segunda-feira, 7 de junho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Sesop faz balanço da Operação Oxigênio no feriadão de Corpus Christi


Sesop faz balanço da Operação

Oxigênio no feriadão de Corpus

Christi


Quarenta e um bairros foram visitados pela equipe da Operação Oxigênio, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop) da Prefeitura de Itabuna no feriadão de Corpus Christi, entre os dias 2 e 6 de junho. Um total de 894 pessoas foram abordadas, das quais 16 notificadas.

No período, 24 estabelecimentos comerciais visitados e 13 notificados, 19 residências abordadas e houve a apreensão de três carros e três motos. Cinco aparelhos de som, duas bicicletas, duas mesas e duas cadeiras também foram apreendidos.

Por meio de denúncias, a equipe fez 55 deslocamentos aos bairros Sarinha, Vila Anália, Fonseca, Banco Raso, Ferradas, Centro, Nova Ferradas, Nova Itabuna, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Cond. Jubiabá/Gabriela, Monte Cristo, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Centro Comercial, Góes Calmon, Jardim Vitória, Zizo, Maria Matos, São Lourenço, Castália, São Pedro, Praça Beira Rio, Mangabinha, Califórnia e Fátima.

O chefe do Departamento de Poluição Sonora da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Wellington Santana Souza, lembra que a Operação Oxigênio contou com o envolvimento de uma equipe formada por 25 pessoas, entre fiscais da Prefeitura de Itabuna e policiais militares e civis.

“Apesar de ter sido um feriado prolongado, a Operação foi tranquila, sem o registro de grandes festas clandestinas. A maioria das ocorrências, aconteceu em residências e em bares, que excederam o horário de funcionamento”, comentou Wellington. Ele ressalta que essa calmaria se deveu ao fato de muitas pessoas terem viajado para o litoral.

A Operação Oxigênio é coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e conta com o envolvimento das secretarias municipais de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária; de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; de Transporte e Trânsito, e de Infraestrutura e Urbanismo, além do apoio das Polícias Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal.

APREENSÕES


Dois veículos foram apreendidos no bairro Maria Pinheiro por conta de som abusivo, após o horário do decreto que proíbe a circulação de pessoas nas ruas depois de 22 horas, e porque também não possuía documento de porte obrigatório.

Outro veículo também foi apreendido, desta vez no Pontalzinho, pelo mesmo motivo. As duas motos foram apreendidas no Bairro São Caetano por ausência de documento de porte obrigatório, e outra no Jaçanã, pelo mesmo motivo.

_________________________________

Lives marcam a Semana do Meio Ambiente 

Um ciclo de lives programadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente marcarão as comemorações da Semana do Meio Ambiente em Itabuna, iniciada na manhã de sábado, dia 5, com um passeio ciclístico que percorreu várias ruas e avenidas da cidade. Dezenas de ciclistas de diversos grupos de pedaleiros participaram do evento, que teve o apoio da Trifil, CVR Costa do Cacau e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O ciclo de palestras virtuais (lives) começou nesta segunda-feira, às 17h30min, com a temática sobre o “Descarte Correto de Embalagem de Agrotóxicos”, cuja abordagem contou com a atuação da diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, Cilene Nascimento, e da gestora da Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba), Andréa Brito. As transmissões estão acontecendo pelo Instagram oficial: @prefeituradeitabuna.

A programação teve sequência, às 18h30min, com a participação da secretária municipal de Planejamento de Itabuna, Sônia Fontes, e do engenheiro agrônomo Pedro Jerônimo, que trataram da temática “Aterro Sanitário e Coleta Seletiva”.

Nesta terça-feira mais duas lives estão programadas. A primeira, contará com a presença da bióloga e educadora ambiental Alana Couto e do engenheiro ambiental Diego Ramires, que abordarão questões relacionadas ao “Licenciamento Ambiental”. Em seguida, o administrador Cláudio Lyrio e o engenheiro agrônomo Rodrigo Haun vão falar sobre “Orgânicos: produção e comercialização”.
Encerrando a programação Semana do Meio Ambiente, na quarta-feira, dia 9, a professora Valerie Nicollier e a professora Alana Couto atuarão na live que tratará sobre “Ações de Educação Ambiental''.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, o objetivo do ciclo de palestras é despertar  a consciência da comunidade em geral para a responsabilidade de todo cidadão com o meio ambiente.

______________________________

Vacina Pfizer 


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio e do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica a chegada de 480 doses do imunizante contra a Covid-19 da vacina belga Pfizer.

As doses já tem grupo prioritário definido e nesta primeira remessa serão destinadas integralmente às gestantes e puérperas. Vale ressaltar que a vacinação deste grupo havia sido interrompida há mais de um mês por orientações do Ministério da Saúde.

Recentemente, em última resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), esse público voltou a ser incluído no calendário de vacinação contra Covid-19, mas somente para a vacina Pfizer.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, celebra a chegada de mais uma remessa para um grupo vulnerável: “Estamos avançando na vacinação e contemplando, prioritariamente, aqueles que mais necessitam dessa proteção. Seguindo sempre as orientações do Ministério da Saúde, e da CIB, tenho certeza que continuaremos caminhando. Mas vale lembrar que é importante contarmos com a conscientização de todos com relação às medidas protetivas contra a Covid-19. As taxas de ocupação dos leitos UTI Covid continuam altas e precisamos da contribuição de cada um”, pontuou.

