quinta-feira, 16 de junho de 2022

ITABUNA EM FOCO:

Prefeito Augusto Castro visita projeto agrícola em Mutuns e assina termo de parceria com agrícola Conduru e o Instituto Arapyaú

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou  a Agrícola Conduru, em Mutuns, na semana passada, quando conheceu projetos desenvolvidos pela agrícola em parceria com o Instituto Arapyaú. Ao assinar um termo de parceria para o desenvolvimento daquela comunidade da região norte do município, ele estava acompanhado de secretários e assessores
 


Dentre os projetos discutidos está, por exemplo, a requalificação da Escola de Mutuns, a transformação do vilarejo em destino turístico e cultural sustentável, inclusive com recuperação e implantação de equipamentos, além da possibilidade da instalação de uma fábrica da Dengo Chocolates, tudo englobado num projeto chamado Mutuns, Estação do Futuro.

O prefeito Augusto Castro assegurou ainda investimentos na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região da Vila de Mutuns, a exemplo da melhoria na infraestrutura, como a recuperação da estrada e dos serviços de transporte e iluminação pública. “A Prefeitura de Itabuna é parceira e abraça as iniciativas que promovem o desenvolvimento do município, com a geração de emprego e renda para nossa população”, afirmou.

Segundo o coordenador do projeto Mutuns, Estação do Futuro. Afonso Dantas, esse será modelo será de projeto-piloto que a Prefeitura pretende reaplicar em outras localidades, como Itamaracá e Ferradas para estimular o desenvolvimento sustentável e criar empregos e oportunidades nas comunidades.

Participaram do encontro com a diretoria da Agrícola Conduru, os secretários de Planejamento, Sônia Fontes;  da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo; da Educação, Josué Brandão Júnior; de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr. Ainda,  a presidente da Fundação Marimbeta, Cilene Nascimento Souza; e o superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino.

A comitiva estava integrada pelo supervisor de Projetos da SEPLAN, Rosivaldo Pinheiro, e do assessor, Dielson Mendes. O fazendeiro da região de Mutuns e entusiasta do projeto Júlio Braga; a representante da Fábrica Dengo, Andresa Silva, e representando o Instituto Arapyaú e a Agrícola Conduru, Ricardo Gomes e Guto Paraíso, respectivamente. 

 Obras avançam no cronograma de zeladoria urbana

Desde domingo, dia 12,  que as equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos executam cronograma de zeladoria urbana de Itabuna. As ações acontecem em diferentes regiões da cidade e incluem  serviços de roçagem, remoção de entulhos e lixo, substituição de lâmpadas, etc., atendendo à recomendação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

Já foram beneficiadas a Avenida Ilhéus, no centro, e um trecho da BR-415, sentido Itabuna-Ilhéus, que  passaram por limpeza geral. Nos bairros Nova Itabuna, Campo Formoso, Berilo e no Alto da Lua, no Mangabinha, também houve serviços de roçagem e limpeza de áreas.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, frisou que os serviços de zeladoria e limpeza pública vêm sendo executados com rigor de domingo a domingo em toda a cidade. “Nossa meta é organizar e manter as vias públicas em boas condições, garantindo mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

Na terça-feira, dia 14, a equipe do Departamento de Limpeza Pública chegou ao bairro João Soares para limpeza de áreas de vegetação. A USF João Soares também recebeu uma atenção especial nas áreas de vegetação e ajardinadas. 

Além da manutenção dos serviços de roçagem, a equipe também faz a coleta de todo resíduo. Na Rua Zildolina Guimarães, no Bairro Mangabinha, Avenida Princesa Isabel, São Caetano, e áreas externas Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso também passaram por limpeza.

“É compromisso da Administração Municipal zelar pela nossa cidade, manter o centro e os bairros em condições dignas para que o cidadão itabunense possa ter qualidade de vida. Cidade limpa é sinônimo de cidadão saudável”, comentou o diretor de Limpeza Pública.

