quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ROTARY CLUB DE ITABUNA PROMOVE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO EM CINCO BAIRROS DA CIDADE

INSTITUIÇÃO TEM PROGRAMA GLOBAL PARA ERRADICAÇÃO DA DOENÇA



Vacinação contra pólio é uma causa pela qual o Rotary tem especial atenção. Entre os programas humanitários desenvolvidos pela instituição está a libertação de crianças do perigo da poliomielite em todo o mundo, através da compra e distribuição de vacinas. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é o maior projeto liderado pelo Rotary Internacional. Sendo assim, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite Bivalente e a de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, entre os dias 5 e 30 desse mês de outubro, é um tema de importância salutar para o clube de serviço.

De forma a contribuir também localmente para que a vacina chegue às comunidades mais carentes, o Rotary Club de Itabuna promoverá, com apoio da Coordenação Municipal de Imunização, a vacinação contra pólio e demais doenças para atualização da carteira dos pequenos em cinco bairros da cidade, nos quais não seria realizada a imunização através do município. O clube de serviço se responsabilizou por toda a logística e aplicação da vacina, levando inclusive os profissionais de saúde a essas localidades e veiculando em carro de som o dia, local e horário onde as crianças serão imunizadas em cada uma das comunidades abraçadas pela instituição. No próximo dia 13 outubro, a ação estará na Roça do Povo, no dia 15 em Jacareci e em Ribeirão Seco no dia 20. Os bairros do Morumbi e Serrado, que completam a lista, ainda terão datas agendadas.

A campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre no mês em que se celebra o dia dos pequenos e tem como público-alvo as crianças de até 5 anos. A imunização é gratuita e basta se deslocar até a associação de moradores do bairro com a carteirinha de vacinação para garantir a proteção. O presidente do clube itabunense Marcus Vinícius Rodrigues convoca toda a população para participar da campanha. Através do tema do ano rotário 2020-21 “O Rotary abre oportunidades”, o clube quer reforçar o quanto as vacinas protegem. “Cuidar da saúde das nossas crianças é abrir oportunidades ao seu bem estar e dar a elas a possibilidade de viver uma infância plena e feliz. Para isso, a colaboração da família é muito importante”, explica Rodrigues.

A doença

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, levar a paralisias musculares nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção e propicia imunidade individual e aumenta a imunidade de grupo na população em geral. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio. O Brasil possui certificação de área livre de circulação do vírus. No mundo, o Paquistão e Afeganistão são os dois países endêmicos para a doença. Da assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...