Prefeitura entrega 19ª unidade de saúde requalificada
A Unidade de Saúde da Família Dr. João Monteiro, no Bairro Pedro Jerônimo, será entregue à comunidade nesta sexta-feira, dia 11, às 11 horas, depois de requalificada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Faculdades Santo Agostinho (FASA).
A solenidade será presidida pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que até agora executa o maior programa de reforma de unidades de saúde. Foram quatro unidades com recursos próprios e 15 em convênio com a FASA no âmbito do Programa Mais Médicos.
A USF Dr. João Monteiro fica situada na Rua São Pedro, no Pedro Jerônimo. A unidade passou por melhorias como a requalificação do piso, ganhou uma rampa de acesso a recepção e outra entrada para as dependências. Também ganhou mobiliários novos, nove aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, bebedouro elétrico, cadeira de rodas e um computador completo.
Com a reabertura da USF Dr. João Monteiro, moradores do Pedro Jerônimo e de bairros vizinhos terão acessos a serviços como consultas com Nutricionista e educador físico; marcação de exames; distribuição de medicamentos básicos; imunização; curativos; acompanhamento de gestante (pré-natal) e do bebê (puericultura).
Ainda, consulta odontológica; coleta citopatológica (prevenção ao câncer de colo uterino); teste rápido de IST (HIV, sífilis, hepatites B e C); teste do pezinho (triagem neonatal); teste de gravidez; entrega de preservativos e outros métodos contraceptivos, etc.
Moradores destacam melhorias no sistema viário e urbanização
“Estamos muito
felizes com essa obra no Nova Esperança. Isso aqui era um antigo lixão da cidade. Agora, com essa obra da Prefeitura na gestão do prefeito Augusto Castro trouxe para nós dignidade humana”. O comentário é de Fábio Gomes, morador do bairro que demonstrava satisfação com a urbanização da localidade na zona oeste da cidade.
Nesta semana, a Prefeitura iniciou o patrolamento, nivelamento, compactação e a pavimentação de ruas em CBUQ das cinco principais ruas do Nova Esperança decorridos de mais de 40 anos de espera dos primeiros moradores da localidade nas proximidades dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela e da implantação do presídio.
“ A nossa gente está muito feliz. Não esperava que um dia este sonho de viver em ruas pavimentadas fosse acontecer”, disse a dona de casa Maria Silva dos Santos. No momento, as atenções da Prefeitura de Itabuna estão concentradas nos bairros Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas com a execução da primeira fase das obras do Programa Acelera Itabuna com pavimentação asfáltica.
“Temos levado obras e serviços de melhoria para algumas comunidades que nunca contaram com a presença do poder público. Mas, não paramos com os serviços de manutenção de ruas, avenidas e praças numa rotina permanente”, afirmou a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.
“Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), bairros que jamais tiveram obras de urbanização serão beneficiados”, relatou. A titular da SIURB realçou que a Prefeitura aumentou de 15 para 18 o número de ruas que ganharam pavimentação no Nova Ferradas. “Demos prioridade às ruas de barro onde não havia nenhum tipo de pavimentação”, expressou.
No caso de Ferradas, a construtora Mazza trabalha na pavimentação do acesso pelo Cajueiro, na Uruba, com a aplicação de asfalto em toda a extensão da Rua Itabuna (fundos da Padim). “As intervenções da Prefeitura no bairro preveem uma operação tapa-buracos no entorno da praça da igreja católica e pavimentação da Avenida Juracy Magalhães - pequeno trecho da BA-663, que liga Itabuna a Jussari.
Na zona norte da cidade, duas grandes avenidas foram também entregues à cidade, depois de pavimentadas: José Alves Franco e Bionor Rebouças e as ruas Independência e dos Trovadores, que ligam o São Roque ao Santo Antônio.
Registrada queda de 58% nos casos de dengue, chikungunya e zika vírus
A Prefeitura de Itabuna registrou nos últimos quatro meses uma queda nos casos de arboviroses no município. Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) do Departamento de Vigilância em Saúde, houve uma redução de 58,50% no número de infecções por dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de junho foi registrada uma queda nos casos. “Mas é importante lembrar que mesmo com essa queda, os cuidados devem ser redobrados por conta da chegada do verão”, alerta a enfermeira da VIEP Luiza Franco.
“Nesses meses em que há a junção de chuva e temperaturas elevadas por conta da chegada do verão, o ambiente se torna mais propício para o aumento da população do mosquito. Há uma maior circulação do vírus e aumento de casos de arboviroses pela fácil reprodução do Aedes aegypti com vasilhames com água e sem tampa, quintais e terrenos baldios sujos, etc.
A enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica finaliza orientando a população a fiscalizar quintais e vasilhames que possam acumular água da chuva e mesmo água para consumo doméstico contra a proliferação do Aedes aegypti.
Segundo dados divulgados na quarta-feira, dia 8, pela VIEP do total de casos notificados de arboviroses neste ano, 5.563 foram confirmados (clínicos, epidemiológicos e laboratoriais). Sendo que 3.100 casos tiveram aumento do número de fevereiro a maio – Alerta Amarelo.
Mas houve queda do número de casos a partir do mês de junho até outubro, representando aproximadamente 58,50% a menos em relação ao período anterior (fevereiro a maio). Dentre os bairros com maior número de casos estão São Caetano, Santo Antônio, Mangabinha, Jardim Primavera e o centro da cidade.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável