quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

A ECONOMIA INFORMAL MANDA EM ITABUNA

 Editorial

 A ECONOMIA INFORMAL MANDA EM ITABUNA

O descaso com o Mural de Genaro de Carvalho

Diante de todos os esforços empreendidos pelo jornalista Paulo Lima para que a FICC tivesse um olhar mais sensível para o MURAL GENARO DE CARVALHO, aquela entidade prontamente atendeu à solicitação. Entretanto, como a economia informal manda no centro da cidade, O MURAL foi novamente tomado pelos camelôs, sem que a Secretaria da Indústria e Comércio e a FICC atentassem para o fato. Hoje, quem manda e dita as regras no centro da cidade é a economia informal. Onde estão a Câmara de Vereadores de Itabuna, a CDL e a ACI?

 Esses descasos e essas cenas com o patrimônio cultural de Itabuna já se transformaram um costume, desde os anos 80, quando todo os nossos imóveis estilo colonial, do centro da cidade; estatuas e bustos de nossas praças começaram a ser, sem nenhum critério, à demolição e não tombados, como deveriam de acordo a uma Lei Cultural.

 O certo é que estamos caminhando para um final triste da nossa história e identidade/cultural. Assim como aconteceram as destruições de todo o quarteirão da praça Olinto Leoni; o castelinho na Rua Miguel Calmon, o antigo prédio do BB, na Duque de Caxias; o casarão do coronel Tertuliano Guedes de Pinho etc, etc.  Agora querem acabar com o Mural do artista Genaro de Carvalho, localizado no antigo edifício do Banco Econômico, praça Adami.

 Por onde anda a Secretaria responsável por nossa cultura, que não ordena a Guarda Municipal, vigiar o que ainda resta do nosso patrimônio cultural? Hoje Itabuna tem um lindo Teatro; que pode ser tudo, mas no momento, não teatro, mas um simples local do governo municipal para despachos e reuniões.    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

EX-MINISTRO DE BOLSONARO, JOÃO ROMA NESTE SÁBADO EM ITABUNA

O GRANDE ENCONTRO SERÁ AS 9H, NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA  Aqui, lugar do grande encontro João Roma e Chico França  O presidente do P...