A rádio Uesc esteve presente em Caxuté, zona rural de Valença, na comunidade de terreiro, para realização de oficina de produção radiofônica. O objetivo da visita foi compartilhar com a comunidade a organização técnica de uma emissora, que será administrada pelos mesmos, no qual colocarão em prática o que conheceram.
A professora Eliana Albuquerque afirma que a atividade fora da universidade e em um terreiro de candomblé, nação bantu-angola, é uma via de mão dupla porque, “tanto leva para a comunidade as experiências e saberes produzidos pela Rádio UESC, como também proporciona aos estagiários da rádio o contato com uma realidade cultural diferenciada, onde pessoas e realidades distintas interagem e criam outras sociabilidades. São trocas de informações que certamente marcarão suas vidas e não serão esquecidas por nenhuma das partes”.
Os estudantes avaliaram a experiência de forma positiva, afirmando que “o que viram e viveram lá, foi muito além do que esperavam e muito positivo para que possamos enxergar o mundo em toda a sua diversidade”, destacando que vivenciar a rotina de uma comunidade de terreiro possibilitou um contato direto com a diversidade cultural e religiosa, exigindo cuidado, respeito e sensibilidade ao lidar com a vida e os rituais das pessoas. Além disso, afirmam que a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, especialmente na produção radiofônica, tornou o momento ainda mais enriquecedor, reforçando o compromisso com o fazer comunicacional e mostrando que aprender vai muito além dos limites da universidade.- Confira mais notícias/Ascom.

Nenhum comentário:
Postar um comentário