Prefeitura continua na guerra contra o
Aedes aegypti em Itabuna
Programa Cidade Empreendedora avança
Secretários municipais se reuniram nesta segunda-feira, dia 5, com a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, no Centro Administrativo Firmino Alves, para definição de estratégias para a execução do Programa Cidade Empreendedora. Neste ano, Itabuna é o primeiro município baiano a aderir ao programa que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
Claudiana Figueiredo ressalta que cinco eixos darão suporte ao cronograma de trabalho que tem como meta a alavancar a economia de Itabuna por meio da efetiva participação dos micro e pequenos empreendedores. O primeiro contempla a Educação Empreendedora, que tem o papel de criar uma cultura de empreendedorismo, nas escolas, a médio e longo prazo.
A Desburocratização é o segundo. Como seu próprio nome diz, tem a finalidade de desburocratizar os serviços disponibilizados pela Prefeitura. A ideia para contemplar o terceiro eixo, que é a Sala do Empreendedor, tem como foco disponibilizar um novo espaço para atendimento ao público, capacitar o corpo técnico e consultoria para os micro e pequenos empreendedores.
“É preciso disponibilizar em um único espaço todos os serviços utilizados pelos pequenos e microempreendedores. É fato que já existe a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Mas queremos otimizar tempo e desburocratizar ações”, explica Claudiana Figueiredo.
Já o eixo 4 contempla o Sistema de Compras Públicas, que tem o papel de potencializar os negócios locais, criando meios que permitam às micro e pequenas empresas atuarem no quadro de fornecedores do município. Por fim, o eixo 5 refere-se a tudo que estiver relacionado à Inovação e Sustentabilidade.
O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, ressalta a importância do apoio técnico do Sebrae. “É de extrema importância para que o município possa implantar soluções inovadoras, cujo processo começa com a unificação de linguagem e de ações, para que seja otimizado na Administração municipal”, explica.
COMPROMISSO
O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, responsável pela coordenação do Comitê Gestor do programa, ressalta a importância da integração de todas as secretarias municipais. “O prefeito Augusto Castro tem um compromisso com o empreendedorismo e esta parceria com o Sebrae vem justamente colocar em prática este projeto”, diz.
Para a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, esta consultoria gratuita do Sebrae se apresenta como o recomeço para o desenvolvimento do município. “Itabuna precisa sair do ponto de estagnação em que se encontra. Por isso, esse recomeço é muito importante para que tenhamos um retorno positivo no futuro”, afirma.
Também estiveram presentes no encontro como Sebrae os secretários municipais Janaína Araújo (Educação), Almir Melo Jr. (Infraestrutura e Urbanismo), Moacir Smith Lima (Agricultura e Meio Ambiente) e Helder Almeida (Departamento de Tecnologia e Inovação), além do gerente adjunto do Sebrae, Michel Lima, e a consultora Erbênia Guimarães, responsável pela estruturação da Sala do Empreendedor.
______________________________
Essas ações são realizadas constantemente por toda a cidade, afirma o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. “Independente do local, a determinação do prefeito Augusto Castro é que nossas equipes cheguem para cumprir o seu papel, seja com serviços de limpeza, roçagem, capina, terraplanagem, tapa-buracos ou reposição de lâmpadas”, afirma.
Ele reforça informando que ações similares já aconteceram em outros bairros e condomínios residenciais, como Jubiabá, Gabriela, São José e Pedro Fontes I e II. Moradores destas localidades estão satisfeitos e dizem que no passado estes serviços não chegavam aos conjuntos residenciais sob o argumento de serem propriedades fechadas.
“O prefeito Augusto Castro tem dado prioridade a nós moradores de condomínios. Tem feito todos os serviços que precisamos. Dou nota mil para essa Administração que tem zelado pela cidade”, comentou o morador do Jardim América Gildo Pinto dos Santos.
Há 9 anos morador do mesmo condomínio, nas cercanias do bairro Nova Califórnia, Crispiniano Ferreira Lopes, também não poupou elogios à atuação das equipes da Prefeitura e da administração Augusto Castro. “Este tipo de serviço que parece tão simples tem um resultado muito bom para nós moradores, pois, além da zeladoria, afasta animais peçonhentos”, concluiu.
______________________________
Rede de Frio já vacinou 40 % da população de
Itabuna contra a Influenza
Para a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna, o índice de 40 por cento na vacinação contra o vírus Influenza (gripe) ainda é baixo, já que o objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população. No entanto, nesta segunda-feira, dia 5, a vacina foi estendida para toda as pessoas a partir dos seis meses de vida e está sendo oferecida nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que protege contra gripe comum e H1N1, deveria terminar no dia 9, mas o Governo Federal resolveu estender a imunização. “É importante que todas as pessoas tomem essa vacina, pois, além de proteger contra a gripe, ela ajuda a reduzir a quantidade de pessoas nos leitos de UTI”, alerta Camila Brito, coordenadora municipal de Imunização.
Camila Brito acredita que a procura ainda esteja baixa por conta da Covid-19, que tem deixado muitas pessoas isoladas. “No ano passado sem a vacinação contra o novo coronavírus a adesão já foi fraca”, lamenta. Ela lembrou que a vacina contra Influenza está sendo aplicada nas UBS e USF de segunda a sexta-feira. Quem já teve Covid-19 só pode tomar a dose contra o vírus Influenza, depois de 28 dias.
Desta segunda-feira, dia 5, até sexta-feira, dia 9, das 8 às 11 horas, prossegue a vacinação para os grupos prioritários. São vacinados idosos acima de 60 anos, professores, profissionais de saúde da rede pública ou particular, crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes e puérperas.
Ainda, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (física, auditiva, visual e mental), trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e/ou caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, funcionários e população do sistema de privação de liberdade; e jovens em medidas socioeducativas.
A documentação exigida é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência em nome próprio. Aos profissionais, é necessária a apresentação da Carteira de Trabalho ou crachá. E das pessoas com deficiência, será necessário o relatório ou receita médica atualizada (seis meses) com CID.
____________________________
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 32.076 casos de pacientes curados, 33.075 confirmados, sendo 399 casos ativos; 47 internados em UTI, 02 leitos de UTI disponíveis; 21 internados em leitos clínicos, 35 leitos clínicos disponíveis, e 600 óbitos.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável