sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Limpeza do antigo atracadouro da Sapetinga, conhecido como Ponte do Gás

Local receberá temporariamente as embarcações durante a reforma da Bahia Pesca


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizou uma ação de limpeza e organização no antigo atracadouro da Sapetinga, conhecido como Ponte do Gás, localizado na baía da Sapetinga, no bairro Pontal. O espaço passará a receber temporariamente as embarcações durante a reforma da Bahia Pesca, situada na Avenida Dois de Julho, garantindo que a atividade pesqueira siga funcionando sem interrupções.

Apesar de ser uma área privada, o local foi cedido para atender as operações de desembarque de camarões, peixes e demais produtos, oferecendo condições adequadas para que pescadores e marisqueiros mantenham sua rotina de trabalho.

A intervenção da Prefeitura incluiu serviços de roçagem, poda, retirada de entulhos e limpeza completa do ambiente, preparando a área para uso imediato e seguro.

“Com o trabalho da nossa equipe, preparamos o espaço para garantir que Ilhéus continue com sua atividade pesqueira em andamento. Esse é o compromisso do nosso prefeito Valderico Junior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon”, destacou o secretário de Serviços Urbanos, Cacá Colchões.

A atuação reforça o empenho da gestão municipal com pescadores e comerciantes locais.!- Fotos: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

Casamento Comunitário “União que Transforma” celebra a oficialização de 35 casais em Ilhéus

Ação da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza promove direitos, reconhecimento legal e concretização de sonhos

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realiza na segunda-feira (08) o Casamento Comunitário “União que Transforma”, cerimônia que marcará a oficialização da união civil de 35 casais assistidos pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) do município. O evento começa a partir das 16h, no Centro de Convenções de Ilhéus.

A iniciativa tem como objetivo garantir acesso gratuito à regularização civil para casais em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo vínculos afetivos, assegurando direitos e promovendo cidadania.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Valderico Junior, demais autoridades municipais, equipes da Secretaria de Promoção Social e familiares dos noivos. A gestão municipal destaca que o Casamento Comunitário representa a concretização de um sonho e do reconhecimento legal.

O “União que Transforma” integra o conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura para ampliar o atendimento social e assegurar proteção às famílias ilheenses

Novos radares em Ilhéus reforçam segurança no trânsito e seguem padrões nacionais

Equipamentos visam reduzir acidentes e preservar vidas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), está finalizando a instalação de novos radares em pontos estratégicos da cidade. Os locais foram definidos após estudos técnicos que apontaram maior ocorrência de acidentes, principalmente por excesso de velocidade. O objetivo é ampliar a segurança viária e reduzir comportamentos de risco, protegendo pedestres, motoristas e todos que circulam pelas vias.

Os equipamentos vão monitorar velocidade, limitada a 40 km/h. Alguns também irão coibir paradas sobre faixas de pedestres e avanço de sinal. Para garantir mais segurança no período noturno, a fiscalização de avanço no semáforo ficará desativada entre 23h e 5h59.

A iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que propõe a diminuição de 50% dos acidentes graves até 2030. Também se alinha ao conceito internacional da Visão Zero, que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável e incentiva limites mais baixos de velocidade para preservar vidas.

Em dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes. Medidas preventivas, como os radares, podem aliviar a pressão sobre o sistema de saúde e evitar tragédias marcadas pelo excesso de velocidade e pela desatenção.

Para o diretor da Sutram, Cláudio Cardoso, o foco da ação é salvar vidas. “A instalação dos radares não tem caráter punitivo. Nosso compromisso é com a proteção de cada cidadão. Reduzir acidentes significa menos sofrimento, menos perdas e um trânsito mais humano”, afirmou.

A Sutram tem realizado ao longo do ano uma série de ações educativas, como o Maio Amarelo, que promoveu atividades nas escolas e nas ruas, e a Semana de Trânsito, em setembro, que teve como tema "Desacelere - Seu bem maior é a vida!".

Com a implantação dos equipamentos e o trabalho de conscientização, a Prefeitura reforça o compromisso com um trânsito mais seguro e responsável para toda a população. - Foto: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

Ilhéus articula ações com Programa Acessuas para ampliar qualificação e inclusão produtiva

Reunião pautou iniciativas para o fortalecimento de políticas públicas sociais

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou uma reunião com o Programa Acessuas para reforçar a integração das políticas de qualificação profissional e geração de oportunidades no município.

O encontro contou com a presença do superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jurandir Hendler, e teve como objetivo alinhar propostas, fortalecer parcerias institucionais e avançar na organização das oficinas que serão implementadas em Ilhéus. As ações visam ampliar a oferta de capacitação, promover a empregabilidade e apoiar a inclusão produtiva de cidadãos que buscam oportunidades no mercado de trabalho.

Durante a reunião, foram apresentados esclarecimentos e diretrizes sobre as iniciativas já desenvolvidas e as que estão em fase de planejamento. A cooperação entre os setores fortalece a capacidade do município de oferecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. 

Ilhéus inicia Consultório na Rua para ampliar atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes multiprofissionais percorreram o bairro do Malhado reforçando ações de saúde, assistência social e acolhimento

O município de Ilhéus deu início, nesta sexta-feira (05), às ações do Consultório na Rua, programa do Ministério da Saúde voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A primeira atividade ocorreu no bairro do Malhado, com a presença de equipes multiprofissionais das secretarias de Saúde, Promoção Social e outras áreas parceiras.

A enfermeira da Atenção Básica do município, Elma Valiense, destaca que este é um momento importante para o município, que recentemente aderiu ao programa com três equipes distribuídas nas zonas Norte, Centro e Sul.

“Estamos dando o pontapé inicial em uma ação fundamental. Hoje é nossa primeira ida a campo para esse contato direto com pessoas em situação de rua, que muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade. Nosso objetivo é melhorar o acesso delas aos serviços de saúde, acolher e enxergar essas pessoas em sua totalidade”, explicou.

As equipes contam com enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. O trabalho envolve acolhimento, escuta qualificada e identificação de necessidades urgentes. Segundo Elma, quando for constatada a necessidade de consulta médica, os usuários serão encaminhados para unidades de referência.

“Aderimos inicialmente à modalidade 1, mas já estamos estruturando as ações para avançar à modalidade 3, que inclui médico na equipe. Enquanto isso, três unidades de saúde funcionarão como pontos de apoio para garantir atendimento organizado, acolhedor e contínuo”, ressaltou.

A assistente social Soraia Mello, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, explica que a abordagem social é essencial nesse primeiro contato.

“O papel da assistência social é acolher, ouvir e identificar as necessidades de cada pessoa. Buscamos saber se possuem documentos, se precisam de encaminhamento para retirada de RG ou CPF, se necessitam de atendimento médico ou outras demandas urgentes. Todas as pessoas em situação de rua estão em vulnerabilidade — seja por questões familiares, uso de álcool e drogas ou abandono. Estamos aqui para oferecer caminhos de cuidado e reintegração”, afirmou.

A diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Rosany Borges, ressalta que o programa funciona de forma itinerante, levando profissionais diretamente aos locais onde se encontram pessoas em situação de rua.

“O Consultório na Rua é uma estratégia que aproxima o SUS da população mais vulnerável. A equipe vai ao território, identifica esses grupos e garante acesso a consultas médicas, apoio psicológico, orientação nutricional e serviços odontológicos, conforme a necessidade. Também atuamos nas demandas psicossociais, como busca de documentos e reintegração familiar”, destacou.

Rosany reforça que algumas unidades de saúde do município já estão definidas como referência para os encaminhamentos realizados pela equipe do Consultório na Rua, garantindo continuidade do cuidado.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde reafirma o compromisso com políticas públicas integradas e humanizadas, levando saúde, acolhimento e dignidade às pessoas que vivem em situação de rua. - Por ASCOM SESAU

Ilhéus promove Fórum de Lideranças para discutir políticas públicas do Litoral Norte

Encontro reunirá Prefeitura, Câmara Municipal e comunidade para fortalecer ações na região

A Prefeitura de Ilhéus participará, no dia 11 de dezembro, do Fórum de Lideranças para Discutir as Políticas Públicas do Litoral Norte de Ilhéus, um encontro que reunirá gestores, autoridades e representantes comunitários em um diálogo amplo sobre as necessidades e prioridades da região. O evento será às 08h30, no Hotel Mamoan, Km 22 da Rodovia BA-001 (Ilhéus-Itacaré).

O Fórum também contará com a presença de vereadores e lideranças locais, com o objetivo de alinhar estratégias, ouvir demandas e fortalecer a atuação entre poder público e comunidade.

No encontro, a Prefeitura terá papel ativo nas discussões e na apresentação de ações que já vêm sendo implementadas na região. A participação da população também é essencial para construir políticas públicas para a região. - Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senado votará nova Lei do Impeachment na quarta-feira

Alcolumbre quer aprovar projeto de Pacheco antes do recesso Senadores durante reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) | Foto: An...