João e Barreiras.

A Nota Premiada conta atualmente com mais de 713 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 3.773 pessoas, das quais 2.329 moram na capital, 1.443 no interior e uma fora do estado.

Como participar
Para participar da Nota Premiada Bahia basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais de toda a Bahia. O participante, no ato do cadastro, escolhe até duas instituições filantrópicas que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, uma da área social e outra da área de saúde, para doar as suas notas eletrônicas.

A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses para as entidades do Sua Nota, que hoje somam 557 ativas e regulares. De acordo com a Sefaz-Ba, por determinação do governador Jerônimo Rodrigues, a partir do quadrimestre que vai de maio a agosto de 2023, o valor de cada repasse irá aumentar de R$ 3 milhões para R$ 5 milhões. 


Ascom/Sefaz-Ba

Prefeito Augusto Castro lança Mega Mutirão de Saúde de Itabuna

 “Esta será uma das mais relevantes intervenções em larga escala no atendimento em saúde jamais vista na história do município”. Assim o prefeito de Itbuna, Augusto Castro (PSD), definiu a dimensão do Mega Mutirão em Saúde lançado durante solenidade no Teatro Municipal Candinha Dória, na noite da quarta-feira passada, dia 24.

 O Mega Mutirão de Saúde acontecerá na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso no período de 13 a 17 de junho na perspectiva de atender mais de 16 mil usuários, com idade acima dos 14 anos que se encontram na fila de espera da Central de Regulação do SUS.

 Segundo o prefeito, o objetivo do Mutirão em Saúde é reduzir a demanda reprimida de consultas especializadas, exames diagnósticos e cirurgias eletivas de diversas especialidades no Sistema Único de Saúde (SUS).

 Os critérios de atendimento no Mutirão incluem ainda pacientes referenciados pelas unidades de saúde, identificados por buscaativa de diagnósticos por incidência e prevalência executada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 Durante a solenidade de lançamento, que reuniu secretários municipais, vereadores, profissionais de saúde e de imprensa, além de usuários do SUS, o prefeito Augusto Castro destacou o quanto as demandas reprimidas têm impactado negativamente no fluxo do atendimento em saúde não só de Itabuna, mas nos municípios brasileiros.

  “No pós-pandemia da Covid-19, as pessoas começaram a demandar por serviços de saúde, impactando no planejamento mensal das secretarias municipais de saúde. O gargalo precisa ser resolvido e Itabuna dará passo significativo para mudar tal realidade. Para além do Mutirão, estamos intensificando os investimentos na requalificação das unidades de saúde e ampliação de cotas para exames e especialidades médicas”, comentou.

 “Tenho a certeza que em breve poderemos viver outra melhor realidade no atendimento em saúde para a população itabunense”, afirmou Augusto Castro. Ele ainda destacou o Programa de Doação de Óculos, cujo projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores, que vai distribuir mais de 4 mil óculos para a população carente, com recomendação de oftalmologistas.

 A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, definiu a data de lançamento do Mega Mutirão como um dia feliz para o SUS em Itabuna e elogiou a estratégia do prefeito Augusto Castro para minimizar a fila de espera por atendimentos e procedimentos de exames diagnósticos e cirurgias eletivas. “Seria impossível reduzir as demandas num ritmo normal diante da realidade”, afirmou.

 “Portanto, com o Mutirão ganharemos um novo fôlego para que possamos reorganizar nossos fluxos e dar maior celeridade nos encaminhamentos, principalmente nos casos que exigem diagnósticos especializados e encaminhamentos cirúrgicos”, disse Lívia.

 A secretária apresentou o projeto do Mega Mutirão que será executado em dois momentos. Primeiro, com consultas e exames diagnósticos, em junho. Depois, com as cirurgias eletivas demandadas. ““Isto significa dizer que haverá  acompanhamento intensivo dos pacientes regulados no SUS e as cirurgias serão marcadas para agosto”, disse.

 O Mega Mutirão de Saúde terá a coordenação-técnica do médico Eric Ettinger de Menezes Júnior, que falou na solenidade, além do doutor Paulo Sérgio Andrade, diretor da empresa Mais Saúde, responsável pelo planejamento e estruturação do Mutirão.

