sábado, 3 de junho de 2023

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

 

Taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Do - Jornaldamidia.com.br - As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 terminam nesta sexta-feira (2). O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Interessados devem se inscrever pelo Sistema Encceja.

A participação é voluntária e gratuita para quem não faltou à última edição. Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino – desde que tenham, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data de realização do exame.

O participante que faltou à prova para a qual se inscreveu na edição 2022 e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) no valor de R$ 40 caso queira participar este ano. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição.

Ao se inscrever, o participante deve indicar a unidade da federação e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.

Novidades

Este ano, o exame conta com novidades como inclusão da opção de cartão-resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual e correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Prefeitos baianos mobilizam deputados para aprovar propostas em apoio aos municípios

Ação aconteceu durante Mobilização Nacional em Defesa dos Municípios na terça-feira (30), em Brasília


Durante Mobilização Municipalista em Brasília, prefeitas e prefeitos baianos circularam pelos corredores da Câmara dos Deputados na terça-feira (30) para sensibilizar os parlamentares e líderes da necessidade de aprovação de propostas de interesse dos municípios. 

A ação coordenada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e associações municipalistas estaduais teve entre as pautas prioritárias a aprovação da PEC 25/2022 do aumento de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); recursos adequados para pagamento do piso da enfermagem; a aprovação do Projeto de Lei 334/2023 que inclui os municípios na proposta de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, reduzindo a alíquota patronal do INSS para os municípios de 22,5% para 8%; entre outras questões urgentes.

O presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, afirmou que "os municípios estão na UTI", tendo recursos de transferências da União bloqueados para pagamento de dívidas previdenciárias. "Nós estamos aqui com o pires na mão pedindo socorro. Somos nós, prefeitos e prefeitas que tomamos sol e chuva para ajudar a eleger deputados e senadores. Gostaríamos que agora a ajuda fosse invertida, nós não aguentamos mais. 

É preciso mudar. Esse formato de desequilíbrio na questão dos impostos não pode mais existir. Há uma concorrência da União e dos estados em relação aos municípios, que parece que não são entes federativos, parece que estão na concorrência. E vejam vocês, que ajudando os municípios estará desenvolvendo o nosso país. Nós precisamos ter esse entendimento”, declarou.

Após visitar gabinetes e conversar com parlamentares nos corredores da Casa, os gestores da Bahia participaram no Plenário das Comissões de uma reunião com prefeitos de outros estados e deputados de diversas regiões do país. Na ocasião, a deputada federal Lídice da Mata, coordenadora da Bancada Baiana na Câmara dos Deputados, chamou atenção para a necessidade de uma ação unificada. “Nós precisamos nos unificar, além da mobilização, para que a gente tenha propostas para apresentar na Câmara. Nós vamos tomar conhecimento e temos que ter foco em um projeto que possa já ter avançado, amadurecido na casa para que a gente possa votar”, afirmou. Lídice defendeu ainda que não sejam votadas propostas que impactam nos municípios sem antes ouvir prefeitos e prefeitas, sob pena de inviabilizar as gestões.

Entre os deputados baianos que também receberam a pauta dos prefeitos estavam  Mário Negromonte Júnior; Otto Alencar Filho; Ricardo Maia; Charles Fernandes; Cláudio Cajado; Daniel Almeida e Zé Rocha. Ascom/UPB

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Vitória vence e se mantém firme na liderança


Do-BahiaNoticias- O Vitória segue firme na liderança da Série B. Nesta sexta-feira (2), o Leão venceu o Ituano por 3 a 0 no Barradão e chegou aos 22 pontos na competição. Os gols foram marcados por Rodrigo Andrade, Santiago Tréllez e Camutanga.

O duelo marcou a estreia da camisa branca do Vitória, que faz homenagem aos 150 anos do Elevador Lacerda.

 

O Rubro-Negro voltará a campo na próxima terça-feira (6), para enfrentar o Tombense, no estádio Soares de Azevedo, às 19h.

 

PRIMEIRO TEMPO

Diante do campo encharcado, as duas equipes tiveram dificuldades para criar no início da partida. Aos 11 minutos, Marco Antônio até acertou a trave, mas o lance já estava parado por falta em cima do adversário.

 

O Vitória chegou de novo aos 19. Osvaldo cobrou escanteio na primeira trave e Rodrigo Andrade desviou de cabeça, por cima do gol.

 

Aos 25, Zeca mandou uma bomba que passou com muito perigo ao gol de Jefferson Paulino. Na sequência, Wellington Nem cobrou escanteio fechadinho e o goleiro do Ituano teve de fazer a defesa.

 

O Leão criou uma grande chance aos 28. Zé Hugo ganhou pela esquerda e deixou na medida para Wellington Nem. O camisa 10 chutou e a bola bateu na rede pelo lado de fora. 

 

Preponderante

Logo na sequência, Rodrigo Andrade abriu placar para o Leão. Após cobrança de escanteio, Wagner Leonardo desviou de cabeça e a bola sobrou para o camisa 8, que, de esquerda, mandou para o fundo das redes.

 

Aos 34, Tréllez quase marcou o segundo. O colombiano recebeu boa bola na direita e chutou quase sem ângulo. Jefferson Paulino defendeu.

 

O Ituano teve sua primeira chance de perigo apenas aos 43 minutos. Felipe Saraiva recebeu na entrada da área e arriscou colocado. Lucas Arcanjo fez a defesa. 

 

O Vitória respondeu aos 45. Wellington Nem deixou Zé Hugo na cara do gol. O camisa 7 tentou de bico, mas mandou para fora.

 

Segundo gol validado

Tréllez ampliou o placar para o Leão aos 46 minutos. Após chute de Camutanga, Tréllez apareceu sozinho na pequena área para fazer o gol. O bandeirinha anulou inicialmente, mas, após consulta no VAR, o tento foi validado.

 

SEGUNDO TEMPO

O Vitória voltou para a etapa final assustando. Logo aos 2 minutos, Wellington Nem roubou a bola no campo de ataque, invadiu a área e chutou para fora.

 

Gol invalidado

Osvaldo marcaria o terceiro do Leão aos cinco minutos se não fosse por Zé Hugo, que, impedido, tocou na bola antes de ela entrar e teve o tento anulado.

 

Aos 13, Jefferson Paulino cortou mal e Marco Antônio tentou por cobertura. A bola passou perto da trave direita do gol do Ituano.

 

O Ituano apareceu no ataque aos 29 minutos. Rafael Carvalheira cobrou falta fechada e Claudinho subiu livre para cabecear para fora.

 

Filme repetido

Gol de zagueiro de cabeça já virou rotina no Barradão. Dessa vez, Camutanga mandou para o fundo das redes após cobrança de falta de Wellington Nem e ampliou a vantagem do Vitória.

 

Aos 37, Osvaldo quase marcou o quarto. O camisa 11 recebeu na entrada da área e chutou de primeira. A bola explodiu no travessão.

 

Lucas Arcanjo salvou o Leão aos 43. Thiaguinho se viu livre dentro da área e mandou uma bomba para a bela defesa do goleiro rubro-negro. Aos 46, de novo o paredão apareceu em chute de Paulo Victor.

 

FICHA TÉCNICA
Vitória 3 x 0 Ituano
Série B - 10ª rodada

Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 02/06/2023 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
VAR: Rodrigo Carvalhaes Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade, Tréllez, Zeca e Diego Fumaça (Vitória) / Mário Sérgio, Claudinho e Paulo Victor (Ituano)
Gols: Rodrigo Andrade, Tréllez e Camutanga (Vitória)

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca (Pablo Diogo), Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo (Felipe Vieira); Marco Antônio (Gegê), Rodrigo Andrade (Diego Fumaça) e Wellington Nem; Osvaldo, Tréllez e Zé Hugo (Railan). Técnico: Léo Condé.

 

Ituano: Paulino; Iury (Aluisio), Claudinho, Rafael e Mário Sérgio (Richard); Marthã (José Aldo), Thiaguinho, Hélio Borges e Person (Rafael Carvalheira); Felipe Saraiva (Felipe Fonseca) e Paulo Victor. Técnico: Márcio Freitas.

