terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Itabuna reforça medidas de restrição à circulação de pessoas e trânsito noturno

Itabuna reforça medidas de restrição à circulação de pessoas e trânsito noturno

A Prefeitura de Itabuna reforçou a determinação de restrição de locomoção noturna, sendo vedada a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 5 horas, até 28 de fevereiro no Município de Itabuna, conforme estabelecido no Decreto Estadual n° 20.240.

Bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares, inclusive os que funcionam em shopping centers, que comercializem bebidas alcoólicas, podem ficar abertos até 18 horas, sendo vedado o seu funcionamento após este horário

Os demais estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências.

A circulação dos meios de transporte urbanos das 20 às 5 horas também ficará suspensa.

As festas ficam proibidas, assim como eventos e atividades, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como, eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica;

Excepcionalmente, ficam autorizados, durante os horários de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores. Os serviços de delivery de alimentos deverão ser prestados até as 22 horas.

Fica permitido a transmissão online de eventos e atividades religiosas com presença limitada à equipe técnica e ministrantes, desde que observados os limites de horário definidos.

Ficam excetuadas da vedação prevista as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência. A restrição também não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Assim como o funcionamento do terminal rodoviário, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades.

O mesmo se aplica aos serviços de limpeza pública e manutenção urbana; delivery de farmácia e medicamentos; atividades profissionais de transporte privado de passageiros; e o deslocamento de passageiros para o aeroporto de Ilhéus e retorno.

Operação Oxigênio 

As equipes de fiscais da Prefeitura de Itabuna, com o suporte das polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Municipal, continuam com a fiscalização para que as pessoas deixem de circular pelos logradouros públicos depois das 20 horas. Em diversos pontos da cidade, que ficou nas ruas recebeu orientação sobre o cumprimento do Decreto estadual n.° 20.233, de 16 de fevereiro, que institui a restrição de locomoção noturna como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

Na segunda-feira, dia 22, as guarnições atenderam 12 chamados por descumprimento do Decreto Estadual, inclusive por comerciantes que insistiam em manter pizzarias, lanchonetes, bares e restaurantes abertos. Nestes casos, foram lavradas autuações pela fiscalização da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Pelo menos 48 pessoas foram abordadas e receberam orientação sobre as medidas que devem adotar no dia a dia para evitar a disseminação do novo coronavírus. À frente dos fiscais sanitários estava a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que recomendou às pessoas seguir protocolos que incluem distanciamento social, higiene das mãos com água e sabão, uso de álcool gel a 70% e uso de máscaras faciais.

Ao todo foram mobilizadas 35 pessoas e 13 viaturas padronizadas. As ações de educação, prevenção e fiscalização, inclusive com lavratura de autos de infração, prosseguem. “É muito importante que as pessoas observem as recomendações quanto aos protocolos, principalmente diante do fato de leitos clínicos e de UTI estarem lotados nos hospitais de Base e Calixto Midlej Filho”, argumentou a secretária de Saúde.

_______________________________

Fundação Marimbeta inicia reformas nos Sítios

de Integração

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente deu início, nesta terça-feira, dia 23, às reformas de unidades, cumprindo uma das metas do prefeito Augusto Castro. O projeto de requalificação está sendo iniciado pelo Bairro São Pedro.

O presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva, disse que foi feito um diagnóstico de quais são os principais problemas de cada uma das unidades. “O que se verificou é que todas precisam de intervenções estruturais. Por isso que as reformas estão sendo iniciadas pelo Sítio III, no São Pedro”, explicou.

Os trabalhos foram iniciados com a revitalização, o que inclui a limpeza, roçagem, capina e podas. Também serão revisadas as instalações elétricas e hidráulicas e telhados e renovadas pinturas de paredes internas e externas. A instalação de muros e portões, visando uma maior segurança das pessoas e do patrimônio será avaliada.

PARCERIAS E FAMÍLIAS

Com um total de 74 mil metros quadrados em cinco unidades, a Fundação Marimbeta deve ganhar, já nos próximos meses, ampliação na quantidade de salas de aulas, novos espaços de recreação, lazer e práticas desportivas. Atualmente paralisados, projetos de agricultura, fruticultura e horticultura serão recompostos para que crianças e adolescentes continuem sendo as principais beneficiadas. A ideia é que esse trabalho atinja também aos seus familiares.

Para Valter Silva, a Fundação Marimbeta tem uma vocação natural para o social. Por essa razão, não dispensará parcerias com as secretarias de Promoção Social e Combate à Fome, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e de Educação. Com isso, a capacidade de oferta de oficinas e cursos profissionalizantes também será ampliada, beneficiando sobretudo as famílias dos estudantes.

Além disso, parcerias com as universidades Estadual de Santa Cruz (UESC) e Federal do Sul da Bahia (UFSB) também serão propostas, sobretudo para que a educação científica adentre os espaços escolares dos sítios, através da oferta da Educação em Tempo Integral, da revisão dos projetos pedagógicos das escolas e fortalecimentos das oficinas culturais.
____________________________________

Prefeito Augusto Castro institui agenda semana

 para demandas do Legislativo

Para ampliar a interlocução entre os poderes Executivo e Legislativo, o secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini, participou de reunião com os vereadores de Itabuna na tarde de ontem, dia 22. A partir de agora, foi estipulada uma agenda semanal, com encontros às segundas-feiras, como determinado pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

Fomos ouvir as demandas e necessidades da bancada numa demonstração inequívoca de que se deseja manter a harmonia entre os Poderes. A orientação do prefeito é que nestes encontros sejam colhidos pedidos de providências às secretarias e órgãos da administração, já que o vereador detém a representação dos interesses dos diversos segmentos da população”, expressou Alcântara Pellegrini.

Segundo o secretário, não tem sido fácil para a Administração pública encontrar soluções para os principais problemas comunitários. Há carências em todos os setores, o que demanda um enorme esforço das secretarias e órgãos da Prefeitura, o que é sabido pelos vereadores, cuja cooperação e apoio têm sido fundamentais no início da atual gestão.

 “Além disso, a situação agrava-se com o aumento dos casos de Covid-19 e as necessidades de atendimento ambulatorial e hospitalar, o que tem sido objeto de preocupação do prefeito Augusto Castro que anunciou mais 15 leitos clínicos e cinco de UTI no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães”, lembra.

________________________________

Vigilância Epidemiológica faz testagens na

 Policlínica 2 de Julho e Câmara de Vereadores

Servidores e colaboradores da Policlínica Municipal Dois de Julho e da Câmara de Vereadores de Itabuna foram submetidos a testes do tipo RT-PCR para detecção da Covid-19. O procedimento foi realizado nesta terça-feira, dia 23, por equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.


Cerca de 60 testes foram aplicados nos profissionais de saúde da Policlínica. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a medida ocorre de maneira preventiva, visando identificar possíveis casos de pessoas assintomáticas.

Já na Câmara Municipal de Vereadores, há três semanas, num primeiro momento, foram realizados 104 testes rápidos com identificação de oito casos positivos. Por esse motivo, foi necessário realizar a segunda testagem agora com o exame RT-PCR. Onde foram aplicados 90 testes.

“No RT-PCR, aquele através do qual se faz a coleta de secreção nasal, é indicado entre o terceiro e décimo dia de sintoma, no máximo. Neste teste são identificadas as imunoglobulinas IgM - anticorpos produzidos na fase aguda da doença, e que se faz necessário o isolamento e o monitoramento com o infectado”, explica a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

O material coletado será encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. O resultado deve sair em até cinco dias.

A secretária alerta que é importante lembrar que a pessoa que apresenta sintomas do novo coronavírus deve entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica através do Disque Atendimento para que seja aberta a Ficha de Notificação. A lista de contatos está publicada no site oficial da Prefeitura.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde para todos os cidadãos continua sendo a de que aglomerações devem ser evitadas para inibir a propagação do Covid-19. Além disso, as pessoas devem manter a higiene das mãos, sair de casa se for estritamente necessário, usar máscara e álcool gel a 70 por cento.

______________________________

Boletim Covid-19 – 23.02.2021


Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores. Nesta terça-feira, dia 23, Itabuna registra 22.381 casos de pacientes curados; 22.318 casos confirmados, sendo 518 casos ativos; 24 internados em UTI, 2em leitos clínicos e 399 óbitos. 

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


ASCOM/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...