quarta-feira, 7 de julho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Engenheiros e operários aceleram trabalham da Avenida Manoel Chaves

Prefeito inspeciona obras 
Engenheiros e operários aceleram  trabalham da Avenida Manoel Chaves

Falta muito pouco para a conclusão da primeira fase das obras de requalificação da Avenida Manoel Chaves, no São Caetano. Na manhã desta terça-feira, dia 7, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), inspecionou o canteiro de obras acompanhado do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Júnior.

As melhorias que a Prefeitura em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, estão executando inauguram um novo padrão nas vias públicas da cidade. Os operários e máquinas trabalham no asfaltamento de outra pista da via, depois da retirada do material desgastado. “Vamos fazer o reaterro do canteiro central para instalação da ciclovia”,  adiantou o secretário.

A primeira etapa da  revitalização da  Avenida Manoel Chaves  segue  até o entroncamento com a rodovia BR 101.  Já a segunda etapa terá piso intertravado, ou seja,  de concreto compartilhado. No entanto, ainda está em andamento o processo licitatório. “A ciclovia terá  1,20 metro de largura e 2,3 quilômetros  de extensão.

Nesta  quinta-feira, será feita a varrição e limpeza do local e  pintura entre a base  e  o asfalto”, explicou o secretário Almir Melo Jr.

As obras estão sendo executadas pela Ebisa, empresa de construção civil. A engenheira  civil Ananda Justino,  disse que a previsão é finalizar a retirada do asfalto velho ainda nesta quarta-feira.
“Faltam  quatro cruzamentos para que o recapeamento asfáltico seja concluído, que é o serviço principal”, afirmou.

“Estamos correndo para entregar o trecho da  Avenida Manoel Chaves  até o dia 28. Todos nós  da Ebisa, Prefeitura e Conder seguimos empenhados na conclusão desse projeto”, falou Ananda.  Atualmente, 30 pessoas trabalham diariamente no projeto que foi iniciado no dia 8 de março.
______________________________________________-

Comissão inicia mapeamento e análise dos cargos dos servidores 
A Comissão responsável pelos estudos, análises e elaboração da proposta do Plano de Cargos dos Servidores Públicos do Município de Itabuna iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 7, o trabalho de mapeamento. O secretário de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho,  frisa que ao final será possível um diagnóstico dos cargos, atribuições e respectivas remunerações.

“Com isso, nos será permitido fazer um reenquadramento do Plano por meio da identificação dos cargos e suas respectivas demandas, que poderá resultar, inclusive, na realização de um concurso público”, explica o titular da pasta de Gestão e Inovação.

A reunião contou com a participação de representantes de várias secretarias, dentre elas, Gestão e Inovação, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) e do Departamento de Comunicação da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação.

O secretário José Alberto de Lima Filho disse que a Comissão foi criada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que deseja estabelecer uma nova realidade para os servidores públicos municipais. “O mapeamento, estudo e análise dos cargos dos servidores da Prefeitura de Itabuna é um dos primeiros passos para a reestruturação do tão sonhado Plano de Cargos e Salários do Município”, complementou.
___________________________________
Avança na proposta de reordenamento do comércio informal 

Tem avançado a proposta para a reorganização do comércio informal de Itabuna que está sendo formatada pela Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer), Segurança e Ordem Pública (Sesop) e de Planejamento. Na manhã desta quarta-feira, dia 7, o secretário Ricardo Xavier, titular da Sicer, recebeu representantes da Diretoria da Associação dos Camelôs de Itabuna.

O encontro teve o objetivo de apresentar alternativas para realocação dos vendedores ambulantes que comercializam produtos ao longo da Avenida do Cinquentenário e transversais. “Estamos satisfeitos com os avanços das discussões. Inicialmente, abrimos um canal de diálogo de forma individual com as entidades representativas. Mas na próxima semana vamos nos reunir com a Associação dos Camelôs, CDL e ACI para discutir o assunto de forma geral”, informa Ricardo Xavier.
O diálogo tem sido fundamental em todas as fases desse projeto de reordenamento do comércio informal. Segundo o secretário, nesta quarta-feira também foi iniciada uma ação educativa no centro da cidade, diante da necessidade de manter a ordem, melhorar a mobilidade de pedestres e o trânsito de veículos. “Estamos fazendo a conscientização destes trabalhadores, para que tenhamos êxito com a participação e aprovação de todos os segmentos envolvidos”.