DPU cobra apuração do ataque contra indígenas Pataxó em fazenda no Sul da Bahia

O tiroteio aconteceu, na última terça-feira (30), na Fazenda Matozinho, área em processo de demarcação; um indígena está hospitalizado após ser atingido por tiro

Pataxós do sul da Bahia. Foto arquivo 
A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, que apurem o ataque, ocorrido na última terça-feira (30), contra os indígenas Pataxó que ocupavam a Fazenda Matozinho, localizada no entorno do Parque Monte Pascoal, entre Porto Seguro (BA) e Itamaraju (BA). A instituição também pede o uso da Força Nacional de Segurança Pública para resguardar a integridade dos povos originários da região.

Realizada por homens fortemente armados, a ação contra os Pataxós ocorreu no mesmo dia em que foi aprovado, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) nº 490/2007, que trata do Marco Temporal na demarcação de terras indígenas. O caso está sendo acompanhado pela Delegacia de Policia de Eunápolis (23ª Coorpin).

Segundo o defensor regional de Direitos Humanos na Bahia, Gabriel César, que assina o ofício, a fazenda, inteiramente inserida em território de ocupação tradicional em fase de demarcação, a Terra Indígena Barra Velha, foi retomada pelos indígenas no início daquele dia.

Durante o tiroteio, o indígena Carlos Fernando Aquino dos Santos, 27 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo na região da lombar e levado para um hospital de Itamaraju (BA). Ele passou por cirurgia e o quadro é estável. Outro indígena, Alessandro Silva dos Santos, conseguiu fugir e foi localizado na mata, horas depois, com hematomas.

No documento enviado pela DPU, o defensor público federal destaca que a prisão do cacique Nilson Berg Fonseca, por suposta prática dos crimes de apropriação indébita e esbulho possessório, foi feita com presteza, enquanto não houve a mesma agilidade para deter os autores dos disparos contra o indígena Carlos Fernando Aquino dos Santos.

“A prisão está sendo noticiada em diversos veículos de imprensa, acompanhada de uma narrativa fantasiosa do episódio, em visível tentativa de criminalização do movimento. A mesma agilidade, infelizmente, não foi empregada para apreender o potencial autor da tentativa de homicídio”, destaca.

Região de conflitos

O Sul da Bahia é conhecido pelos constantes conflitos entre fazendeiros e comunidades tradicionais, sobretudo indígenas. O defensor teme que, com a definição pelo Marco Temporal, os embates sejam intensificados.

O projeto fixa que uma terra indígena só poderá ser demarcada se ficar comprovado que os povos estavam no território até 5 de outubro de 1988, data em que foi promulgada a Constituição Federal. Caso o critério seja estabelecido, afetará dezenas de comunidades indígenas na Bahia.

“Além de inconstitucional, o marco temporal desconsidera os povos que tiveram terras invadidas à época da Constituição e tiveram que se retirar das áreas tradicionalmente ocupadas. Ele anistia a violência que os indígenas sofreram na época. Não consideram que muitos indígenas só começaram a retornar às suas terras após o avanço das políticas indígenas no Brasil, conclui o defensor.

Ascom/DPU

Dia do Meio Ambiente terá show musical no Teatro Candinha Dória em Itabuna

Teatro municipal Candinha Doria 
O Teatro Municipal Candinha Dória abrirá suas portas na segunda-feira, dia 5, para a apresentação do Show Musical de Educação Ambiental, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

O espetáculo destinado aos estudantes e profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino é uma produção do músico, compositor, ambientalista e produtor artístico Zenrique, com a coparticipação do assessor da Secretaria Municipal da Educação, Leonício Guimarães.

O evento, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, terá duas apresentações, sendo uma pela manhã, a partir das 9h, e outra às 14h. Embora seja destinado ao público estudantil, terá entrada franca para a comunidade.

Idealizador do projeto, Zenrique garante que não faltarão poesia, boa música e exibição de vídeos com a temática sobre a preservação do ecossistema. Os músicos que  garantirão o show já estão com seus instrumentos afinados. São eles: Geraldo Coelho, (teclado), Eugênio Nobre (bandolim e guitarra) e Elvis Lustosa (acordeom).

A professora de ballet Ritiele Lustosa, uma das convidadas, fará uma apresentação à parte com uma dança ao som da música “Era uma vez” interpretada pela criança Breno.  Ainda durante o espetáculo, haverá uma homenagem (in memorian) ao ator, poeta, escritor e advogado Ramon Vane. Em vídeo, ele aparecerá com seu “Prosoema pra ocê ará”, um dos seus mais complexos e admirados trabalhos literários. 

Zenrique, com 40 anos de carreira e na militância em defesa do meio ambiente, conta que o espetáculo pretende criar uma introspecção sobre a atual conjuntura do planeta, para despertar na atual geração a importância do cuidado com o que ainda resta do ecossistema. “Antes de tudo se acabar de uma vez”, frisou.

“O meio ambiente pede socorro”, reforça o produtor, ao citar, por exemplo, a poluição dos rios, lagos e mares, atmosférica e do solo, e queimadas. Segundo ele, é preciso fazer alguma coisa urgente, como o que faz por meio dos espetáculos que tem promovido ao longo de 40 anos, levando conhecimento à população das cidades do Sul da Bahia.

Zenrique cita frases que instituiu: “Pensando global e agindo local - o que estamos fazendo para a futura geração?” “Estamos apelando para nossa geração cuidar de nosso meio ambiente para que os herdeiros, a geração futura encontre um meio ambiente saudável e onde seja possível viver e desfrutar de tudo o que nos oferece a Mãe Natureza”, finalizou

Aberto processo seletivo para contratação de profissionais para Secretaria de Promoção Social

Itabuna preocupada com o social
A Prefeitura de Itabuna publicou no Diário Oficial eletrônico nº 5.909 hoje, dia 01, o Edital 02/2023 para a contratação temporária de profissionais para atender às demandas de Programas e Projetos Socioassistenciais da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza - Semps. O Processo Seletivo simplificado, por necessidade temporária de excepcional interesse público, terá inscrições abertas, exclusivamente, online e serão gratuitas.

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas exclusivamente no seguinte link: https://processosletivo.itabuna.ba.gov.br, nos termos estabelecidos no Cronograma de Atividades constante no ANEXO I, do Edital. O link também será distribuído nas redes sociais oficiais da Prefeitura, no site e no instagram da Semps @sempsitabuna. 

São partes dos requisitos e condições para a inscrição: Ser brasileiro nato ou naturalizado; Idade mínima de 18 (dezoito) anos e inferior a 75 (setenta e cinco) anos na data da contratação; Aptidão física e mental para exercício da função mediante apresentação de atestado laboral emitido por médico do trabalho da Administração Direta, por sua ordem ou por outro credenciado pelo Município; Carteira de Identidade Profissional válida, para o regular preenchimento da função em que esta é exigida. 

Em obediência ao disposto na Lei Municipal nº. 2.477/2019, ficam reservadas aos candidatos (as) negros (as) 20% das vagas oferecidas e também a 5% a pessoas com deficiência (PCD). O candidato é o único responsável pelos dados apresentados na ficha de inscrição. Informações falsas implica em eliminação do concurso, independente da fase.

A contratação de pessoal pelo Regime de Direito Administrativo (REDA) para a formação de vagas imediatas e Cadastro Reserva é para os seguintes cargos: Técnico Administrativo, Digitador, Entrevistador, Cuidador, Orientado Profissional, Orientador Social, Facilitador de Oficina (Arte Educador), Visitador, Supervisor, Técnico de Montagem e Manutenção de Rede, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Auxiliar de Cozinha, Porteiro, Assistente Social e Psicólogo. 

Os profissionais irão atuar na Semps, com a contratação por prazo determinado, pelo período de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, compatíveis com a necessidade do serviço a ser executado, a critério exclusivo da Administração Municipal. 

O Processo Seletivo Simplificado compreende duas etapas, sendo a 1ª prova objetiva (eliminatória) e a 2ª Etapa entrega de títulos (Classificatória). A entrega dos Títulos ocorre no ato de inscrição e soma pontos à nota final da prova objetiva.

As provas objetivas serão realizadas na data de 09/07/2023, no período da manhã, com duração de quatro horas, iniciando-se às 8 e encerrando às 12 horas. O local será divulgado pelo Diário Oficial do município na data disposta no anexo I, do referido Edital, onde se encontram as demais informações, inclusive quanto ao número de vagas oferecidas, remuneração, regime de contratação e conteúdo programático, dentre outras

Ascom

Erasmo Ávila cobra conclusão de reforma em escolas no Califórnia

O vereador Erasmo Ávila (PSD) usou a tribuna da Câmara de Itabuna esta semana, para cobrar ao Executivo a conclusão de reforma em duas escolas na rua Santa Rita, bairro Califórnia. São elas: a 28 de Julho (antigo Ubaldo Dantas) e o antigo Garrastazu Médici.

