domingo, 25 de janeiro de 2026

Prefeitura de Ilhéus dá continuidade à campanha educativa nas barracas de praia do município

Ação reforça a importância do acesso à informação e do cumprimento da legislação, que contribui para a melhoria da experiência de moradores e turistas nas praias_

A Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, deu continuidade, nesta semana, à campanha educativa nas barracas de praia do município, com foco na orientação de diretrizes e no fortalecimento das relações de consumo no litoral.

A ação foi realizada nas cabanas e busca esclarecer aos proprietários de cabanas sobre as normas atuais, com ênfase nos direitos do consumidor e nas boas práticas comerciais. Durante as visitas, cada responsável pelas barracas recebe orientação direta da equipe e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, reforçando o acesso à informação e a importância do cumprimento da legislação.

A iniciativa se deu a partir da publicação do Decreto nº 003/2026, que proíbe a obrigatoriedade de consumação mínima, cobrança antecipada e qualquer exigência para a utilização de mesas, cadeiras, guarda-sóis e demais mobiliários fixados no litoral de Ilhéus. O objetivo é garantir transparência nas relações de consumo e assegurar que os clientes tenham seus direitos respeitados.

Com a orientação, o município busca promover um ambiente mais equilibrado entre comerciantes e consumidores, prevenindo conflitos, fortalecendo a confiança e contribuindo para a melhoria da experiência de moradores e turistas nas praias. A ação educativa também beneficia os próprios empreendedores, ao orientar sobre práticas corretas que evitam penalidades e estimulam a valorização dos serviços oferecidos no litoral ilhee4nse, bem como o recebimento do selo “Cabaneiro(a) Legal” Sucom.. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

AO VIVO VITÓRIA X BAHIA | #BaianãoNaTVE - 25/01/2026