sábado, 13 de fevereiro de 2021

Prévia do PIB brasileiro surpreende o mundo e faz FMI passar vergonha

 Fundo Monetário previu queda de -9% e resultado de -4,05% fez economistas passarem vergonha



A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro divulgado pelo Banco Central surpreendeu economistas do mundo inteiro.

O IPC-BR de -4,05% foi melhor do que o esperado e um tapa na cara do Fundo Monetário Internacional (FMI), que previu tombo de -9% para a economia brasileira e teve que explicar o erro gritante.

Nas próximas semanas, o IBGE vai divulgar o resultado oficial e a previsão é de confirmar o “bom” resultado. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O resultado da nossa economia foi melhor do que o observado em países europeus como Alemanha (-5%), França (-8,3%) e Itália (-8,8%).

No Reino Unido, a queda de -9,9% foi pior que a previsão de -9,7% e que as registradas na crise de 1929 ou durante a 2ª Guerra Mundial.

Os resultados dos Estados Unidos da era Trump foram um pouco melhores que os brasileiros: o tombo na economia foi de cerca de -3,5%.

Desfeita coreana a comitiva deve excluir Samsung da disputa pelo 5G no Brasil



Ponto alto da viagem, segundo o ministro Bruno Dantas (TCU), "disparado, foi a visita à China" onde conversaram com a Huawei

Ao final da missão à Europa e Ásia liderada pelo ministro Fábio Faria (Comunicações), para discutir a implantação da tecnologia 5G no Brasil, restou uma certeza: a empresa sul-coreana Samsung está fora da disputa.

Tudo porque autoridades da Coreia do Sul exigiram quarentena de 14 dias para permitir o desembarque da comitiva só porque o copiloto da FAB havia sido diagnosticado com falso positivo antes do embarque.

O gesto sul-coreano foi visto como desfeita às autoridades brasileiras. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A viagem permitiu aos brasileiros conhecerem a excelência da tecnologia de 5G nas gigantes Ericsson (Suécia) e Huawei (China).

Na Suécia, a comitiva foi recebida por Marcos Wallemberg, acionista majoritário da Ericsson e, feliz coincidência, do laboratório AstraZeneca.

Na China e na Suécia, com habilidade, o ministro Fabio Faria vinculou informalmente a adoção do 5G à garantia de mais vacinas para o Brasil.

“A viagem foi muito produtiva”, definiu o ministro Bruno Dantas, do TCU, membro da comitiva. “O ponto alto, disparado, foi a visita à China”, disse.

Presidente da Amurc comemora a definição do CDS Litoral Sul para atuar na regularização de resíduos dos municípios


O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral participou da reunião de trabalho nesta quinta-feira, 11, no teatro Candinha Dórea, em Itabuna, promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul e parabenizou o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino ao anunciar que o CDS-LS vai aportar o projeto piloto que vai estruturar e organizar a destinação correta e o manejo dos resíduos sólidos no Território Litoral Sul.

Participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itapé, Jussari, Itajú do Colônia, Una, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Ubaitaba, Aurelino Leal, Arataca, Maraú e Itapitanga. Ainda estiveram presentes representantes dos Consórcios da Mata Atlântica e do Consórcio Interfederativo de Saúde Policlínica Regional de Itabuna e Ilhéus, e o deputado Estadual Rosemberg Pinto.

A ação faz parte de uma determinação da Lei 12.305 de 2010, que diz sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exige dos setores públicos e privados o gerenciamento correto dos resíduos. Durante uma apresentação, o secretário destacou que o Território Litoral Sul produz 6 % dos resíduos sólidos do Estado da Bahia, sendo que apenas 15 % dos municípios têm o plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Segundo Pelegrino, um diálogo permanente vem sendo construído na Sedur junto com os municípios, tendo em vista a necessidade de regularização em conjunto dos resíduos, principalmente nas cidades menores, abaixo de 50 mil habitantes. “A ideia é estruturar e organizar a destinação dos resíduos sólidos na região visando transformar o projeto piloto em uma experiência exitosa para ser replicado em outras cidades do Estado”.

Marcone parabenizou a iniciativa do governo do Estado e destacou que está muito feliz em ver o interesse do Governo do Estado em tornar o Consórcio Litoral Sul aportando o projeto piloto que será exemplo para toda a Bahia. “Nós saímos extremamente otimistas, foi uma das reuniões mais produtivas direcionada para os resíduos sólidos que tivemos. Os prefeitos e prefeitas da região estão empenhados na resolução dos resíduos sólidos”.

O presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio fez um apelo aos gestores de Itabuna e Ilhéus para que possam se associar, tendo em vista que a participação dos maiores municípios da região é importante na tomada de decisões em benefício do Sul da Bahia. O gestor também ressaltou que “nós prefeitos precisamos fazer o dever de casa lá no início, na coleta seletiva para que a sociedade entenda e possa replicar. Esse é o passo principal, começar na nossa casa, partir para os prédios públicos”. Ascom


O Dez... Casados não deixa o carnaval de Itabuna passar em branco

 


O Dez...Casados não deixa o Carnaval de Itabuna passar em branco

O bloco o Dez...Casados, obedecendo o protocolo da Organização Mundial de Saúde-OMS, “colocou o bloco na rua! ” neste sábado 13,  no Bairro Banco Raso, local onde fica a sede da agremiação. Com isso, já podemos dizer que o carnaval de Itabuna, um dos maiores do sul da Bahia e um dos mais tradicionais não passará em branco.

A apresentada foi feita pelo seu diretor-presidente Sandoval Benevides, com um repertório musical das velhas machinhas dos carnavais. Auxiliado por um Mini-Trio, dirigido, desta vez, pelo conhecido “Sabão Baterista, a sua passagem, chamou muito atenção dos moradores daquele Bairro, que aplaudiram a iniciativa. O evento carnavalesco, sem a participação popular (pela primeira vez), mesmo assim encantou, levando muita alegria e distração a todos que viram das portas de casas, apartamentos, ou através da Life.

O “Dez.. Casados”; desde a sua fundação, em 2004, se tornou uma das grandes atrações do carnaval Grapiúna. “A nossa apresentação hoje, mesmo sem público, alcançou todos os nossos objetivos”, disse o incansável Sandoval Benevides

 “Com isso pedimos a Deus e ao Nosso Bom Jesus, que nos livre dessa Pandemia e, que, para o próximo ano, nos permita o retorno à Avenida, dentro de um clima de muita alegria. Queremos realizar a nossa maior apresentação, pois o nosso bloco estará completando 18 anos. Com o objetivo de sempre resgatar as tradições dos nossos velhos carnavais, levando a alegria e a paz ao nosso povo. Hoje foi um grande sucesso! ”, finalizou.  

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Retorno do transporte coletivo em Itabuna dia 17

Prefeito Augusto Castro anuncia o retorno do transporte coletivo em Itabuna dia 17




O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, vistoriou, no início da semana, os 50 veículos do grupo empresarial Atlântico Transportes. Hoje, ele anunciou que o transporte coletivo começa a operar na quarta-feira, dia 17, depois de a população sofrer nos deslocamentos diários por falta de transporte na cidade. “Itabuna vai viver uma nova era no transporte público. Este é um compromisso do nosso governo com o usuário do sistema e com a cidade”, destacou.

Itabuna ficou 11 meses sem transporte coletivo por conta da pandemia do novo coronavírus. O retorno dos ônibus às ruas está sendo viabilizado depois da assinatura de um contrato emergencial pelo prefeito. “Não dava para a cidade ficar quase um ano sem transporte público. Crise no comércio, as pessoas sem acesso ao transporte público, tudo isso criava uma imagem bastante negativa”, comentou o prefeito Augusto Castro.

Com a nova frota, os veículos levarão conforto e segurança para os itabunenses. “São ônibus novos, modernos, de qualidade e confortáveis, e, o mais importante, sem aumento da tarifa, que continuará a mesma: R$3,70. É a Prefeitura de Itabuna, trabalhando e cumprindo o nosso compromisso”, afirma o prefeito.

OS VEÍCULOS

De acordo com o representante do grupo Atlântico Transportes, Renato Ramos, os veículos contam com sistema de reconhecimento fácil para identificação do usuário no acesso, entrada especial para cadeirantes, duas entradas de USB para carregamento de celular ao lado dos assentos e monitoramento de segurança.

Também tem sistema de wi-fi, alguns contam com ar-condicionado, além de seguir todos os protocolos e medidas de segurança para evitar a contaminação da Covid-19, como por exemplo, a disponibilização de álcool em gel 70%.

O secretário de Transporte e Trânsito, Thales Silva, reforça que os veículos trabalharão no sistema integrado. “Eles também contarão com sistema online em que o passageiro vai poder acompanhar o trajeto e a duração da viagem, por meio do aplicativo Sitis (Sistema Integrado de Transporte de Itabuna)”, assegurou.

_______________________________

Prefeitura lança Operação Morfeu para combater

 poluição sonora e aglomerações


Para combater abusos relativos à poluição sonora e aglomerações na cidade, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Segurança e Ordem Pública, lançou nesta sexta-feira, dia 12, a Operação Morfeu. O evento aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito contando com a presença de representantes dos órgãos de Segurança Pública e de secretários municipais.

O prefeito Augusto Castro participou por meio de contato virtual, pois cumpre agenda e compromissos em secretarias do Governo do Estado, incluindo a de Segurança Pública, em Salvador. Ele agradeceu pela união de esforços e o compromisso das instituições neste momento em que a cidade enfrenta a pandemia de Covid-19.

Augusto declarou que a Prefeitura responde diretamente aos inúmeros pedidos para que ações eficientes de combate à poluição sonora sejam realizadas em benefício da maioria da população. “A Operação Morfeu, portanto, é a resposta mais exata para assegurar o sossego e a tranquilidade, graças ao apoio de todos os envolvidos”, afirmou.


Presencialmente, o lançamento foi presidido pelo vice-prefeito Enderson Guinho e pela secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, que falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta elaborado pelo Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Rafael Lima Pithon. Com o cumprimento dos requisitos do TAC pela Prefeitura o MP-BA vai pedir à Justiça que extinga, sem julgamento de mérito, Ação Civil Pública ajuizada em 2017, jamais cumprida.

Por meio de forças-tarefas conjuntas, a Prefeitura, as policiais Militar e Civil, a Guarda Civil Municipal e fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e das secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e da Segurança e Ordem Pública vão percorrer os bairros e o centro da cidade, orientando a população a evitar som alto e as aglomerações.

“Som alto atrai gente e prejudica a saúde e a tranquilidade das pessoas”, disse Mariana Alcântara, acrescentando que a orientação do prefeito Augusto Castro é que a união com as forças de segurança em ações educativas e, em último caso, de fiscalização e repressão garanta a tranquilidade pública e a paz social, principalmente nos finais de semana.


AGLOMERAÇÕES E COVID-19

Para o vice-prefeito Enderson Guinho, a Operação Morfeu se situa também numa das ações emergenciais mais preocupantes que a cidade enfrenta, que é o aumento de casos de Covid-19. Os dados estão sendo confirmados pelos boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde.

“As pessoas, infelizmente, estão perdendo o medo. Temos tido cobranças para tomar providências e pontualmente vamos construir coletivamente essa ação, sobretudo com o apoio da população”, ratificou o vice-prefeito.


No que tange aos casos de som abusivo, o 15º Batalhão da Polícia Militar indica que 60% dos chamados registrados nos finais de semana tratam basicamente deste tipo de ocorrência. “A Polícia Civil tem feito a parte dela. Em casos de reincidência, procedem-se as apreensões de aparelhos de som”, completou o delegado-chefe da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia, André Aragão.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, apontou que proceder uma operação com essa envergadura não é só uma questão de proteger o sossego das pessoas. É uma questão de saúde também. “A gente sabe que todo mundo gosta de som e que, consequentemente, as pessoas acabam se aglomerando. Nossa cidade ainda enfrenta os perigos da pandemia”, afirmou.

Para Lívia, campanhas de conscientização com o apoio de tantos órgãos representativos juntos, especialmente os de segurança, é muito positivo. Ao final da reunião, a secretária Mariana Alcântara assinou o Termo de Ajustamento de Conduta lembrando que quaisquer denúncias podem ser feitas diretamente pelo número de telefone 153, sem a necessidade de as pessoas se identificarem na hora do contato, pois o anonimato estará resguardado.

Também prestigiaram o evento, os secretários de Saúde, Lívia Mendes Aguiar; de Transporte e Trânsito, Thales Silva; de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier. O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, o Coronel Ferreira Lopes; o coordenador da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), o delegado André Aragão; a comandante da Guarda Civil Municipal, Roseane Santos, além de diretores de órgãos municipais.

Visa cumprir a legislação e preservar direitos dos cidadãos

A intenção do governo não é coibir a atividade comercial de bares e restaurantes no município, mas consolidar parcerias com os proprietários destes estabelecimentos visando à conscientização para a necessidade do fiel cumprimento à Lei do Silêncio e de decretos que tratam das questões ambientais e de prevenção à Covid 19 em Itabuna”. É assim que o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, ressaltou o objetivo da Operação Morfeu, lançada nesta sexta-feira, dia 12.

Coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Operação Morfeu será desenvolvida em conjunto com as secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, de Transporte e Trânsito e da Saúde, além do 15º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público estadual.

Para o secretário Ricardo Xavier, o apoio dos comerciantes e da população é imprescindível para que a sociedade como um todo tenha seus direitos preservados e as ações preventivas de combate à pandemia do novo coronavirus obtenham os resultados esperados. Ele lembra que o momento é muito delicado e as pessoas devem evitar aglomerações.

“Temos consciência da importância da atividade comercial de bares e restaurantes para a economia do município, gerando emprego e renda e promovendo entretenimento e lazer para a população. Portanto, precisamos do apoio dos comerciantes e da comunidade para que estes estabelecimentos possam funcionar de maneira ordenada e em sintonia com as normas previstas na legislação”, enfatizou Xavier.

Além da Operação Morfeu, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Prefeitura também está executando a substituição de lâmpadas, braços e luminárias em toda a cidade. Segundo o prefeito Augusto Castro (PSD), a ação da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo visa garantir mais segurança à população. Até agora, mais de 300 lâmpadas de 400, 150 e 70 watts já foram trocadas. As pessoas podem ligar para o telefone de serviço (73) 3617-4774 para indicar locais cuja iluminação necessite de reparos. Além disso, muito importante que as pessoas ajudem no processo de fiscalização.

_________________________

Centro Administrativo Firmino Alves passa por 

desinfecção contra Covid-19

O Centro Administrativo Firmino Alves, onde funcionam os serviços da Administração direta e alguns da Administração indireta da Prefeitura de Itabuna, vai passar por desinfecção e sanitização na segunda e terça-feira, dias 15 e 16, extensivo a outros setores da Administração municipal.

O imóvel, na Avenida Princesa Isabel, onde funcionam os principais órgãos municipais, passará por sanitização para prevenir casos do novo coronavírus entre os servidores municipais. Já houve registro de casos, com o consequente isolamento social.. Por isso, não haverá expediente ao público.

O combate ao coronavírus será feito com a forma mais eficiente que é a pulverização de produtos químicos que eliminam a concentração do vírus no ambiente. A Agiliza Dedetizadora vai utilizar um desinfetante antibactericida, aprovado com eficiência comprovada, conforme RDC n°14/07 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde para bactérias testadas: gram- positivas e gram-negativas, staphylococcus aureus, salmonella choleraesuis, escherichia coli e pseudomonas aeruginosa. O produto é utilizado em UTIs, por ser eficiente, não agressivo e ter uma proteção ambiental mais duradoura.

_________________________

Mais de 300 lâmpadas em Itabuna substituídas na 

primeira fase

Balanço fechado pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo nesta sexta-feira, dia 12, aponta que 305 pontos de iluminação pública da cidade de Itabuna foram beneficiados com a substituição de lâmpadas, braços ou luminárias nesta primeira semana. A ação vai continuar para aumentar a sensação de segurança das pessoas.

Segundo o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho, está sendo cumprida a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, para garantir mais segurança à população.

Até agora, lâmpadas de 400, 150 e 70 watts já foram trocadas. Sousa diz que as pessoas podem ligar para o telefone de serviço (73) 3617-4774 para indicar locais cuja iluminação necessite de reparos. Além disso, é muito importante que as pessoas ajudem no processo de fiscalização, principalmente pela ação de vândalos.

No Bairro Santo Antônio foram beneficiados 45 pontos de iluminação pública. Em Nova Ferradas, 25; Jardim Primavera; 24; Vila Anália e Nova Esperança, 23; Centro 20. Os demais foram:

Fátima (18), Hospital de Base (17), Jubiabá (15), Sarinha Alcântara (14), Condomínio Gabriela(12),
Califórnia (12), Fernando Gomes (11), Parque Boa Vista e Fonseca (10), João Soares e Condomínio São José (9), Centro Comercial (7) e Daniel Gomes (4).Ainda, Jardim Italamar, Jaçanã, Parque Verde e Loteamento Paraíso (3), Gegeu Rocha, Monte Cristo, Zildolândia e São Pedro (2) e Castália, Novo São Caetano, Góes Calmon e Conceição, um ponto de iluminação cada.

_________________________

Funcionários da Emasa realizam testes, depois de casos

 confirmados de Covid-19.

Depois da confirmação de quatro casos de contágio pelo novo coronavírus, funcionários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento realizaram testes rápidos na sede da empresa. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde fez a detecção que será estendida a todas as unidades da Emasa.

Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Emasa, Henrique Sousa, depois dos casos confirmados no quadro de pessoal, há monitoramento de forma antecipada para que a empresa possa tomar providências no tocante ao isolamento do funcionário, sanitização dos ambientes e, o mais importante o cuidado com a saúde do trabalhador”, afirma. Para atender o quadro de funcionários do prédio sede da Emasa, foram solicitados 40 testes rápidos.

A biomédica Natália Pereira, uma das integrantes da equipe da Vigilância Epidemiológica, assegura que o resultado do teste rápido é de mais de 90 por cento, de acordo com o laboratório farmacêutico responsável. “A taxa de acerto do protocolo é alta, respeitando a sensibilidade e especificidade do paciente, a exemplo de oito dias com sintomas ou contato com alguma pessoa contaminada”, ressalta.

A também biomédica Luara Athaly,e integrante da equipe, explica que as imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos ou células de defesa e agem na forma de resposta a antígenos presentes no organismo. “O IgG são células de defesa mais antigas, não requerem isolamento. Enquanto que na presença das células IgM, se faz necessário o isolamento e os cuidados com o infectado”, diz.

Um cronograma para que a equipe de testagem da Vigilância Epidemiológica visite as outras unidades da Emasa, para testar os demais colaboradores, será estabelecido logo após o feriado de carnaval. Por ora, fica valendo as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde de as pessoas evitarem aglomerações, sair às ruas desnecessariamente, usar máscara, manter a higiene das mãos e usar álcool gel a 70 por cento.

_________________________
Departamento de Comunicação Social
com informações da Ascom - Emasa

________________________________________

Boletim Covid-19 – 12.02.2021


Boletim da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, dia 12, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores. Itabuna registra 19.694 casos de pacientes curados; 20.672 casos confirmados, sendo 592 casos ativos; 22 internados em UTI, 22 em leitos clínicos e 386 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Use máscara. Evite aglomerações.

______________________

Departamento de Comunicação Social/PMI

FLISBA realiza colóquios para comemorar os 99 anos da Semana de Arte Moderna

 FLISBA realiza colóquios para comemorar os

 99 anos da Semana de Arte Moderna e inicia

 comemorações pelo ano do centenário

O Coletivo Flisba vai realizar hoje, dia 12 e nos dias 13 e 14 de fevereiro o Projeto “Colóquios Tupy Or Not Tupy – 99 anos da Semana de Arte Moderna”. O objetivo das lives é refletir sobre a importância desse acontecimento que impactou além da literatura, as artes plásticas, a música e tantos outros campos da sociedade brasileira.

