Uma missa às 7h da manhã da próxima quinta-feira, 16, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro do mesmo nome, em Itabuna, abrirá a programação religiosa para comemorar o Dia de Corpus Christi. Logo após a celebração, os fieis sairão da matriz em direção às comunidades São Pedro e Vila Zara. A sugestão é que os católicos usem roupas brancas.
De acordo com a igreja católica, o Dia de Corpus Christi, celebra, mundialmente, o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. “A celebração se refere à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, na Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos”, explicou Padre Adriano Fernandes, da Paroquia da Conceição.
Ele conta que, historicamente, a data surgiu em 1264 e celebra o corpo e o sangue de Jesus, materializados na eucaristia. “A eucaristia é o ritual realizado na igreja em memória da morte e ressurreição de Cristo e nela, o pão representa o corpo e o vinho representa o sangue de Cristo”. Ele lembra que o feriado de Corpus Christi se tornou ao longo dos séculos uma das importantes solenidades do catolicismo.
Adriano Fernandes informou ainda que no Brasil, a data é celebrada sempre em uma quinta-feira e ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. “Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição".
O tapete colorido
Em relação ao tapete colorido confeccionado no dia de Corpus Christi o Padre Adriano conta que representa a grandeza de Cristo para os fiéis. “É uma espécie de homenagem do sacramento da eucaristia e envolve diversos ícones ligados ao tema, a exemplo do cálice, a hóstia, o pão, o vinho e a figura de Nossa Senhora, representados nas imagens pintadas”.
Em Itabuna, o tapete é confeccionado por grupos, pastorais e movimentos religiosos de varias paróquias e instalado em frente à Catedral de São José, ponto de saída e chegada da tradicional procissão.
Pascom - N. Sra da Conceição
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário