quarta-feira, 25 de julho de 2018

Soluções para redução da violência são debatidas no Legislativo de Itabuna


 
Sessão especial, proposta pelo vereador Robson Sá (Robinho, do PP), debateu na tarde de terça-feira (24) o tema "A escalada da violência, apontando caminhos no Município de Itabuna". A sessão reuniu na Câmara, além do Legislativo, representantes do Executivo, da área de segurança, Justiça e da comunidade. A discussão girou em torno da busca de um norte para a diminuição dos índices e a união entre diversos setores esteve entre as principais sugestões apontadas.


Enquanto proponente da sessão o vereador Robinho destacou que o combate à violência se dá não somente por ação policial. Para ele devem ser tratadas também as questões sociais por meio da Educação que é a ferramenta com a qual o Executivo pode estar mais próximo da comunidade. O vereador estendeu o seu gabinete para ampliar e dar continuidade à discussão, ouvindo diversos setores. "Fiquei encantado, temos solução. A solução é nos juntarmos para tratar o assunto com mais técnica", disse ele.


A explanação sobre a contribuição das universidades para a temática ficou a cargo do Doutor Fernando Soares, professor da UFSB. Segundo ele, pesquisa, diagnósticos, prevenção e sugestão de propostas podem apresentar caminhos para a redução dos índices. O professor apontou a criação do Núcleo de Estudos da Violência como um grande passo. Também presente, o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna, Gilberto Santana, reforçou a necessidade de integrar ações para que essa redução ocorra. "Precisamos muito da população para contribuir com essa melhora da segurança pública", afirmou.

O major Manoilzo, do 15º Batalhão da Polícia Militar, apresentou dados das ações da PM e apontou que o restabelecimento dos Conselhos Comunitários seria uma parceria formidável para o combate à violência. Por sua vez, o vereador de Brusque, em Santa Catarina, Jean Pirola, descreveu medidas adotadas na cidade e que podem servir de exemplo para Itabuna. "No passado tivemos problema com segurança, quando nos unimos vimos que realmente tem jeito e dá para fazer", descreveu.

Ele complementou que quando se faz um trabalho público-privado, em parceria com a comunidade, os resultados aparecem. A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, destacou que a violência nasce das vulnerabilidades e que a Prefeitura têm mantido programas e projetos que garantem políticas públicas para os jovens, mulheres, idosos, crianças e adolescentes.

Os vereadores Antonio Cavalcante; Ronaldão; Jairo; Enderson Guinho e Manoel Júnior também participaram da sessão especial. Ainda o juiz Antonio Higino; o presidente da OAB Itabuna, Edmilton Carneiro; os secretários municipais de Educação, Nilmecy Gonçalves; e Indústria e Comércio, Jorge Vasconcelos; a Diretora do Departamento de Combate à Pobreza, Carol Suzart; e representantes de entidades civis organizadas. (Ascom)


Fotos: Pedro Augusto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Estadual da Criança celebra a força dos prematuros com ensaio fotográfico no Novembro Roxo

Em ação para o Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, reali...