Campanha: “São João bom, é com você vacinado” 


Até as 15 horas desta quarta-feira, dia 15, na UniFTC, no centro da cidade, a Rede de Frio da  Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a campanha “São João bom, é com você vacinado”  visando assegurar a imunidade de crianças, adolescentes, adultos e idosos contra a Covid-19 e com o vírus Influenza (gripe) nestes dias que antecedem o período de festas juninas

Para crianças de 5 a 11 anos são oferecidas as primeiras e segundas doses das vacinas Coronavac e Pfizer Pediátrica, enquanto para adolescentes, maiores de 12 anos, serão oferecidas as primeiras, segundas e terceiras doses de Coronavac e Pfizer.


Já para adultos e idosos serão oferecidas as primeiras, segundas, terceiras e quartas doses, além de dose única ou de reforço das vacinas Coronavac, Oxford, Pfizer e Janssen conforme o respectivo cartão de vacina. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS.

Para a quarta dose, ou dose de reforço, o público maiores de 50 anos que concluíram o esquema vacinal há pelo menos 4 meses. Além disso, as segundas doses de adultos são para pessoas que estão com data de retorno até o dia 17/06. Para a terceira dose são pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há 4 meses. 

Já para a vacinação da Tríplice Viral nesta segunda fase o grupo são profissionais de Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.


Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

Secretário visita o Hub Salvador em busca de parcerias para implantação projeto 

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, visitou hoje, dia 15, o Hub Salvador, na região do Comércio, na Cidade Baixa, em Salvador, buscando parcerias e modelos para implantação de projeto semelhante em Itabuna. Ele esteve acompanhado do assessor especial Afonso Dantas.

Os representantes da Prefeitura de Itabuna foram recebidos pelo gerente de Comunidade Enzo Alves e pela assistente comercial Laura Novo. Eles puderam conhecer a estrutura e funcionamento do Hub Salvador, ver a integração da iniciativa privada no projeto com o poder público.

O Hub Salvador é um projeto de ambiência para desenvolvimento de negócios, coworking com destaque para startups, economia criativa, tecnologia e o terceiro setor. 

Ainda na visita, o titular da SICER, José Raimundo Araújo, e o assessor Afonso Dantas foram recebidos por Gabriel Salgado e Evandro Cássio, Gerente Executivo e Gerente de Projeto do Banco do Nordeste, respectivamente, quando discutiram o modelo de atuação do banco no Hub e a participação no Fórum de Desenvolvimento Econômico que será realizado, em Itabuna, no próximo mês de julho.

Secretaria de Saúde divulga queda no número de casos de dengue


Nesta terça-feira, dia 14, foi divulgado mais um Boletim da Dengue pela Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde  quando foi possível identificar queda constante dos últimos dias nos casos notificados. Com isso, Itabuna volta ao Alerta Laranja, deixando a situação de Alerta Vermelho epidêmico.

Desde o dia 7 até o dia 14, o decréscimo nos casos notificados foi de mais de 70% em relação à semana anterior, contabilizando aumento de apenas 22 casos notificados (do dia 31 ao dia 7 o aumento foi de 241 novos casos). Além disso, do dia 3 ao dia 14, houve estagnação nos casos de Zika (23) e aumento de apenas 6 casos a mais de chikungunya e dengue, se comparados à semana anterior.


Atualmente, segundo Boletim divulgado na terça-feira são 2.637 casos notificados sendo 1.396 os confirmados de dengue, 218 de chikungunya e 23 de zika. De acordo com a Vigilância em Saúde, Itabuna atualmente se encontra de volta ao Alerta Laranja junto a municípios como Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Ibicaraí, Maraú, enquanto que os municípios de Itajuípe, Barro Preto, Almadina e Gongogi permanecem em alerta epidêmico.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a queda se dá pelo trabalho contínuo e intensificado dos Mutirões de Combate ao Aedes aegyptipor meio das equipes de agentes de combate às endemias e de bloqueio e agentes comunitários de saúde e de vigilância epidemiológica, bem como as secretarias envolvidas como a de Infraestrutura e Urbanismo.

“Até agora, já foram visitados 15 bairros  e os mutirões não param.  Na próxima terça-feira, já visitaremos o Bairro João Soares seguindo critérios de prioridade das localidades com maior nível de infestação e incidência de casos”, afirmou Antunes.

Segundo ela, “essa regressão no aumento de casos é fruto do trabalho e empenho da Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias  municipais envolvidas no combate à dengue. A luta continua e a população precisa ser  nossa aliada contra o Aedes Aegypti”, finalizou.

Festividades juninas encerraram semestre nas unidades da Fundação Marimbeta 


Alunos, familiares, educadores, monitores de oficinas e gestores da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente (FMSICA) participaram nesta semana das festividades juninas que marcam o encerramento do semestre 2022.1 nas quatro unidades da instituição sócio educacional da Prefeitura de Itabuna.

Na tarde desta quarta-feira, dia 15, a programação aconteceu no Sítio 3, no Bairro São Pedro, na Escola Municipal Heribaldo Dantas, onde são assistidos 175 alunos no ensino regular e 105 nas oficinas de música, artes e de informática. A festa contou com a apresentação de quadrilhas juninas, atividades recreativas e um diversificado lanche a base de comidas típicas do São João.

De acordo com a direção do Sítio 3 e da Escola Heribaldo Dantas, além do objetivo de celebrar a cultura nordestina, a festividade também foi um momento de integração após mais de dois anos em que, por conta da pandemia da Covid-19, não aconteciam atividades coletivas presenciais na unidade.

A  presidente da Fundação Marimbeta, Cilene Nascimento Souza, falou da importância do envolvimento das famílias nas ações promovidas pelas unidades e da parceria instituída com as escolas da Rede Pública Municipal, que funcionam nos sítios. “A nossa proposta de gestão é justamente ampliar esta participação das famílias e envolver também a comunidade”, expressou.

Segundo ela, “o objetivo é promover o desenvolvimento socioeducativo e integral das crianças e dos adolescentes, pois  é levado em conta que os sítios da Fundação estão inseridos num espaço coletivo onde eles vivem e devem exercer plenamente sua cidadania” destacou Cilene. 

A gestora do Sítio 3, Aldanete Ferreira Santos, apontou que a integração dos alunos  da Fundação e da Escola Municipal é algo que vem sendo proposto nas atividades cotidianas desenvolvidas pelas duas instituições. “Nós entendemos que é salutar esta parceria e interação para alcançarmos os resultados esperados com nossas ações, que é a integração e o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, pontuou.

Já a diretora da Escola Heribaldo Dantas, Eliuma de Fátima Silva, enfatizou a participação e o envolvimento das famílias nas atividades coletivas, bem como a ampliação dos recursos no processo educativo, a partir das oficinas oferecidas pela Fundação no contraturno dos alunos. “É imprescindível esta interação Escola-Fundação-Família para a melhoria constante do nosso processo educativo e do aprendizado'', disse.

Para a dona de casa Lucina Serafim, cuja filha e cinco sobrinhos estão matriculados no Sítio do São Pedro, o retorno às atividades presenciais da Fundação foi muito importante para a vida das crianças, adolescentes e das famílias.

“Sem aulas e oficinas, a preocupação dos pais era maior, por conta da vulnerabilidade e dos perigos a que estavam expostos nas ruas. Fiquei muito feliz, porque aqui estão aprendendo coisas muito importantes, além do ler e escrever, como por exemplo, o cuidado com o meio ambiente”, argumentou. 
8
 Boletim Covid-19 

A  Divisão de Vigilância Epidemiológica do

Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 01 paciente curado, 06 confirmados, sendo 05 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

ASCOM/PMI

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...