terça-feira, 14 de junho de 2022

ITABUNA EM FOCO

 Atualizado as 20h30

Prefeitura prossegue com calendário e esquema especial de vacinação antes das festas juninas 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde divulga calendário de vacinação  se encerra na quarta-feira, dia 15. Para a vacinação do Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a primeira, segunda e terceira dose  será aplicada 8 às 11 e das 1h às 16 horas, mas as ampolas são abertas até às 15 horas a fim de evitar desperdício de doses. 

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira, o público maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE 

Para a segunda, as pessoas que estão com data de retorno até o dia 17/06 para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer. 

Vale destacar que está liberado para todos, a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. 

TERCEIRA DOSE 

Para a terceira dose, serão imunizadas pessoas maiores de 12 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

DOSE DE REFORÇO JANSSEM 

Nas UBS e USF, pessoas maiores de 18 anos que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação, já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

QUARTA DOSE 

Até quarta-feira, dia 15, também será aplicada a quarta dose nas UBS e USF.

O público-alvo,  as pessoas que fizeram uso do reforço há mais de 4 meses, pessoas vivendo com HIV, pessoas em tratamento oncológico, pacientes transplantados (medula ou órgãos sólidos)

Além destes, pessoas em tratamento imunossupressor (autoimunes como Lupus, artrite reumatoide Doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica, esclerose sistêmica (esclerodermia), síndrome de Sjögren, miopatias inflamatóriase as vasculites) e pessoas maiores de 50 anos.

A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

AÇÃO REDE DE FRIO - “SÃO JOÃO BOM, É COM VOCÊ VACINADO.” 

A Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde realiza ação especial de vacinação para crianças, adolescentes, adultos e idosos na UniFTC das 9  às 15 horas até quarta-feira, dia 15.

Para crianças de 5 a 11 anos são oferecidas as primeiras e segundas doses das vacinas Coronavac e Pfizer Pediátrica. Para adolescentes maiores de 12 anos serão ofertadas as primeiras, segundas e terceiras doses de Coronavac e Pfizer. 

Já para adultos e idosos serão oferecidas as primeiras, segundas, terceiras e quartas doses, além de dose única ou de reforço das vacinas Coronavac, Oxford, Pfizer e Janssen conforme seu respectivo cartão de vacina. 

Vale destacar que para quarta dose o público são pessoas maiores de 50 anos que concluíram o esquema vacinal há pelo menos 4 meses. Além disso, as segundas doses de adultos são para pessoas que estão com data de retorno até o dia 17/06. Para terceira dose são pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há 4 meses. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina com registro vacinal. 

*PRORROGAÇÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL* 

Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, continua a Campanha de Vacinação contra o Influenza (gripe) e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). As vacinações ocorrem simultaneamente à vacinação contra a Covid-19. 

Neste período de prorrogação da segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorreu de forma escalonada, o público-alvo idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Já para a vacinação da Tríplice Viral nesta segunda fase o grupo são profissionais de Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

Representantes da Prefeitura participaram da FEAGRI em Salvador

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, participou, em Salvador, na quinta-feira passada,  dia 9, a segunda reunião do Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia FEAGRI, no Centro de Convenções, em Salvador.



O evento foi promovido pela secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (SEAGRI) que a cada ano dá oportunidades aos municípios de expor suas necessidades, trocar informações sobre o setor, e claro, trazer políticas públicas.

O objetivo do FEAGRI é proporcionar diálogos entre os seus representantes, com o intuito de acompanhar as políticas públicas e programas governamentais sobre o setor agropecuário, formulando recomendações estratégicas para aprimorá-lo no estado da Bahia.

O Diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, o Chefe de Gabinete, Marcelo Lisboa,  acompanharam  Moacir Lima no evento. De acordo com a equipe da Prefeitura de Itabuna,  esse ano o FEAGRI trouxe muitas novidades como a experiência de degustar cafés, chocolates, derivados do cacau, doces e geleias, embutidos, biscoitos e, dentre outros produtos, integrando o interior baiano, destinos turísticos e festas populares.

A programação do Fórum foi bastante diversificada, com mesas de debate com temas específicos para potencializar a agricultura familiar. Na mesa 1: Captação de Recursos, onde Marcelo Lisboa  participou, com objetivo de trazer recursos para a cidade. Já na mesa 2: Acesso ao Crédito, quem participou foi  o secretário Moacir Lima, com objetivo de se inteirar sobre novos créditos e quais se adequam a nossa realidade.

Na mesa 3: Assistência Técnica e Extensão Rural, teve a presença de Rodrigo Haun, com intuito de repassar informações atualizadas para os pequenos produtores rurais. Todos são assuntos relevantes para os municípios presentes no evento poderem melhorar a estrutura da 

 Copa 2 de Julho Sub-15 de Futebol 

O Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão) foi o palco  dos jogos que garantiram no domingo passado, dia 12, vaga para as semifinais da tradicional na etapa Regional da  Copa 2 de Julho Sub-15 de Futebol promovido pela Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB), em parceria com a Prefeitura de Itabuna.  

As equipes do Itabuna Esporte Clube (IEC), Grapiúna  Atlético Clube (GAC) e as seleções de Itabuna (USEMI) e de Itajuípe participaram  dos jogos. O Itabuna garantiu vaga para a semifinal  que acontecerá nos dias 18 e 19 no Itabunão. Em Itabuna, jogam Itabuna Esporte Clube x Uruçuca e Camacã x Itapitanga. 


A fase regional da Copa 2 de Julho está sendo disputada nas cidades-sede de Irecê, Senhor do Bonfim, Castro Alves, Correntina, Vitória da Conquista, além de Itabuna. No final da competição, o time vencedor ganhará uma viagem a Salvador com tudo pago para disputar as próximas fases da competição jogando com grandes clubes como Palmeiras, Flamengo, Bahia e Vitória, além de outras premiações.


O secretário municipal de Esportes e Lazer, Maico Franco, está animado com a volta do calendário do futebol baiano em 2022, principalmente por se tratar de uma competição estadual que foi descentralizada para outros 90 municípios baianos. A fase regional do torneio contará com 96 equipes com as partidas divididas em seis regionais,  com 16 equipes cada.


Maico Franco disse que a ideia da Superintendência dos Desportos da Bahia (SUDESB), que organiza o torneio em parceria com a Prefeitura de Itabuna, é permitir que mais equipes baianas possam participar  da competição e que exista a valorização do esporte de base, a Copa 2 de Julho é considerada uma das competições do futebol amador mais importantes do Brasil.


A Copa 2 de Julho é conhecida por revelar  importantes nomes para o futebol brasileiro, a exemplo do goleiro Alisson, da Seleção Brasileira, Anderson Talisca e Wálace, além de Vinícius Júnior,  que jogou pelo Flamengo.

Secretaria Municipal da Educação discute demandas do Sistema de Educação Prisional 

 Secretário da Educação, Josué Brandão Júnior, e representantes da SEDUC, do CME e PGM durante encontro no MP-BA. Foto Ascom

O secretário municipal d Educação, Josué Júnior Brandão,  participou hoje de um encontro na 13ª Promotoria de Justiça na Coordenação Regional do Ministério Público da Bahia, em Itabuna, para discutir as demandas do Sistema de Educação Prisional do Conjunto Penal. 

Mediada pela promotora de Justiça, Cleide Ramos, a reunião contou com a presença de representantes da Procuradoria do Município, do Conselho Municipal de Educação e da direção da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares.

O secretário Júnior Brandão explica que foram discutidas  demandas relacionadas ao anexo da escola Lourival Soares que funciona no Conjunto Penal de Itabuna, mas cuja sede funciona no bairro de Ferradas. 6“Foi uma reunião muito proveitosa porque houve um melhor entendimento do trabalho que é realizado no Conjunto Penal, com as devidas explanações da diretora Jeovani Lima, da coordenadora pedagógica Gidevalda Cardoso, da presidente do Conselho Hustana Matos, e sempre com a ponderação do procurador Antônio Calhau, para os pontos que precisavam de um alinhamento jurídico”.

De acordo com o secretário, o Sistema de Educação Prisional do Conjunto Penal de Itabuna conta com a participação do Município e do Estado, com classes voltadas para o Ensino Médio e para o segmento da Educação de Jovens e Adultos. “Foram discutidas parcerias para a resolução de questões relacionadas à alimentação escolar, mobiliário, equipamentos eletroeletrônicos e gás de cozinha. Identificamos as demandas e vamos estudar sobre a melhor forma para atender os pontos estabelecidos, dentro da legalidade", informou.

Serviços para recuperação do acesso à Vila de Mutuns

Homens e máquinas pesadas da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) da Prefeitura de Itabuna trabalham desde o início da manhã desta terça-feira, dia 14, para a recuperação da estrada de acesso à Vila de Mutuns, zona norte da cidade. 


Os serviços de melhoria estão dentro do cronograma de obras da SIURB, mas também atende a reivindicação dos moradores e dos pequenos produtores da localidade, que integram a Agricultura Familiar.   

O titular da SIURB, Almir Melo Jr. informou que os serviços foram iniciados  próximo ao semi anel rodoviário, porque facilitará o tráfego das máquinas pesadas (uma patrol, caçambas e um rolo compactador) até a vila.


Todo o  trecho de pouco mais de  10 km terá patrolamento, nivelamento, cascalhamento e compactação do solo e deverá ser concluído até a próxima semana, conforme adiantou o secretário Almir Melo Jr. Ele acrescenta que como o solo está bastante encharcado, a ação será executada gradualmente

Prefeitura e Emasa recuperam rede de drenagem na Avenida Fernando Cordier

A abertura de um buraco na pista de rolamento da Avenida Fernando Cordier, na beira-rio, no centro de Itabuna, levou a Prefeitura de Itabuna e a Emasa a atuarem emergencialmente na correção do problema, que poderia se agravar e causar acidentes. Técnicos descobriram que houve fuga de material de uma galeria de águas pluviais, depois de abrir uma janelar para vistoria e identificação.

Por isso, foi necessária a suspensão do tráfego de ônibus do sistema de transporte coletivo, caminhões, motocicletas e veículos de passeio para o reparo, com o suporte de agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) que se encarregaram de orientar o fluxo por vias alternativas. No local será construído um poço de visita (PV), pela Prefeitura  solucionando o problema na rede pluvial.

“Não aconteceu nenhuma intercorrência os serviços foram concluídos no final da tarde de hoje”, informa o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampo. Ele destaca que a ação de reparo foi executada conjuntamente por técnicos da concessionária de saneamento e da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanis

Prefeito Augusto Castro quer consolidar o "Ita Pedro" 

Prefeito Augusto Castro

Tornar o Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos em uma grande marca entre as tradicionais festas juninas que acontecem no Estado da Bahia é o desafio do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). 

A festa junina, sob a coordenação da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), está programada para o período de 30 de junho a 3 de julho  com a expectativa de reunir público de mais de 50 mil pessoas por noite.

O Ita Pedro também inaugura na cidade um novo espaço: Arena Itabuna, uma área de terreno plano e de fácil acesso de qualquer canto da cidade e de  outros municípios regionais. 

Prefeito


Além disso, a escolha do novo local pelo prefeito Augusto Castro recebeu elogios dos responsáveis pelos órgãos de segurança pública que dentre outras questões,  se referiram à facilidade de entrada e saída de viaturas e veículos de serviço  e de ser bom para o videomonitoramento durante os dias de festa.

ATRAÇÕES

Aldo Reboucas

Para o Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos,  a Prefeitura de Itabuna estabeleceu parceria com o Governo do Estado, através da Bahiatursa, para viabilizar a contratação de mais de 40 atrações nacionais,  regionais e locais, bem como para a montagem de toda a infraestrutura na Arena Itabuna, ao lado do Centro Administrativo Municipal Firmino Alves, no Banco Raso.

Dentre as atrações já confirmadas pela FICC  estão o cantor Bel Marques, Solange Almeida, João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Harmonia do Samba, Batista Lima, Kart Love, Trio da Huana, Cacau com Leite, Lordão, além da banda La Fúria e o MC Rogerinho. 

Segundo o diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, a realização do Ita Pedro só está sendo possível, graças à parceria com o Governo do Estado e ao planejamento financeiro que está sendo feito pela  Administração Municipal. 

Ele ressalta que, além da Bahistursa está assumindo os custos de mais de R$ 700 mil com a contratação de quatro atrações, a FICC investirá algo em torno de R$ 1,6 milhão com a contratação de outros 20 artistas e bandas de Itabuna e da região.

ARTES CÊNICAS E DANÇA

“Após dois anos de pandemia da Covid-19, este investimento que está sendo feito terá um impacto significativo na economia da cidade, tanto no fomento do setor cultural, quanto no aquecimento do comércio e no setor de serviços”, argumenta Aldo Rebouças.

O presidente da FICC afirma ainda que, por determinação do prefeito Augusto Castro, lançou edital de credenciamento que permitiu também a contratação de agentes de outros segmentos da cultura, além da música, como por exemplo artes cênicas e dança.

Rebouças destacou ainda a questão da escolha de um novo local para a realização do Ita Pedro como algo inovador, que proporcionará uma melhor infraestrutura, maior espaço para acolher com mais segurança e comodidade às pessoas que vão curtir a Festa de São Pedro, que promete ser uma das melhores de todos os tempos na cidade. 

