INSTITUIÇÃO TEM PROGRAMA GLOBAL PARA ERRADICAÇÃO DA DOENÇA
Vacinação contra pólio é uma causa pela qual o Rotary tem especial atenção. Entre os programas humanitários desenvolvidos pela instituição está a libertação de crianças do perigo da poliomielite em todo o mundo, através da compra e distribuição de vacinas. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é o maior projeto liderado pelo Rotary Internacional. Sendo assim, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite Bivalente e a de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, entre os dias 5 e 30 desse mês de outubro, é um tema de importância salutar para o clube de serviço.
De forma a contribuir também localmente para que a vacina chegue às comunidades mais carentes, o Rotary Club de Itabuna promoverá, com apoio da Coordenação Municipal de Imunização, a vacinação contra pólio e demais doenças para atualização da carteira dos pequenos em cinco bairros da cidade, nos quais não seria realizada a imunização através do município. O clube de serviço se responsabilizou por toda a logística e aplicação da vacina, levando inclusive os profissionais de saúde a essas localidades e veiculando em carro de som o dia, local e horário onde as crianças serão imunizadas em cada uma das comunidades abraçadas pela instituição. No próximo dia 13 outubro, a ação estará na Roça do Povo, no dia 15 em Jacareci e em Ribeirão Seco no dia 20. Os bairros do Morumbi e Serrado, que completam a lista, ainda terão datas agendadas.
A campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre no mês em que se celebra o dia dos pequenos e tem como público-alvo as crianças de até 5 anos. A imunização é gratuita e basta se deslocar até a associação de moradores do bairro com a carteirinha de vacinação para garantir a proteção. O presidente do clube itabunense Marcus Vinícius Rodrigues convoca toda a população para participar da campanha. Através do tema do ano rotário 2020-21 “O Rotary abre oportunidades”, o clube quer reforçar o quanto as vacinas protegem. “Cuidar da saúde das nossas crianças é abrir oportunidades ao seu bem estar e dar a elas a possibilidade de viver uma infância plena e feliz. Para isso, a colaboração da família é muito importante”, explica Rodrigues.
A doença
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, levar a paralisias musculares nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção e propicia imunidade individual e aumenta a imunidade de grupo na população em geral. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio. O Brasil possui certificação de área livre de circulação do vírus. No mundo, o Paquistão e Afeganistão são os dois países endêmicos para a doença. Da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável