Treinamento para entrega dos vouchers do programa Esperança na Mesa – Kit Natal
Ação reúne equipes da Secretaria de Promoção Social e demais secretarias do município para alinhamento operacional e melhoria no atendimento às famílias beneficiadas
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou na manhã desta quinta-feira (11), no Teatro Municipal de Ilhéus, o treinamento operacional para a entrega dos vouchers do programa Esperança na Mesa – Kit Natal. O encontro reuniu coordenadores, administradores, comissionados e contou também com a participação de equipes de outras secretarias do município, fortalecendo a integração institucional necessária para a execução da ação.
O objetivo do treiamento foi alinhar cada etapa do processo, garantindo organização, clareza nas orientações e uma entrega eficiente para todas as famílias contempladas. As equipes receberam instruções sobre cadastro, logística, atendimento e procedimentos técnicos, buscando aprimorar as estratégias e oferecer um serviço ágil, acolhedor e humanizado.
Com mais essa preparação, a Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com as políticas sociais e com o cuidado às famílias que mais precisam, assegurando que o Esperança na Mesa – Kit Natal seja realizado com responsabilidade, transparência e respeito à população.
Ilhéus vai iniciar vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana
Município recebe 507 doses do imunizante, que passa a integrar o calendário de rotina da gestante, com meta de vacinar 80% do público-alvo
O município de Ilhéus recebeu 507 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que começa a ser aplicada em gestantes a partir da 28ª semana de gestação, independentemente da idade. O imunizante, do tipo recombinante contra o VSR A e B, passa a integrar o calendário de vacinação das gestantes e será distribuído a todas as unidades de saúde até esta sexta-feira.
Walkiria Cardeal, técnica de imunização da Rede de Frio do município, reforça que todas as gestantes que já entraram na 28ª semana devem procurar imediatamente a unidade de saúde com o cartão da gestante para receber a dose. A vacina é de dose única e deve ser administrada a cada gestação.
Walkiria explica ainda que a estratégia tem como objetivo prevenir formas graves de doenças do trato respiratório inferior causadas pelo VSR em crianças menores de 6 meses, protegendo os bebês por meio da imunização materna.
“Com isso, busca-se reduzir internações, diminuir a sobrecarga do sistema público de saúde e evitar óbitos, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos recém-nascidos”, afirma Walkiria Cardeal.
Entre os objetivos específicos, destacam-se:
• Reduzir a demanda dos serviços de saúde do SUS por doenças respiratórias associadas ao VSR;
• Diminuir as hospitalizações em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), considerando as limitações na oferta desses leitos no país;
• Garantir o acesso da gestante à vacina contra o VSR.
Para assegurar a aplicação adequada do imunizante, enfermeiros e técnicos de enfermagem da sala de vacina passaram, esta semana, por capacitação específica sobre a administração da vacina em gestantes a partir da 28ª semana.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta: gestantes que já atingiram a 28ª semana devem procurar a unidade de saúde o quanto antes para garantir a proteção do bebê nos primeiros meses de vida. - Por ASCOM SESAU/Sucom.



Nenhum comentário:
Postar um comentário