Nesse sentido, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, evidencia a necessidade de priorizar as gestantes neste momento. “As gestantes e puérperas são um público vulnerável e, como estão aptas apenas para esta vacina, vamos direcionar toda essa remessa para esse grupo que corresponde a 20% das gestantes do município”.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que o próximo passo será fazer o levantamento das gestantes do município. “Neste primeiro momento, vamos fazer um apanhado das gestantes e puérperas mais vulneráveis e aquelas que têm menos acesso, por conta da distância. Conforme recebermos mais doses, vamos contemplando as demais, seguindo essa linha”.

A vacina será aplicada somente na Rede de Frio – fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) e a data ainda será definida mediante as conclusões do levantamento, conforme a melhor logística para atender a esta população.

________________

Hospital de Campanha é referência no

tratamento da covid-19 na Bahia


O Hospital de Campanha de Itabuna, implantado pela gestão do prefeito Augusto Castro, no final do mês de março, já atendeu 147 pacientes acometidos pela Covid 19 e deu alta a 102. É uma unidade de referência na Bahia no tratamento da doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2. O município investe mensalmente no Hospital de Campanha pouco mais de R$ 2 milhões,

A unidade especializada conta com 40 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Nesta terça-feira, dia 7, 100% dos leitos de UTI estão ocupados. Cerca de 60% dos pacientes são de Itabuna, o que reflete o aumento do número de casos da doença na cidade, fato que deixou as autoridades sanitárias em estado de alerta.

O Hospital de Campanha atende pacientes de Itabuna e de cidades circunvizinhas, graças aos leitos regulados pelo Governo do Estado. Para a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o hospital veio com a missão de desafogar leitos de outros hospitais. “Se não fosse o Hospital de Campanha, os pacientes teriam que aguardar na fila da regulação, o que aumentaria risco de serem transferidos para outras cidades”, destacou.

“Até esta segunda-feira, 15 pacientes estão internados na UTI e seis na enfermaria, fora que os leitos restantes são de retaguarda”, afirmou a secretária.

O prefeito Augusto Castro,  que foi acometido pela Covid-19, no início da pandemia ano passado e que ficou 55 dias internados, sendo 44 dias na UTI entubado, lembrou que o Hospital de Campanha foi um compromisso firmado com a população de Itabuna.

“Quem passou pela aflição da Covid-19, como eu, sabe o quanto é difícil vencer essa doença. Graças a Deus e as correntes positivas de oração, me foi dado  por Deus uma nova oportunidade. E o Hospital de Campanha é um compromisso meu para com a vida”, frisou.

O prefeito lembra que a unidade implantada por sua tem equipamentos com tecnologia de ponta, os mesmos utilizados nos grandes centros, e conta com equipe de multiprofissionais completamente comprometidos em salvar os pacientes ali internados,” disse Castro.
 
Na iminência de uma terceira onda da doença provocada pela pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Itabuna pretende implantar a testagem em massa na cidade para ajudar a combater a Covid 19. Mas adverte que as pessoas devem seguir as recomendações quanto ao distanciamento social, uso de máscaras, álcool gel 70% e higienizar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia.

FALTA DE MEDICAÇÃO

Além dos desafios diários dos 171 profissionais de saúde para salvar vidas, o Hospital de Campanha enfrenta escassez de medicação. A secretária de Saúde, Lívia Mendes, disse que há uma falta dos kits de intubação.

“No entanto, o problema não é o recurso para a compra dos produtos e sim o desabastecimento de insumos para a produção dos medicamentos essenciais no tratamento da Covid -19. Já solicitamos um reforço de medicação à Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou Lívia Mendes.
_____________________________________

MOÇÃO DE PESAR

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, consternado com o falecimento de Antônio Francisco Araújo, “Chico”, uma das maiores referências grapiúna no handebol, se junta aos familiares do atleta nos pedidos para que Deus o receba em sua Glória e a todos conforte.

Chico faleceu, aos 59 anos, no final da tarde desta segunda-feira, dia 7, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde estava internado há algumas semanas na luta contra o câncer.

O atleta ganhador de inúmeros títulos e medalhas tem nome marcado no esporte baiano como um dos maiores pontas do handebol estadual.

O corpo do comerciário e atleta será velado, a partir das 7 horas de amanhã, no SAF, e o sepultamento está previsto para às 15h30min, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Itabuna, 7 de junho de 2021

Augusto Castro

Prefeito

________________________________

Boletim Covid-19 – 07.06.2021




comunicado






Novamente, por recorrentes problemas técnicos no E-SUS,  o Boletim Covid-19 não será divulgado nesta segunda-feira. Foram infrutíferas as tentativas dos profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento  de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, para extrair informações no sistema. Espera-se que tudo volte à normalidade o mais breve possível.






Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...