Ascom 

NOVA FASE DO PORTO SUL EM ILHÉUS

 


Reunião entre Prefeitura de Ilhéus e BAMIN discute nova fase de implantação do Porto Sul

O andamento das obras do Porto Sul foi pauta da reunião realizada entre representantes da Prefeitura de Ilhéus e da BAMIN, na última terça-feira (23). O encontro realizado no Centro Administrativo da Conquista contou com a presença do gerente-geral de Controladoria da BAMIN, Cristiano Botelho, do secretário da Fazenda, Gabriel Bittencourt, do auditor fiscal do Município, Adriano Sales, e do assessor técnico, Diego Danton.

O gerente-geral abordou a nova fase de implantação do complexo portuário na Zona Norte e apresentou demandas relativas ao projeto. A Prefeitura, por sua vez, se colocou à disposição para garantir que o empreendimento avance, contribuindo com a geração de emprego e renda na cidade.

No mês de abril, a BAMIN anunciou a construção do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará Ilhéus à região Centro-Oeste do Brasil. Na ocasião, o prefeito Mário Alexandre destacou que a ferrovia marca um novo ciclo econômico para todo o sul da Bahia.

Os equipamentos representam um dos maiores projetos de infraestrutura de transporte do país, com potencial para alavancar também outras cadeias produtivas. A contratação de, no mínimo, 60% de mão de obra local também é um dos compromissos assumidos pela empresa, visando promover a circulação de renda para as comunidades do entorno da obra.

Ascom

Legislativo aprova e professores terão aumento de quase 15% em Itabuna

O conjunto de professores da rede municipal de Itabuna passa a contar com reajuste de 14,95% no piso salarial, como prevê projeto aprovado quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores. Conforme a proposta enviada pelo Executivo, em respeito a portaria do Ministério da Educação, o pagamento será feito de forma escalonada.

Assim, serão concedidos 5% referentes a janeiro; 5% sobre abril e 4,95% em maio. Como é de praxe, tais percentuais serão repassados à categoria de forma retroativa. “Os professores comemoram a vitória”, resume mensagem distribuída pelo SIMPI (Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna), após sessão presidida pelo vereador Sivaldo Reis (PL).

“Motivo de orgulho”

Uma das articuladoras para a apreciação da matéria, Wilma de Oliveira (PCdoB) ressaltou a importância de a Casa ter agilizado os trâmites, para que os valores (retroativos a janeiro) caiam na conta dos professores o quanto antes. O relator, Cosme Resolve (PMN), lembrou que os reajustes deveriam ser automáticos, dada a importância da profissão de professor – a base de todas as demais.

Além do aumento, os docentes passarão a contar com ticket-alimentação, no valor de R$ 300,00, a partir de setembro, e outros R$ 300,00 a contar de setembro de 2024. “A conquista do reajuste e do ticket, por meio de uma lei municipal, são motivos de orgulho e alegria para nós; professor mais feliz irradia felicidade para a cidade”, vibra a presidente do sindicato, Carminha Oliveira.

Ascom

Foto: Pedro Augusto

Pai dos pobres’, Lula torrou R$1,3 milhão com luxo em Londres

 


Do  -diario do poder - A gastança do presidente Lula e da primeira-dama Janja em Londres, para a cerimônia de coroação do rei Charles III, revela-se ainda mais escandalosa que as estimativas iniciais, os gatos que alcançaram uma cifra milionária: exatos R$1.331.395,82 (Veja no Portal da Transparência).  Apesar de Lula só ir ao local em 5 de maio, a comitiva do casal presidencial reservou 57 quartos, entre 26 de abril e 09 de maio, no luxuoso JW Marriot Grosvenor House London Hotel. Uma diária no suntuoso hotel pode chegar a R$95 mil.

Veja os números do esbanjamento de Lula em Londres usando dinheiro público:

PUBLICIDADE

 

Veja bem

À época, sem ter como explicar a gastança, a assessoria de Lula alegou “razões de segurança” para reservar um andar inteiro do hotel.

Adora luxo

A fama do casal ostentação se espalha. Janja já ganhou o apelido de “Esbanja”, com destaque para sua bolsa de R$21 mil da grife Celine.

Coisa de xeique

Nesse passeio a Londres, Lula gastou R$135.783,25 “extras” alugando duas salas de reuniões que, segundo assessores, nem foram utilizadas.

Dizer o quê?

A coluna procurou obter explicações do Palácio do Planalto, que jura prezar pela transparência, mas foi inútil. O espaço segue aberto.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...