O Programa Futuras Cientistas, iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), deu início à Imersão Científica 2026 com uma cerimônia realizada no dia 5 de janeiro, às 9h. O evento de abertura foi transmitido pelo canal do Futuras Cientistas no YouTube, e marcou o começo de mais uma edição do programa, que tem como objetivo incentivar a participação de meninas e professoras da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Nesta edição de 2026, a Uesc foi uma das três únicas representantes de Universidades e Centros de Pesquisa do Estado da Bahia. Este ano, na equipe do LABMA que representou a Uesc no Programa Futuras Cientistas estão: Profa. Dra. Andréa Miura da Costa (coordenadora do plano de trabalho), Profa. Dra. Ana Paula Trovatti Uetanabaro, Dra. Tizá Teles dos Santos, Dra. Alice Ferreira da Silva, MsC. Michelle do Nascimento Silva, MsC. Isa Raphaela Santos, MsC. Prosper Pacelis Nahimana, MsC. Lucas Souza Sales, Ana Carolina Oliveira Sande, Karen Pereira Sacramento, PPGBBM e DCB/Uesc.
Ao longo do mês de janeiro, a Imersão Científica 2026 contou com uma carga horária total de 80 horas. Durante esse período, as estudantes do segundo ano do ensino médio e a professora do Colégio Estadual do Campo Projeto Formoso (CECPF) em Bom Jesus da Lapa (BA), vivenciaram a rotina da pesquisa científica no Laboratório de Microbiologia Aplicada da Agroindústria sobre os microrganismos e suas aplicações biotecnológicas, com momentos de muito aprendizado e troca de experiências. Ascom.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário