Prefeito Augusto Castro anuncia o retorno do transporte coletivo em Itabuna dia 17
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, vistoriou, no início da semana, os 50 veículos do grupo empresarial Atlântico Transportes. Hoje, ele anunciou que o transporte coletivo começa a operar na quarta-feira, dia 17, depois de a população sofrer nos deslocamentos diários por falta de transporte na cidade. “Itabuna vai viver uma nova era no transporte público. Este é um compromisso do nosso governo com o usuário do sistema e com a cidade”, destacou.
Itabuna ficou 11 meses sem transporte coletivo por conta da pandemia do novo coronavírus. O retorno dos ônibus às ruas está sendo viabilizado depois da assinatura de um contrato emergencial pelo prefeito. “Não dava para a cidade ficar quase um ano sem transporte público. Crise no comércio, as pessoas sem acesso ao transporte público, tudo isso criava uma imagem bastante negativa”, comentou o prefeito Augusto Castro.
Com a nova frota, os veículos levarão conforto e segurança para os itabunenses. “São ônibus novos, modernos, de qualidade e confortáveis, e, o mais importante, sem aumento da tarifa, que continuará a mesma: R$3,70. É a Prefeitura de Itabuna, trabalhando e cumprindo o nosso compromisso”, afirma o prefeito.
OS VEÍCULOS
De acordo com o representante do grupo Atlântico Transportes, Renato Ramos, os veículos contam com sistema de reconhecimento fácil para identificação do usuário no acesso, entrada especial para cadeirantes, duas entradas de USB para carregamento de celular ao lado dos assentos e monitoramento de segurança.
Também tem sistema de wi-fi, alguns contam com ar-condicionado, além de seguir todos os protocolos e medidas de segurança para evitar a contaminação da Covid-19, como por exemplo, a disponibilização de álcool em gel 70%.
O secretário de Transporte e Trânsito, Thales Silva, reforça que os veículos trabalharão no sistema integrado. “Eles também contarão com sistema online em que o passageiro vai poder acompanhar o trajeto e a duração da viagem, por meio do aplicativo Sitis (Sistema Integrado de Transporte de Itabuna)”, assegurou.
_______________________________
Prefeitura lança Operação Morfeu para combater
poluição sonora e aglomerações
Para combater abusos relativos à poluição sonora e aglomerações na cidade, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Segurança e Ordem Pública, lançou nesta sexta-feira, dia 12, a Operação Morfeu. O evento aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito contando com a presença de representantes dos órgãos de Segurança Pública e de secretários municipais.
O prefeito Augusto Castro participou por meio de contato virtual, pois cumpre agenda e compromissos em secretarias do Governo do Estado, incluindo a de Segurança Pública, em Salvador. Ele agradeceu pela união de esforços e o compromisso das instituições neste momento em que a cidade enfrenta a pandemia de Covid-19.
Augusto declarou que a Prefeitura responde diretamente aos inúmeros pedidos para que ações eficientes de combate à poluição sonora sejam realizadas em benefício da maioria da população. “A Operação Morfeu, portanto, é a resposta mais exata para assegurar o sossego e a tranquilidade, graças ao apoio de todos os envolvidos”, afirmou.
Presencialmente, o lançamento foi presidido pelo vice-prefeito Enderson Guinho e pela secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, que falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta elaborado pelo Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Rafael Lima Pithon. Com o cumprimento dos requisitos do TAC pela Prefeitura o MP-BA vai pedir à Justiça que extinga, sem julgamento de mérito, Ação Civil Pública ajuizada em 2017, jamais cumprida.
Por meio de forças-tarefas conjuntas, a Prefeitura, as policiais Militar e Civil, a Guarda Civil Municipal e fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e das secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e da Segurança e Ordem Pública vão percorrer os bairros e o centro da cidade, orientando a população a evitar som alto e as aglomerações.
“Som alto atrai gente e prejudica a saúde e a tranquilidade das pessoas”, disse Mariana Alcântara, acrescentando que a orientação do prefeito Augusto Castro é que a união com as forças de segurança em ações educativas e, em último caso, de fiscalização e repressão garanta a tranquilidade pública e a paz social, principalmente nos finais de semana.
AGLOMERAÇÕES E COVID-19
Para o vice-prefeito Enderson Guinho, a Operação Morfeu se situa também numa das ações emergenciais mais preocupantes que a cidade enfrenta, que é o aumento de casos de Covid-19. Os dados estão sendo confirmados pelos boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde.
“As pessoas, infelizmente, estão perdendo o medo. Temos tido cobranças para tomar providências e pontualmente vamos construir coletivamente essa ação, sobretudo com o apoio da população”, ratificou o vice-prefeito.
No que tange aos casos de som abusivo, o 15º Batalhão da Polícia Militar indica que 60% dos chamados registrados nos finais de semana tratam basicamente deste tipo de ocorrência. “A Polícia Civil tem feito a parte dela. Em casos de reincidência, procedem-se as apreensões de aparelhos de som”, completou o delegado-chefe da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia, André Aragão.
A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, apontou que proceder uma operação com essa envergadura não é só uma questão de proteger o sossego das pessoas. É uma questão de saúde também. “A gente sabe que todo mundo gosta de som e que, consequentemente, as pessoas acabam se aglomerando. Nossa cidade ainda enfrenta os perigos da pandemia”, afirmou.
Para Lívia, campanhas de conscientização com o apoio de tantos órgãos representativos juntos, especialmente os de segurança, é muito positivo. Ao final da reunião, a secretária Mariana Alcântara assinou o Termo de Ajustamento de Conduta lembrando que quaisquer denúncias podem ser feitas diretamente pelo número de telefone 153, sem a necessidade de as pessoas se identificarem na hora do contato, pois o anonimato estará resguardado.
Também prestigiaram o evento, os secretários de Saúde, Lívia Mendes Aguiar; de Transporte e Trânsito, Thales Silva; de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier. O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, o Coronel Ferreira Lopes; o coordenador da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), o delegado André Aragão; a comandante da Guarda Civil Municipal, Roseane Santos, além de diretores de órgãos municipais.
Visa cumprir a legislação e preservar direitos dos cidadãos
“A intenção do governo não é coibir a atividade comercial de bares e restaurantes no município, mas consolidar parcerias com os proprietários destes estabelecimentos visando à conscientização para a necessidade do fiel cumprimento à Lei do Silêncio e de decretos que tratam das questões ambientais e de prevenção à Covid 19 em Itabuna”. É assim que o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, ressaltou o objetivo da Operação Morfeu, lançada nesta sexta-feira, dia 12.Coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Operação Morfeu será desenvolvida em conjunto com as secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, de Transporte e Trânsito e da Saúde, além do 15º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público estadual.
Para o secretário Ricardo Xavier, o apoio dos comerciantes e da população é imprescindível para que a sociedade como um todo tenha seus direitos preservados e as ações preventivas de combate à pandemia do novo coronavirus obtenham os resultados esperados. Ele lembra que o momento é muito delicado e as pessoas devem evitar aglomerações.
“Temos consciência da importância da atividade comercial de bares e restaurantes para a economia do município, gerando emprego e renda e promovendo entretenimento e lazer para a população. Portanto, precisamos do apoio dos comerciantes e da comunidade para que estes estabelecimentos possam funcionar de maneira ordenada e em sintonia com as normas previstas na legislação”, enfatizou Xavier.
Além da Operação Morfeu, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Prefeitura também está executando a substituição de lâmpadas, braços e luminárias em toda a cidade. Segundo o prefeito Augusto Castro (PSD), a ação da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo visa garantir mais segurança à população. Até agora, mais de 300 lâmpadas de 400, 150 e 70 watts já foram trocadas. As pessoas podem ligar para o telefone de serviço (73) 3617-4774 para indicar locais cuja iluminação necessite de reparos. Além disso, muito importante que as pessoas ajudem no processo de fiscalização.
_________________________
Centro Administrativo Firmino Alves passa por
desinfecção contra Covid-19
O Centro Administrativo Firmino Alves, onde funcionam os serviços da Administração direta e alguns da Administração indireta da Prefeitura de Itabuna, vai passar por desinfecção e sanitização na segunda e terça-feira, dias 15 e 16, extensivo a outros setores da Administração municipal.
O imóvel, na Avenida Princesa Isabel, onde funcionam os principais órgãos municipais, passará por sanitização para prevenir casos do novo coronavírus entre os servidores municipais. Já houve registro de casos, com o consequente isolamento social.. Por isso, não haverá expediente ao público.