Atualmente 95 vendedores ambulantes estão trabalhando na área central da cidade, de acordo com a Associação dos Ambulantes de Itabuna, enquanto outros 35 atuam no Shopping Popular, um imóvel locado com acessos pelas avenidas Inácio Tosta Filho e Amélia Amado, no centro. Mas, a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda informa que um cadastramento será feito na próxima semana para identificar de forma oficial o número de pessoas que atuam no comércio informal da cidade.

O presidente da Associação dos Ambulantes de Itabuna, Márcio Higino, demonstrou total aprovação na proposta da Administração municipal em reordenar o comércio informal e disse de sua disponibilidade em colaborar.


“Estamos dispostos a colaborar, para que possamos também ser beneficiados com a regulamentação do nosso trabalho, que passa pela identificação, disponibilização de um local para a atividade e a manutenção do mesmo”, completa.
___________________________________
Pontos verdes em substituição a lixões em Itabuna
A Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura quer transformar Itabuna numa cidade de referência nas áreas de limpeza e iluminação pública e serviços de infraestrutura. Uma das metas é implantar pontos verdes em substituição aos pontos viciados onde existem acúmulos de lixo e entulhos. Moradores de alguns bairros já abraçaram a proposta.

No final de linha do bairro São Caetano, onde o depósito de lixo doméstico foi substituído por plantas pela Prefeitura, as equipes do Departamento de Limpeza Pública  comemoram a eliminação de um ponto viciado de lixo.

Os próprios moradores colocaram uma placa proibindo jogar lixo ou entulho no local,  quase um mês depois de a equipe ter removido o lixo.  “Essa iniciativa tem inibido novos descartes irregulares como antigamente”, afirmou o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho
No bairro Monte Cristo, a Rua Q, onde existia um antigo depósito de lixo, também ganhou novo visual depois que o morador Davi Moura e seus vizinhos decidiram cultivar plantas ornamentais.

Pela proposta da Prefeitura, a ideia é transformar esses lixões em áreas verdes, o que tem despertado o interesse e a cooperação da população ao dar um fim aos pontos viciados. “Só vamos conseguir manter uma cidade limpa, bonita e organizada, com a participação da comunidade. Por isso, é bem-vinda a participação dos moradores para acabar com o descarte irregular”, disse Lázaro Alcântara Pelegrini, do Departamento de Limpeza Pública.

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo lembra que Itabuna conta com uma coleta domiciliar regular diariamente, o que não justifica lixo lançado ou acumulado em áreas públicas ou mesmo em praças, avenidas e ruas da cidade.

As equipes da Prefeitura trabalham desde as primeiras horas de cada dia para manter a cidade limpa, conservada e iluminada. A existência de pontos viciados de lixo constitui problema de saúde pública, pois podem transmitir doenças infectocontagiosas.
_________________________________
Auxílio Financeiro à classe artístico-cultural

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) enviou à apreciação da Câmara Municipal de Vereadores Projeto de Lei Mestre Sabará em que concede Auxílio financeiro à classe artístico - cultural.

A previsão é que sejam contemplados agentes culturais, incluindo todos aqueles que produzem, promovem e trabalham com a cultura e a arte no município, mas que tiveram suas atividades interrompidas por conta da pandemia do coronavírus.

O prefeito Augusto Castro (PSD) enfatiza que “a cultura é mola propulsora para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e neste momento, nossa gestão tem envidado esforços para minimizar  os impactos causados pela pandemia.”

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, reforça seu compromisso com a comunidade cultural itabunense  e destaca que  “os efeitos da pandemia atingiram em cheio o setor artístico-cultural, sobretudo, os segmentos relacionados ao domínio de Atividades Culturais e em virtude disso a criação de uma lei que traz o nome do senhor Adalmiro Leôncio da Silva, Mestre da Cultura Grapiúna, mais conhecido como Sabará, é uma forma de  salvaguardar os tesouros vivos da nossa cidade.”

Ademais,  vale reforçar que a  plataforma do Cadastro de Cultura e Turismo (CADCULTI) viabilizada pela FICC está ativa e é imprescindível que todos os profissionais da cultura itabunense estejam com seus dados atualizados, pois, é esse banco de dados que vai dar o direcionamento das políticas públicas a serem elaboradas por esta gestão.

_________________________________________

Tiro de Guerra 06/007 realizou a sua 1ª Marcha Administrativa
O Tiro de Guerra de Itabuna (TG 06-007) realizou nesta quarta-feira, dia 7, sua primeira Marcha Administrativa do Ano de Instrução, fazendo um percurso de 8 km entre a zona urbana e rural do município. Um total de 46 Atiradores participaram da Marcha que faz parte do programa de instrução militar.