As lives vão ocorrer sempre às 20 horas pelo Instagram, no perfil do Flisba: @flisba.

No dia 12/02 - 20h, o tema da live será sobre “Modernismo - Desvios e Preconceitos” sob mediação da professora Luh Oliveira. O convidado é o professor Ramayana Vargens.

Para o professor Ramayana Vargens, membro do coletivo Flisba e idealizador da proposta,   a Semana de Arte Moderna merece reflexão, pois, “ às vésperas de completar um centenário, a Semana de Arte moderna merece uma análise que destaque não apenas sua contribuição estética renovadora. Faz-se oportuno examinar suas influências na formação dos padrões ideológicos  que nortearam a política cultural no país” sintetizou  ele sobre a importância da Semana de Arte Moderna para o Brasil.

No dia 13/02 , o tema será sobre  “Patrimônio Cultural: as referências simbólicas das tradições populares” tendo a mediação  da professora Anarleide Menezes. Ela vai receber André Reis, que é  Diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão do Estado da Bahia. É Especialista em Gestão da Cultura E tem em seu currículo uma vasta experiência administrativa e ações.

Para a professora Anarleide Menezes  “ registrar o Patrimônio Cultural Imaterial, muito mais que folclorizar as tradições populares, permite vivê-las, referenciá-las, perpetuá-las. Para isso, o FLISBA apresenta a Live Patrimônio Cultural: as referências simbólicas das tradições populares.  Ela complementa que a live será um “momento ímpar para ouvir sobre respeito à diversidade das culturas que forjam a identidade do genuíno brasileiro”.

No dia 14/02, às 20h, será realizada a live com o tema “As Mulheres e a Semana de Arte Moderna” sob a mediação da professora Silmara Oliveira, presidenta da Academia de Letras de Itabuna. Ela receberá a advogada, professora e artista plástica Jane Hilda Badaró, que refletirão sobre a Semana de Arte Moderna, as artes plásticas, a literatura e a presença feminina na sociedade brasileira.

Ainda no dia 14/02 , às 21 horas, o FLISBA promove o Sarau Comentado, com as mediações de  Sheila Shew e Tácio Dê. A proposta da atividade é que as pessoas que desejarem podem declamar uma poesia modernista  e em seguida comentar sobre o contexto histórico e as percepções sobre o texto poético.

Para Tácio Dê, o Sarau Comentado é a “possibilidade de ouvir a aprender. O Sarau Comentado será uma experiência diferente e encantadora para revisitarmos a ebulição da Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos”, concluiu um dos integrantes do Coletivo Flisba. As pessoas interessadas em participarem podem solicitar no momento da live ou enviar antecipadamente uma mensagem para o direct do perfil do Flisba no Instagram.

O Coletivo FLISBA é o promotor do Festival Literário Sul-Bahia e tem promovido algumas reflexões sobre a literatura, a gestão cultural, a preservação do patrimônio cultural e estimulado a leitura e o  acesso dela.

 

 

 

Da - Assessoria.

 

 

ROTARY CLUB DE ITABUNA RECEBEU SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM PALESTRA VIRTUAL


Em palestra virtual promovida pelo Rotary Club de Itabuna na noite da última terça-feira (09), a secretária municipal de Saúde Lívia Mendes Aguiar abordou o impacto da covid-19 e a campanha de imunização contra a doença na cidade, esclarecendo ainda sobre as ações propostas pela pasta para enfrentamento à pandemia. Num período em que a microrregião Sul da Bahia possui alta incidência de casos e Itabuna já somava, até a data, 385 óbitos provocados pelo vírus, a participação da gestora teve o objetivo de conscientizar os rotarianos transmitindo a mensagem da importância dos cuidados e prevenção. “Itabuna tem um número crescente de casos e ainda não entrou em estabilidade, por esse motivo, para evitar o colapso no sistema de saúde, as medidas de precaução são altamente necessárias”, desabafou.

