terça-feira, 6 de julho de 2021

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura continua na guerra contra o Aedes aegypti

Prefeitura continua na guerra contra o

Aedes aegypti em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna não tem dado trégua ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Na semana passada, Agentes de Combate às Endemias da Diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde visitaram diversos bairros, a exemplo do Lomanto, Bananeira e Jardim Grapiúna. Na quinta-feira, foi realizado um mutirão no bairro da Conceição.


Além de ações de combate e controle do mosquito, por meio de vistorias em quintais, recolhimento de vasilhames que possam acumular água parada, os profissionais da saúde também orientaram as famílias sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar que o transmissor das arboviroses se prolifere na cidade.

Durante as visitas domiciliares, os agentes orientam as famílias de como eliminar objetos que possam conter água parada, lavar regularmente tanques e demais reservatórios de água e até o descarte correto do lixo doméstico. O supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Santos de Oliveira, disse que não basta apenas realizar atividades para o combate e o controle ao mosquito, se não houver a participação em peso da população nessa guerra que é de todos.

“É preciso a conscientização, o apoio e a participação maciça de todas as famílias em todas as áreas da cidade. Só assim, evitaremos que o mosquito prolifere”. Clodoaldo lembra que entre 70% e 90% dos criadouros estão dentro das residências, daí a importância da orientação e do cuidado redobrado em casa.

A chefe da Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, reafirma que o trabalho de prevenção, combate e controle do mosquito é rotina diária dos agentes de endemias. “Eles têm um papel fundamental na comunidade para a orientação das pessoas”, enfatiza.

______________________________

Programa Cidade Empreendedora avança



Secretários municipais se reuniram nesta segunda-feira, dia 5, com a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, no Centro Administrativo Firmino Alves, para definição de estratégias para a execução do Programa Cidade Empreendedora. Neste ano, Itabuna é o primeiro município baiano a aderir ao programa que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.


Claudiana Figueiredo ressalta que cinco eixos darão suporte ao cronograma de trabalho que tem como meta a alavancar a economia de Itabuna por meio da efetiva participação dos micro e pequenos empreendedores. O primeiro contempla a Educação Empreendedora, que tem o papel de criar uma cultura de empreendedorismo, nas escolas, a médio e longo prazo.

A Desburocratização é o segundo. Como seu próprio nome diz, tem a finalidade de desburocratizar os serviços disponibilizados pela Prefeitura. A ideia para contemplar o terceiro eixo, que é a Sala do Empreendedor, tem como foco disponibilizar um novo espaço para atendimento ao público, capacitar o corpo técnico e consultoria para os micro e pequenos empreendedores.

“É preciso disponibilizar em um único espaço todos os serviços utilizados pelos pequenos e microempreendedores. É fato que já existe a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Mas queremos otimizar tempo e desburocratizar ações”, explica Claudiana Figueiredo.

Já o eixo 4 contempla o Sistema de Compras Públicas, que tem o papel de potencializar os negócios locais, criando meios que permitam às micro e pequenas empresas atuarem no quadro de fornecedores do município. Por fim, o eixo 5 refere-se a tudo que estiver relacionado à Inovação e Sustentabilidade.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, ressalta a importância do apoio técnico do Sebrae. “É de extrema importância para que o município possa implantar soluções inovadoras, cujo processo começa com a unificação de linguagem e de ações, para que seja otimizado na Administração municipal”, explica.

COMPROMISSO

O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, responsável pela coordenação do Comitê Gestor do programa, ressalta a importância da integração de todas as secretarias municipais. “O prefeito Augusto Castro tem um compromisso com o empreendedorismo e esta parceria com o Sebrae vem justamente colocar em prática este projeto”, diz.

Para a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, esta consultoria gratuita do Sebrae se apresenta como o recomeço para o desenvolvimento do município. “Itabuna precisa sair do ponto de estagnação em que se encontra. Por isso, esse recomeço é muito importante para que tenhamos um retorno positivo no futuro”, afirma.

Também estiveram presentes no encontro como Sebrae os secretários municipais Janaína Araújo (Educação), Almir Melo Jr. (Infraestrutura e Urbanismo), Moacir Smith Lima (Agricultura e Meio Ambiente) e Helder Almeida (Departamento de Tecnologia e Inovação), além do gerente adjunto do Sebrae, Michel Lima, e a consultora Erbênia Guimarães, responsável pela estruturação da Sala do Empreendedor.
__________________________________

Serviços de limpeza no condomínio residencial Jardim América
A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna atende demandas nos quatro cantos da cidade. Uma prova disso foi a chegada de uma equipe com mais de 10 homens para realização de serviços de limpeza, roçagem e varrição no condomínio residencial Jardim América.

Essas ações são realizadas constantemente por toda a cidade, afirma o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. “Independente do local, a determinação do prefeito Augusto Castro é que nossas equipes cheguem para cumprir o seu papel, seja com serviços de limpeza, roçagem, capina, terraplanagem, tapa-buracos ou reposição de lâmpadas”, afirma.

Ele reforça informando que ações similares já aconteceram em outros bairros e condomínios residenciais, como Jubiabá, Gabriela, São José e Pedro Fontes I e II. Moradores destas localidades estão satisfeitos e dizem que no passado estes serviços não chegavam aos conjuntos residenciais sob o argumento de serem propriedades fechadas.

O prefeito Augusto Castro tem dado prioridade a nós moradores de condomínios. Tem feito todos os serviços que precisamos. Dou nota mil para essa Administração que tem zelado pela cidade”, comentou o morador do Jardim América Gildo Pinto dos Santos.

Há 9 anos morador do mesmo condomínio, nas cercanias do bairro Nova Califórnia, Crispiniano Ferreira Lopes, também não poupou elogios à atuação das equipes da Prefeitura e da administração Augusto Castro. “Este tipo de serviço que parece tão simples tem um resultado muito bom para nós moradores, pois, além da zeladoria, afasta animais peçonhentos”, concluiu.

__________________________________

Rede de Frio já vacinou 40 % da população de

Itabuna contra a Influenza


Para a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna, o índice de 40 por cento na vacinação contra o vírus Influenza (gripe) ainda é baixo, já que o objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população. No entanto, nesta segunda-feira, dia 5, a vacina foi estendida para toda as pessoas a partir dos seis meses de vida e está sendo oferecida nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que protege contra gripe comum e H1N1, deveria terminar no dia 9, mas o Governo Federal resolveu estender a imunização. “É importante que todas as pessoas tomem essa vacina, pois, além de proteger contra a gripe, ela ajuda a reduzir a quantidade de pessoas nos leitos de UTI”, alerta Camila Brito, coordenadora municipal de Imunização.

Camila Brito acredita que a procura ainda esteja baixa por conta da Covid-19, que tem deixado muitas pessoas isoladas. “No ano passado sem a vacinação contra o novo coronavírus a adesão já foi fraca”, lamenta. Ela lembrou que a vacina contra Influenza está sendo aplicada nas UBS e USF de segunda a sexta-feira. Quem já teve Covid-19 só pode tomar a dose contra o vírus Influenza, depois de 28 dias.

Desta segunda-feira, dia 5, até sexta-feira, dia 9, das 8 às 11 horas, prossegue a vacinação para os grupos prioritários. São vacinados idosos acima de 60 anos, professores, profissionais de saúde da rede pública ou particular, crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes e puérperas.

Ainda, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (física, auditiva, visual e mental), trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e/ou caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, funcionários e população do sistema de privação de liberdade; e jovens em medidas socioeducativas.

A documentação exigida é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência em nome próprio. Aos profissionais, é necessária a apresentação da Carteira de Trabalho ou crachá. E das pessoas com deficiência, será necessário o relatório ou receita médica atualizada (seis meses) com CID.
____________________________

Boletim Covid-19 – 05.07.2021

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 32.076   casos de pacientes curados, 33.075 confirmados, sendo 399  casos ativos; 47 internados em UTI, 02 leitos de UTI disponíveis; 21 internados em leitos clínicos, 35 leitos clínicos disponíveis, e 600 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro consegue uma série de investimentos para Itabuna

Rui Costa e Augusto Castro  O prefeito reeleito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), cumpriu agenda ontem, dia 18, em Brasília, onde teve encon...