“Os alunos estão estudando em outras escolas, distante de casa. Quero pedir ao prefeito Augusto Castro que conclua a licitação e a reforma com urgência. Milhares de alunos de vários bairros estudam lá: Califórnia, Santa Inês, Parque Boa Vista, João Soares... precisam estudar mais perto de casa”, pontuou.

O vereador, que é presidente do Legislativo em dois biênios consecutivos, foi diplomático (mas também enfático) no pedido. Segundo ele, há de se reconhecer que o gestor municipal vem entregando escolas reformadas, assim como unidades de saúde. “Gostaria de agradecer ao prefeito pela reforma na Unidade Alberto Teixeira; ele vai chegar [nas escolas na Califórnia], nós confiamos”, afirmou, num tom esperançoso.

Da mesma forma, Erasmo disse reconhecer a preocupação de cada vereador para ver atendidas as demandas das comunidades que representam. “Vejo a preocupação dos colegas, fazendo pedidos de providências; a preocupação de Gilson [da oficina/PL], Alex [/PTC], de Cosme [Resolve/PMN], Ronaldão/PL, para reforma na praça do bairro de Fátima, de todos vocês”, completou, reforçando os pleitos que abrangem todo o município.


Ascom/Foto: Pedro Augusto 

Moradores do Jorge Amado pedem providências ao prefeito Augusto Castro

Entrada da avenida Fernando Gomes pela Br-415, dava acesso ao hospital de Base 
 
Rua Costa Rica que dá
acesso avenida Fernando Gomes
ao bairro Jorge Amado
não  trafega  mais carros 

"Entrada avenida Fernando Gomes até o final da fábrica trifil,  ligando à Br-415, onde vai para a "voltar da cobra", não existe mais passeios, o mato tomou conta de tudo; o asfalto que foi colocado no governo de Capitão Azevedo e Vane,  há cerca de 12 anos, quase que não existe, devido a falta de manutenção". Essas queixas são dos moradores do Bairro Jorge Amado, que solicitam ao prefeito Augusto Castro, uma breve solução.


Os moradores ainda se queixam que nesses locais, as pessoas faziam até caminhadas. O que por muito tempo, deixou de acontecer, pir causa dos buracos, lama que substituiu o asfalto e mato, que serve,também, como esconderijo de marginais. As ruas mais castigadas, e abandonadas  além das citadas, são: A VIla Rica e a Floresta Azul.

Vejas as fotos, dos moradores das localidades e, que pedem providências ao prefeito, alegando de que depois que o lixão foi mudado, tudo ficou abandonado naquela área da cidade.

A Costa Rica,acesso à Urbis-1V

                   A Fernando Gomes, acesso à 415

Perigo: Brasil avaliza R$35 bilhões do Brics para Argentina


Do- diario do poder - A Argentina nada tem com o banco do Brics, mas seu governo aproveitou Dilma Rousseff na presidência para arrumar um empréstimo de US$7 bilhões (R$35 bilhões). A jogada ficou clara pelo detalhe revelado na imprensa daquele país: o Brasil será avalista da operação. Na Argentina, ninguém aposta que o empréstimo será pago, por isso sobraria para os brasileiros pagarem a conta. Seria uma “gentileza” do presidente Lula ao amigo argentino Alberto Fernández, cujo governo quebrou aquele país.

Brasil é uma mãe

A imprensa argentina sustenta que o Brasil será o fiador e o governo da Argentina tem pressa, quer uma solução antes das eleições de outubro.

O fiador otário

A Argentina quer usar o BNDES para pagar importações brasileiras com dinheiro do Brasil, e prazo maior. Com garantia via banco dos BRICS.

Sobrou pra quem?

O banco dos Brics até pode emprestar a países não-membros. Mas um dos membros precisa oferecer garantia com seu próprio Tesouro.

Socorro em discussão

Governadores do banco dos Brics discutir socorro à Argentina, mas Fernando Haddad apenas confirmou tratativas para “expandir os fundos”.

Expressaounica: é o nosso dinheiro saindo sem retorno!...! 


