Em cerimônia simples na manhã desta sexta-feira, dia 9, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), fez a entrega à população do Bairro Vila das Dores da nova Unidade de Saúde da Família (USF) João Soares. Esta é a primeira inaugurada pela Prefeitura de oito que passam por requalificação e ganham novos equipamentos para prestar atendimento de qualidade aos usuários dos serviços municipais de saúde.
Augusto Castro também ficou satisfeito em reinaugurar a USF, tendo enfatizado que
esta é apenas a primeira das inúmeras conquistas para a saúde e para melhorias da infraestrutura da cidade como um todo. “Vim aqui, hoje, para saudar todos os moradores do bairro Vila das Dores, aos quais tenho muito carinho,” afirmou.
O prefeito destacou que a Unidade de Saúde da Família é muito importante no dia a dia, principalmente no atendimento às famílias carentes da localidade. “Em Itabuna, temos mais de 500 mil cartões do SUS, mas estamos revisando esse quantitativo. Mesmo assim, a demanda é muito grande para que o serviço tenha qualidade. Mas estamos avançando, com o apoio de Deus e de todos vocês”, sentenciou.
Ele dirigiu um agradecimento especial à equipe da Secretaria Municipal de Saúde e à secretária Lívia Mendes Aguiar que têm trabalhado arduamente dia a noite e se dedicando integralmente para fornecer uma saúde digna à população.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde aproveitou a oportunidade para também agradecer à equipe da saúde que tem se dedicado em prol de melhorias no atendimento e no serviço prestado aos itabunenses.
“A cada dia pensamos em detalhes para trazer mais humanidade ao serviço. Essa é a proposta para toda a saúde de Itabuna: acolher bem, prestar um atendimento de qualidade”, disse Lívia Mendes. “Por isso, começamos com a reestruturação dos postos de saúde, que só está sendo possível, graças ao trabalho em equipe da gestão do prefeito Augusto Castro”, assinalou.
A filha caçula do senhor João Soares, a enfermeira Raimunda Soares, representou sua família no ato inaugural. Há pouco mais de um ano, a USF João Soares estava fechada por falta de manutenção de sua estrutura física. Por isso, os moradores do Vila das Dores (Canecos) eram obrigados a se deslocar para receber o atendimento básico de saúde em outras unidades, a exemplo do Bairro de Fátima.
A inauguração integra a programação de obras e investimentos planejados nas áreas de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo no ano em que a cidade de Itabuna comemora o 111º aniversário de sua emancipação político-administrativa. Mais realizações da administração do prefeito Augusto Castro estão previstas para serem entregues à população até 28 de Julho, quando se celebra o Dia da Cidade.
______________________________
Na manhã desta sexta-feira, dia 9, foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde os novos equipamentos para o Departamento de Atenção Básica (DAB), provenientes do convênio com a Faculdade Santo Agostinho (FASA). Os computadores e a aparelhagem de ponto serão destinados às Unidades Básicas e de Saúde da Família que passam por requalificação.
Desta vez, chegaram novos projetores, detectores fetais portáteis, macromodelos de boca, frigobar, cardioversores, eletrocardiogramas, carro maca, negatoscópios, impressoras multifuncionais, cadeiras de rodas, cadeiras de rodas para obesos, bisturis eletrônicos, condicionadores de ar, autoclaves digitais, entre outros equipamentos para o funcionamento adequado dos postos de saúde.
Os equipamentos foram recebidos pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e pela diretora do Departamento de Atenção Básica, enfermeira Alessandra Lopes, durante encontro na Faculdade Santo Agostinho, em sua sede no Bairro Nova Itabuna.
No final de maio, já haviam sido entregues novos computadores e aparelhos de ultrassons para a Saúde Bucal também entregues às Unidades Básicas de Saúde.
A reestruturação das unidades do DAB está a topo vapor. Por isso, novos aparatos tecnológicos têm chegado para equipar os postos de saúde. Além de uma boa infraestrutura, é preciso do suporte de materiais modernos para oferecer um serviço de qualidade e digno às comunidades. Nesse sentido, a FASA tem atuado, por meio do convênio celebrado com a Secretaria Municipal de Saúde, no fornecimento de equipamentos de ponta para o atendimento da população.
