sábado, 31 de janeiro de 2026

ITABUNA EM FOCO

 Janeiro Branco no Hospital de Base reforça o cuidado com a saúde mental dos colaboradores*


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu uma programação especial da Campanha Janeiro Branco.

Promovidas pelo Núcleo de Humanização, em parceria com o Serviço de Psicologia, as ações tiveram início no dia 16 deste mês e foram voltadas aos colaboradores da unidade, com a implantação do Mural do Autocuidado.

No espaço, os profissionais foram convidados a registrar hábitos, atitudes e escolhas que desejam adotar ao longo do novo ano, com foco na saúde mental, no bem-estar e no equilíbrio emocional. A proposta foi incentivar o autocuidado em um ambiente de escuta e acolhimento.

“Foi um convite para que os colaboradores iniciassem o ano cuidando de quem mais importa: eles próprios. Um momento de pausa e conexão em meio à rotina hospitalar, que se tornou um espaço coletivo de incentivo, troca e inspiração, fortalecendo vínculos e promovendo o sentimento de pertencimento”, destacou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Katiúcia Carneiro.

A programação continuou na manhã da quarta-feira passada, dia 29, no auditório da unidade, com a realização de duas palestras. A abertura foi conduzida pela psicóloga Rosineide Carvalho, colaboradora do HBLEM, que abordou o tema “Pilares da Saúde Mental”.

Em seguida, a psicóloga Raquel Rocha ministrou a palestra “Saúde Mental no Ambiente Hospitalar: Cuidando de Quem Cuida”, encerrando o encontro com a dinâmica reflexiva “O que me sustenta?”.

O encerramento da Campanha Janeiro Branco aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, na área externa do hospital, com uma atividade corporal do Projeto MoviMENTE-se.

A ação contou com o Exercício de Autoconsciência através da Natureza, conduzido pela massoterapeuta holística Nanselma Souza Lima Brito, e o Exercício de Gestão Mental, realizado pelo massoterapeuta Bernardo Santos Pereira.

Durante a atividade, os colaboradores foram convidados a desacelerar, estar mais presentes e se reconectar consigo mesmos, fortalecendo a escuta interior e o auto acolhimento. O evento foi finalizado com a entrega de sachês de escalda-pés e um café da manhã para os colaboradores.

Para o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., a campanha reafirma o compromisso da instituição com o cuidado integral da equipe. “Cuidar da mente é essencial para fortalecer pessoas, equipes e relações, além de contribuir para a construção de uma cultura permanente de autocuidado”, afirmou.

 Itabuna promove a Semana "1º Mutirão Mais

 Saúde, Menos Fila"

                                                                                


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro, na Praça Rio Cachoeira, o “Mutirão Mais Saúde, Menos Filas”, uma ação estratégica voltada para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e o cuidado integral do indivíduo com  foco em consultas e exames especializados.

A expectativa, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, é atender mais de 800 pacientes com a oferta de consultas e exames nas áreas de Cardiologia e Neurologia, e também de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como Acupuntura e Aromaterapia, ampliando as possibilidades de cuidado humanizado.

“Esse mutirão vai além do atendimento pontual. A proposta é consolidar um modelo de cuidado que fortaleça a APS, organize o fluxo assistencial e, como consequência, promova a redução das filas por especialidades, garantindo mais eficiência, acesso e qualidade no atendimento à população itabunense”, frisa a secretária.

Ela lembra que esse mutirão é continuidade do projeto “Mais Saúde, Menos Filas, Fortalecendo a APS”,  resultado de uma emenda parlamentar destinada ao Departamento da Atenção Primária à Saúde.

A secretária informa ainda que esta iniciativa conta com um contrato de fomento firmado entre a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) e o Instituto SETES - organização privada sem fins lucrativos com experiência em gestão desde 2009 nas áreas de saúde, educação, ambiental e assistência social. A instituição será responsável por apoiar a execução do projeto ao longo de 10 meses, mas começa com o Mutirão.

“Durante esse período, o município realizará ações itinerantes em diversos bairros, sempre com foco no fortalecimento da Atenção Primária e no cuidado integral do indivíduo”, completa a secretária de Saúde.

A secretária Lívia Mendes Aguiar encerra salientando que o atendimento nos dois dias do Mutirão será direcionado a pacientes já agendados que aguardam na fila por serviços especializados, com ênfase nas linhas de cuidado cardiovascular e neurológico. Secom.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

‘idiota’, ‘mentiroso’, ‘moleque’: mensagens do vice-governador expõem racha no PT do Maranhão

  Crise aprofunda isolamento do vice-governador Felipe Camarão (PT) Felipe Camarão agride aliado. O vazamento de mensagens atribuídas a Feli...