terça-feira, 30 de maio de 2023

ITABUNA EM FOCO;

Itabuna abre Chamada Pública de agricultores para o Programa de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Itabuna publicou Edital de Chamada Pública no Diário Oficial Eletrônico para o credenciamento de pequenos agricultores e empreendedores, agricultores familiares, grupos ou movimentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Pelo projeto passarão a fornecer produtos agropecuários financiados com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 O credenciamento dos interessados ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho, entre as 9 e 14 horas no Setor de Licitação, na Avenida Aziz Maron, nº 1067, 1º. andar, Jardim Vitória. Já a sessão pública será no dia 26/06, às 10h, no mesmo local. O edital já está disponível no portal  https://itabuna.ba.gov.br, no Diário Oficial nº 5.907, de 30 de maio.

 Os produtos da alimentação escolar são destinados aos alunos de creches, educação básica, ensino infantil, pré-escola e segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os 200 dias letivos, desde que estejam matriculados na Rede Municipal de Ensino.

 A técnica do PNAE da Secretaria Municipal da Educação, Vandete Nascimento Carvalho, lembra que o programa é um dos mais antigos do Governo Federal para garantir a alimentação nas escolas da rede pública, mas tem contrapartida do município.

Ela explicou que a União, por meio do FNDE/PNAE, repassa valores financeiros suplementares diretamente ao município para a cobertura dos dias letivos, conforme o número de matriculados na rede pública de ensino.

  “É um programa muito importante para crianças, jovens e adultos das nossas escolas, pois garante alimentação escolar saudável e de qualidade, o que, com certeza, se reflete num melhor desempenho educacional dos alunos, além de garantir a permanência deles em sala de aula”, reforçou a técnica.    

 Em relação à alimentação dos alunos, a nutricionista Pricila Pellagotti, também da Secretaria Municipal da Educação, explicou que a elaboração do cardápio é feita por uma equipe de nutricionistas, de acordo com a Resolução federal, conforme frisou a profissional. 

 Ela diz que são oferecidos alimentos variados, seguros, e, principalmente, respeitando a cultura e tradições locais, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis.

 “A alimentação escolar  precisa ser diversificada e nutritiva, pois contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, suprindo as carências nutricionais, além da melhoria do rendimento escola”, reforçou Pricila.

Neste sábado em Itabuna a 3ª edição do Pedal Ecológico 2023

A Prefeitura de Itabuna vai arrecadar no sábado, dia 3, rações para cães e gatos que serão doadas para ONGs protetoras de animais durante o processo de inscrição para a 3ª edição do Pedal Ecológico 2023 que acontece naquele dia, com concentração no Jardim do Ó (Praça José de Almeida Alcântara, às 8 horas.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA).o evento integra a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre em 5 de Junho e que neste ano tem como tema “Bem-Estar animal e logística reversa”.

É importante lembrar que o 3º Pedal Ecológico tem como tema “Faça sua boa ação doando amor em forma de ração” e contará com a participação de ciclistas e grupos de pedal da cidade.

Para participar, basta levar 1kg de ração para cães ou gatos, no mínimo, ou ainda, kits de produtos de limpeza. Cada pessoa inscrita ganhará uma camisa do evento. O encerramento da atividade ciclística será na Praça José Bastos, no centro da cidade.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior anuncia novos secretários de governo para 2025

A cinco dias de assumir oficialmente o mandato, o prefeito diplomado de Ilhéus, Valderico Junior, anunciou novos nomes que integrarão sua eq...