______________________________
Prefeitura vai flexibilizar retorno da Educação Infantil na rede particular de ensino de Itabuna
Até a próxima terça-feira, dia 13, a Prefeitura de Itabuna deve publicar um Decreto autorizando o retorno das aulas presenciais da Educação Infantil nas escolas particulares. O assunto foi debatido nesta sexta-feira, 9, durante reunião no Gabinete do prefeito Augusto Castro, contando com a participação da secretária de Educação, Janaína Araújo, e um grupo de pais que criou o Movimento Volta às Aulas.
O encontro também teve a presença do secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, e do Procurador-Geral do município, Álvaro Luís Ferreira e mães de estudantes de escolas particulares. A secretária Janaína Araújo representou o prefeito Augusto Castro.
O secretário de Governo disse que o retorno será gradual. “A Educação Infantil será a primeira a voltar a ter as aulas no sistema híbrido. Em seguida, outras turmas gradualmente também retornarão,” afirmou Josué Júnior.
No entanto, as escolas precisam seguir à risca todos os critérios e protocolos de biossegurança, entre os quais, a disponibilização de álcool em gel 70%, distanciamento de 1,5 metro entre as crianças, uso de máscara facial, aferição de temperatura corporal de professores, auxiliares e alunos.
“Ainda estamos discutindo a possibilidade da não abertura das cantinas e a limpeza e uso individual das cadeiras”, disse o secretário de Governo. Segundo ele, antes da publicação do Decreto novas alterações ainda poderão ser debatidas.
______________________________
A convite do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), João Carlos Oliveira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna (Seagrima), Moacir Smith Lima, participou ontem, dia 8, de reunião na Superintendência Regional da Ceplac, na rodovia Ilhéus-Itabuna, para apresentação das ações da Seagri referentes à cultura do cacau no sul da Bahia.
O titular da Seagri está buscando parcerias para dinamizar ainda mais a pauta sobre os chocolates finos do sul da Bahia, cuja aceitação pelo mercado consumidor vem crescendo de forma exponencial, além da assistência técnica aos produtores e distribuição de clones resistentes à vassoura-de-bruxa, dentre outras ações para o fortalecimento da cacauicultura.
Esse foi o primeiro contato do secretário João Carlos Oliveira com dirigentes e técnicos da Ceplac depois de assumir a Seagri. Desde o início do segundo mandato do governador Rui Costa, João era o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Agora, ele deseja aprofundar as discussões, inclusive com a realização de sequência de lives para a interação dos órgãos parceiros: Ceplac, Seagri e Seagrima.
No encontro de quinta-feira estavam presentes Lucimara Chiari, coordenadora de Pesquisa e Inovação; José Carlos Santana, coordenador regional substituto; José Marques Pereira, Mílton Conceição, Dan Érico Lobão, Karina Gramacho, pesquisadores da Ceplac; Tiago Guedes, assessor Seagri/BA; Rodrigo Haun, diretor de Agricultura, e Cilene Souza, diretora Meio Ambiente da Seagrima.
______________________________
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou a marca das 112.464 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Entre os imunizados, estão pessoas que receberam apenas uma dose da vacina e também aquelas que já completaram o ciclo de imunização com as duas doses. São 84.110 com a primeira dose e 28.354 com o ciclo completo de 1ª e 2ª doses.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância da agilidade no processo de imunização que, para isso, conta com uma equipe técnica experiente e pronta para atender as pessoas que precisam ser vacinadas num processo rápido e seguro. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, lembra que o município segue cumprindo rigorosamente o calendário de vacinação.
“Nesta sexta-feira, dia 9, estão sendo vacinados indivíduos com idade igual ou superior a 37 anos, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 13 às 16 horas”, reforça. Camila lembra que as pessoas devem procurar as unidades de saúde no tempo certo, para que possam receber a primeira ou segunda dose.
“Não adianta se antecipar, porque não será possível ser imunizado antes da data exata. Para quem está em atraso, fazemos a convocação semanalmente para que essas pessoas compareçam à unidade de saúde mais próxima de sua residência”, informa a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.