O combate ao coronavírus será feito com a forma mais eficiente que é a pulverização de produtos químicos que eliminam a concentração do vírus no ambiente. A Agiliza Dedetizadora vai utilizar um desinfetante antibactericida, aprovado com eficiência comprovada, conforme RDC n°14/07 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde para bactérias testadas: gram- positivas e gram-negativas, staphylococcus aureus, salmonella choleraesuis, escherichia coli e pseudomonas aeruginosa. O produto é utilizado em UTIs, por ser eficiente, não agressivo e ter uma proteção ambiental mais duradoura.
_________________________
Mais de 300 lâmpadas em Itabuna substituídas na
primeira fase
Balanço fechado pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo nesta sexta-feira, dia 12, aponta que 305 pontos de iluminação pública da cidade de Itabuna foram beneficiados com a substituição de lâmpadas, braços ou luminárias nesta primeira semana. A ação vai continuar para aumentar a sensação de segurança das pessoas.
Segundo o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho, está sendo cumprida a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, para garantir mais segurança à população.
Até agora, lâmpadas de 400, 150 e 70 watts já foram trocadas. Sousa diz que as pessoas podem ligar para o telefone de serviço (73) 3617-4774 para indicar locais cuja iluminação necessite de reparos. Além disso, é muito importante que as pessoas ajudem no processo de fiscalização, principalmente pela ação de vândalos.
No Bairro Santo Antônio foram beneficiados 45 pontos de iluminação pública. Em Nova Ferradas, 25; Jardim Primavera; 24; Vila Anália e Nova Esperança, 23; Centro 20. Os demais foram:
Fátima (18), Hospital de Base (17), Jubiabá (15), Sarinha Alcântara (14), Condomínio Gabriela(12),
Califórnia (12), Fernando Gomes (11), Parque Boa Vista e Fonseca (10), João Soares e Condomínio São José (9), Centro Comercial (7) e Daniel Gomes (4).Ainda, Jardim Italamar, Jaçanã, Parque Verde e Loteamento Paraíso (3), Gegeu Rocha, Monte Cristo, Zildolândia e São Pedro (2) e Castália, Novo São Caetano, Góes Calmon e Conceição, um ponto de iluminação cada.
_________________________
Funcionários da Emasa realizam testes, depois de casos
confirmados de Covid-19.
Depois da confirmação de quatro casos de contágio pelo novo coronavírus, funcionários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento realizaram testes rápidos na sede da empresa. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde fez a detecção que será estendida a todas as unidades da Emasa.
Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Emasa, Henrique Sousa, depois dos casos confirmados no quadro de pessoal, há monitoramento de forma antecipada para que a empresa possa tomar providências no tocante ao isolamento do funcionário, sanitização dos ambientes e, o mais importante o cuidado com a saúde do trabalhador”, afirma. Para atender o quadro de funcionários do prédio sede da Emasa, foram solicitados 40 testes rápidos.
A biomédica Natália Pereira, uma das integrantes da equipe da Vigilância Epidemiológica, assegura que o resultado do teste rápido é de mais de 90 por cento, de acordo com o laboratório farmacêutico responsável. “A taxa de acerto do protocolo é alta, respeitando a sensibilidade e especificidade do paciente, a exemplo de oito dias com sintomas ou contato com alguma pessoa contaminada”, ressalta.
A também biomédica Luara Athaly,e integrante da equipe, explica que as imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos ou células de defesa e agem na forma de resposta a antígenos presentes no organismo. “O IgG são células de defesa mais antigas, não requerem isolamento. Enquanto que na presença das células IgM, se faz necessário o isolamento e os cuidados com o infectado”, diz.
Um cronograma para que a equipe de testagem da Vigilância Epidemiológica visite as outras unidades da Emasa, para testar os demais colaboradores, será estabelecido logo após o feriado de carnaval. Por ora, fica valendo as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde de as pessoas evitarem aglomerações, sair às ruas desnecessariamente, usar máscara, manter a higiene das mãos e usar álcool gel a 70 por cento.
_________________________
Departamento de Comunicação Social
com informações da Ascom - Emasa
________________________________________
Boletim Covid-19 – 12.02.2021
Boletim da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, dia 12, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores. Itabuna registra 19.694 casos de pacientes curados; 20.672 casos confirmados, sendo 592 casos ativos; 22 internados em UTI, 22 em leitos clínicos e 386 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Use máscara. Evite aglomerações.
______________________
Departamento de Comunicação Social/PMI