quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Secretária da Educação de Itabuna teve audiência com o secretário Jerônimo Rodrigues

Secretária da Educação de Itabuna teve audiência com o secretário Jerônimo Rodrigues

A secretária municipal da Educação, professora Janaína Araújo, foi recebida em audiência na tarde desta quarta-feira, dia 24, pelo secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues Souza. No encontro, que aconteceu no Gabinete da Secretaria Estadual da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia, foram tratadas diversas demandas ligadas ao setor educacional de Itabuna.

Dentre as pautas abordadas, a secretária Janaína Araújo destacou questões relacionadas ao Plano de Ação para início do ano letivo na rede estadual, com atividades remotas e, posteriormente, de forma híbrida e presencial, apresentação do trabalho pedagógico referente ao ano letivo de 2020 que acontece em nossa cidade desde em 14 de setembro, bem como sobre matrículas de alunos advindos de escolas municipais para a rede estadual de ensino.

Na audiência com secretário Jerônimo Rodrigues, a titular da Educação de Itabuna também tratou sobre possível cessão e municipalização de unidades escolares estaduais para uso pelo município, com o intuito de atender a alunos do ensino fundamental anos finais.

Janaína Araújo destacou ainda tratativas feitas acerca da construção e implementação do Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica Anísio Teixeira, que integrará o Complexo Integrado de Educação, Colégio Estadual de Itabuna, Centro de Apoio Pedagógico, Centro Juvenil de Ciência e Cultura e o Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul.

O novo complexo educacional será viabilizado pelo Governo do Estado, promovendo parceria com o município, com investimentos previstos de até R$ 50 milhões. A proposta é implantar uma moderna estrutura de ensino integrado no bairro São Caetano, estruturada com equipamentos pedagógicos, esportivos e culturais para promover ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, focados na melhoria da qualidade do ensino.
________________________________

Projetos prioritários da Emasa


A secretária Sônia Fontes e o subsecretário de Planejamento de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, visitaram a sede da Emasa, nesta quarta-feira, dia 24, onde foram recebidos pelo presidente Raymundo Mendes Filho. Na oportunidade, eles conheceram os projetos prioritários da concessionária municipal de águas e saneamento que estão concluídos e os que se encontram em fase de conclusão.


Os projetos que foram apresentados à secretária Sônia Fontes vão pautar o Planejamento Estratégico do Governo e definir o que pode ser viabilizado através de recursos do orçamento municipal e também por captação de recursos externos. “A orientação do prefeito Augusto Castro é fazer uma peregrinação nos órgãos da Administração. Essa é uma conversa preliminar que objetiva ver o que cabe no Orçamento e o que pode ser captado através de emendas parlamentares e de outras fontes externas”, disse a secretária.


Para Raymundo Mendes, o encontro com a secretária e o subsecretário de Planejamento foi muito importante e proveitoso. “Esse contato serviu para apresentarmos as prioridades. Teremos um novo encontro no próximo dia 10, quando vamos apresentar as prioridades de forma detalhada para serem encaminhadas para a captação de recursos”, salienta Mendes.

PROJETOS PRIORITÁRIOS


Segundo o presidente, nesse primeiro ano, a direção da Emasa está priorizando projetos relacionados à expansão do abastecimento de água, equação de débitos e combate ao desperdício e a ampliação da captação e tratamento do esgoto. “Já temos projetos finalizados e outros em fase final. Agora, estamos alinhando as prioridades com a secretária Sônia Fontes para viabilizar essas execuções”, destaca Mendes Filho.


Ao final do encontro Raymundo Mendes se comprometeu em buscar junto ao Diretor-Técnico, Bruno Mendonça, e o diretor de Planejamento e Extensão, José Silva, a finalização e detalhamento de todos os projetos para serem repassados à Secretaria de Planejamento no próximo encontro.

_______________________________

Andrea Castro destaca a importância  e o papel

do Conselho Municipal de Assistência Social

Ao destacar a importância do Conselho Municipal de Assistência Social de Itabuna, a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza parabenizou os novos membros daquele colegiado. “O CMAS tem o papel de fiscalizar os programas assistenciais, o controle social em nosso meio, assegurando direitos previstos em lei, para que possamos dar dignidade a todos itabunenses”, afirmou Andrea Castro.


A secretária municipal de Promoção Social ressaltou “a relevância da participação social em diversas áreas como, por exemplo, a atuação para a garantia dos direitos e a manutenção dos benefícios socioassistenciais”. Ela lembrou que nesta terça-feira, dia 23, o prefeito Augusto Castro nomeou, por meio do decreto n.º 14.301, os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Itabuna. Representantes de nove órgãos públicos e nove entidades civis compõem o quadro de conselheiros.


“No momento, o foco de todos os técnicos e funcionários da nossa Secretaria é a promoção de ações de combate à fome e segurança alimentar dos itabunenses menos favorecidos, ainda mais durante este período de pandemia que estamos sofrendo. Para isso, é essencial a participação de todos os segmentos da sociedade. O Conselho Municipal de Assistência Social é a presença da população de Itabuna, junto com a Secretaria de Promoção Social, construindo uma cidade melhor.


O Conselho Municipal de Assistência Social é um órgão que reúne representantes do Governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no município. A sua criação está definida na Lei 8.742, de 1993, da Orgânica da Assistência Social. O CMAS tem o objetivo de avaliar e deliberar sobre a política de assistência social, por meio de debates, estabelecimento de normas e fiscalização da prestação dos serviços sociais no âmbito municipal.

______________________________


Melhorias nos corredores do transporte coletivo de Itabuna
Homens com máquinas e equipamentos trabalham nos diversos bairros de Itabuna, inclusive nos finais de semana, com obras e serviços de melhoria de ruas, avenidas e praças. A ação determinada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) engloba desde patrolamento, recuperação da pavimentação, iluminação, limpeza pública, roçagem e capina.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, afirma que “ a nossa missão é manter a cidade limpa e iluminada, garantindo com isso uma melhor qualidade de vida à nossa população”. Ele realça que a população pode ajudar neste esforço do poder público, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Entre as prioridades citadas, está o patrolamento de ruas iniciado na semana passada no bairro Bananeira e cujo serviço está sendo concluído nesta terça-feira. De acordo com o cronograma, as equipes seguem com o mesmo tipo de trabalho no bairro Manoel Leão.

Outras áreas da cidade, em especial os corredores de ônibus que precisam de manutenção permanente serão alcançados pela ação da Prefeitura. Os distritos de Mutuns e Itamaracá e o projeto agrícola Roça do Povo também estão incluídos no pacote de melhorias.

________________________________

Emasa e Prefeitura fecham cratera na praça Camacan


Equipes da Emasa e da Prefeitura de Itabuna concluíram nesta quarta-feira, dia 24, o fechamento de uma cratera que surgiu na noite de ontem na Praça Camacan, esquina com a rua Paulino Vieira, depois que foi isolada e sinalizada por preposto.


Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, o problema foi causado na rede antiga de drenagem pluvial, devido à falta de entroncamento. “Onde era para ser realizada uma caixa para receber a manilha e isso não foi feito. A fuga de material pela manilha provocou a erosão do piso”, explica Bitencourt.


Para os serviços de reparo o trânsito foi parcialmente interrompido no local, sendo liberado logo em seguida para o tráfego de veículos. O gerente técnico da Emasa também informa que esse tipo de evento não tem nenhuma relação com o abastecimento de água, que não sofreu interrupção.

________________________________

Profissionais de Saúde recebem 2ª dose da

vacina contra Covid-19 


A coordenação de Imunização da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar nesta sexta-feira, dia 26, a segunda dose da vacina contra Covid-19 nos profissionais de clínicas médicas particulares (odontológicas, fisioterapia, etc) que tomaram a primeira dose da Coronavac no dia 29 de janeiro. No mesmo dia vão receber a primeira dose os profissionais que estão na lista de espera e se inscreveram até o dia 19 de fevereiro.

A imunização tanto da primeira quanto da segunda dose será feita das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 16 horas, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp). A expectativa é de que sejam vacinadas com a segunda dose 537 profissionais, Já a primeira dose vai alcançar mais de 300 pessoas da rede de saúde particular de Itabuna, segundo a coordenação da Rede de Frio

A vacinação no Sesp mobiliza 12 profissionais da Secretaria Municipal Saúde que aplicam os imunizantes da Oxford/AstraZenica, importados da Índia, e a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com a Sinovac chinesa, segundo informou a coordenadora da Rede de Frio, Camila Britto.

Ela lembra que a campanha de vacinação contra a Covid-19 é o resultado da união de esforços entre os poderes públicos. O alerta é que as pessoas devem adotar as recomendações da Organização Mundial da Saúde e de autoridades sanitárias do país como evitar aglomerações, manter o distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e álcool gel a 70%.

Mesmo para quem já foi imunizado, é importante continuar se cuidando, não esquecendo de adotar as recomendações”, reforça Camila Brito.

_______________________________


Recuperação do 
sistema

de iluminação 


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicoda Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo,’ continua com a reposição de lâmpadas em diversos locais. Pelo menos 15 bairros já foram beneficiados, entre eles Ferradas, Nova Ferradas, Urbis IV, Pontalzinho e Conceição.

Nesta terça a equipe de iluminação pública fez a reposição de lâmpadas nos bairros Califórnia, Nova Califórnia e áreas próximas, como garantiu Sousa Lino. Em paralelo, outras equipes trabalham na roçagem, capina, poda de árvore e desobstrução de bocas de lobo tanto na área central quanto nas periféricas de Itabuna.

O prefeito Augusto Castro tem buscado recursos a serem destinados à saúde, educação e assistência social. Mas, também quer uma cidade limpa, iluminada e com obras essenciais que garantam melhores condições de vida à nossa população. Estamos trabalhando para isso”, afirmou o superintendente dos Serviços Públicos.

____________________________

Boletim Covid-19 – 24.02.2021


Nesta quarta-feira, dia 24a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores sobre a Covid-19. Itabuna registra 21.613 casos de pacientes curados; 22.550 casos confirmados, sendo 532 casos ativos; 2internados em UTI, 28 em leitos clínicos e 401 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Departamento de Comunicação da PMI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...