______________________________
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), vinculado à Diretoria da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira, dia 9, mais uma ação que integra a programação da Campanha Julho Amarelo – Mês de luta contra as hepatites virais. Durante todo o mês, Itabuna vai contar com ações de orientação e esclarecimentos.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, lembra que as ações preventivas e de promoção à saúde são desenvolvidas durante todo ano, mas que existem datas e campanhas específicas que recebem um reforço com ações especiais, como a que está acontecendo neste mês. “Durante todo o mês preparamos diferentes ações tanto no ambiente interno do Cerpat, com os pacientes acompanhados pelo Centro, como também atividades externas”, explicitou.
Hoje, por exemplo, foram distribuídos insumos (panfletos informativos e preservativos), além de realizados testes rápidos com 120 agentes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran).
“Disponibilizamos para cada pessoa quatro tipos de testes: Hepatites B e C, Sífilis e HIV. O resultado sai bem rápido. Caso seja positivo, no mesmo dia o paciente já recebe as informações necessárias referentes ao tratamento e acompanhamento na unidade”, informa a coordenadora do Cerpat, Fernanda Barros.
A CAMPANHA
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Importante lembrar que a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, as pessoas devem ficar atentas para que o médico seja imediatamente procurado para que sejam feitos o tratamento e acompanhamento.
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) é responsável pela prevenção e tratamento dos portadores de HIV/Aids, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis ) e Hepatites Virais.
O atendimento é feito por meio de demanda espontânea e demanda referenciada para pacientes de Itabuna e de outras 30 cidades pactuadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Conta a unidade com 15 profissionais, entre eles, médicos (patologistas, infectologistas, clínico geral, pediatra), farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em laboratório, psicólogos e assistentes sociais, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas, sem fechar para o almoço.
______________________________
Agentes de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde tomaram conta do Bairro Conceição, na manhã desta sexta-feira, dia 9, no mutirão de combate ao mosquito da dengue e outras arboviroses. O trabalho das equipes começou na noite de ontem quando homens com pulverizadores costais aplicaram inseticida em várias ruas.
Hoje, até pouco depois do meio-dia, todas as ruas e praças, algumas casas abandonadas até as margens direita do Rio Cachoeira foram contempladas com a visita dos profissionais de saúde. Ao todo, foram 147 agentes de endemias que contaram ainda com o apoio das equipes de educação e de bloqueio, numa varredura completa na área. “Foi uma manhã bem produtiva e a receptividade das famílias contribuiu muito para o sucesso do mutirão”, afirmou o supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Oliveira.
Além de vistoria e limpeza nos locais, com o recolhimento de quaisquer utensílios propícios à proliferação do Aedes aegypti, os agentes de endemias também fizeram o bloqueio das áreas onde foram encontrados focos de larvas. O bloqueio teve o objetivo de identificar se num raio de 300 metros de moradias com caso suspeito havia focos do mosquito. “Toda a área é tratada, o que permite o fechamento do caso suspeito”, segundo o agente Heraldo Vieira Amorim.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes lembrou que nos bairros Santa Inês, Daniel Gomes, Corbiniano Freire, Novo Horizonte e Jardim Primavera, outros mutirões foram realizados, já que apresentaram índices de infestação predial superiores a 20%. Segundo ela, tem surtido efeito positivo esses mutirões, pois o índice de infestação predial tem caído a quase zero. “Isso é muito importante para que possamos reduzir também os mais de seis por cento de infestação, registrados no LIRAa feito no mês passado no município,” destacou.
Já a chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, além de reforçar a importância dos mutirões, também lembra que a participação da comunidade é imprescindível na luta contra o Aedes aegypti. Ela enfatiza que o município tem trabalhado firmemente para evitar um possível surto de dengue em Itabuna. “Para atingir esse objetivo, é preciso a união de todos, já que é uma luta comum”, acrescenta. Os próximos mutirões estão programados para os bairros Sarinha Alcântara, Jorge Amado e Urbis IV.
______________________________
J
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 32.211 casos de pacientes curados, 33.223 confirmados, sendo 407 casos ativos; 41 internados em UTI, 08 leitos de UTI disponíveis; 30 internados em leitos clínicos, 26 leitos clínicos disponíveis, e 605 óbitos.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você



Nenhum comentário:
Postar um comentário