domingo, 28 de maio de 2023

ROTARY CLUB DE ITABUNA REALIZA MAIS UMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO NA ZONA RURAL










Projeto em parceria com a Rede de Frio esteve em três comunidades imunizando crianças, adultos e idosos

Contribuindo para levar qualidade de vida para a população de áreas mais carentes do município, o Rotary Club de Itabuna, em mais um ano, realizou campanha de vacinação em comunidades da zona rural. O projeto, que acontece em parceria com a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve nas comunidades Progresso, Ribeirão Seco, Cerrado, nos dias 17, 19 e 25 de maio, respectivamente, imunizando crianças, adultos e idosos. Foram levadas doses contra a Covid 19, Gripe, Tétano - vacina muito importante para quem mora na Zona Rural – Hepatite e Febre Amarela para atualização da caderneta.

Coordenadora do projeto desde a sua primeira edição, a presidente 2023-24 do Rotary Club de Itabuna Adriana Mozer revelou que este é o quinto ano consecutivo que ele acontece. Desta vez, foram mais cedo para levar o reforço contra a Covid 19 e principalmente vacina contra a Gripe, pois essa época é considerada período crítico da doença. No primeiro dia de ação, a rotariana contou que foi até a comunidade do Ribeirão Seco, onde esteve acompanhada do companheiro Paulo Pereira, governador 2019-20 do Distrito 4391. Ali, muitas cadernetas já estavam atualizadas, devido ao trabalho já ter sido realizado nos últimos quatro anos. Por este motivo, poucas doses foram distribuídas.

Já na comunidade Progresso, segunda localidade visitada, o trabalho foi intenso. “A escola onde acontece o trabalho de vacinação estava lotada. Teremos que voltar em uma outra data pois apesar de vacinar muitas crianças, idosos e adultos, algumas vacinas terminaram e pessoas ficaram sem ser imunizadas naquele dia”, explicou a rotariana, aproveitando para alertar sobre a necessidade de atenção à saúde bucal dos moradores daquela área. “Precisamos levar uma equipe de saúde bucal para aplicação de flúor na próxima visita ao Progresso. As crianças lá estão muito carentes dessa assistência, e a situação se estende também aos adultos”, argumentou.

Na última etapa da vacinação, na manhã de quinta-feira (25), a equipe esteve primeiro na localidade chamada Alto do Cerrado, onde houve a maior demanda: uma média de 40 doses foram aplicadas. Já no Cerrado, uma menor quantidade, pois muitas pessoas já haviam recebido a atualização vacinal durante a Caravana do Cerrado, projeto do Rotary que aconteceu no último mês de abril. “Em mais um ano sentimos muita satisfação de poder estar fazendo esse trabalho, levando a imunização e estar falando da importância da vacina para a população. Agradeço também ao Rotary por realizar esse projeto e pela parceria com a Rede de Frio. Quando nos deslocamos até a Zona Rural existe toda uma organização com a Rede de Frio para levar todas as vacinas possíveis, considerando proteger crianças, gestantes e outros públicos prioritários” explicou Adriana Mozer.

Ascom/Rotary 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...