segunda-feira, 7 de julho de 2025

ITABUNA EM FOCO

Estudantes da UESC realizam “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes” no Hospital de Base

Pela terceira vez, estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizaram a “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes” no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

A atividade aconteceu na quinta-feira passada, dia 3, no corredor das enfermarias da unidade hospitalar, como parte do “Projeto de Extensão Gestão do Cuidar em Saúde”, em parceria com a disciplina “Enfermagem Perioperatório”, do curso de Enfermagem da UESC.

Organizada pelos estudantes, sob a responsabilidade das enfermeiras e preceptoras da referida disciplina Paula Soriano, Rejane Barreto e Maria do Rosário Barreto, a oficina teve como foco capacitar acompanhantes de pacientes quanto aos cuidados básicos necessários no ambiente domiciliar após a alta hospitalar.

O objetivo é reforçar orientações fundamentais para garantir a continuidade do cuidado e a recuperação dos pacientes em casa.

Durante a atividade, foram abordados temas como realização de curativos, manejo de cateter vesical, sondas enteral e gástrica, prevenção de lesões por pressão, administração de medicamentos e cuidados com ostomias.
Depoimentos reforçam importância da oficina para acompanhantes:

Amanda Lima, que acompanha a mãe internada, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Foi a primeira vez que vi esse tipo de ação dentro de um hospital. Achei enriquecedor, porque conseguimos adquirir novos conhecimentos e já aplicá-los aqui mesmo, com nossos familiares”, relatou.

Já Tatiane Santos, que atua como cuidadora de idosos, também elogiou a oficina. “Achei muito proveitoso. Muitas vezes, os idosos estão acamados e nem sempre as famílias têm condições de contratar um profissional. É muito bom aprender um pouco de cada coisa para poder cuidar melhor dos nossos idosos”, afirmou.

A parceria entre o Hospital de Base e a UESC é um exemplo de como a educação pode transformar realidades na área da saúde, levar conhecimento à comunidade, qualificar o cuidado e promover uma assistência mais humanizada e colaborativa para os pacientes.

Escola Profissionalizante de Itabuna inicia matrículas para o semestre com a oferta de 840 vagas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) inicia nesta quinta-feira, dia 10, das 8 às 17 horas, as matrículas para o segundo semestre com a oferta de 840 vagas para 14 cursos.

Para o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, a Escola Profissionalizante é, hoje, uma importante oportunidade para quem quer aprender uma profissão rápida para obter ou incrementar a renda familiar.

São cursos que têm, em média, carga horária entre 140 a 160 horas de aulas presenciais e práticas focados unicamente à capacitação para o mercado de trabalho e o empreendedorismo”, pontuou. Trindade chamou à atenção para dois novos cursos que serão oferecidos a partir deste semestre.

Primeiro, Corte Costura Industrial, que está sendo oferecido por meio de uma parceria entre a Escola Profissionalizante, Secretaria de Promoção Social e as fábricas têxteis de Itabuna, cuja capacitação estará direcionada para este mercado profissional.

Com um acréscimo de 200 novas vagas e início das aulas previsto para o dia 21, as matrículas prosseguirão até o próximo dia 18 de julho, de forma escalonada de acordo com cada curso.

Os interessados devem estar munidos de documentos originais como: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e atender aos seguintes requisitos: ter idade mínima de 16 anos de idade e Ensino Fundamental.

No total as vagas serão distribuídas nos três turnos nos seguintes curso: (Manhã) Culinária, Barbeiro, Culinária Fitness, Cabeleireira Feminina, Corte e Costura Moda Praia e Fitness, Estética, Informática, Decoração de Vitrine e Manicure; (Tarde) Gastronomia Cultural, Cabeleireira Feminina, Informática, Corte e Costura Industrial e Manicure; e (Noite) Confeitaria, Barbearia, Estética, Unha em Gel, Crochê e Massagens Avançadas.

De acordo com o calendário divulgado pela Escola Profissionalizante, na quinta-feira, dia 10, serão efetivadas as matrículas para os novos alunos dos cursos de Culinária Fitness e Barbearia.

Na sexta-feira, dia 11, o atendimento estará reservado para os que serão matriculados nos cursos de Gastronomia cultural e Confeitaria. Na segunda-feira (14) as matrículas serão para as novas turmas de Cabeleireira Feminina e de Corte Costura Moda Praia e Fitness.

Já na terça-feira, dia 15, serão matriculados alunos para os cursos de Estética e Unha em Gel. Na quarta-feira, dia 16, o atendimento estará reservado para os novos alunos dos cursos de Informática e Crochê.

Para os interessados nos cursos de Massagens Avançadas e Corte Costura Industrial o dia de matrícula será na quinta-feira, dia 17. Encerrando o período de inscrições, na sexta-feira, dia 18, a Escola Profissionalizante fará matrículas para os cursos de Decoração de Vitrine e Manicure.

O outro curso destacado pelo secretário é o de Gastronomia Cultural, que vai ser um celeiro de cursos dentro de um só, onde serão ensinados, por exemplo, a produção de pratos italianos e comida oriental japonesa, cujo mercado está sempre crescendo em Itabuna.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Câmara de Ilhéus promove sessão solene para entrega de novos títulos de cidadão ilheense

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) promove, nesta quinta-feira (11/12), a partir das 17h, no Centro de Convenções de Ilhéus, uma sessão sole...