segunda-feira, 12 de abril de 2021

ITABUNA EM FOCO: Refugiados da Venezuela amparados temporariamente em Itabuna

Secretaria de Promoção Social de

Itabuna acolhe temporariamente

refugiados da Venezuela


Trinta e oito venezuelanos que desembarcaram no Terminal Rodoviário de Itabuna na madrugada desta segunda-feira, 12, foram acolhidos temporariamente pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. O grupo chegou à cidade, fugindo da crise econômico-financeira naquele país latino-americano.

A secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Castro, disse que assim que foi comunicada sobre o desembarque dos venezuelanos pela administração do Terminal determinou imediatamente a equipe de abordagem para averiguar a situação dos refugiados.

Dentre os estrangeiros, estão 23 crianças e 15 adultos que foram levados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o – Centro POP, no Jardim Grapiúna.

No local de acolhimento, os refugiados puderam tomar banho, se alimentar e receberam roupas.  Uma das preocupações da Secretaria de Promoção Social é com o trajeto percorrido pelos venezuelanos até Itabuna.

Um deles chegou a dizer que o grupo passou por Manaus, no Amazonas, cidade que entrou em colapso por causa do novo coronavírus, Fortaleza, no Ceará, e Recife, em Pernambuco, além de outras cidades sem que tenham sido acolhidos.

De acordo com a secretária Andrea Castro, o grupo foi submetido ao teste rápido da Covid -19, imediatamente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Três refugiados tiveram resultado positivo e já estão em isolamento. Duas crianças e um adulto.

Ela informou que os refugiados serão transferidos ainda hoje para a escola Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Bairro João Soares, onde terão mais espaço para se acomodar e dormir. A secretária enfatizou que “a Prefeitura de Itabuna está prestando toda assistência humanitária, mas precisamos de ajuda de outros órgãos para saber como conduzir a situação”.

A secretária Andrea Castro disse ainda que já entrou em contato com a secretaria de Direitos Humanos, Ministério Público e Polícia Federal, já que se tratam de imigrantes e alguns estão até sem documentação. “ Todos estão bem. Mas, para nós é algo novo que precisa de um direcionamento legal”, ponderou.

Diagnóstico social das famílias que vivem no

lixão

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, deu início no sábado passado, dia 10, a um diagnóstico social no lixão. Está sendo apurado quantas famílias vivem no local e as condições financeiras e de saúde dessas pessoas. O trabalho tem o objetivo de fazer a revisão cadastral das famílias que sobrevivem da coleta de materiais recicláveis.

A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Maria D’Ajuda Cavalcante, explica que a intenção é melhorar a qualidade de vida dessas famílias para que os impactos sociais que vêm sofrendo há muitos anos sejam minizado.

Na localidade, próxima ao Loteamento Nossa Senhora das Graças, equipes de agentes do Departamento de Proteção de Alta Complexidade conversaram com as pessoas, coletaram dados de cada uma das famílias em um questionário e fizeram atendimento social.

Dentre as perguntas da entrevista individualizada com membros de cada família que mora no lixão, os técnicos quiseram saber sobre a renda mensal obtida com a venda dos materiais recicláveis, nível de escolaridade e a profissão em que sonha seguir. “A ideia é dar uma oportunidade para que possam ter novos horizontes, oferecer cursos profissionalizantes, dentre outras ações”, adianta D’Ajuda.

Ela explica que a secretária Andréa Castro pretende desenvolver projeto social que possa melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas, sem que deixem de ter uma renda. “Daí, a importância de conhecer a realidade de cada um”, explica Maria D’Ajuda.

Dona Vilma Maria de Jesus, 54 anos, conta que seu sonho é ser costureira, mas vive com o marido na área da balança do lixão, por falta de oportunidade. “Com o dinheiro que conseguimos com a venda dos recicláveis não dá para fazer muita coisa, muito menos melhorar meu barraco que está prestes a cair”, lamenta, acrescentando que apura cerca de R$ 400,00 por mês.

O jovem Valdir de Jesus Alves, 19 anos, conta que seu sonho é ser mecânico de automóveis. Mas, diante da falta de opções, trabalha muito para conseguir sobreviver com o que vende do lixão. “Tenho vontade de sair daqui. Mas, ainda não foi possível. Enquanto isso, vou me virando como posso”, desabafa.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza vai continuar aplicando os questionários até conhecer a realidade de todas as famílias que vivem no lixão. Pelas estimativas, mais de 60 famílias sobrevivem com a venda de materiais recicláveis e em condições subumanas, sem habitações dignas, acesso à saúde e à educação e a programas sociais.

Todo o empenho da Administração do prefeito Augusto Castro é para que elas sejam inseridas nas ações de promoção social e de combate à pobreza. Além disso, que tenha oportunidades no mercado de trabalho, por meio de projetos educacionais e de cursos profissionalizantes.

Vila Anália receberá Mutirão de

Combate à Dengue 


Os moradores do Vila Anália receberão na manhã de sexta-feira, dia 16, o Mutirão de Combate à Dengue, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde nos bairros de Itabuna. No local foram identificados quatro casos da doença neste ano.

Esse será o terceiro bairro da cidade a receber Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da Secretaria de Saúde. O Mutirão tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de evitar focos do Aedes aegypti. Além disso, o Vila Anália fica no entorno de outros dois bairros onde há casos de dengue.

Além disso, as famílias são orientadas a cobrir depósitos e tanques de água, locais onde a fêmea do mosquito deposita larvas e pupas. Por meio da coleta nos quintais de utensílios domésticos que possam servir de berço para larvas do mosquito se evita a proliferação do causador da dengue, chikungunya e zika.

Até agora, já receberam a visita das equipes nas duas últimas semanas os bairros Sarinha Alcântara e São Caetano. O gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Émerson Oliveira, informa que a meta é avançar realizando mutirões, semanalmente, tendo em vista que já foram confirmados 100 casos de dengue na cidade.

O trabalho realizado por agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde tem como foco distribuir panfletos informativos e sacos de lixo para que a população recolha resíduos do interior de suas residências que possam servir de criadouro das larvas do mosquito.

Zoonose vacina cães e gatos da

Mangabinha



O bairro da Mangabinha receberá na quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, os profissionais da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde para vacinação antirrábica em cães e gatos a partir de três meses de vida. A imunização é gratuita e acontecerá entre às 8h30min e 16h30min, na Praça Heitor Farias. No mesmo local, haverá doação de pets. 

De acordo com balanço divulgado hoje pela coordenação da DCZ, até agora já foram imunizados contra a raiva cerca de três mil animais de estimação nos bairros de Fátima, Califórnia, Conceição, São Caetano e Santo Antônio. Neste último, foram vacinados na semana passada, um total de 669 animais. Também foi feita a doação de quatro gatos e um cão, todos já vacinados e vermifugados.

A coordenadora do DCZ, Ellen Gleicer Lima Santos, volta a destacar a importância tanto da adoção responsável, quando o proprietário se compromete a cuidar e zelar pela saúde de seu novo bichinho de estimação, quanto da vacinação antirrábica. “É preciso lembrar que a vacina ainda é a única forma de prevenir contra a doença letal, que também afeta o ser humano”, reforça.

Ellen diz que um dos grandes desafios da Divisão de Controle de Zoonoses é imunizar o maior número de animais domésticos em Itabuna. “Por isso, estamos levando as ações da unidade para mais perto da população, com o objetivo de garantir a saúde pública no município”, afirma.

Ela diz ainda, que existem outras importantes ações da DCZ que serão executadas ao longo da gestão do prefeito Augusto Castro, “que tem um olhar especial quando se trata da promoção à saúde da coletividade”. A coordenadora lembra que o Zoonoses é um importante órgão para o controle de doenças e agravos transmitidas por animais domésticos e que podem afetar diretamente o ser humano.

“A vacinação, por exemplo, é uma das mais importantes ações para evitar agravo que podem comprometer a qualidade de vida da nossa comunidade”, finaliza.

Prefeitura capacita funcionários de licitações,

contratos e compras

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, promoveu na tarde desta segunda-feira, dia 12, no Teatro Candinha Dórea, um treinamento e capacitação de 40 servidores públicos municipais vinculados aos setores de licitações, contratos e compras e de contabilidade. O curso foi ministrado por técnicos da empresa Marla Oliveira Consultoria Jurídica.

Segundo o secretário José Alberto Lima Filho, a capacitação visa à melhoria da prestação de serviços nas áreas de licitações, compras e contratos, além de melhor preparar as equipes para que tornem mais ágeis os procedimentos e decisões e a gestão municipal tenha ganhos de eficiência. “Nossa gestão deu um passo significativo para tornar eficientes e transparentes as contratações públicas, que foi aproveitar o conhecimento técnico de servidores efetivos. Uma parcela pequena de servidores da Prefeitura de Itabuna são novatos”, disse.

E acrescenta: “Ainda assim, contando com toda a experiência de quem já lida com essas demandas há algum tempo ou contando com o apoio dos novatos que estão se familiarizando com a realidade do município de Itabuna, entendemos que promover uma roda de conversas, um momento de encontro e compartilhamento de experiências é fundamental para atualizar as informações, as especificidades da Administração tendo como plano de fundo a questão da pandemia e os aspectos legais de todo e qualquer contrato.”

Na abertura, o prefeito Augusto Castro desejou sucesso aos funcionários participantes, tendo declarado que deseja que tenham qualificação técnica para que estejam protegidos os preceitos irrefutáveis da Administração pública: “Transparência, legalidade e necessidade. Com esses preceitos, tenho a certeza de que a máquina pública funcionará de maneira ainda mais eficiente”, disse. Os cursos foram ministrados pelos consultores Marla Oliveira e Railson Pinho, especialistas e mestrandos em Direito e Administração Pública pela Universidade de Buenos Aires.

Boletim Covid-19 – 12.04.2021




A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 26.703 casos de pacientes curados, 27.721 casos confirmados, sendo 52casos ativos; 41 internados em UTI, 8 leitos disponíveis; 38 em leitos clínicos, 28 leitos disponíveis; e 490 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.



Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...