Estudantes da UESC realizam “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes” no Hospital de Base
Pela terceira vez, estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizaram a “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes” no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
A atividade aconteceu na quinta-feira passada, dia 3, no corredor das enfermarias da unidade hospitalar, como parte do “Projeto de Extensão Gestão do Cuidar em Saúde”, em parceria com a disciplina “Enfermagem Perioperatório”, do curso de Enfermagem da UESC.
Organizada pelos estudantes, sob a responsabilidade das enfermeiras e preceptoras da referida disciplina Paula Soriano, Rejane Barreto e Maria do Rosário Barreto, a oficina teve como foco capacitar acompanhantes de pacientes quanto aos cuidados básicos necessários no ambiente domiciliar após a alta hospitalar.
O objetivo é reforçar orientações fundamentais para garantir a continuidade do cuidado e a recuperação dos pacientes em casa.
Durante a atividade, foram abordados temas como realização de curativos, manejo de cateter vesical, sondas enteral e gástrica, prevenção de lesões por pressão, administração de medicamentos e cuidados com ostomias.
Depoimentos reforçam importância da oficina para acompanhantes:
Amanda Lima, que acompanha a mãe internada, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Foi a primeira vez que vi esse tipo de ação dentro de um hospital. Achei enriquecedor, porque conseguimos adquirir novos conhecimentos e já aplicá-los aqui mesmo, com nossos familiares”, relatou.
Já Tatiane Santos, que atua como cuidadora de idosos, também elogiou a oficina. “Achei muito proveitoso. Muitas vezes, os idosos estão acamados e nem sempre as famílias têm condições de contratar um profissional. É muito bom aprender um pouco de cada coisa para poder cuidar melhor dos nossos idosos”, afirmou.
A parceria entre o Hospital de Base e a UESC é um exemplo de como a educação pode transformar realidades na área da saúde, levar conhecimento à comunidade, qualificar o cuidado e promover uma assistência mais humanizada e colaborativa para os pacientes.
Escola Profissionalizante de Itabuna inicia matrículas para o semestre com a oferta de 840 vagas
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) inicia nesta quinta-feira, dia 10, das 8 às 17 horas, as matrículas para o segundo semestre com a oferta de 840 vagas para 14 cursos.
Para o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, a Escola Profissionalizante é, hoje, uma importante oportunidade para quem quer aprender uma profissão rápida para obter ou incrementar a renda familiar.
“São cursos que têm, em média, carga horária entre 140 a 160 horas de aulas presenciais e práticas focados unicamente à capacitação para o mercado de trabalho e o empreendedorismo”, pontuou. Trindade chamou à atenção para dois novos cursos que serão oferecidos a partir deste semestre.
Primeiro, Corte Costura Industrial, que está sendo oferecido por meio de uma parceria entre a Escola Profissionalizante, Secretaria de Promoção Social e as fábricas têxteis de Itabuna, cuja capacitação estará direcionada para este mercado profissional.
Com um acréscimo de 200 novas vagas e início das aulas previsto para o dia 21, as matrículas prosseguirão até o próximo dia 18 de julho, de forma escalonada de acordo com cada curso.
Os interessados devem estar munidos de documentos originais como: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e atender aos seguintes requisitos: ter idade mínima de 16 anos de idade e Ensino Fundamental.
No total as vagas serão distribuídas nos três turnos nos seguintes curso: (Manhã) Culinária, Barbeiro, Culinária Fitness, Cabeleireira Feminina, Corte e Costura Moda Praia e Fitness, Estética, Informática, Decoração de Vitrine e Manicure; (Tarde) Gastronomia Cultural, Cabeleireira Feminina, Informática, Corte e Costura Industrial e Manicure; e (Noite) Confeitaria, Barbearia, Estética, Unha em Gel, Crochê e Massagens Avançadas.
De acordo com o calendário divulgado pela Escola Profissionalizante, na quinta-feira, dia 10, serão efetivadas as matrículas para os novos alunos dos cursos de Culinária Fitness e Barbearia.
Na sexta-feira, dia 11, o atendimento estará reservado para os que serão matriculados nos cursos de Gastronomia cultural e Confeitaria. Na segunda-feira (14) as matrículas serão para as novas turmas de Cabeleireira Feminina e de Corte Costura Moda Praia e Fitness.
Já na terça-feira, dia 15, serão matriculados alunos para os cursos de Estética e Unha em Gel. Na quarta-feira, dia 16, o atendimento estará reservado para os novos alunos dos cursos de Informática e Crochê.
Para os interessados nos cursos de Massagens Avançadas e Corte Costura Industrial o dia de matrícula será na quinta-feira, dia 17. Encerrando o período de inscrições, na sexta-feira, dia 18, a Escola Profissionalizante fará matrículas para os cursos de Decoração de Vitrine e Manicure.
O outro curso destacado pelo secretário é o de Gastronomia Cultural, que vai ser um celeiro de cursos dentro de um só, onde serão ensinados, por exemplo, a produção de pratos italianos e comida oriental japonesa, cujo mercado está sempre crescendo em Itabuna.
Mais informações: Itabuna.ba.gov.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário