quarta-feira, 14 de maio de 2014

Prefeito de Ilhéus participa de Marcha em Brasília por mais recursos

O chefe do Executivo ilheense se encontra em Brasília, em um movimento nacional, formado por cerca de quatro mil prefeitos, com o objetivo de discutir e gerar mais condições de governabilidade para os municípios.
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, está em Brasília integrado à Marcha dos Prefeitos que buscam mais recursos e a reforma tributária no país. Segundo ele, Ilhéus está participando de todas as formas de luta que possibilitem o resgate econômico-financeiro do município, a fim de tirá-lo do caos em que o encontrou. Desde segunda-feira, 12, Jabes participa do movimento nacional, formado por cerca de quatro mil prefeitos, com o objetivo de discutir e gerar mais condições de governabilidade para os municípios brasileiros.

Segundo o prefeito, este ano, o grande pleito do movimento é a revisão da distribuição dos recursos públicos, equilibrando as receitas dos governos federais, estaduais e municipais. De acordo com a atual divisão tributária, 60% do total de recursos ficam com o governo Federal, 25% com o Estadual e 15%, com o Municipal. “O que fica muito claro com a constituição de 1988 é que muitas obrigações foram repassadas aos municípios, mas não houve uma adequação dos recursos”, considerou Jabes Ribeiro.
O prefeito ilheense falou durante a entrevista, na manhã desta quarta-feira, que muitos municípios brasileiros estão tendo dificuldades para atender todas as demandas da população e cumprir as determinações da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). “A população cobra com razão e nós, prefeitos, estamos impossibilitados de cumprir nossas obrigações, oferecendo serviços dignos, por conta das determinações legais”,  comentou. “Os municípios vivem um estado de falência, ou a gente resolve ou não teremos condições de administrar as unidades federativas e atender à população, que muitas vezes não sabe o que está acontecendo”, completou Jabes.
O chefe do Executivo falou ainda que, entre as discussões que estão ocorrendo em Brasília, comenta-se muito sobre a flexibilização da LRF. Conforme disse, nesta quinta-feira, dia 15, a presidenta Dilma Rousseff fará seu pronunciamento sobre as propostas do movimento. “Eu tenho a esperança que até manhã a gente possa dar uma boa notícia para a população brasileira, em espacial, para a minha cidade, para os ilheenses”, ressaltou o prefeito de Ilhéus.  
 Da Comunicação (Secom)-Ilhéus – 14.05.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...