O VICE DE AUGUSTO CASTRO

A sucessão municipal de Itabuna, com o prefeito Augusto Castro (PSD) se candidatando a um segundo mandato, via instituto da reeleição, está entre as mais antecipadas do país. 


Já nas ruas e todo santo dia nas redes sociais, principalmente nos grupos de waltsAzapp, a campanha dos prefeituráveis vai de vento em popa. O lamentável fica por conta da falta de respeito e civilidade de alguns internautas. 

Essa antecipação ainda teve a ajuda do "Senado" do Café Pomar. As sabatinas com os postulantes ao cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves tornaram o processo sucessório mais eletrizante. 


Os invejosos de plantão, que só sabem criticar, trataram logo de desqualificar o "Senado". Mas não tiveram sucesso. Ficaram a ver navios. Foram derrotados pelo movimento que vai marcar a história política de Itabuna.

Sem dúvida, uma iniciativa com viés, digamos, revolucionário. Quem passa pelo passeio do Café Pomar pode entrar e fazer sua pergunta para o prefeiturável convidado. É algo inédito na política de Itabuna. 

Outro ponto é que tem "senadores" de direita, esquerda, socialista, liberal, da bancada rural, defensor do MST, comunista, petista, bolsonarista, enfim, de todas as correntes políticas e ideológicas. Religiosamente falando, tem católico, evangélico, pentecostal, espírita e adepto do candomblé.

Voltando ao vice de Augusto Castro, ledo engano quem pensa que o modesto escriba está em devaneios ou coisa parecida. O assunto já é discutido nos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus. 


Dando nome aos "bois", são quatro pretendentes : José Alberto (PSB), Ricardo Xavier (Cidadania), Rosivaldo Pinheiro e Manoel Porfírio (PT), respectivamente secretário de Planejamento, vereador, titular da secretaria de Governo e presidente da Fundação Marimbeta, que se licenciou da vereança para assumir o cargo.


O atento leitor perguntaria por que não citei o partido de Rosivaldo. A resposta é que não sei qual é sua legenda, se continua ou não no PP, sigla pela qual já saiu candidato a vereador.


Do quarteto de vice-prefeituráveis, a chance maior é de José Alberto, que traria o PSB para a campanha da reeleição do chefe do Executivo, evitando assim um eventual apoio da legenda a Geraldo Simões, pré-candidato do PT. Vale lembrar que o ex-prefeito teve dois encontros com o médico Renato Costa, filiado mais ilustre da legenda socialista em Itabuna. O que se comenta é que o ex-gestor gostaria de ter Renato como vice.  


Não enxergo nenhuma possibilidade para Xavier, Porfírio e Rosivaldo Pinheiro. Colocar um vereador como vice, mesmo sendo um edil atuante, não é aconselhável. A maioria esmagadora do eleitorado não anda satisfeita com o desempenho dos edis, o que poderia resvalar na tentativa de Augusto de quebrar a virgindade do tabu da reeleição.


Quanto a Rosivaldo, que é muito ligado ao deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa do Estado, a questão é de pouca viabilidade eleitoral e força política. 


A minha intuição política diz que nenhum dos quatros vai integrar a chapa majoritária do segundo mandato. Augusto quer atrair uma legenda de oposição ao governo, que ao aceitar o convite para indicar o vice, faça parte da coligação, causando assim um enfraquecimento no oposicionismo.


O que se espera é que essa disputa para ver quem vai compor a majoritária não termine prejudicando a pretensão do prefeito de permanecer por mais quatro anos como maior autoridade política de Itabuna.