A médica pontuou algumas das ações que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo, entre as quais, a divulgação de locais que realizam teste para detecção de coronavírus, a testagem intensa em bairros com maior taxa de resultados positivos e a divulgação do patrulhamento de bares e restaurantes nesses locais, a limpeza de feiras e praças e a aquisição de testes mais específicos para diagnóstico rápido de covid 19. Revelou ainda o retorno das reuniões do Comitê COVID que conta com representantes de diversos segmentos da sociedade.

Apresentando o vacinômetro - boletim diário que mostra o avanço da vacinação contra o coronavírus na cidade-, a secretária detalhou a campanha de imunização. “O planejamento, bem como a distribuição das vacinas, está atendendo aos grupos prioritários e segue diretrizes do plano elaborado pelo Ministério da Saúde com as devidas adaptações à realidade do município. Seguimos também parâmetros e orientações da Secretaria de Saúde do Estado que recomendam os gestores acerca da imunização”, esclareceu, acrescentando que um novo lote de vacina havia chegado à cidade naquele mesmo dia.

A convidada respondeu questionamentos dos membros do clube, fez recomendações sobre como agir em caso de sintomas de covid19 e alertou a respeito da circulação de fake news sobre a vacinação, destacando ainda a importância da disseminação de informações de prevenção. “Estamos trabalhando agora na conscientização. A população banaliza as medidas de higiene que são as mais importantes. É preciso esclarecer que o suprimento de vacinas ainda está baixo, a distribuição está baixa, então, comunicar sobre as precauções ainda é muito importante, e o Rotary, por ser um disseminador de informação, ajuda a secretaria nesse sentido”, explicou.

“Nosso Rotary é um clube de serviço, portanto, conte sempre com a nossa parceria. Estamos aqui para colaborar com a secretaria de saúde e teremos grande satisfação em participar de todas as ações que possam ajudar nessa pandemia e em outros momentos”, disse o presidente do RC de Itabuna, Marcus Vinícius Rodrigues, dirigindo-se à gestora. “Como bem disse o nosso presidente, estaremos sempre aqui para somar com o município. Que possamos estabelecer essa parceria a fim de minimizar os problemas causados pelo coronavírus na cidade. Agradeço pela brilhante e informativa palestra”, declarou o rotariano Sílvio Roberto Sousa de Oliveira. “Buscamos resolver esse desafio e melhorar a situação da saúde de Itabuna. Com o tempo conseguiremos sim elevá-la ao patamar que ela merece, de uma cidade pólo, importante para toda a região. Contamos com a colaboração de todos somando esforços para transformar a saúde de Itabuna”, encerrou a palestrante. 

Ascom/Rotary

Reforço contra Covid: da sanitização aos ‘totens’ com álcool em gel na Câmara de Itabuna

 



A primeira etapa da sanitização de todos os setores marcou a tarde de quinta-feira (11), na Câmara de Itabuna. Além desta medida, também nesse dia chegaram os dispensadores (totens) de álcool em gel, equipamentos adquiridos desde a gestão passada e que garantem a higienização das mãos de forma bastante prática.

Tais providências deverão ser utilizadas, inicialmente pelo público interno, desde a próxima quinta-feira (18). É porque segue em vigor na Casa a Resolução 001/2021, segundo a qual até o atendimento externo estará suspenso até 19 de fevereiro. O intervalo, passível de prorrogação, é para que adaptações sejam realizadas na tônica de reforçar as medidas de prevenção/combate ao coronavírus.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da Câmara, Felipe Eduardo Ramalho, o processo de sanitização completa passará a ser uma rotina semanal no Legislativo. Inicialmente, o procedimento está previsto para ocorrer às sextas-feiras, de modo a não interromper o andamento dos trabalhos.

Da mesma forma, em data ainda não definida, deverá ocorrer nova testagem em massa dos vereadores e demais servidores, tal como aconteceu no dia 08 de novembro. Naquela data, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Israel Cardoso (PTC), sublinhava o quanto é consenso entre os edis o respeito às medidas sanitárias. “A tranquilidade é de suma importância diante do quadro que vivemos na cidade, com aumento do número de infectados”.  ASCOM

 

Fotos: Pedro Augusto


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...