A estimativa é de que o investimento total com a realização do Ita Pedro chegue até R$ 3,6 milhões. 

INFRAESTRUTURA

“Será uma infraestrutura nunca vista antes em festas públicas no município. Pois, o espaço da Arena Itabuna e as duas pistas da Avenida Princesa Isabel, que serão interditadas durante às noites do Ita Pedro, são três vezes superiores às duas áreas que foram cogitadas anteriormente”, afirmou.

“Além de ampliar o campo de visão para o público, o local permitirá a instalação de dois palcos, camarotes, restaurantes, bares e equipamentos para forças de segurança e serviços de saúde disponíveis ao público”, pontuou Aldo Rebouças. Ele disse que o local está sendo cedido pela família Kauffmann sem custos  para a Prefeitura.

A expectativa com a realização da Festa de São Pedro em Itabuna e os consequentes impactos positivos na economia local foram ressaltados pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Carlos Veloso Leahy. 

“O Ita Pedro para nós do movimento lojista é uma atividade importantíssima. Eu vejo uma expectativa muito positiva para o nosso comércio que está preparado, inclusive, para atender as demandas por roupas e acessórios alusivos à festa. Portanto, é um momento muito positivo para todos nós”, afirmou.

Quem também falou da expectativa para a realização do Ita Pedro, a primeira festa pública de Itabuna após o período pandêmico, foi o cantor Ary PB, da Banda Cacau com Leite. 

“Quero falar da felicidade de estar participando do Ita Pedro, uma festa que traz de volta a cultura nordestina, a nossa alegria. Itabuna está de parabéns pelo planejamento da Festa de São Pedro e estamos ansiosos por poder cantar novamente para o nosso público”, finalizou Ary. 

Doar sangue é um ato de solidariedade. Junte-se a esta causa e salve vidas

Este foi o slogan escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para comemorar hoje, dia 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue em 2022. A data tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do papel do doador de sangue em salvar vidas através do trabalho voluntário ao redor do mundo. 

Em Itabuna, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) conta com uma agência transfusional, unidade hemoterápica responsável por armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores da unidade hospitalar. 

A agência atende uma demanda de pacientes internados nos serviços de urgência e emergência, portadores de anemia falciforme, oncológicos, pacientes com traumas por armas brancas e de fogo, acidentes ou que vão realizar procedimentos cirúrgicos e necessitam de transfusão de sangue.

Fátima Nicácio Henrique, coordenadora do setor, explica que todo esse serviço funciona a partir do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que é quem fornece as bolsas de sangue, já com todos os testes de sorologia, hepatite C e HIV. “Aqui no HBLEM são feitas as provas transfusionais para ver se o sangue é compatível com cada paciente para realizar a transfusão”, diz. 

A parte de captação de reposição também é realizada no HBLEM e funciona da seguinte forma: é solicitado ao paciente ou algum familiar, que seja feita a doação de sangue na Santa Casa para reposição da bolsa de sangue que ele vai utilizar. 

Vale lembrar, que o paciente não deixa de ser atendido com a transfusão, mesmo que não consiga doar sangue. “É apenas uma maneira de incentivar as pessoas a doarem, uma vez que o déficit no estoque do Banco de Sangue é muito grande”, frisa. 

O Hospital de Base também trabalha no seu limite de estoque de sangue e hemoderivados. Por mês, são realizadas no hospital cerca de 360 transfusões de sangue. O ideal seria ter de um a dois doadores para cada paciente que utiliza uma bolsa de sangue. “Em média, necessitamos de 20 a 30 bolsas de sangue do tipo O positivo por dia. Atualmente temos apenas 50% dessa quantidade”, destaca.

Contudo, o hospital conta com a ajuda de diversos grupos para tentar manter o seu estoque. A Caravana do município de Ibicuí, há quase cinco anos traz moradores para doar sangue. O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), também encaminha seus alunos à Santa Casa para fazerem doação, uma vez ao ano. 

A ajuda mais recente é do “Pedal dos Peixes”, um grupo de pedal da cidade que passou a fazer doação de sangue neste ano. Um dos colaboradores do HBLEM, Adalmir Ribeiro Rocha, integra o grupo e teve a iniciativa de convidar os colegas para a ação solidária. 

A instituição tem se esforçado para realizar campanhas internas junto aos colaboradores para que sejam potenciais doadores. “Precisamos de mais ações para incentivar os nossos colaboradores a salvar vidas, através da doação de sangue”, finaliza.

Boletim Covid-19 

A  Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 11 confirmados, sendo 11 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

Ascom/PMI 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...