TIRO PELA CULATRA



Alguns blogueiros, radialistas e jornalistas a serviço da reeleição do prefeito Augusto Castro vão terminar tendo uma parcela de culpa se o alcaide for derrotado. De tanto atacar os adversários, o tiro vai terminar saindo pela culatra. Até os que podem desistir da pré-candidatura para apoiar o segundo mandato do alcaide estão sendo vítimas de "fake news" e insinuações maldosas. Em uma eventual polarização entre o deputado Fabrício Pancadinha e o chefe do Executivo apoiariam o parlamentar. Não à toa que Pancadinha vem buscando o diálogo com seus concorrentes. Quer conversar com todos eles. A única exceção é o prefeito. Se Augusto não abrir os olhos e chamar à atenção de seus auxiliares, sem descartar até mesmo um "puxão de orelha", a vaca vai pro brejo. E o boi também. Com efeito, dois prefeituráveis já disseram, em conversa com este modesto comentarista político, que vão apoiar Pancadinha caso não tenham chance de ganhar o pleito. Um vai fazer campanha abertamente. O outro, nos bastidores. E não me refiro ao vice-prefeito Enderson Guinho (União Brasil), que até as freiras do convento das Carmelitas sabem que será o primeiro a declarar o apoio. O puxa-saquismo, além de ser prejudicial, já que camufla os fatos para agradar o governante de plantão, que começa a achar que pilota o "avião" da sucessão em céu de brigadeiro, fede mais do que aquilo que o gato esconde na areia. O beija-mão é vergonhoso e putrefato.

A FORÇA DAS PESQUISAS

Conversa vai, conversa vem, reuniões, visitas, encontros e entrevistas. É o corre-corre dos prefeituráveis. E ainda faltam mais de um ano e três meses para o dia do pleito. 

Vale lembrar que a política não costuma socorrer os que dormem. Quem achar que o voto cai do céu, bastando só rezar ou orar, vai ficar a ver navios, esperando algo que não vem. 

É aconselhável um bom dia, boa tarde e boa noite sempre com sorriso largo no rosto. O eleitor não gosta de candidato com cara de carranca, mal-humorado e nem excessivamente gaiato.

O caminho para conquistar a Prefeitura de Itabuna é longo, árduo e cheio de obstáculos. Sem falar nos dois ingredientes inerentes ao movediço mundo da política : traição e ingratidão. 

Conversa vai, conversa vem. Mas o que vai valer mesmo são as intenções de voto. Se o prefeiturável não crescer nas pesquisas até fevereiro de 2024, o comando estadual do partido começa a pensar em outra alternativa. 

A tão falada autonomia, de que o diretório municipal é quem vai tomar as decisões, não passa de uma falácia, de um cínico fingimento. Imagine, caro e atento leitor, as famigeradas comissões provisórias. 

Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que na hora da onça beber água, como diz a sabedoria popular, vem o "manda quem pode, obedece quem tem juízo". A hierarquia partidária tem aversão a essa defesa de que é a maioria que decide. No frigir dos ovos, o que prevalece são os interesses dos que se acham donos dos partidos. E os filiados ? E a militância ? Ora, ora, que se danem. 

O exemplo-mor de que as pesquisas são importantes pode acontecer na federação PT/PCdoB/PV. Uma candidatura própria, representando esse trio partidário, só vai ser efetivada se o prefeiturável mostrar viabilidade eleitoral e força política. 

Geraldo Simões (PT), ex-prefeito de Itabuna por dois mandatos, tem consciência de que precisa pontuar bem nas consultas para que sua legítima pretensão de retornar ao comando do cobiçado centro administrativo Firmino Alves receba o apoio das três principais lideranças do PT da Boa Terra : governador Jerônimo Rodrigues, senador Jaques Wagner e Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula 3.

O presidente do diretório do PT de Itabuna, Jackson Moreira, diz, em alto e bom som, sem pestanejar, que a hipótese de uma intervenção, com o intuito de dar outro rumo ao partido na sucessão, não existe. "Vamos ter candidatura própria se a maioria dos companheiros assim decidir", declara Moreira com uma firmeza que salta aos olhos. 

O prefeito Augusto Castro (PSD-reeleição) sabe que o apoio do PT ao segundo mandato fica na dependência de uma demonstração de força, de que pode derrotar o candidato de ACM Neto (União Brasil) e de João Roma (PL). 

Concluo dizendo que Augusto Castro e Geraldo Simões têm o mesmo dilema: melhorar suas intenções de voto nas pesquisas. O pragmatismo da política sempre fala mais alto.


PS - Quando uma liderança política do interior vai na capital conversar com o dirigente estadual sobre a possibilidade de assumir o comando da sigla no seu município, a primeira coisa que exige é autonomia. A exigência é logo aceita e sem nenhuma ressalva. Quando chega o ano eleitoral da sucessão, começa a perceber que foi enganado, que lhe fizeram de trouxa.

Marco Wence    Comentarista politico, Advogado e empresário.

Publicado também no solnascente.site.radio.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...