quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Settran divulga Calendário Anual de Vistoria Veicular em 2022

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito divulgou no Diário Oficial eletrônico de hoje, dia 8, o Calendário Anual de Vistoria Veicular para diversas categorias de prestadores de serviço nesse ramo de atividade na cidade de Itabuna. O calendário engloba modalidades que operam com o Serviço Autônomo de Transporte de Passageiros para o exercício de 2022: Táxi, Mototáxi, Motofrete, Escolares, Transporte Coletivo e Carro de Som.

A primeira inspeção ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, tendo como primeiro segmento os ônibus do transporte coletivo de passageiros. No mesmo mês, ainda haverá inspeção para veículos do transporte escolar, dividido em duas etapas: curso (14/02) e vistoria (21, 22 e 23/02).

É importante lembrar que os cursos de capacitação e as vistorias serão realizadas na sede do Settran nos departamentos de Educação para o Trânsito e de Transportes, respectivamente, com exceção para a categoria do transporte coletivo urbano, que ocorrerá na garagem da empresa concessionária no Bairro São Caetano.

Nos meses de março e abril haverá vistoria para os táxis. Em maio será a vez da vistoria dos carros de som. O cronograma prevê vistoria veicular também para os mototáxis nos meses de maio e junho. Já a categoria de motofrete será vistoriada em junho e julho.

De acordo com Portaria nº 11/2021, os permissionários ou condutores que se ausentarem da Inspeção Anual ou do Curso de Educação para o Trânsito sofrerão penalidades legais previstas para  situações específicas de cada modalidade de serviço veicular.
Prefeitura inicia entrega de Kits de Alimentação Escolar 

Começou nesta quarta-feira, dia 8, a distribuição dos Kits de Alimentação Escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino em Itabuna. A Secretaria Municipal de Educação fará a distribuição dos alimentos para estudantes matriculados nas 92 escolas da rede. De acordo com o cronograma, hoje, dia 8, estão sendo atendidas as escolas dos Núcleos I, II e II.

A mãe de uma aluna da Escola Milton Rodolfo de Souza Machado, no Parque Santa Clara, fez questão de externar sua satisfação e alegria após receber o Kit Alimentos. “Sou muito grata por esta iniciativa do prefeito Augusto Castro. É uma ajuda muito grande não só para mim, que tenho criança, mas também para muitas famílias que estavam sem alimentos em casa”, expressou.

 “Essa ajuda chegou na hora certa. Peço a Deus que continue abençoando todos que estão envolvidos nesse projeto, que estão pensando em muitos pais que estão desempregados e ainda mais, nesse momento chegando o Natal, colocando alimento na mesa das famílias. Deus abençoe”, declarou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Janaína Araújo, o cronograma de entrega dos alimentos foi elaborado para contemplar alunos das escolas de campo e da zona urbana. “Serão 38 mil kits correspondentes ao ano letivo 2021”, lembrou. Amanhã,  dia 9, serão atendidos estudantes das Escolas do Núcleo IV. A listagem das unidades escolares pode ser conferida na rede social da Secretaria Municipal de Educação no Instagram: @seduc_itabuna.

Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas amplia representação da sociedade
O advogado Paulo Bernardo da Costa, presidente do Conselho Municipal de Políticas  Sobre Drogas, e o secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, empossaram novos integrantes da instituição na terça-feira, dia 7, durante assembleia extraordinária, que ocorreu nas dependências da Igreja Batista Esperança, no Bairro São Caetano, em Itabuna. Na oportunidade também foi aprovado,  por unanimidade, o novo regimento do COMPOD.

Entre os novos conselheiros estão, integrantes do Rotary Clube Itabuna Sul, da Associação Bahia Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia, além da Defensoria Pública da Bahia, através da defensora Priscilla Ranaldy. O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod) está sendo reativado depois de quatro anos sem funcionar.

“A Defensora Pública do Estado da Bahia ingressa no Conselho com a finalidade de se aproximar de setores da sociedade e contribuir de forma positiva no combate às drogas e na reinserção das pessoas que enfrentam problemas relacionados a isso” disse, a defensora pública Priscilla Ranald que tomou posse com sua colega Luana Ramalho.

Para o secretário de Governo, Josué Brandão Júnior, o momento é de resgate do Compod e de aproximação do poder público,  Universidades, secretarias estaduais e pesquisadores nessa área,  com informações  que possam colaborar  para políticas públicas. “O trabalho é voluntário, mas de extrema importância. Por isso, o prefeito Augusto Castro assinou Portaria municipal colocando uma funcionária efetiva para ser secretária executiva nas ações do Conselho”, avaliou.


Além das posses,  mudanças foram anunciadas; entre elas a inclusão de uma  diretoria  para dinamizar  as atividades do COMPOD, criação de um cronograma de reuniões ordinárias e  atualização na  estrutura com base na Lei nº 2.060. “Vamos levar ao prefeito a proposta da criação de uma vice-presidência, 1º e  2º secretário e tesoureiro”, afirmou Paulo Bernardo da
Costa.
Secretaria Municipal de Saúde esclarece a população sobre emergência psiquiátrica

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, presta esclarecimentos sobre emergência psiquiátrica, que é toda e qualquer situação em que exista risco significativo de vida ou um agravamento do transtorno mental tanto a pessoa como para terceiros, necessitando de intervenção médica imediata. Por exemplo: tentativa de suicídio ou comportamentos agressivos de característica violenta com risco de vida.


Nos casos de pessoas que estão expondo a risco outras ou a si mesmas, a orientação é acionar uma unidade do Samu-192  que fará o encaminhamento do paciente para que seja atendido na UPA – 24 Horas ou Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Se necessário, o paciente será ainda encaminhado para acompanhamento em alguma unidade de saúde mental: Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) ou Ambulatório Psicossocial.

Segundo o Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC) nos casos em que a pessoa apresente sintomas ou comportamentos suicidas (com ideias ou planejamento) deve ser encaminhada aos CAPs. Se menor de 18 anos ao CAPs Infanto – Juvenil, na Rua José Alves dos Reis, 247, Jardim Vitória.

Paciente com idade maior de 18 anos, ao CAPS II, na Rua G, nº 100,  Jardim Alamar. Se relacionado ao uso abusivo de álcool ou outras drogas, ao  CAPs Álcool e Drogas (CAPS AD), na Rua E, nº 111, no Bairro Banco Raso.
 
A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, informou que a Guarda Civil Municipal tem sido acionada por pessoas ou familiares em desconfortável situação psicológica, principalmente tentativa de suicídio para dar algum suporte. “Nesses casos, há diálogo das equipes e o encaminhamento do paciente para atendimento pelo Samu-192, UPA - 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, ou no Hospital de Base”, afirmou.

Treinamento para diagnóstico e prepara campanha de prevenção à Hanseníase

O Programa Municipal de Enfrentamento à Hanseníase do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde concluiu a capacitação com profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, nesta quarta-feira, dia 8, na UniFTC. O objetivo é ampliar ações e o diagnóstico da doença que apresenta número elevado de casos em Itabuna com média de 50 pessoas em tratamento por ano.

O trabalho também reuniu profissionais dos departamentos de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária, segundo a coordenadora do Programa de Enfrentamento à Hanseníase, enfermeira Moema Farias de Oliveira. Ela disse que a doença é provocada pela bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen que pode causar a incapacidade física dos nervos.

O treinamento foi uma preparação para a campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à prevenção, diagnóstico e combate à Hanseníase, com início das ações previstas para o dia 3. “A doença tem cura, mas o diagnóstico clínico e tardio dificulta o tratamento”, destacou Moema de Oliveira.

Ela disse que os sintomas da Hanseníase aparecem com mais frequência na face, braços e pernas, através de manchas brancas, vermelhas ou marrons, a depender do tom de pele. O paciente apresenta perda de sensibilidade dolorosa e tátil, além disso, é a doença que mais cega no mundo.

De acordo com a enfermeira, o diagnóstico pode ser feito em qualquer unidade de saúde, sendo o Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp), referência em tratamento da doença. O médico Humberto Barreto de Jesus é referência em Hanseníase no país e atende na unidade.  

“Fazemos um teste de sensibilidade no paciente. Geralmente nas unidades de saúde, usamos tubos de ensaio com água morna e outro com água fria. Testamos na pessoa e observamos se ela tem ou não sensibilidade à  temperatura. Mas, qualquer objeto aquecido pode ser colocado na pele do paciente” explicou Moema Farias de Oliveira.

Ela explicou que o tratamento é realizado com poliquimioterapia, através do uso de comprimidos que precisam ser tomados  na Unidade de Saúde, a cada 28 dias, sob a supervisão do profissional de saúde. O tratamento da Hanseníase é feito com antibióticos e deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para que seja possível alcançar a cura.
Boletim Covid-19

Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.550 pacientes curados, 35.743 confirmados, sendo 224 casos ativos; internados em UTI 12 ocupados, leitos de UTI disponíveis 11; internados em leitos clínicos, 11; disponíveis, 10, óbitos confirmados  693 e óbitos descartados, 276.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando m
edidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...