quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro autoriza mais dois gripários para o enfrentamento da Covid-19

Augusto Castro autoriza mais dois gripários para o enfrentamento da Covid-19

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, determinou à Secretaria Municipal de Saúde a instalação de dois novos gripários na Rede de Atenção Básica para atender pacientes com sintomas do novo coronavírus ou assintomáticos ou com síndrome respiratória aguda grave (SRGA). Ele também orientou que as unidades funcionassem em pontos estratégicos da cidade, entre 16 e 22 horas.

Por isso, a Secretaria de Saúde definiu que os gripários passarão a funcionar na Unidade Básica de Saúde Möise Hage, no Bairro Lomanto Júnior, e na Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista. A SRAG é uma síndrome que pode ser causada por diversas doenças, inclusive pela Covid-19.

Para abrir as novas unidades de atendimento para pacientes assintomáticos, com sintomas da Covid-19 ou síndrome respiratória grave estão sendo contratados, em caráter emergencial, mais profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Atualmente, outros dois gripários já estão funcionando há 15 dias na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no centro da cidade, e na Unidade Básica de Saúde José Edites, no Bairro São Caetano. Também entre 16 e 22 horas. Nas demais horas do dia os atendimentos ambulatoriais continuam.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a previsão é que os novos gripários já estejam em funcionamento a partir de segunda-feira, dia 1º de março. Ela explica que o objetivo é reduzir a demanda por atendimento primário na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, bem como nos pronto atendimento dos hospitais.

A supervisora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Alessandra Lopes, informa que para o atendimento, os profissionais de saúde estão aptos a realizar a triagem, testagem rápida, encaminhamentos para consultas, ou para a UPA - 24 Horas.

“O nosso objetivo é ampliar os espaços de atendimento exclusivo destinado à Covid-19, na perspectiva de tornar mais racional possível os serviços de urgência oferecidos na UPA 24 Horas”, afirma Alessandra Lopes.

Por isso, ela pediu que, em casos suspeitos, com sintomas de gripe, tosse seca ou febre, por exemplo, a população busque atendimento imediato nos gripários, evitando o deslocamento desnecessário a outras unidades de urgência e emergência.

Mais 2.280 doses da vacina da Covid-19

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde programa um novo calendário de imunização, depois de receber nesta sexta-feira, dia 26, mais 2.280 doses de vacinas chinesas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan com a Sinovac, e o instituto Oxford/Astrazeneca.

De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Camila Brito, 1.300 imunizantes serão destinados às pessoas com idade acima de 80 anos e menos de 84 anos de idade. Já as 980 doses da Coronavac restantes serão usadas na aplicação da 2ª etapa da vacinação de idoso, acima de 90 anos. “Vamos fazer um drive-trhu para essas faixas etárias” disse.

O primeiro drive-trhu vai acontecer na segunda-feira, dia 1º de março, para as pessoas entre 80 e 84 anos. A vacinação será realizada no pátio do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), na Avenida Inácio Tosta Filho (ponto fixo); na Praça Rotary, no Góes Calmon; USF Élson Duarte, no bairro Urbis IV (ponto fixo); e na Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima.

Já a aplicação da 2ª dose em idosos com mais de 90 anos será realizada na quinta-feira, dia 4, nos mesmos locais. “Em todos os casos, é necessário levar documento de identidade, Cartão SUS, comprovante de residência e CPF”, alertou Camila Brito.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde alertou os grupos prioritários para a importância de tomar a vacina. No entanto, esclareceu que as substâncias não impedem o contágio pelo Covid-19. “A vacina assegura que os sintomas sejam mais leves. Por consequência, os leitos da UPA 24-Horas e de hospitais serão desafogados”, esclareceu.

Mesmo com a aplicação das vacinas, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforça que as pessoas devem ficar atentas às recomendações das autoridades sanitárias. Devem evitar aglomerações, manter o distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e álcool gel a 70%.

 1ª dose de vacinas contra o novo coronavírus

O Município de Itabuna alcançou 99,1% na aplicação da 1ª dose de vacinação de acordo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 6.539 doses, entre idosos e profissionais de saúde, depois de ter recebido um total de 6.417 doses.

Quanto à segunda dose, até agora foram imunizados 740 profissionais de saúde, o equivalente a 30,5%. Foram recebidas 2.217 doses. “Podemos afirmar que essa é a campanha com maior adesão que já tivemos. Essa vacina para nós é um despertar da esperança”, comemorou Camila Brito, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

___________________________

Desafios e oportunidades para o Meio Ambiente

Para discutir potenciais ações de desenvolvimento que promovam o Meio Ambiente no município, técnicos da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, se reuniram com representantes do Grupo Juntos pelo Rio Cachoeira. O diretor de Meio Ambiente Thiago Guedes apresentou o Plano Estratégico.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conta com uma agenda de estudos e ações para a pauta da Gestão dos Resíduos Sólidos, Criação do aplicativo Meio Ambiente e do Programa Lixo Zero. Além disso, também tem foco o Plano de Arborização Municipal, criação do Parque da Cidade e elaboração do Plano de Educação Ambiental e Restauração Ecológica da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira.

“Temos como prioridade, o foco na gestão dos resíduos sólidos. Para isso, já tivemos encontros com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo da Bahia, através de um diálogo em consórcio com outros municípios do Litoral Sul”, informa, Guedes. O encontro foi por videoconferência, como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus.

Para o vice-reitor da UESC, Maurício Moreau, o plano de ação vem ao encontro das pesquisas e projetos desenvolvidos pela universidade, para a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. “Também é função da universidade, apoiar a Prefeitura em todas as frentes de atuação. Queremos desenvolver projetos em parceria com a diretoria de Meio Ambiente em prol da sustentabilidade e recuperação da paisagem urbana e rural”, afirma.


Para o executivo Edimar Margotto (MESB), atualmente se tem um grande problema que é o lixão de Itabuna. Ele disse que espera que o projeto do Executivo aconteça em parceria com a sociedade civil, para que os melhores resultados sejam alcançados. Já a professora da UFSB, Valerie Nicollier é importante para a recuperação do Rio Cachoeira..

Segundo explicou, isso depende de ações integradas que envolvam poder público municipal e estadual, empresas de saneamento básico, universidades, sociedade civil e comunidade em geral.

“ Além disso, a gestão integrada dos recursos hídricos requer a harmonização das leis municipais no que se refere ao meio ambiente, saneamento básico e desenvolvimento urbano", destacou Nicollier.

A reunião por via videoconferência contou com a participação do vice-reitor da UESC, Maurício Moreau; Valerie Nicolier (UFSB), Edimar Margotto (MESB), Waleska Viana (Instituto Viverde), Alfredo Melo (Emasa), Alana Couto e Calin Bahia e Thiago Guedes, da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna.

______________________________

Operação Oxigênio

Fiscais da Prefeitura de Itabuna, com o apoio das polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Municipal atenderam um total de oito denúncias de descumprimento ao decreto na noite de terça-feira, dia 24. Como resultado, foram apreendidos seis veículos (um carro e cinco motocicletas) e dois estabelecimentos comerciais notificados por descumprimento de medidas legais de restrição da circulação de pessoas e de trânsito de veículos em vias e logradouros públicos.

Na mesma noite, também foram autuados oito veículos e removido um equipamento sonoro da casa de uma pessoa que importunava os vizinhos. Ao todo, foram mobilizadas 31 pessoas e nove viaturas nesta operação.

“Não podemos relaxar. Itabuna precisa despertar para a situação crítica que estamos vivendo. Os hospitais estão operando no limite”, comentou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes.

O alerta é que as pessoas devem adotar as recomendações da Organização Mundial da Saúde e de autoridades sanitárias do país como evitar aglomerações, manter o distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e álcool gel a 70%.

As ações de educação, prevenção e fiscalização prosseguem em Itabuna para o cumprimento do Decreto Estadual de n.° 20.233, de 16 de fevereiro, que institui a restrição de locomoção de pessoas entre as 20 e 5 h, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

______________________________

Boletim Covid-19 – 25.02.2021



Nesta quinta-feira, dia 25, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores sobre a Covid-19. Itabuna registra 21.670 casos de pacientes curados; 22.633 casos confirmados, sendo 562 casos ativos; 30 internados em UTI, 27 em leitos clínicos e 401 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

_____________________________________



ASCOM/PMI

Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...