De acordo com o o subtenente do Exército Jurimar Henrique dos Reis, Comandante do Tiro de Guerra, o objetivo desta atividade é desenvolver nos Atiradores atributos como rusticidade e espírito de resiliência. “A intenção é condicioná-los, progressivamente, para o desenvolvimento de atividades mais intensas que serão inseridas em suas rotinas ao longo do ano”, explica.

O comandante  ressalta que a atividade também serviu como experiência aos Monitores, para exercer liderança e com o Chefe de Instrução realizar o balizamento de trânsito e a segurança das colunas de marcha.
MODALIDADE ESPECIAL
O subtenente Jurimar Henrique lembra que o Tiro de Guerra é Serviço Militar numa modalidade especial, que trabalha com duas linhas de trabalho. “A primeira, chamamos de ‘Braço Forte’, por preparar tecnicamente os Atiradores para uma eventual guerra ou defesa da Nação. A segunda, chamamos de ‘Mão Amiga’, que consiste na realização de ações humanitárias”, explicou.

Neste ano, por exemplo, o Tiro de Guerra (TG 06-007) esteve presente na distribuição de peixes na Semana Santa, dando suporte necessário às atividades das equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).
_______________________________

Encontro sobre volta às aulas particular discute medidas para retorno 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), participou de reunião na manhã desta quarta-feira, dia 7, com as secretárias municipais de Saúde e de Educação e representantes da rede particular de ensino para avaliar o retorno gradual das aulas presenciais. O evento, que aconteceu no Teatro Candinha Dórea, discutiu as principais demandas da Educação com relação aos protocolos de segurança contra a Covid-19.

No encontro, os representantes das escolas propuseram que neste momento não só as brinquedotecas, mas também crianças em fase de alfabetização possam retornar às aulas presenciais. Nesse sentido, a secretária de Educação, Janaína Araújo, destacou que é preciso avaliar essa possibilidade, mediante a limitação de alunos por sala, conforme orientações da Vigilância Sanitária. Para isso, será necessário rever questões como a infraestrutura das escolas.


A secretária também acrescentou que, além da adequação das salas de aula, outro grande fator que deve ser levado em consideração é a vacinação. “O Sindicato dos Professores da Rede Privada do Estado determinou que a volta às aulas somente ocorreria após a aplicação da segunda dose da vacina”, destacou Janaína.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, enfatizou  que a gestão não se opõe à volta às aulas, mas que é preciso cautela e maior estabilidade sobre um retorno gradual seguro. “Se os protocolos forem seguidos e os ambientes forem adequados para essa retomada, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária fará a fiscalização com planejamento e contando também com a situação da Covid-19 que precisa estar alinhada”, afirmou.

Representante das escolas particulares, a professora Rita Prudente, aproveitou a oportunidade e destacou os ideais dos profissionais. “Nós buscamos, dentro do Conselho Municipal de Educação, a regularização dos espaços,  como fator essencial para o avanço do retorno às aulas. No atual momento, as aulas não poderiam voltar, pois é preciso que todas as escolas estejam de acordo com as diretrizes. Todos nós queremos o retorno às aulas, mas precisamos ter um olhar responsável para com os alunos e para os servidores”, afirmou.
 
O prefeito Augusto Castro ouviu as ponderações e pontuou as ações contra a Covid-19 desenvolvidas pela Prefeitura. “Estamos há um ano e meio desta pandemia.  A solução é a vacina e temos feito a nossa parte. Desde de janeiro até hoje, nossa gestão tem focado nas ações contra a Covid-19 e principalmente na vacinação. A decisão mais acertada foi ter montado o Hospital de Campanha como uma forma de flexibilizar e dar mais segurança para aquelas atividades que não podem parar”, afirmou.

Augusto também destacou o comprometimento da Administração municipal com a educação. “Compreendemos esse momento e entendemos que nossas crianças precisam voltar às aulas. Criamos um Comitê para avaliar a retomada comercial e educacional da nossa cidade e já estamos encaminhando alguns projetos para o Governo Federal, visando reformas e adequações de infraestrutura nesses segmentos”, ressaltou.

Atualmente, a Divisão de Vigilância Sanitária tem visitado brinquedotecas para a fiscalização e adequação do cumprimento dos protocolos de segurança. Isto inclui, o limite de 30% de ocupação das salas.

Na reunião de hoje, ficou acertado o retorno dos cursos livres para o formato híbrido, a exemplo de idiomas e cursos de especialização de 60 horas em que não há aulas diárias. Sobre as aulas de alfabetização no ensino fundamental, a Secretária Municipal de Educação vai avaliar a possibilidade e decidir medidas para um plano de retorno.


Ascom/Prefeitura de Itabuna 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...